Notícias de Bonito MS
Com o título "Recanto ecológico, Bonito oferece rios e cachoeiras no MS", o texto cita alguns passeios na região nos quais os visitantes terão um contato intenso com a natureza.
São eles: Balneário Municipal, Rio do Peixe, Recanto Ecológico Rio da Prata e Praia da Figueira.
Confira a reportagem na íntegra no site abaixo:
http://migre.me/pez1i
Para auxiliar na finalização da reforma a 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada de Jardim-MS cedeu a Prefeitura Municipal de Bonito o uso de dois caminhões e uma esteira para a finalização das obras na estrada que dá acesso a Gruta do Lago Azul, Gruta de São Miguel e Abismo Anhumas.
O acordo foi realizado a pedido do prefeito Leleco Brito e do vice-prefeito Josmail Rodrigues ao comandante da companhia, o major Carlos Alberto Galvão Magalhães.
De acordo com Josmail Rodrigues, a ajuda do exército chega em boa hora. “Estamos com uma força tarefa para tornar as estradas melhores. Além de levantar a estrada e patrolar, também criamos caixas de infiltração e contenção de 40 em 40 metros e curvas de níveis nas propriedades rurais. Isso ajuda a proteger os rios do município e conserva a estrada, que pode permanecer até 2 anos sem a necessidade de modificação”, afirma o vice-prefeito.
Os veículos do exercito trabalham ao lado de 2 caminhões da Prefeitura Municipal e dois veículos alugados também pela administração. “Também estamos atuando na estrada de São Geraldo e da antiga Ilha do Padre. Só temos a agradecer a ajuda do major Magalhães, que colocou a disposição os caminhões e tem ajudado muito o turismo e o agronegócio do município de Bonito”, ressalta Josmail.
A expectativa é que obra seja finalizada esta semana. “Para reabrir a Gruta do Lago Azul ainda dependemos do término da escadaria de pedra que estamos construindo. Mas acreditamos que a estrada termina antes e logo em seguida a escadaria”, explica.
Começa na próxima quinta-feira (26), em Bonito (MS), o Programa "Meu Bairro tem Cinema".
Idealizado pelo promotor de eventos Agenor Zampiere em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o evento tem como intuito reunir famílias e proporcionar momentos de lazer.
Para a exibição dos longas será utilizado um telão de 4x3,5m de altura e som de qualidade semelhante ao cinema tradicional.
Serão realizadas duas sessões mensais.
A primeira edição do programa será realizada na Praça do Jardim Bom Viver, às 19 horas, com a exibição do filme "O Espetacular Homem-Aranha".
Participe!
Seu intuito é debater sobre novos projetos e desafios para o setor no destino de ecoturismo.
O prefeito Leleco Brito (PT do B) compareceu ao evento e falou que a cultura de Bonito tem muita coisa boa, "tem muito que mostrar”, afirma Leleco.
Já a Secretária de Cultura, Vânia Mugartt, falou sobre os novos objetivos da prefeitura para 2015.
“Quero aproveitar esse momento para lançar três oficinas da Prefeitura Municipal que serão realizados no Centro de Múltiplo Uso de Bonito. São oficinas de artesanato, dança e violão. Além disso, para este ano, estamos com um Programa Meu Bairro tem Cinema, que exibirá filmes gratuitamente em bairros de Bonito”, confirmou Vânia.
Durante sessão realizada na quarta-feira (18) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, foi mantido o veto ao Projeto de Lei 191/2014 que revogava os principais artigos da Lei das Águas Cristalinas (Lei 1.871/98), de autoria do deputado Paulo Corrêa.
O novo projeto, de autoria do ex-deputado Jerson Domingos, apresentado no final de 2014, também foi vetado pelo governador do Estado, Reinaldo Azambuja e retornou para a Assembleia no início deste ano, sendo que a Casa poderia manter ou derrubar o veto.
17 deputados votaram a favor da manutenção do veto e à preservação dos rios de águas cristalinas em Bonito.
O deputado Paulo Corrêa comemorou o veto e revelou ao Bonito Notícias que esse "é um projeto importante que já foi votado lá atrás e, por incrível que pareça, arrendatários de terras que querem plantar soja até a beira do rio estavam prejudicando a possibilidade da gente manter o que efetivamente é a marca de Bonito", referindo-se às águas dos rios da região".
O Prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza Brito, esteve presente e antes mesmo da sessão começar estava muito confiante na manutenção do veto.
"Espero que consigamos fazer um estudo agroeconômico e ecológico para que a gente descubra onde pode, ou não pode, quais as atividades econômicas que conciliam com a vocação natural de Bonito que é o turismo. A preservaçào do meio ambiente é fundamental assim como o respeito à atividade produtiva, e aqueles produtores que de alguma forma forem impactados com esse estudo ou com uma nova legislação que eles possam de alguma forma ser reembolsados por estar ajudando a preservação do meio ambiente", revelou ao Bonito Notícias antes do resultado positivo da votação.
Entenda o caso
A Lei das Águas Cristalinas estabeleceu uma faixa de proteção de 150 metros em cada lado das margens dos Rios da Prata, Formoso e seus afluentes, restringindo diversas atividades como agricultura, extração de madeira, extração mineral e outras. Ainda de acordo com a Lei, as únicas atividades permitidas nestas regiões são ecoturismo, pecuária e apicultura.
A proposta do Projeto 191/2014 era revogar os artigos 1º (que criou a faixa de proteção), 2º (que proíbe diversas atividades), 3º (que permite somente ecoturismo na faixa de 150 metros), e 10º (que permitiu a atividade mineral nas margens dos rios somente durante três anos após a aprovação da lei).
Em seu Instagram o blogueiro compartilhou imagens dos passeios visitados: Grutas de São Miguel, Balneário Municipal, arvorismo no Hotel Cabanas, Rio Sucuri, Estância Mimosa Ecoturismo, BOca da Onça, Recanto Ecológico Rio da Prata e Parque Ecológico Rio Formoso.
Já em seu Blog , Altier iniciou os relatos sobre o destino de ecoturismo, contando sua experiência no passeio de flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata.
Veja alguns trechos:
"Um dos passeios mais famosos da região de Bonito, no Mato Grosso do Sul, é a flutuação em seus rios de águas cristalinas e habitados por dezenas de espécies de peixes. Hoje, vou experimentar como é nadar nas águas dos rios que cortam o Recanto Ecológico Rio da Prata, uma fazenda com mais de 1.580 hectares sendo que 307 fazem parte de uma área protegida ambientalmente."
Leia o relato na íntegra no link abaixo:
http://www.penaestrada.blog.br/bonito-flutuacao-no-rio-da-prata/
Empresário terão a oportunidade de receber informações sobre varejo de luxo, comportamento do consumidor, inovação em varejo, varejo de luxo entre outros assuntos.
A palestra será ministrada por Paulo Roberto Andrade, consultor do Senac Varejo.
As inscrições podem ser feitas no site: www.senac.br/nrf2015
Serviço
Palestra Tendências do Varejo 2015
Data: 23 de março
Horário: 19 horas
Local: Auditório da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Bonito