imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) participa, desde o dia 15 de setembro, do "Shopping de Viagens Agaxtur 2020".

O evento, que ocorre em formato digital, acontece até 15 de outubro e foi desenvolvido com o intuito de promover o destino e estabelecer relações comerciais entre os participantes, com atendimento telepresencial, apoio à comercialização e oportunidades de divulgação para agentes de viagem e viajantes.

Segundo Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur MS, as ações virtuais se tornaram uma realidade após as restrições impostas pela pandemia de coronavírus e umas das formas encontradas pela Fundtur MS para continuar o trabalho de aproximação, qualificação e fortalecimento de parcerias para a retomada das atividades. “Participar de ações como “Shopping de Viagens Agaxtur 2020´ é fundamental. A gente continua cumprindo com o papel de apoiar a comercialização, promoção contínua dos nossos destinos para manter sempre o nível de interesse pelos nossos destinos em alta, tanto das agências de viagens quanto dos turistas".

Wendling ressalta que mesmo durante a pandemia essas ações não pararam. “Já fizemos muita qualificação de forma online e essa ação agora vai auxiliar, inclusive, no fomento às vendas de pacotes turísticos de MS em parceria com a operadora. Esperamos que os resultados sejam de curto e médio prazos, já que o feirão tem o objetivo de, além de promover, estimular a comercialização de pacotes. Isso auxilia no fomento do setor nessa retomada de atividades”.

Além das diversas ações nas mídias da operadora (site, e-mail, marketing, mídias sociais, folhetos digitais, lives, ação com influencers, spots de rádio), a Fundtur faz treinamentos sobre os destinos Pantanal e Bonito/Serra da Bodoquena para agentes de viagens durante o evento. Há ainda espaços para eventos, ações culturais, ativações, apresentação de vídeos promocionais para o público participante, reuniões abertas para o grande público ou para uma audiência selecionada.

Aldo Leone Filho, CEO da Agaxtur, diz que Mato Grosso do Sul é um dos grandes destaques do evento. “É um prazer muito grande ter o MS no evento. Bonito, um dos lugares mais lindos desse país, e o Pantanal, juntos com a gente em mais essa edição do Shopping de Viagens, tenho certeza que vai ser um grande sucesso de vendas no Brasil inteiro nessa retomada do turismo”, exalta.

A gerente de Mercado da Fundtur MS, Karla Cavalcanti, explica que esta é a segunda fase na promoção digital após o início da pandemia. “Começamos com treinamentos para manter o destino em evidência institucionalmente, mas agora, com melhor organização dos destinos, normas e protocolos implementados e turistas sinalizando intenção de compras, o mercado do turismo já busca seu retorno. O relacionamento que Mato Grosso do Sul tem construído com o trade emissor permitiu que estivéssemos presentes em ambas as fases, entregando a presença e conteúdo de acordo com o momento”.

 O turismo em Bonito (MS) retornou no dia 1º de julho, após quase quatro meses fechado devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Desde então, recebge viajantes de diversas localidades, ávidos para descansar e sentir toda exuberância da natureza.

Nesta quinta-feira (17) o portal Campo Grande News compartilhou um relato de três amigas fizeram ao conhecer o destino de ecoturismo brasileiro n último fim de semana.

Flávia Verruck e Larissa Couto Miranda, influencers do @MenuCG, e a irmã da Larissa, Laise Couto Miranda decidiram dar um tempo na reclusão em casa e viajaram de carro para curtir as belezas naturais de Jardim e Bonito.

Um dos atrativos vistados foi a Lagoa Misteriosa , passeio de flutuação e mergulho com cilindro. Flávia relata que fizeram a flutuação no local. " Fizemos flutuação com snorkel e usamos máscaras da pandemia na trilha de acesso para a Lagoa Misteriosa, um lugar incrível, surreal que até parece uma passagem para outro mundo. No receptivo da Lagoa eles passam álcool em gel nas mãos dos visitantes, antes e depois do passeio” , disse.

Larissa acrescentou: " Na Lagoa Misteriosa recebemos o nosso equipamento de flutuação em uma embalagem individual previamente higienizada, e posso dizer que foi uma experiência incrível".

Além de compartilhar informações sobre os cuidados adotados no atrativo, as amigas relatam ainda a experiência no hotel que se hospedaram e também nos restaurantes. Leia aqui a matéria na íntegra!

 Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Bonito (MS) nesta sexta-feira (18), há 477 casos confirmados de Covid-19 no município, sendo que 446 já estão recuperados.

Ainda segundo o boletim, 1.680 casos foram notificados, 1.175 descartados, 24 pessoas estão em isolamento domiciliar, 02 internados em investigação, 01 pessoa internada em Bonito, 28 casos estão em investigação e foi registrado 06 óbitos.

As medidas epidemiológicas protocolares recomendadas pelo Ministério da Saúde estão sendo adotadas de acordo com a gravidade do caso, sendo elas isolamento domiciliar ou a internação dos casos graves.

Devido ao aumento de número de casos em investigação no Estado, o laboratório que realiza a análise dos exames estendeu o prazo de liberação dos resultados.

As recomendações de prevenção à Covid-19 são as seguintes:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

 Em setembro de 2019, a Estância Mimosa Ecoturismo , passeio de cachoeiras em Bonito (MS), iniciou a parceria com o Instituto Arara Azul e, por meio dela, 10 ninhos artificiais foram instalados em diferentes locais.

O objetivo da parceria é de que os ninhos sejam utilizados como abrigo tanto para as araras azuis (Anodorhynchus hyacinthinus), bem como de outras como a arara-vermelha e a arara-canindé, além de auxiliar na reprodução das espécies.

Na ocasião, 4 ninhos foram instalados na área da Estância Mimosa e também às margens da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. Em outubro foram instalados mais 4 e em novembro de 2019, mais 2 ninhos.

O Instituto Arara Azul compartilhou um relatório sobre as ações e resultados em 1 ano de parceria. Entre os ninhos instalados, destaca-se o "Ninho 2322", o mais explorado pelas araras azuis no atrativo. "As aves foram fotografadas várias vezes, entrando e saindo do ninho. Entretanto, neste período reprodutivo ainda não ocuparam o local para se reproduzir, mas foi um bom sinal de que as araras da região já encontraram os ninhos e, possivelmente, em anos posteriores poderão ocupar algumas das caixas instaladas".

Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, revela a satisfação em somar esforços em prol da natureza. " Ficamos emocionados quando vemos um trabalho tão difícil e de longo prazo como este do Instituto Arara Azul e do Instituto Arte do Fazer, ações realmente feitas com carinho, amor e dedicação para com uma espécie tão magnífica como a Arara Azul. E o mais legal é ver que os frutos foram colhidos e continuarão sendo. A Estância Mimosa tem registrado aparições de Arara azul, e elas já estão aprendendo a usar os ninhos artificiais. Ficamos muito satisfeitos em contribuir com a natureza, este é o propósito do nosso ecoturismo. Ajudar a natureza a ficar cada vez mais forte e bonita".

Thyago Sabino, gerente do atrativo, celebra também a parceria. "Quando fomos atrás do projeto, visando a parceria, tínhamos como objetivo de que a Estância Mimosa também fosse uma residência permanente dessas espécies, das araras em específico. Nossa ideia era oferecer condição ideal no ambiente. Depois de instalados os ninhos, com quase 1 ano de monitoramento, concluímos que estávamos certos a respeito de tudo que pensávamos: a Estância Mimosa é uma área com grande potencial para que essas espécies vivam bem".

Além da Estância Mimosa, o Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa , integrantes do Grupo Rio da Prata localizados em Jardim (MS), mantém a parceria com o projeto Arara Azul, desde fevereiro de 2012 quando foram instalados os primeiros ninhos artificiais nas dependências das fazendas.

 Nesta terça-feira (15), a WTM Latin America promoverá o webinar “Turismo LGBTI+: Inovação e Boas Práticas”. Durante o encontro, serão tratados alguns dos temas previstos para o Fórum Virtual de Turismo LGBT do Brasil, promovido pela Editora Via entre os dias 23 e 27 de novembro. A pré-inscrição deve ser realizada neste link .

O webinar contará com a participação de Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil; Maria Catalina Galvis, assessora de Turismo Pro Colômbia Brasil; e Jorge Souza, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios na Orinter Tour & Travel. A mediação será feita por Alex Bernardes, diretor da revista Via G, pertencente à Editora Via.

O bate-papo se propõe a abordar a comunidade LGBTI+ e a representatividade do público para o mercado de turismo global. Temas como perfil dos viajantes, inovação em serviços, atendimento ao público da melhor idade e Mice são alguns dos assuntos previstos. Cases de sucesso também serão apresentados pelo destino Colômbia e pela operadora Orinter.

“O tema diversidade está na pauta da WTM Latin America. O público LGBTI+ é um consumidor potencial de produtos e serviços da indústria turística e uma alavanca importante para a retomada. Discutir como aprimorar experiências é essencial para melhorarmos a cadeia como um todo”, destaca Luciane Leite, diretora da WTM Latin America.

 Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Bonito (MS) nesta sexta-feira (11), há 440 casos confirmados de Covid-19 no município, sendo que 400 já estão recuperados.

Ainda segundo o boletim, 1.571 casos foram notificados, 1.112 descartados, 31 pessoas estão em isolamento domiciliar, 02 internados em investigação, 03 pessoas seguem internadas em outras cidades, 19 casos estão em investigação e foi registrado 06 óbitos.

As medidas epidemiológicas protocolares recomendadas pelo Ministério da Saúde estão sendo adotadas de acordo com a gravidade do caso, sendo elas isolamento domiciliar ou a internação dos casos graves.

Devido ao aumento de número de casos em investigação no Estado, o laboratório que realiza a análise dos exames estendeu o prazo de liberação dos resultados.

As recomendações de prevenção à Covid-19 são as seguintes:

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

 A Secretaria de Turismo de Bonito, em parceria com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, elaborou uma pesquisa simples para contribuir com a retomada do turismo em Bonito. O objetivo é acompanhar os turistas que visitaram o município, principalmente durante o feriado de 07 de setembro, nos 14 dias após o check out, no que se refere ao controle da pandemia da Covid-19.

A pesquisa traz questionamentos simples como "os visitantes se sentiram seguros durante a viagem ao município, com a aplicação dos protocolos de biossegurança adotados por todos os segmentos do trade"; "apresentam algum histórico de Covid-19, ou manifestaram sintomas relacionado a doença após a viagem".

O município abriu as portas para os visitantes oficialmente em 1º de junho de 2020 – o fechamento devido a pandemia ocorreu na segunda quinzena de março – porém o trade turístico optou por retomar as atividades em 1º de julho, para ter tempo hábil para elaboração e aplicação dos protocolos de biossegurança. Atualmente, o município conta com sete documentos, elaborados especificamente para cada segmento e é referência nacional e internacional quanto a retomada do turismo com segurança.

O feriado de 07 de setembro, porém, foi a primeira experiência de cidade cheia desde a reabertura. Praticamente todo o trade registrou capacidade máxima permitida, desde hotéis, pousadas, casas de temporada, atrativos, bares e restaurantes. Dados do Posto de Controle e Monitoramento montado na MS-178, na entrada da cidade, apontam que 10,9 mil pessoas passaram por entrevista e aferição de temperatura durante os dias 04 e 07 de setembro.

A pesquisa é justamente para acompanhar esses visitantes, identificar possíveis contaminações e pontos falhos nos protocolos, para que possam ser corrigidos garantindo um serviço de excelência.

As respostas dos turistas auxiliará na elaboração do planejamento estratégico que será implantado nos próximos feriados, de 12 de outubro e 02 de novembro, uma vez que a procura está muito grande e a previsão é da cidade encher novamente.

Para responder a pesquisa, é só clicar aqui .