imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Entre os dias 8 e 11 de abril, o Centro de Convenções de Bonito será palco do VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Com o tema Rompendo Barreiras, a programação do evento conta com conferências nacionais e internacionais, mesas institucionais, minicursos e sessões de comunicação e relatos de experiência.

As inscrições podem ser feitas no site oficial (www.cbpot.sistematuse.com.br) ou no local do evento.

A cidade receberá mais de 1.500 pessoas no período de baixa temporada. Além das universidades do Brasil, estão confirmados estudantes e profissionais dos Estados Unidos, Espanha, Portugal, Chile, Colômbia, Angola e Uruguai.

Realizado anualmente com o objetivo de divulgar e movimentar a indústria do mergulho recreativo, apresenta novidades para o público adepto ao esporte e simpatizantes, com entrada gratuita durante os três dias.

A feira recebe todos os anos alguns dos principais lançamentos do mercado, com estandes de fabricantes nacionais e internacionais e diversos representantes comerciais com palestras voltadas para mergulhadores, instrutores e agências especializadas, abordando temas como destinos e especializações.

Serviço


Data: 11 a 13 de Abril 2014
Horário de abertura: Sexta-Feira às 12h00 às 21h00
Sábado e Domingo das 09h00 às 20h00
Local: Anhembi Parque
Av. Olavo Fontoura, 1209 - Santana - São Paulo - SP - Brasil

Mais informações no site: www.padifestival.com.br

Para a coordenadora de desenvolvimento de produtos da Embratur, Delma de Andrade, trazer a ESTC14 para Bonito significa consolidar mais ainda o ecoturismo nacional no exterior. "É uma oportunidade de buscarmos mais conhecimento e mostrar ao mundo a excelência de destinos como Bonito, que é exemplo de ecoturismo e turismo sustentável. A principal vantagem é a questão do impacto em geração de emprego, renda, divisas e, consequentemente, uma melhor qualificação dos serviços turísticos que existem aqui", destacou.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, promover o turismo sustentável é gerenciar de forma responsável todos os recursos implicados nas atividades turísticas, para isso, são necessárias ações que estimulem a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas. “É preciso adotar uma política de sustentabilidade e investir em ações socialmente responsáveis junto à sociedade e os organismos públicos e privados. A conferência proporcionará uma discussão ampla sobre o ecoturismo e a sustentabilidade. A ideia é trabalhar o potencial do turismo, através da cooperação das entidades, comunidades, poderes públicos e privados, na proteção ambiental e desenvolvimento sustentável”, disse.

A secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, destacou, além das belezas naturais, a infraestrutura de Bonito e o reconhecimento internacional como um dos melhores destinos turísticos do mundo.

O governador André Puccinelli lembrou os prêmios que o município recebeu ano passado e reforçou que a realização da Conferência laureia o modelo de desenvolvimento sustentável de Bonito. Ele acrescentou que o turismo é uma das mais importantes atividades econômicas que se consolida em Mato Grosso do Sul.

“Esperamos a presença de 50 a 60 países e Estados nesta conferência, a qual está tendo toda a retaguarda do nosso governo, por meio da Seprotur”, comentou.

Conforme o prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, o Leleco, sediar a ESTC14 é mais um passo no progresso da cidade. "O turismo é nossa maior economia. Essa conferência, além de ser um marco histórico da questão ambiental, também é o reconhecimento de bonito como destino sustentável internacional", acrescentou.

Já os representantes da TIES, Ariane Janer e Glenn Jampol, frizaram que Bonito é dos melhores exemplos de ecoturismo. "É uma comunidade pequena que conseguiu se desenvolver. Eu conheci Bonito há 20 anos e hoje a cidade está bem melhor, provando que é possível se desenvolver sem deixar de lado a sustentabilidade", disse Ariane. "Esperamos que as discussões mundiais do turismo sustentável deixem um legado para a população local", completou Glenn. A Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 também conta com o apoio do Sebrae e da Fecomércio-MS.

O diretor do Sebrae, Tito Estanqueiro, acredita que durante a realização do evento serão discutidos assuntos pertinentes ao empresariado local. "Esse é o foco do Sebrae e tenho certeza de que a ESTC será um sucesso para aqueles que vierem participar do evento, para os gestores de Mato Grosso do Sul e para o Brasil todo, que terá toda essa visibilidade", disse.

O diretor-presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo, reforçou que a realização da Conferência em Bonito coloca Mato Grosso do Sul numa vitrine mundial. "A Fecomércio-MS, que faz parte desse processo de desenvolvimento do Estado, fica muito feliz de estar dentro desse projeto, que é uma grande oportunidade para os empresários mostrarem suas potencialidades, seu trabalho e o serviço na área do comércio e hotelaria", destacou. A solenidade de lançamento foi realizada no auditório da Governadoria, e contou com a presença do governador do Estado, André Puccinelli; da secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias; da diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nilde Brun; da coordenadora de desenvolvimento de produtos da Embratur, Delma de Andrade; do prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, o Leleco; dos deputados estaduais Marcio Fernandes e Dione Hashioka; do vereador Vanderlei Cabeludo; do presidente da Fecomércio-MS, Edison Araújo; do diretor do Sebrae, Tito Estanqueiro; e dos membros da Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES – International Ecotourism Society), Glenn Jampol e Ariane Janer.

Sobre a conferência - A Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 (ESTC14 - Ecotourism and Sustainable Turism Conferece), será realizada de 26 a 30 de abril, em Bonito-MS. Considerada a mais importante do segmento de ecoturismo do mundo, é focada no avanço das metas de sustentabilidade para a indústria do turismo, na promoção das políticas e práticas que beneficiem as empresas e as comunidades. A ESTC ajuda a reforçar o papel do turismo na construção de um futuro mais sustentável.

A Conferência é realizada pela Sociedade Internacional de Ecoturismo (Ties - International Ecotourism Society), em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, e com apoio da Embratur, da Prefeitura de Bonito do Convention Bureau de Bonito, da Fecomércio-MS e do Sebrae.
O evento internacional é realizado pela primeira vez no Brasil e é uma chance única para intercâmbio de informações e troca de experiências entre o turismo nacional e o mundo.

As inscrições para a conferência já estão abertas e as vagas são limitadas. Mais informações sobre o evento pelo site www.ecotourismconference.org.

Entre os dias 26 a 30 de abril acontece em Bonito (MS) a Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável 2014 (ESTC14 – Ecotourism and Sustainable Turism Conferece.

O Sesc MS, um dos parceiros do evento, organizará ações estratégicas, na área do lazer, que reforcem o compromisso da Instituição com a temática do evento e suas próprias diretrizes estratégicas, as ações farão com que os participantes de alonguem e realizem um breve aquecimento, além da pedalada ecológica.

Diante do recurso aportado, a organização do evento disponibilizará, como contrapartida, dois estandes para que a Fecomércio possa ocupá-los, sendo que um deles será destinado ao Departamento Nacional do Sesc e para a Confederação Nacional do Comércio.

Haverá também a apresentação do case Sesc Pantanal- Porto Cercado/MT, palestra que será apresentada pela técnica no Sesc MT, Cristina Cuiabalia.

Para a diretora regional do Sesc, Regina Ferro, a conferência será um marco para a cidade. “Isso nos traz muita responsabilidade, pois é um evento mundial essa é a oportunidade de mostrar o Sesc e o seu trabalho em prol do social”, diz.

Veja abaixo a programação:

Dias 27, 28 e 30 de abril:
Sesc Movimento: Duas Inserções diárias, sempre no início da primeira palestra do período da manhã, bem como na primeira palestra do período da tarde, ambas previstas na grade principal do evento.

Pedalada Ecológica: Empréstimo da bicicleta será disponibilizado das 09h às 18h

Dia 29 de abril:
Pedalada Ecológica- Realização do Passeio Ciclístico, à partir das 16h.

Dia 30 de abril:
Apresentação do case da Estância Sesc Porto Cercado no Pantanal, entre 09h e 11h

Durante uma sessão do Conselho Municipal de Turismo, nesta quarta-feira (3), Ricardo Constantino, diretor de articulação da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), apresentou o projeto da segunda edição do Aventura Segura em Bonito.

Segundo ele, a ideia é trazer a preocupação da segurança dos turistas nos atrativos para os empresários locais. A primeira fase do projeto, realizada em 2007, certificou oito empresas da região.

Nesta segunda etapa, estima-se que cerca de 10 empresas façam parte do novo processo de implantação até a conclusão, quando recebem o certificado de Sistema de Gestão de Segurança.

De acordo com Ricardo, o ideal seria uma mobilização com a participação dos empresários, do poder público e do SEBRAE para ratear os custos, atendendo as atividades de seminários, auditorias, cursos de introdução, acompanhamento a distância e certificação final.

Tendo em vista a necessidade do fortalecimento do destino, a solicitação de apoio foi aprovado por unanimidade entre os conselheiros.

A cidade de Bonito (MS) será uma das contempladas com o caminhão basculante que terá a finalidade de fazer a manutenção das estradas vicinais e atender os assentamentos.

Trata-se de mais uma ação da bancada do PT - formada pelo senador Delcídio do Amaral e pelos deputados federais Vander Loubet e Antonio Carlos Biffi - dentro da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

Os municípios beneficiados com essa etapa da entrega de caminhões basculantes são Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Antônio João, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Douradina, Eldorado, Fátima do Sul, Figueirão, Glória de Dourados, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Japorã, Jaraguari, Jardim, Jateí, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Sete Quedas, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Terenos e Vicentina. As informações são da assessoria de imprensa do deputado Vander Loubet.

A reportagem do programa Mundo S/A, do canal Globo News, transmitida na última semana trouxe as semelhanças entre o bairro de Williamsburg, em Nova York, e a cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul.

Segundo a matéria produzida, cada região explorou o que havia de melhor e impulsionou a economia local. Para os visitantes há diversas opções de passeios, restaurantes, eventos, fugindo da movimentação dos grandes centros.

Williamsburg optou pela instalação de novos empreendimentos no setor de alimentos, uma mistura de estilo clássico e contemporâneo. Enquanto isso, Bonito descobriu o ecoturismo e desenvolveu passeios e hotéis dentro das regras ecológicas.

Confira a matéria na íntegra!