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Notícias de Bonito MS

Empresários da rede de hotéis de Campo Grande e fornecedores participam hoje, 17 de junho, da primeira rodada de negócios realizada pelo Sebrae/MS em 2008. Já estão confirmadas as presenças de representantes de oito hotéis da capital e 11 fornecedores. As duas partes interessadas discutirão formas de baixar os custos com produtos de limpeza, lavanderia, sabonete-brinde e papel higiênico.

A iniciativa partiu do Sebrae/MS em parceria com a ABIH/MS (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/Mato Grosso do Sul) e é a primeira rodada a tratar de pontos tão específicos.

A rodada de negócios vai funcionar da seguinte maneira: um representante de cada hotel, o consultor Werner Dreyer, a coordenadora de Turismo do Sebrae/MS, Márcia Rocha e o técnico de mercado Gutemberg Izidoro, reunidos em uma sala, assistem à apresentação de um fornecedor por vez (cada fornecedor terá 15 minutos para apresentar seus produtos). Ao final do dia os representantes dos hotéis terão definido os novos valores a serem pagos aos fornecedores.

Serviço:

A rodada de negócios acontece nas salas 3 e 4 do Sebrae, na Avenida Mato Grosso, 1661. O encontro será das 8 às 18 horas.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) vai levar diversas atrações ao 3º Salão Nacional do Turismo - Roteiros do Brasil, em São Paulo. Assim como em 2006, última edição do evento, haverá manifestações artísticas de música e dança, artesanato e gastronomia. O diferencial é que em 2008, as atrações foram escolhidas por júri popular.

Segundo Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação, os encaminhamentos retirados do 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul, que aconteceu de 18 a 22 de outubro de 2007 - vão ser levados para a Capital paulista.

Um júri popular escolheu Filho dos Livres e Tostão e Guarany, para mostrar a música do Estado, e escolheu ainda a Cia. de Artes e Quarteto de Cordas da Uniderp para realizar o espetáculo de dança.

O pavilhão de exposições será dividido pelas regiões brasileiras. O estande institucional de MS no Salão, com 225 m², estará dentro da área destinada ao Brasil Central, que inclui todos os Estados do Centro-Oeste e tem 900 m².

Os visitantes poderão conferir uma decoração com artesanato, assistir a um vídeo que mostra as potencialidades turísticas do Estado, degustar a chipa, a paçoca de carne seca, de Costa Rica - prato que ficou em segundo lugar no Salão do Estado do ano passado - e provar a cachaça Taboa, típica da região de Bonito-Serra da Bodoquena. Haverá também uma área de 25 m² para comercialização e promoção, onde as operadoras, agentes de viagem e empresários do setor turístico do Estado poderão atender o público direto.

Os visitantes serão presenteados com uma revista sobre o Mato Grosso do Sul e as operadoras terão à disposição materiais publicitários apresentando os roteiros e as características do Estado.

Todas as sete regiões turísticas também vão estar descritas na revista, com maior destaque aos destinos classificados pelo Ministério do Turismo como indutores: Campo Grande, Bonito-Serra da Bodoquena e Pantanal. Haverá ainda uma sala vip para receber autoridades e promover reuniões.

O 3º Salão Nacional do Turismo começa no dia 17 de junho com uma cerimônia de abertura para convidados. O público pode conferir o evento de quarta (18) a sexta-feira (20) das 14h às 20h e no sábado (21) e domingo (22) das 10h às 20h.

Do Vale do Acre à Serra Catarinense; da moqueca de peixe ao caldo de feijão preto saboreados ao ritmo do grupo folclórico mato-grossense Tradição. De Norte a Sul, os atrativos turísticos do Brasil poderão ser conhecidos, a partir do dia 18, no 3º Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, instalado no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, São Paulo. O tema da maior mostra da diversidade turística brasileira, este ano, é "Viagem por todo o Brasil em um só lugar" e essa sensação deverá ser despertada nos visitantes da exposição.

A abertura oficial ocorrerá na terça-feira (17), às 19h, com presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, ao lado de prefeitos, governadores e autoridades do setor. No dia 18, a partir das 14h, o 3º Salão do Turismo estará aberto ao público. Dentro da estrutura do evento, a Feira de Roteiros Turísticos apresenta, por meio de vídeos, fotografias e prospectos, os 81 roteiros identificados pelo Programa de Regionalização, do Ministério do Turismo, com destaque para os 65 destinos indutores do desenvolvimento turístico regional.

A Vitrine Brasil é outra forma de o público vivenciar os atrativos dos roteiros turísticos em exposição na Feira. É nesse espaço que os visitantes terão contato com a gastronomia, o artesanato, os produtos da agricultura familiar, as manifestações artísticas e culturais do Brasil. Ainda na Vitrine Brasil, o talento dos artesãos brasileiros será conferido, dentro do espaço Saber Fazer, com a produção, ao vivo, das peças a serem comercializadas no evento.

Além de promover os roteiros turísticos, a idéia do MTur, ao realizar o Salão do Turismo, é oferecer ao público geral a oportunidade de comprar uma viagem. Por isso, os principais operadores e agências de turismo estarão presentes na Área de Comercialização. A inovação desta edição é que alguns produtos oferecidos nos destinos brasileiros, como hospedagem e parques temáticos, também serão comercializados. "Nosso objetivo é oferecer a possibilidade de comercialização de todos os produtos da cadeia turística", explica o secretário de Políticas do Turismo, Airton Pereira.

O Salão do Turismo promoverá ainda a Rodada de Negócios, onde agências e operadoras de turismo poderão se encontrar para firmar parcerias e ampliar os canais de distribuição do produto turístico receptivo. Outro importante espaço na estrutura do Salão do Turismo é o Núcleo de Conhecimento. Debates, palestras e mesas de discussão vão permitir estudantes, empresários, gestores e público em geral conheçam casos de sucesso e as tendências do setor. As Missões Promocionais, visita de jornalistas e operadores internacionais ao evento, é outra importante ação prevista na estrutura do Salão do Turismo.

A cidade de São Paulo foi escolhida para sediar o Salão por ser o maior centro emissor do país, respondendo por 36% do consumo por pacotes e passagens aéreas. As edições anteriores, em 2005 e 2006, tiveram uma média de 109 mil visitantes por evento, e a expectativa é de um número ainda maior este ano. A última edição do Salão, em 2006, foi responsável por uma movimentação econômica de R$ 25,9 milhões na cidade de São Paulo e envolveu 10,2 mil profissionais.

Ações do MTur - Durante o evento, o Ministério do Turismo vai divulgar as ações e projetos em andamento, entre eles o Viaja Mais, que terá estande próprios para informações e esclarecimentos. O programa é uma ação do ministério para facilitar o acesso de aposentados e pensionistas do INSS e das pessoas com mais de 60 anos a pacotes turísticos dentro do país. O Cadastur e os resultados do Estudo de Competitividade dos 65 destinos indutores também serão temas apresentados no Salão 2008.

Programa de Regionalização do Turismo - O Ministério do Turismo lançou, em 2004, o Programa de Regionalização do Turismo - Roteiros do Brasil. A partir de então, o país passou a trabalhar com uma nova perspectiva para o turismo brasileiro, por meio da gestão descentralizada, estruturada pelos princípios da flexibilidade, articulação e mobilização. Um dos objetivos do Programa é a desconcentração da oferta turística brasileira, localizada predominantemente no litoral, propiciando a interiorização da atividade e a inclusão de novos destinos nos roteiros comercializados no mercado interno e externo. A Regionalização propõe a ampliação das ações, que antes eram centradas nas unidades municipais, e a demarcação do mapa turístico brasileiro em 200 regiões turísticas e 3.819 municípios.

Serviço: Horário de funcionamento da Feira de Roteiros Turísticos, da Vitrine Brasil e da Área de Comercialização: Quarta (18/06), Quinta (19/06) e Sexta (20/06) - das 14h às 20h; e Sábado (21/06) e Domingo (22/06) - das 10h às 20h. O Núcleo de Conhecimento abre dias 19 e 20: das 14h às 20h; e dias 21 e 22: das 10h às 20h. Acesse a programação por módulo da estrutura do evento no site www.salao.turismo.gov.br.

Fundtur relaciona atrações que serão mostradas em seu estande no Salão.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) promete diversas atrações para o 3º Salão Nacional do Turismo - Roteiros do Brasil, com manifestações artísticas de música e dança, artesanato e gastronomia. Para a edição deste ano, todas foram escolhidas por júri popular.

Filho dos Livres e Tostão e Guarany, vão mostrar a música do Estado, e escolheu a Cia. de Artes e Quarteto de Cordas da Uniderp para o espetáculo de dança.

O estande institucional de MS no Salão, com 225 m², estará dentro da área destinada ao Brasil Central, que inclui todos os Estados da região Centro-Oeste e tem 900 m². Os visitantes poderão conferir uma decoração com artesanato, assistir ao vídeo que mostra as potencialidades turísticas do Estado, ter a degustação com a chipa, a paçoca de carne seca, de Costa Rica - prato que ficou em segundo lugar no Salão do Estado do ano passado - e provar a cachaça Taboa, típica da região de Bonito-Serra da Bodoquena.

Os visitantes serão presenteados com uma revista sobre o Mato Grosso do Sul e as operadoras terão à disposição materiais publicitários apresentando os roteiros e as características do Estado. Todas as sete regiões turísticas também vão estar descritas na revista, com maior destaque aos destinos classificados como indutores pelo Ministério do Turismo: Campo Grande, Bonito-Serra da Bodoquena e Pantanal. Haverá ainda uma sala vip para receber autoridades e promover reuniões.

Matheus Dauzacker, gerente de promoção e divulgação da Fundtur informa que todos os integrantes da Fundação e representantes do turismo sulmatogrossense estarão identificados no uniforme com uma faixa pantaneira e o slonga do estado..

O 3º Salão Nacional do Turismo estará aberto ao público de quarta (18) a sexta-feira (20) das 14h às 20h e no sábado (21) e domingo (22) das 10h às 20h.

A novela das oito da rede globo "A favorita" deu destaque em seu capítulo de sábado (14), sobre o camarão albino que no Brasil é somente encontrado na gruta do lago azul em Bonito.

O camarão albino é uma espécie de crustáceo cavernícola, Potiicoara brasiliensis, uma das três espécies conhecidas da ordem Spelaeogriphacea, e a única descrita para o Brasil, é endêmica da Gruta do Lago Azul, em Bonito (MS).

A Brasil Telecom e o jornal Correio do Estado realizam um concurso fotográfico para homenagear o aniversário da Capital e as bodas da chegada dos imigrantes japoneses no Brasil. O concurso vai premiar seis fotografias - sendo as três primeiras colocadas na categoria Campo Grande, minha cidade morena e as três primeiras classificadas na categoria "100 anos da imigração japonesa".

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 22, na loja da Brasil Telecom do Shopping Campo Grande ou nas lojas da Clan Color do centro de Campo Grande. Para concorrer, as fotos devem ser entregues nas versões impressa e digital, conforme regulamento que pode ser encontrado nos locais de inscrição ou no site www.correiodoestado.com.br.

A premiação para os primeiros colocados nas duas categorias é um final se semana com acompanhante em hotel em Bonito e no pantanal de Miranda e mais R$ 600,00. Os segundo colocados recebem uma câmera fotográfica mais R$ 600,00 e os terceiros lugares duas diárias na fazenda Pontal das Águas mais R$ 100,00. Os primeiros lugares nas duas categorias ainda terão as fotos estampadas em cartões telefônicos que circularão em todo o Estado.

O maior encontro de negócios na área de turismo será aberto nesta segunda-feira, e contará com solenidade no Pão de Açúcar, e a participação de autoridades do Governo do Estado, Município, Ministério do Turismo/Embratur e do setor turístico nacional e internacional, além de 220 operadores de turismo do exterior.

O evento Destination Brazilian Showcase - DBS, é promovido pela BITO - Associação Brasileira de Turismo Receptivo Internacional, e conta com apoio da Embratur, da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado, e organização da KMB Eventos.

Na terça-feira, no Centro de Convenções SulAmerica, na Cidade Nova, começam as rodadas de negócios entre os operadores estrangeiros e os empresários brasileiros. Neste domingo, antecedendo a abertura, a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer dá as boas vindas aos operadores com um jantar de confraternização no Cais do Oriente, no centro histórico do Rio.

O objetivo do evento, que chega à quarta edição este ano, é promover os destinos e produtos turísticos brasileiros no exterior. De acordo com o presidente da BITO, Roberto Dultra, estima-se que, com a vinda de novos turistas, o evento possa gerar cerca de US$ 220 a 250 milhões nos próximos dois anos.

A convite da Embratur, 220 operadores, procedentes de 32 países, vão participar do encontro comercial deste ano. Com 40 profissionais, a maior delegação é a dos EUA, vindo a seguir o Reino Unido, com 21 operadores, e, com 12 membros, a Índia, que participa pela primeira vez do Destination. Além da Índia, outros quatro novos mercados comparecem pela primeira vez este ano: África do Sul, Hong Kong, Dubai e Áustria.

Para conhecer de perto o que o país tem de melhor como destino turístico, 180 deles integraram a Caravana Brasil organizada pela Embratur. Depois de percorrer vários estados em viagem de familiarização, eles se incorporam aos outros 40 integrantes que já estavam no Rio, para um programa de fim de semana.

Além de Búzios, na Costa do Sol fluminense, os operadores visitaram a Estrada Real, Serras Gaúchas, Manaus e Floresta Amazônica, Belém e Marajó, Pantanal e Bonito, Foz do Iguaçu, São Paulo, Recife e Porto de Galinhas, Salvador e Praia do Forte, Natal e Pipa, Fortaleza e Jericoacoara e Lençóis Maranhenses.

As caravanas da Embratur foram organizadas em função dos segmentos de Sol e Praia, Ecoturismo, Cultura e Negócios e Eventos, optando pela vinda de profissionais que, em sua maioria, nunca estiveram no Brasil ou nos destinos contemplados pelas caravanas.

- Com a visibilidade que dará ao Brasil, e em especial ao Rio de Janeiro, sede do evento, o Destination Brazilian Showcase terá reflexos no turismo, além de representar uma oportunidade única de interação direta com profissionais internacionais em torno de nossos produtos turísticos - disse a Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins.