Notícias de Bonito MS
Em sua 12ª edição, a TravMedia's International Media Marketplace (IMM), uma das principais feiras internacionais de comunicação e turismo, promoveu a conexão da indústria de turismo e os diferentes agentes da comunicação, durante dois dias de evento (24 e 25 de janeiro), em Nova York, EUA. Este ano, um dos destaques da feira foi o Mato Grosso do Sul e a Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (FUNDTUR), representados por Gisele Abrahão (GVA), no painel de sustentabilidade do evento.
O painel, que teve como tema: "From sustainable and regenerative to conservation and stewardship" (Da sustentabilidade e regeneração à conservação e gestão responsável), destacou as estratégias, o posicionamento de liderança, além das diferentes iniciativas já implementadas no estado que promovem o turismo e o crescimento a partir de novas práticas.
Gisele Abrahão, durante a apresentação, ressaltou a importância da ação integrada entre os diferentes stakeholders do mercado do turismo, dos governos e da mídia: "Um fator crucial é a colaboração entre todas as partes interessadas. O governo, o setor privado e a comunidade local trabalham juntos no Mato Grosso do Sul de maneira integrada em prol de uma agenda comum. Em 2017, Mato Grosso do Sul deu um passo ousado ao reorganizar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e unir todas as principais indústrias e produtores econômicos do estado sob a mesma ótica. Agricultura, Recursos Naturais e Turismo compartilharam metas comuns, planos e orçamento. Esse movimento estratégico levou-os a se complementarem em vez de competirem, promovendo uma abordagem mais unificada e impactante".
Um dos destaques do estado, mencionados durante o painel, é a cidade de Bonito - o primeiro destino de ecoturismo a conquistar o certificado de carbono neutro no mundo, reconhecido pela ONU. Há mais de duas décadas, a cidade tem desenvolvido ações voltadas para a promoção sustentável do turismo e o selo "Climate Positive", concedido pela Organização Internacional Green Initiative, é o reconhecimento do resultado do conjunto dessas ações.
Segundo o Relatório da Pegada de Carbono do Destino Turístico de Bonito, de 2021, publicado pela Secretaria de Indústria Comércio e Turismo (SECTUR), algumas das principais medidas implementadas que levaram a obtenção da certificação foram: o engajamento da população local, o suporte dos órgãos públicos, o engajamento de stakeholders chave e a compensação das emissões de carbono. Além do destino, atrações e empreendimentos locais receberam o reconhecimento de carbono neutro e tornaram-se referência para outras cidades e negócios no Brasil. O relatório também revelou algumas das áreas nas quais o trabalho foi intensificado para garantir a maior compensação do carbono. Dentre outros, existe o esforço para garantir o melhor manejo do lixo e para a promoção do uso de combustíveis mais sustentáveis na região.
Sobre o evento Gisele Abrahão comentou a importância de novas conexões e da presença do destino na feira: "Foi fantástico representar o Mato Grosso do Sul em um evento com tantas trocas e conexões. É ainda mais especial posicionar o estado e todos os seus princípios como o único representante da América do Sul nos painéis de discussão da IMM. Foram realizadas mais de 20 reuniões com profissionais qualificados do mercado, que realmente tem interesse nos objetivos e ações já implementadas pelo destino. É um evento que nos permite conhecer novas perspectivas e que os diversos destinos brasileiros poderão se beneficiar em participar".
Isto é Mato Grosso do Sul. A marca forte do turismo sul-mato-grossense representa toda a relevância que o setor conquistou nos últimos anos frente ao mercado nacional e internacional, trabalho que colocou o Estado como referência. Agora, Mato Grosso do Sul vai auxiliar o Brasil na reestruturação de sua marca no mercado.
Diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling passou nesta semana dois dias em Brasília (DF) para participar da 103ª reunião do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) e também de agenda com o atual presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
"O Freixo nos elogiou, gostou de ver o nosso trabalho, o planejamento que fizemos nesses últimos anos buscando a consolidação de Mato Grosso do Sul como referência internacional de turismo. Vamos liderar em conjunto com outros estados essa retomada da marca brasileira para o mercado fora do país", comenta Bruno.
Na próxima terça-feira (14), Wendling retorna à Brasília para mais uma ação que faz parte da reconstrução da estratégia de mercado do turismo brasileiro: o relançamento da Marca Brasil, criado na década de 2000 dentro do Plano Aquarela, encabeçado pelo catalão Josep Chias, uma das maiores referências em marketing turístico do mundo.
Plano Nacional
Já quanto ao turismo interno, brasileiro, Wendling destaca também que Mato Grosso do Sul terá voz ativa na construção do Plano Nacional de Turismo, instrumento quadrienal para balizar as ações do setor, no caso, entre os anos de 2023 e 2027. Ali, há foco no turismo como um todo, diferente da Embratur, que como Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, atua apenas no mercado fora do país.
"A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, foi à Fornatur e segundo ela os estados vão participar dessa construção, via o próprio Fórum, que ganhou bastante espaço nos últimos anos. Essa construção deve acontecer nos próximos 60 dias", explica Bruno.
O diretor-presidente avalia ainda que é fundamental a participação das instituições regionais nessa elaboração do plano. "São políticas que estão nos estados e nos municípios que podem contribuir ativamente. Por isso é importante que haja diálogo".
Estratégia consolidada
Wendling destaca também que Mato Grosso do Sul possui atualmente um planejamento e estratégias consolidadas, assim como sua marca, no turismo, garantindo assim independência das ações federais. Contudo, o fortalecimento do país é uma peça que contribui para o crescimento regional dos negócios de turismo.
"A gente já tem a nossa estratégia desenvolvida. Essa nossa participação é um olhar coletivo, de contribuição para o Brasil retomar seu projeto e recolocar sua marca no cenário internacional", conclui o titular da Fundtur.
Um dos principais destinos de turismo de Mato Grosso do Sul, a Rota Bonito Serra da Bodoquena é uma alternativa perfeita para curtir um carnaval de interior tranquilo e seguro ou refugiar-se em meio à natureza durante o período de folia. Bonito e Bodoquena não terão carnaval de rua e Jardim programou três dias de muita animação na Praça do Encontro, com shows ao vivo.
Para quem busca apenas o descanso, longe do agito, as três cidades integram um circuito ideal para vivenciar experiências e desfrutar de excelentes estruturas e pacotes de passeios, com um leque de opções para todas as idades: cachoeiras, mergulhos, flutuação, balneários (day use), trilhas, rapel, tirolesa, bóia-cross e caiaque, dentre outros. Vale a pena conhecer também os roteiros gastronômicos com comidas típicas.
Longe da agitação
A prefeitura de Bonito decidiu cancelar o carnaval deste ano para focar na prestação de serviços com qualidade e propiciar um feriado prolongado e tranquilo aos turistas, que devem lotar a rede hoteleira local, com vagas limitadas. “Tivemos uma mega programação de fim de ano, com dois shows nacionais, e decidimos investir em um calendário com diversos eventos durante 2024”, informa o prefeito Josmail Rodrigues.
Bodoquena, distante 60 km de Bonito e 270 km de Campo Grande (pela BR-262/MS-339), também optou em apostar no turismo longe da folia e a expectativa é de receber um dos maiores fluxos de visitantes no período. “Estamos esperando mais de dois mil turistas”, estima o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Meio Ambiente, Edson Scarabelo. “Ainda há vagas nos acampamentos.”
Folia com segurança
O Jardim Folia, organizado pela prefeitura de Jardim (225 km da Capital), vai acontecer de 10 a 12 de fevereiro, com os shows gratuitos de Tony Massa, Timbahia e Rosy Firmo e matinês, com apoio do Governo do Estado. Uma programação para as famílias e os turistas. A Praça do Encontro terá super estrutura de palco, som e luzes, com praça de alimentação e apoio das forças de segurança pública para garantir ambiente tranquilo.
O ecoturismo ganha cada vez mais destaque no Brasil. Em direção a essa atividade turística, a Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou projeto que institui um fundo para promover o ecoturismo brasileiro. Vale lembrar que o país foi apontado pela revista Forbes como o melhor lugar para tal prática no mundo.
Os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento do Ecoturismo (Fundeco) serão utilizados para financiar planos, projetos, ações e empreendimentos reconhecidos como de interesse ecoturístico. A verba poderá ainda ser usada na capacitação de mão de obra e em cooperação técnica.
Conforme o Projeto de Lei 3045/21, o Fundeco será formado a partir de diversas fontes, como operações de crédito internas e externas, e contribuições, doações, subvenções e auxílios de entidades nacionais e estrangeiras. O fundo também poderá receber recursos do orçamento federal e do superávit financeiro da União apurado em cada exercício.
Atualmente o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
COP 30 - O Brasil se prepara para sediar a COP-30, importante evento internacional sobre o clima que será realizado em 2025, em Belém (PA). A Cúpula do Clima, vai atrair representantes de todo o mundo à capital paraense e ao Brasil para discutir as principais ações frente as mudanças climáticas e, também, como o turismo impacta nessa cadeia, promovendo ações de mitigação positiva.
REDE TRILHAS - Uma das experiências turísticas que vem ganhando destaque nas preferências dos turistas brasileiros são as belas trilhas de longo curso que ligam diferentes biomas de Norte a Sul do país.
A RedeTrilhas, iniciativa voltado ao ecoturismo, foi criada por voluntários da sociedade civil em parceria com o Ministério do Turismo, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), se preocupa em desenvolver trilhas de longo curso em todo o país e com a sinalização dos percursos.
Bonito, o paraíso turístico de Mato Grosso do Sul com rios de águas cristalinas, é o 8º destino com maior interesse de visitação dos brasileiros, conforme pesquisa do Ministério do Turismo.
O município, a 283 quilômetros de Campo Grande, está à frente de outros destinos badalados como Chapada dos Veadeiros, em Goiás, Manaus, no Amazonas e Jalapão, no Tocantins.
Na liderança do ranking estão Salvador, Fernando de Noronha e Rio de Janeiro como as cidades que os turistas mais têm vontade de conhecer. O levantamento “Tendências de Turismo” entrevistou 2.029 pessoas em todos os estados e no Distrito Federal, entre os dias 07 e 11 de dezembro de 2023.
Confira os dez destinos que os turistas mais querem conhecer no país:
1. Salvador (BA)
2. Fernando de Noronha (PE)
3. Rio de Janeiro (RJ)
4. Lençóis Maranhenses (MA)
5. Florianópolis (SC)
6. Foz do Iguaçu (PR)
7. Maragogi (AL)
8. Bonito (MS)
9. Chapada dos Veadeiros (GO)
10. Ilha de Marajó (PA)
Atrações preferidas
A pesquisa aponta que um a cada três turistas planeja viajar a lazer durante o verão, que se estende até março deste ano. As atrações turísticas preferidas dos brasileiros, são aquelas que incluem praias (59%). Logo em seguida estão às regiões que permitem o contato do turista com a natureza e o ecoturismo (27%).
Comportamento do turista
Ainda conforme o levantamento, 52% dos brasileiros que viajam a lazer com frequência começam a planejar a viagem com três meses de antecedência. Essa viagem acontece em família em 55 % das vezes; a dois em 22% das viagens e 15% dos turistas viajam entre amigos.
A maior parte dos viajantes fica até dez dias fora de casa, com gastos de R$ 1,9 mil. Para 95% dos entrevistados, o destino escolhido será no Brasil. As regiões nordeste e sudeste são as mais desejadas.
Conforme a pesquisa, 69% dos brasileiros viajam ao menos uma vez por ano. Carros próprios (45%) e ônibus (29%) são os meios de transporte mais utilizados, enquanto o avião é mencionado por 23% das pessoas.
O levantamento do Ministério do Turismo foi produzido pelo IPRI (Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem . As entrevistas contaram com a participação de entrevistas a partir de 16 anos. A margem de erro no total da amostra é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
No último dia 2 de dezembro, a GOL Linhas Aéreas e sua parceira, a climatech Moss, comemoraram dois anos de operação da segunda rota 100% carbono neutro do Brasil: Congonhas-Bonito-Congonhas.
Desde sua inauguração, em 2 de dezembro de 2021, foram neutralizadas 5.900 toneladas de CO2e nos voos de ida e volta entre Congonhas (CGH) e Bonito (BYO). Esse valor equivale a preservar 845.957 árvores por um ano, ou ainda à conservação de 1.783 campos de futebol (padrão FIFA).
A compensação total de carbono é assumida pela GOL e pela Moss, sem nenhum custo adicional aos passageiros que escolhem voar com a companhia nessa rota, e ainda oferece aos passageiros e à tripulação certificados individuais de compensação de carbono.
Além disso, os passageiros têm a opção de adquirir o MCO2, um token verde em blockchain, para neutralizar as emissões em outros trechos de sua viagem.
A GOL também inaugurou, em setembro de 2021, a primeira rota 100% carbono neutro do Brasil, Recife-Fernando de Noronha-Recife. Infelizmente, essa rota está temporariamente suspensa devido a obras no aeroporto do arquipélago pernambucano.
Desde o lançamento da iniciativa #MeuVooCompensa, em junho de 2021, até dezembro de 2023, foram compensadas 51.900 toneladas de CO2e (tCO2e) de maneira voluntária pelos clientes, por clientes corporativos que voam GOL (empresas que compensam os voos de seus colaboradores) e nas rotas carbono neutro da GOL (Recife-Fernando de Noronha e Congonhas-Bonito).
Esse montante equivale a 12.941 hectares de floresta nativa preservados por um ano, ou a 7.441.558 árvores preservadas por um ano, ou ainda à manutenção de 15.687 campos de futebol (padrão FIFA).
“As ações em parceria com a GOL Linhas Aéreas são sempre muito importantes para Bonito, um destino que é referência mundial em ecoturismo. Ter uma conexão direta com o aeroporto de Congonhas (SP) operada pela GOL, uma companhia que tem compromisso com o meio ambiente, é motivo de satisfação já que o voo Bonito – Congonhas é a segunda rota 100% carbono neutro do Brasil. Esperamos continuar e estreitar cada vez mais essa parceria salutar com a GOL”, acrescenta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
Apesar da maioria preferir pelo turismo de sol e praia, 27% dos brasileiros, que responderam a pesquisa, se interessam por lugares ligados a natureza e ecoturismo, como a cidade de Bonito (MS).
Bonito é um dos 10 destinos preferidos pelos brasileiros na hora de escolher um local para visitar, apontou a pesquisa inédita do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem. Ao todo foram entrevistados 2.209 brasileiros que montaram o ranking dos favoritos.
Dos 43% que responderam ter vontade de viajar neste ano, 6% preferiram passar as férias de verão no Centro-Oeste. Ainda conforme a pesquisa, 27% dos entrevistados procuram lugares ligados a natureza e ecoturismo, como a cidade das águas cristalinas.
Recorde
Em 2023, o município registrou o maior fluxo de turistas dos últimos oito anos, ao todo foram 313.316 visitantes nos mais de 40 atrativos da cidade.
O público é recorde desde 2015, quando o levantamento passou a ser feito mensalmente pelo Observatório do Turismo e Eventos de Bonito (OTEB), coordenada pela associação Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), com a parceria da Fundação de Turismo (Fundtur), Sebrae e prefeitura de Bonito.
Os destinos mais procurados foram os balneários, com 49.203 turistas, e a flutuação, 16.704. Apenas no mês de dezembro, a rede hoteleira teve taxa de ocupação de 63%, maior que a média anual, de 60%.
Queridinho dos artistas
Entre os turistas que amam Bonito, alguns artistas também colocaram a cidade paradisíaca na lista dos locais preferidos para viajar. Confira quem já esteve em MS para aproveitas os rios cristalinos: Zé Felipe e Virgínia, Thainá Müller, Glória Maria, Agatha Moreira e Rodrigo Simas, Dira Paes, Alexandre Nero, Viih Tube e Eliezer.