imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 Um dos segmentos que mais crescem no país realizou na última segunda-feira (13), em São Paulo, o Fórum de Turismo 60+, primeiro evento feito exclusivamente para trazer a melhor experiência ao Turista Maduro. Mato Grosso do Sul está presente no Fórum, que tem objetivo de apoiar e conectar os agentes de viagens, hotéis e prestadores de serviços do segmento com foco no treinamento dos profissionais de turismo em cada aspecto do tratamento deste segmento específico.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS, diz estar feliz por Mato Grosso do Sul participar novamente do evento e, pelo terceiro ano consecutivo, como patrocinador master.

“Este é um segmento que trabalhamos desde o início da gestão e que cresce muito e gostamos muito de trabalhar. Entendemos que MS é o destino perfeito para o turista 60+, pois temos atividades de aventura leves, para todas as idades, o ecoturismo, gastronomia, temos as rotas Campo Grande, Pantanal, Bonito e outras regiões já prontas para receber o turista com esse perfil. Por isso ficamos felizes de levar um pouco de novidades, alguns dos destinos de MS nesse evento e debater um pouco sobre como esse mercado vem crescendo no Brasil”, ressalta.

O diretor-presidente da Fundtur será um dos oradores da abertura do evento e participa também do workshop ‘Comportamento do consumidor 60+ e o que é afinal humanizar a sua marca’.

Além dos workshops e palestras ao longo do dia, que falam sobre o que torna um viajante maduro único e como melhor atendê-los através da personalização, o evento traz ainda a palestra da atriz, poeta, escritora, apresentadora, roteirista, produtora, palestrante e ativista ambiental Bruna Lombardi.

Para saber mais sobre o Fórum de Turismo 60+ acesse www.forumdeturismo60.com.br

Destaque

 Festival vai de 16 de maio a 16 de junho, e acontece em 52 estabelecimentos nas cidades de Campo Grande, Bonito, Dourados, Ponta Porã e Rio Brilhante.

Esperada por muitos, a 18ª edição do Festival Brasil Sabor, realizada pela Abrasel MS – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, começa dia 16 de maio e promete ser um prato cheio para os clientes que forem aos estabelecimentos participantes. Serão ao todo 52 bares e restaurantes em 5 cidades do Estado - Campo Grande, Bonito, Dourados, Ponta Porã e Rio Brilhante.

O lema do festival é “Pra toda gente e pra todo gosto” e assim como nas últimas edições, o Brasil Sabor acontece em formato híbrido, o que possibilita aos consumidores experimentarem os pratos nos restaurantes ou por meio de delivery.

O presidente da Abrasel MS, João Francisco Fornari Denardi, lembrou que o Festival já está consolidado junto ao público sul-mato-grossense. “Os consumidores já esperam pelo Festival Brasil Sabor, porque sabem que terão experiências gastronômicas inigualáveis, provando novos pratos, experimentando ingredientes às vezes inusitados, às vezes tradicionais, mas utilizados de uma forma única. Esse é o diferencial do Festival e é nisso que os participantes apostam. Temos certeza que, mais uma vez, o público vai se encantar, afinal, é um festival de sabores pra toda gente e pra todo gosto”.

Para acontecer, o Festival Brasil Sabor conta com patrocinadores nacionais e locais. “Os bares e restaurantes associados não pagam para participar do Festival e isso só é possível porque temos patrocinadores que acreditam no potencial da nossa gastronomia. Por isso, fazemos questão de deixar registrado nosso agradecimento ao Sebrae, à Connect Cozinhas e Equipamentos Industriais e ao Sindha MS”, agradeceu o presidente João Francisco.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a instituição apoia eventos que contribuem para valorizar os negócios da Gastronomia, e o Festival Brasil Sabor é uma importante ação neste sentido. “O Festival Brasil Sabor é um evento já tradicional para a nossa gastronomia, onde temos restaurantes, lanchonetes e bares empenhados em entregar pratos que mostrem a riqueza da cultura regional. O papel do Sebrae é apoiar cada pequeno empresário, então, ações como o Festival fomentam esses negócios locais, ao atrair o público para os estabelecimentos e gerar renda para os empreendedores, além de valorizar o trabalho desenvolvido por eles”, pontua Mendonça.

Giovano Augusto, proprietário da Connect Cozinhas e Equipamentos Industriais, falou sobre a participação como patrocinador do Festival e a sua importância para a gastronomia do Estado. “Muito legal participar do Festival Brasil Sabor, uma ideia que já perdura há 18 anos, onde acompanhamos o trabalho da Abrasel e, acima de tudo, a ideia de cada restaurante, de cada chefe de cozinha, de cada proprietário ao expor para o mercado a sua característica, a sua ideia da comida típica, do sabor, a sua ideia de como ganhar e se posicionar no mercado. Estou muito feliz em ser patrocinador, porque é um evento que, de forma simples e objetiva, coloca a identidade de cada um, com a sua particularidade, no mercado”.

O presidente do Sindha MS – Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação fez o convite ao público para prestigiar o Festival. “A gastronomia sul-mato-grossense é muito rica, com uma grande variedade de ingredientes e referências culturais, por isso o Festival Brasil Sabor é fundamental, uma vez que bares e restaurantes movimentam a economia do Estado. O Sindha MS apoia o Festival e faz o convite aos sul-mato-grossenses a conhecer e experimentar os pratos participantes. Será, sem dúvidas, uma experiência inesquecível”.

Os clientes podem conhecer os restaurantes participantes no site oficial do festival, que também conta com as informações de todos os 720 estabelecimentos em 21 estados, além do Distrito Federal, que fazem parte do Festival em 2024.

O empresário Rodrigo Medeiros, da Aipê Cozinha Raiz, participa pela primeira vez do Festival com um prato autoral, o Tartar de Búfalo Soleado. “Estamos participando pela primeira vez do Brasil Sabor, mas já conhecia o projeto, já havia experimentado pratos em vários restaurantes de Campo Grande em outras edições do Festival. Estamos com um prato autoral, que criamos especialmente para o Festival Brasil Sabor. E eu acho que é uma forma fantástica, tanto de apresentar a comida, quanto de poder apresentar o local, podendo participar com os outros associados da Abrasel. Estamos super felizes em participar”, afirmou Rodrigo.

Destaque

 Além compartilhar toda a sua alegria e números recordes de 2024 em entrevista ao M&E durante o evento especial “Mato Grosso do Sul: Especial por Natureza“, realizado no Solar Fábio Prado (antigo Museu da Casa Brasileira), na última quinta-feira (16), o presidente da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, fez ainda uma apresentação completa das principais regiões e atrativos do estado que tem Bonito e Pantanal num só lugar.

“Somos o melhor destino de ecoturismo do Brasil e fazemos fronteira com o estado de São Paulo, principal emissor de turistas para o estado, que hoje conta com voos para Campo Grande, Bonito e Corumbá. E na alta temporada, teremos voos diários de Campinas para Bonito, com a Azul, e cinco voos semanais a partir de Congonhas, com a Gol, bem como partidas de Cuiabá, Brasília e Curitiba também para Bonito”, disse Bruno Wendling, presidente do Fundtur-MS.

“Somos o melhor destino de ecoturismo do Brasil e fazemos fronteira com o estado de São Paulo, principal emissor de turistas para o estado, que hoje conta com voos para Campo Grande, Bonito e Corumbá”

Ele lembra que hoje é mais rápido chegar ao Mato Grosso do Sul (de avião) do que no litoral de São Paulo (de carro). “Tornou-se um destino muito fácil de vender, não apenas nas férias, mas também em feriados justamente pela proximidade. Temos uma verdadeira imersão na vida pantaneira, a maior planície alaga do mundo, e a região de Bonito, toda de calcária, responsável pelas águas límpídas e cristalinas que todo mundo já conhece”, disse o executivo.

BONITO – Não é a toa que Bonito é o primeiro destino de ecoturismo do planeta carbono neuro. “É o melhor destino de ecoturismo do Brasil, com trilhas, cachoeiras, mergulhos, muita aventura e emoção. Com essa qualidade e uma água cristalina, Bonito é o cartão-postal do ecoturismo no mundo. E é um destino que está cada vez mais estruturado para bem receber o turista”, disse Bruno.

CAMPO GRANDE – Bruno lembra que a capital Campo Grande vale muito a pena conhecer. “É uma capital maravilhosa, uma das cidades mais verdes do mundo, com uma qualidade de vida muito grande, com vários parques, observação das aves e um povo acolhedor. Temos ainda o Bioparque Pantanal, que tem o maior aquário de água doce do mundo. É uma destino para se conhecer antes de usufruir de outros destinos dentro do estado”, destacou o presidente da Fundtur-MS.

PANTANAL SUL – O Pantanal Sul conta com experiências únicas de fazendas pantaneiras, que são verdadeiros all-inclusive, com sáfaris, vivência pantaneira e uma série de paisagens naturais. “É a maior planícia alagável do mundo, com mais de 650 espécies de aves, mais de 1,2 mil espécies de mamíferos, mais de 260 espécies de peixes e mais de 3,5 mil plantas aquáticas e terrestres”, finalizou o presidente da Fundtur-MS.

Destaque

 Uma comitiva formada por 18 compradores de grandes corporações visitaram Bonito de 04 a 07 de maio, numa iniciativa da Tour House, uma das maiores empresas do país no segmento de eventos e viagens de incentivo, com 34 anos no mercado. O objetivo da viagem, intitulada TH Trends, foi evidenciar a cidade sul-mato-grossense como uma tendência para eventos. “Realizamos uma visita técnica em Bonito, em março, e ficamos realmente impressionados com a estrutura da cidade, a rede hoteleira, o centro de convenções, os atrativos e os restaurantes”, disse Viviane Borges, diretora de relacionamento da Tour House.

A executiva adiantou que Bonito já está preparada para receber eventos de pequeno e médio porte (até 300 pessoas): “a infraestrutura já existe, e para arrematar o destino conta agora com o voo direto com Congonhas, operado pela Gol Linhas Aéreas. Com essa percepção, levamos para nossos clientes o potencial e a tendência de Bonito”. “Estamos apostando muito para que o destino seja efetivamente, já para 2024 e 2025, um dos polos para receber esses eventos”, acrescentou.

O CEO da Tour House Eventos e Incentivos, Luiz Silva, explicou que o TH Trends nasceu da necessidade de mostrar ao mercado outras possibilidades para a realização de eventos e viagens de incentivo fora do eixo Rio-São Paulo, com total capacidade para atender e surpreender clientes de grandes corporações. Bonito foi escolhida como a primeira cidade do projeto.

“Bonito é um desses exemplos: uma cidade viva, repleta de atrativos naturais, com um excelente centro de convenções, hotelaria de ótimo nível e boa conectividade, reunindo todos os atributos para trabalharmos em alto nível. Os voos diretos da Gol a partir de São Paulo fazem toda a diferença”, disse o CEO.

A ação de divulgação e promoção contou com a iniciativa da Nascente Azul, da Pousada Arte da Natureza, do Restaurante Bacuri e da Natureza Tour, e com a realização da Tour House e da Gol Linhas Aéreas para promover Bonito como destino para viagens de incentivo. A cidade sul-mato-grossense oferece centro de convenções com capacidade para sediar eventos de até 2 mil pessoas, mais de 7.500 leitos e um aeroporto que recebe voos diretos a partir de Congonhas e Viracopos.

A visita começou pelo Centro de Convenções de Bonito, na tarde do último sábado (04), que contou com a apresentação do equipamento por uma técnica do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), associação criada em 2005 e mantida pelo trade turístico da Rota Bonito Serra da Bodoquena, que atua no fomento do turismo e eventos e ações de marketing do destino.

Os convidados visitaram também a Nascente Azul, o Parque das Cachoeiras e a Gruta do Mimoso, atrativos que revelam todo o potencial natural de Bonito, que cada vez mais tem se mostrado preparada para figurar entre os grandes do turismo nacional. A ação teve o apoio também dos restaurantes Casa do João, Juanita e Old West, além do Centro Cultural de Bonito.

Para o empresário Carlos Eduardo Rodrigues, CEO da Nascente Azul, a inclusão de Bonito nesse mercado promissor de eventos com o know-how da Tour House era o que faltava para o destino crescer no setor, assim como Foz do Iguaçu e Gramado. “Será a virada de chave, nosso foco sempre foi os atrativos turísticos e as belezas naturais e faltava essa ênfase na captação de eventos”, comentou. Outro que se posicionou a favor da ação foi o empresário Paul Maxwell, da Pousada Arte da Natureza e da Natureza Tour, que teve a oportunidade de mostrar os passeios e o empreendimento hoteleiro como excelência de hospedagem em Bonito. “Os convidados se surpreenderam com nossa infra estrutura”, conta.

Destaque

 Bonito foi o escolhido para ser sede do Adventure ELEVATE 2025, conferência internacional sobre ecoturismo, organizada pela Adventure Travel Trade Association (ATTA) e será o município responsável por apresentar Mato Grosso do Sul e o Brasil para representantes do segmento no cenário mundial. O anúncio oficial ocorreu nesta quarta-feira, durante o AdventureELEVATE América, em Quito, no Equador.

O prefeito Josmail Rodrigues, acompanhado da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bonito, Juliane Salvadori, do diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) Bruno Wendling e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo participou da cerimônia de anúncio e destacou a importância do evento para Bonito.

“O AdventureELEVATE reúne profissionais de turismo do mundo inteiro, que vem em busca de inspiração, novas ideias e tendências para cada ano e recebê-los em Bonito será algo enorme para nós, porque poderemos apresentar pessoalmente as belezas naturais, as práticas sustentáveis e proporcionar experiências reais do que vendemos para eles, seja por meio das plataformas digitais ou nos eventos que participamos. Então é realmente trazer os olhos do mundo para Bonito”, detalha o prefeito.

“Estávamos buscando essa oportunidade há algum tempo e agora seremos a sede do maior evento de ecoturismo do mundo. A partir desta conquista, vamos trabalhar com o trade e nos preparar para receber toda a demanda que esse evento trará e não perder nenhuma oportunidade de promover Bonito. Agradeço imensamente o apoio do Governo do Estado de MS, por meio da Fundtur, da Embratur e demais envolvidos nessa conquista, que com certeza, será compartilhada e celebrada por todos”, complementa a secretária.

Bruno Wendling destacou a capacidade de Bonito realizar um grande evento. “A referência que temos hoje é o resultado de um trabalho conjunto entre setor público e privado de mais de quarenta anos na direção de um turismo responsável, que consegue agora entregar para todos um destino incrível e preparado para receber eventos desta importância e dimensão”, disse.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo destacou que a Agência formalizou apoio à candidatura da cidade sul-mato-grossense ainda em 2023. “Bonito é referência internacional de ecoturismo, não apenas por sua beleza natural e a qualidade dos seus serviços, mas porque está na vanguarda de políticas de sustentabilidade. Recebermos um evento desta magnitude em Bonito é um recado para o mundo de um Brasil que é o principal destino de ecoturismo do planeta, e promove um tipo de turismo que se propõe construir um mundo melhor”, afirmou Freixo.

Para a vice-presidente da Adventure Travel Trade Association, Gabriella Stowell, a escolha da cidade representa um exemplo de destino que pratica o turismo sustentável para o mundo. “Bonito é o destino que a gente fala que tem tudo o que um destino de aventura deve ter: natureza, cultura e atividade física. É muito interessante o Brasil estar presente nesse evento da América Latina, porque a gente é diferente dos nossos vizinhos. Sobre a escolha de Bonito, estamos muito contentes, é um sonho, pois a gente já trabalha com esses destinos nas feiras há muito tempo”, ressaltou Stowell.

A Embratur é associada da ATTA, e realizou ações voltadas para o turismo de natureza neste ano em parceria com a instituição, como as quatro edições do “AdventureConnect”, realizadas no primeiro trimestre de 2024 em Madrid (Espanha), Boston (Estados Unidos), Berlim (Alemanha) e Washington (Estados Unidos). Essas ações representam oportunidades de promoção da imagem do Brasil como destino de referência para a prática de Ecoturismo e Turismo de Aventura no mundo, alinhado às práticas de preservação e conservação ambiental.

Destaque

 Uma sucuri gigante foi filmada por turistas enquanto nadava pelas águas cristalinas de Bonito, região oeste de Mato Grosso do Sul. O animal foi flagrado no rio Sucuri pela confeiteira e comissária de bordo, Geórgia Louzada.

No registro, é possível ver a cobra nadando tranquilamente. A catarinense contou que estava acompanhada por duas pessoas quando foi surpreendida pelo animal.

“Vimos uma sucuri nadando calmamente. Lindíssima em seu habitat. Na mesma hora pessoal começou a rir, porque de fato havia sucuri ali. Então brincamos com o guia. Ah então é sucuri porque tem sucuri mesmo!”, brincou a turista.

Conforme Geórgia, o grupo seguia andando em um deck, até chegar na partida da flutuação, quando se depararam com o animal.

"Foi uma experiência incrível, tivemos muita sorte de podermos contemplá-la”, afirmou Geórgia.

Destaque

 O prefeito de Bonito, acompanhado da secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, estiveram em Campo Grande (MS) no último mês para avançar nas tratativas do processo de cessão da área onde está localizada a Gruta Nossa Senhora Aparecida.

Durante a visita à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), o prefeito e a secretária se reuniram com a coordenadora da SPU/MS, Josiane Barbosa de Matos, representando o superintendente Thiago Botelho, para discutir os detalhes da cessão. O deputado estadual Paulo Corrêa também esteve presente e desempenhou um papel importante na articulação do processo, demonstrando apoio à iniciativa

Na Governadoria do Estado, o governador Eduardo Riedel deu aval para que o Governo Federal, por meio da SPU, faça a cessão do espaço para o município de Bonito. Com isso, Bonito ganhará sua quarta gruta aberta à visitação, ampliando ainda mais o potencial turístico da região.

O prefeito Josmail Rodrigues explicou que a cedência da área conta com o total apoio do governador Eduardo Riedel. “Entregamos o ofício em suas mãos e o governador prontamente assinou, dando parecer favorável à transferência da área pelo Governo Federal ao município de Bonito”, contou.

“O governador entende a importância do turismo para Mato Grosso do Sul e, especialmente, para Bonito. Esse setor não apenas impulsiona a economia local, mas também representa a principal fonte de arrecadação do município, sustentando muitas famílias e proporcionando oportunidades de emprego e renda para nossa gente”, finalizou.

“Estamos articulando a cedência da área onde fica localizada a Gruta Nossa Senhora Aparecida, que pertence à União, para o município de Bonito. Assim, a Prefeitura poderá administrar esse espaço e abrir suas portas para visitação pública, impulsionando o turismo local e fomentando o desenvolvimento sustentável da região”, explicou o 1º secretário da Assembleia Legislativa.

Paulo Corrêa reforçou a importância de “atribuir um valor social à utilização das áreas públicas, buscando soluções que não apenas preservem, mas também ampliem a oferta de serviços e políticas públicas para a população sul-mato-grossense”, acrescentou.

A Gruta Nossa Senhora Aparecida se junta aos demais atrativos naturais de Bonito, enriquecendo a oferta turística e promovendo o desenvolvimento econômico local. A previsão de abertura da Gruta é de até três (03) anos, com administração da Prefeitura de Bonito.