Notícias de Bonito MS
Fundada em 1999, o passeio encanta pelo seu contato intenso com a natureza. Visitantes contemplam a paisagem, caminham pelas trilhas e se deparam com cachoeiras de águas cristalinas e nadam em suas piscinas naturais proporcionando uma experiência singular de ecoturismo.
Durante o percurso há a possibilidade de avistar diversos animais silvestres, entre eles macaco prego, anta, tamanduá, quati, capivara, veado, além de aves como o Udu-de-coroa-azul (ave símbolo de Bonito), tiriba-fogo, pipira-vermelha, rapazinho-do-chaco, pica-pau-louro, jaó, aracuã, sanã-parda, joão-pinto; entre outros. São mais de 250 espécies de aves catalogadas no local.
Além do passeio de trilhas e cachoeiras, a Estância Mimosa oferece passeio a cavalo, observação de aves e um almoço com pratos regionais, preparado em fogão à lenha.
“É com muita gratidão, orgulho e imensa alegria que estamos comemorando os 20 anos da Estância Mimosa! Se chegamos até aqui foi por termos uma equipe e parceiros comprometidos com esse sonho de fazer da Mimosa mais que um passeio, de ser um lugar multiplicador de boas práticas sócio ambientais que contribui para que o Brasil seja cada vez mais um destino de turismo sustentável”, revela Simone Spengler Coelho, diretora do atrativo.
Início
A história do passeio teve início em abril de 1998, data da aquisição pelo atual proprietário, Eduardo Folley Coelho, que tinha como principal objetivo desenvolver a atividade turística. Até essa data era utilizada apenas como fazenda de criação de gado. A partir de então começou a ser organizada a estruturada para receber visitantes, cuja primeira fase foi concluída em junho de 1999. Nesta época, o passeio foi aberto em caráter pré-operacional e durante os anos de 2000 e 2001, houve uma série de melhorias na estrutura física, no quadro de funcionários, ampliação da trilha e início dos passeios de barco e cavalo, culminando no atual modelo de operação. Ao mesmo tempo, várias ações ambientais também foram aplicadas como o abandono de áreas de pastagens para regeneração natural, plantio de mudas nativas e monitoramento ambiental.
Proteção
Em 2013, 65% da área total da Estância Mimosa foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, uma categoria de Unidade de Conservação (UC) prevista no Sistema de Nacional de Unidade de Conservação (SNUC – Lei 9.985/2000), criada pela iniciativa do proprietário rural, ou seja, sem desapropriação de terra. No momento em que decide criar uma RPPN, o proprietário assume compromisso com a conservação da natureza, pois uma vez criada, tem caráter perpétuo.
Reconhecimento
Ao longo de sua trajetória e por sua responsabilidade socioambiental, a Estância Mimosa foi agraciada por importantes prêmios. Este ano, recebeu o reconhecimento, junto com os outros atrativos do Grupo Rio da Prata, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa, de "Finalista do Prêmio 2019 Tourism for Tomorrow Awards", realizado pelo WTTC (World Travel & Tourism Council), na categoria Destinations Stewardship Award, voltado para organizações líderes que ajudam no desenvolvimento sustentável do destino, beneficiando seus moradores e visitantes. Foi vencedora no Prêmio ECO® 2018 realizado pela Amcham e Estadão se destacando na modalidade Práticas de Sustentabilidade, Categoria Produtos e Serviços, para Microempresas e Startup.
Em 2017 conquistou a Menção Honrosa Nacional no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2017 pela sua relevância e capacidade de influência em favor do turismo sustentável; em 2012 recebeu o “Prêmio Estadual MPE Brasil", nas categorias Turismo e Destaque Responsabilidade Social de Mato Grosso do Sul; em 2010 conquistou o 4º Prêmio Brasil de Meio Ambiente na categoria Categoria Melhor Trabalho em Ecoturismo e em 2009 conquistou o Prêmio estadual MPE Brasil na categoria Serviços de Turismo na região de Mato Grosso do Sul. Recebe anualmente o “Prêmio TripAdvisor – Certificado de Excelência”.
Sistema de Gestão de Segurança
Os atrativos do Grupo Rio da Prata implantaram em suas operações o Sistema de Gestão de Segurança (SGS), desenvolvido pelo Programa Aventura Segura da Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA e certificado pela ABNT Certificadora desde 2010. Através do SGS todos os funcionários participam de capacitações de primeiros socorros e simulados de acidentes a fim de garantir maior segurança para toda a equipe e visitantes. Em 2016, a Estância Mimosa foi o primeiro atrativo turístico do Brasil a receber a Certificação ISO 21101 (International Organization for Standardization), na modalidade caminhada e banho de cachoeiras.
Compartilhando experiência
Em seus 20 anos de operação turística, visitantes compartilharam depoimentos sobre a experiência vivenciada no passeio. Helena, de São Paulo, visitou o atrativo em seu primeiro dia de operação, acompanhada pelo guia de turismo Martins, em 07 de junho de 1999. “O passeio na trilha é muito agradável, as cachoeiras são lindíssimas. Apesar da época de frio, fomos brindadas com um sol maravilhoso e o maior prêmio foi avistar dois tamanduás, um tamanduá-bandeira e um tamanduá-mirim. Inesquecível”. Além do passeio, Helena realizou o plantio de mudas de árvores, das espécies angico, canafístula e embaúba.
Depoimentos de visitantes também são compartilhados no TripAdvisor. Tamires visitou o passeio este ano e revelou: "Estou apaixonada por cada cantinho da Estância Mimosa. Nela fizemos a trilha e tivemos a oportunidade de conhecer as variedades de vegetação e as encantadoras Cachoeiras... A comida desse lugar é um sonho, estava maravilhosa, e o doce? Nem se fala! Muito bom, com certeza deixou aquele gostinho de quero mais. E quer saber?! Logo estarei de volta!".
"É um passeio maravilhoso! São 9 cachoeiras, cada uma mais linda do que a outra. A infraestrutura de serviço oferecida é impecável: guias bem preparados e atenciosos, equipamento de uso pessoal em boas condições e preocupação com a segurança do turista com a presença de equipamento de resgate e primeiros socorros, o que dá a todos sensação tranquilidade durante o passeio", revela Olinda que avaliou o passeio em abril deste ano.
Visitas
As reservas para os passeios na Estância Mimosa são feitas pelas agências de turismo da região. Em nosso site encontrará algumas sugestões: https://www.estanciamimosa.eco.br/onde-comprar
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) da prefeitura de Bonito (MS) realiza nos dias 7 e 8 de junho, na Praça da Liberdade, o "3º ARRAIÁ DA SEMEC".
O evento contará apresentações das escolas e centros de educação infantil, incluindo danças, quadrilhas e barracas de comidas típicas, com milho verde, pipoca, pamonha, doces, salgados e o tradicional quentão.
Entre as atrações musicais estão confirmadas na sexta-feira (7), show com o músico prata da casa Bolinha e no sábado, dia 8 de junho, show com a dupla Rosy Firmo e Alarcon.
Em comemoração à Semana do Meio Ambiente o IASB (Instituto Águas da Serra da Bodoquena), com o apoio do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONDEMA), por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da prefeitura de Bonito e do Sindicato Rural, promoverá a partir da próxima segunda-feira - dia 3 de junho - uma série de atividades nas escolas municipais, além de ações junto à população e aos produtores rurais.
PROGRAMAÇÃO
03/06 (SEGUNDA-FEIRA) - Matutino: Escola Municipal João Alves da Nóbrega Vespertino: Colégio Honorato Jaques - Funlec
04/06 (TERÇA-FEIRA) - Matutino: Escola Municipal Manoel Inácio De Farias Vespertino: João Alves de Arruda
05/06 (QUARTA-FEIRA) DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - Peça teatral Chico Maria Produções com a esquete "O Meio Ambiente que QUERO. O Meio Ambiente que SOU!" Matutino: Sindicato RURAL De Bonito *08:30hrs Vespertino: Sindicato Rural de Bonito *14:30hrs Noturno: Praça da Liberdade *19:30hrs
06/06 (QUINTA-FEIRA) - Matutino: Escola Municipal Prof Durvalina Dorneles Teixeira Matutino: Sindicato Rural de Bonito *08:00hrs - Palestra "Impactos Ambientais da Produção Animal à Pasto" Vespertino: Izaura Pinto Guimarães
07/06 (SEXTA-FEIRA) - Matutino: Escola Municipal Vitalina Vargas Machado Vespertino: Escola Sagrada Família
10/06 (UMA SEGUNDA-FEIRA) - Matutino: Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes Vespertino: Escola Estadual Luiz Da Costa Falcão.
A iniciativa tem como objetivo principal a convergência de ações e investimentos dos poderes público e privado para acelerar o desenvolvimento da atividade turística em todo o território nacional.
Os municípios de Bonito MS e Jardim MS serão contemplados com o programa.
Veja abaixo:
Rota Pantanal Sul e Bonito
Campo Grande - Caminho dos Ipês
Bonito - Bonito/Serra da Bodoquena
Bodoquena - Bonito/Serra da Bodoquena
Jardim - Bonito/Serra da Bodoquena
Aquidauana - Pantanal
Corumbá - Pantanal
Miranda - Pantanal
Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a intenção do programa é desenvolver as vocações do turismo nas rotas contempladas, fazendo da indústria de Viagens um impulso econômico para toda a região.
Segundo o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, a região Centro-Oeste combina dois grandes diferenciais turísticos: “ao mesmo tempo que é o símbolo do modernismo arquitetônico, tem um bioma com rica e diversa vida selvagem. O Programa Investe Turismo atuará no fortalecimento desse produto que territorialmente é estratégico e já tem uma governança que atua de forma integrada”, ressalta.
O grupo que renovou o uso da guitarra baiana acrescenta generosa pitada de peso e suingue a uma programação musical marcada pela diversidade.
Em dez anos de carreira o grupo formado pelos músicos Russo Passapusso, Roberto Barreto, SekoBass e Filipe Cartaxo, soma quatro álbuns de estúdio: Baianasystem (2010), Duas Cidades (2016), Outras Cidades (2017) e O Futuro Não Demora (2019).
No Festival de Inverno de Bonito o grupo apresentará canções de todos esses discos, mas com maior influência de seu novo trabalho, O Futuro não Demora, que conta com a colaboração de artistas de diferentes estilos e olhares.
Uma das principais perguntas foi em relação aos passeios. “Os passeios não são baratos, mas eu acredito que o valor dos passeios valem cada centavo”, diz a miss em um dos seus stories. Outro questionamento dos seguidos foi sobre o melhor passeio, e a Miss respondeu: “impossível, é cada um mais surreal que o outro”.
Impressionada com os animais, a miss revelou que foi a primeira vez que viu uma Arara Azul de perto, e que todas as experiências foram incríveis. Inclusive, até passou algumas orientações para quem fizer os mesmos passeios e se depararem com as espécies. “Fiquei muito feliz sabendo que vocês gostaram de acompanhar”, agradeceu.
Sem passar despercebido, os pernilongos foram alvo de perguntas. E pra explicar, ela usou três stories seguidos. “Em Bonito até que não foi tão tenso, mesmo assim passei bastante repelente. Mas falando sério, no Pantanal tem muito, muito mosquito”, e riu, recomendando que além de levar repelente, quem vier visitar a região leve calça jeans e camisa de manga comprida.
E parece que a viagem da Julia Horta foi boa mesmo. Em uma das respostas, ela não poupou elogios e afirmou: “Melhor coisa que eu fiz na minha vida. É uma coisa inimaginável, é muito diferente”. A miss prometeu deixar nos destaques da sua rede social todos os dias da viagem, com as belezas naturais e dicas para quem quiser visitar Bonito e Corumbá, e cumpriu. Confira abaixo o resumo da expedição, dividida em três partes.
Terão início na tarde da próxima segunda-feira, dia 3 de junho, às 13h00 - após abertura oficial dos trabalhos - os agendamentos de consultas para tratamento odontólogico a serem realizados pela Carreta do OdontoSesc, em Bonito.
Os atendimentos pelos cirurgiões-dentistas terão início na manhã de terça-feira (4). No local serão realizados serviços de restauração, extrações simples e limpeza.
Instalado na Praça da Marambaia, o veículo permanecerá na cidade até o dia 3 de dezembro (durante seis meses) atendendo às segundas-feiras no período da tarde - das 13 às 19 horas - e de terça à sexta-feira no período da manhã - das 07h00 às 13h00.
Os serviços odontológicos gratuitos à população resultam de parceria entre a Prefeitura Municipal de Bonito e a Fecomércio/MS.
O OdontoSesc proporciona atendimento odontológico gratuito e educação em saúde, conscientizando a população sobre a importância da saúde bucal e de hábitos saudáveis.
O agendamento das consultas será feito no próprio local, nos mesmos dias e horários, mediante a apresentação de Cédula de Identidade (RG) e o cartão do SUS.
Os trabalhos da Carreta do OdontoSesc em Bonito, serão inaugurados na segunda-feira (3).