imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

Não perca a nova coluna de Cláudia Falcão no Portal Bonito. Depois de muito tempo fora do Brasil, suas impressões ao voltar para Bonito. O que mudou?

Confira em:
http://www.portalbonito.com.br/colunistas/claudia-falcao/365/brasileira-estrangeira-em-bonito

Destaque

Das belezas naturais de Bonito e região, as águas cristalinas é um motivo que chama a atenção de quem deseja visitar o destino de ecoturismo. Aos mergulhadores certificados e aos que desejam mergulhar pela primeira vez, o mergulho com cilindro é uma ótima opção de atividade. Confira informações sobre os principais pontos de mergulho da região:

Recanto Ecológico Rio da Prata – Jardim (MS): O visitante realiza o mergulho acompanhado por um mergulhador profissional experiente em um mundo de águas cristalinas, repleto de variadas espécies de peixes e vasta vegetação. O mergulho no Rio da Prata ocorre em profundidades entre 5 e 7 metros e tem duração de 30 e 40 minutos, em média e não há necessidade do visitante ter credencial de mergulho. Localizado a 51 km de Bonito.

Lagoa Misteriosa – Jardim (MS): A Lagoa Misteriosa é reconhecida pelas suas águas azuis cristalinas que impressionam por conta da incrível transparência e profundidade. No atrativo turístico é possível realizar Mergulho com Cilindro em quatro categorias, são elas: Batismo – Profundidade máxima de 8 metros (para os que não possuem curso de mergulho); Autônomo Básico – Profundidade máxima de 18 metros (para quem tem certificação Open Water Scuba Diver), Autônomo Avançado – Profundidade máxima de 25 metros (para quem tem certificação Advanced Open Water Scuba Diver) e Mergulho Técnico para mergulhadores que possuem credencial Cave Diver e Normoxic Trimix Diver para profundidade de 60 metros. Para quem quiser conhecer a Lagoa de uma ou tra forma poderá realizar a atividade de flutuação. Localizada a 36 km de Jardim e 51 km de Bonito.

Abismo Anhumas – Bonito (MS): Para chegar ao fundo da caverna é preciso enfrentar um rapel de 72 metros, equivalente a um prédio de 30 andares. A enorme caverna possui formações rochosas magníficas e um belíssimo lago de águas cristalinas, que podem ser explorados por flutuação ou mergulho com cilindro (mediante apresentação de credencial), alcançando profundidade de até 18 metros. Localizado a 23 km de Bonito.

Inclua as opções de mergulho com cilindro em seu roteiro para Bonito e conheça a região de uma maneira diferente!

Destaque

Faltando 62 dias para seu início, o 49th Annual Meeting of the Association for Tropical Biology and Conservation já conta com 1.200 inscrições de congressitas de cerca de 60 países. E estes números aumentam a cada dia. “Se todos confirmarem, este será o maior evento da ATBC desde sua fundação, em 1963”, diz Pierre-Michel Forget, um dos coordenadores do ATBC 2012.

A presidente da ATBC, Profa. Dra. Lúcia G. Lohmann (USP), ressalta o caráter internacional do evento:
“O encontro anual da ATBC vem sendo realizado desde 1963, em diferentes países e continentes. Entre 2001 e 2011, os encontros ocorreram em Bangalore (Índia), Cidade do Panamá́ (Panamá́), Aberdeen (Escócia), Miami (EUA), Uberlândia (Brasil), Kunming (China), Morelia (México), Paramaribo (Suriname), Marburg (Alemanha), Bali (Indonésia) e Arusha (Tanzânia), respectivamente. Este evento representará um dos maiores já́ realizados no Brasil na área de ciências biológicas e conservação, em termos do número de participantes e da abrangência internacional.”

Legado econômico e científico

O evento irá deixar um importante legado econômico e cientifico para o Estado do Mato Grosso do Sul. O legado econômico será dado pelos congressistas que consumirão cerca de 18.000 refeições, 6.000 pernoites nos hotéis, farão passeios e irão gerar uma renda de R$ 4 milhões em um período de baixa temporada. Vale lembrar que estes congressistas são formadores de opinião, irão gera um efeito multiplicador que motivará outras pessoas a conhecerem a região.

O legado científico será gerado pela interação entre os pesquisadores brasileiros com outros profissionais da comunidade cientifica internacional. Isto será uma excelente oportunidade para promover programas de cooperação científica.

Primeiro evento critério ICCA a ser realizado no MS

Este será o primeiro evento internacional a ser realizado no estado do MS que atende aos critérios da ICCA (International Congress and Convention Association).

“A realização deste evento demonstra o amadurecimento da cidade de Bonito-MS como destino de eventos. Já nos consolidamos no roteiro dos eventos técnicos-científicos nacionais, agora damos os primeiros passos no concorrido mercado internacional”, diz Rodrigo Coinete, presidente do Bonito CVB.

Este evento foi captado pela Profa. Dra. Lúcia G. Lohmann (USP), com apoio da UFMS, Eventus, EMBRATUR, FUNDTUR-MS, Bonito CVB, Centro de Convenções de Bonito, ATRATUR e Prefeitura Municipal de Bonito.

Website do Evento: www.atbc2012.org

Destaque

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac) publicou hoje (18), no Diário Oficial, a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), denominada “Reserva do Saci”.

A reserva, localizada no município de Bonito, é de propriedade de Jayme Augusto Paniza Sanches. A “Reserva do Saci” possui área de 178 hectares e 7.934 metros quadrados, com os limites descritos no memorial descritivo, georreferenciados conforme o Sistema Geodésico Brasileiro.

De acordo com a resolução, o proprietário terá o prazo de 60 dias a contar da publicação da presente resolução para proceder à averbação do Termo de Compromisso firmado perante o Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) e do presente ato de reconhecimento da RPPN na matrícula do imóvel junto ao Cartório de Registro de Imóveis competente.

As condutas e atividades lesivas à área reconhecida como Reserva Particular do Patrimônio Natural sujeitarão os infratores às sanções cabíveis previstas na lei federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, no decreto federal nº 6.514, de 22 de julho de 2008 e nas demais normas aplicáveis.

RPPN

As RPPNs são áreas de conservação criadas com o objetivo de preservar a diversidade ambiental que as regiões do Estado abrigam, através de um sistema amplo e flexível, incluindo categorias de proteção integral e uso sustentável.

Além disso, é um investimento necessário para manter válidas as opções futuras, contribuindo para a evolução do conhecimento científico, econômico e sóciocultural.

Destaque

"Uma fascinante lagoa oculta numa mata inexplorada proporciona ao visitante momento singular de admiração e relaxamento”. Esse é o depoimento dos visitantes Rafael e Fabiana, que estiveram no dia 31 de março na Lagoa Misteriosa, atrativo localizado em Jardim (MS).

A dupla foi uma das primeiras pessoas a realizar o passeio de flutuação nas águas cristalinas da Lagoa Misteriosa, após sua reabertura no dia 29 de março. O passeio encontrava-se com as atividades suspensas (flutuação e mergulho autônomo categoria batismo e básico) devido à proliferação de algas. Esse processo natural ocorre entre os meses de outubro a abril, e causa turvamento das águas do atrativo cujo tom azul cristalino passa para o verde, impedindo a visibilidade.

Além da flutuação, a Lagoa Misteriosa é bastante procurada por mergulhadores atraídos pelo encanto de sua profundidade desconhecida. O máximo atingido foi 220 metros, realizado pelo mergulhador Gilberto Menezes, que não conseguiu avistar seu fundo.

O casal de São Paulo Ralph Leite e Rafaela Mengui teve a oportunidade de coincidir a viagem à Bonito e região com a reabertura do atrativo e aproveitaram para realizar o mergulho com cilindro. "Quando tive a oportunidade de conhecer a Lagoa sem dúvida foi uma das experiências mais surpreendentes que já pude vivenciar. A paz que a natureza proporciona com a beleza da agua cristalina, é uma sensação indescritível, somente quem já teve essa experiência consegue entender a sensação que tive no momento do mergulho", revela Rafaela.

Já Ralph disse que nem imagina o que estava por vir ao fechar o pacote para conhecer o destino de ecoturismo. "Jamais imaginei que iria me proporcionar tudo isso... uma paz de espírito indescritível”, diz.

Os passeios de flutuação e mergulho com cilindro podem ser realizados no mesmo dia. Na atividade de flutuação, o visitante tem a visão dos dois abismos azuis que formam o fundo da lagoa. Os paredões verticais rochosos, os troncos caídos, depósitos de areia branca, entre outros elementos transformam a Lagoa Misteriosa em um ambiente único.

No mergulho com cilindro a sensação que se tem ao mergulhar em águas tão transparentes sobre um abismo é de se estar voando, como se você estivesse solto no ar. Há a opção em realizar o batismo - mergulho indicado para visitantes que não possuem curso de mergulho, e o Mergulho Autônomo Básico, em que o mergulhador com certificação Open Water Scuba Diver mergulha até a profundidade de 18 metros.

Durante o ano todo o atrativo turístico continua aberto para mergulhadores certificados realizarem as atividades de mergulho nas categorias: autônomo avançado, no máximo 25 metros de profundidade e técnico, no máximo até 60 metros de profundidade.

Ralph e Rafaela se aventuraram pelas águas da Lagoa Misteriosa e desvendaram um novo mundo submerso. "Não temos palavras para descrever o que passamos neste lugar... iremos levar na bagagem muito mais que fotografias”, conclui Rafaela.

Sobre a Lagoa Misteriosa

A Lagoa Misteriosa está localizada no município de Jardim, no estado do Mato Grosso do Sul, a 270 km da capital Campo Grande, 50 km de Bonito, e 36 km de Jardim.
O acesso ao atrativo fica na BR 267 Km 515, na mesma estrada que dá acesso ao Recanto Ecológico Rio da Prata.

É uma lagoa de água azul que impressiona por sua incrível transparência e profundidade, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina de 75 metros de profundidade, tipo de formação geológica característica de áreas cársticas que é similar a um buraco. A partir de 6 metros de profundidade, a Lagoa Misteriosa é considerada uma caverna de gênese freática, isto é, uma cavidade formada pelo fluxo de água do lençol subterrâneo, sendo a mais profunda caverna inundada do Brasil, atingindo mais de 220 metros de profundidade, registro feito por Gilberto Menezes de Oliveira em 1998.

Destaque

Uma reunião realizada na tarde desta última quarta- feira (5) no município de Bonito é um dos caminhos para que Mato Grosso do Sul entre na lista de locais para implantação de um Centro de Treinamento durante a Copa 2014.

O auditório do Centro de Convenções de Vitória, em Bonito, ficou lotado para ouvir dirigentes da Fifa e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) falarem sobre os centros de treinamento (CTs) do Mundial.

O seminário organizado pelos dois órgãos foi o primeiro evento oficial da Copa do Mundo de 2014 e revelou que a disputa para se tornar cidade-base de uma seleção do torneio, na qual Bonito quer estar incluída, será bastante acirrada.

Segundo o COL, se inscreveram no seminário 654 representantes de 169 cidades, de 26 estados do país. Todas essas cidades disputam entre si a oportunidade de ser o local de treinamento e hospedagem de uma das 32 equipes que disputarão a Copa do Mundo. Do Mato Grosso do Sul, Bonito é o único município pré-candidato à cidade-base até o momento.

Para alcançar este objetivo os governos se preparam para fazer grandes investimentos. Querem como retorno a divulgação das suas cidades em âmbito internacional e o aumento na arrecadação de impostos com a chegada de turistas.

O Estado do Espírito Santo, onde o evento foi realizado, inscreveu 11 locais para que possam ser avaliados pelo COL e, quem sabe, se tornar base para uma seleção. Pensando na Copa, o governo está bancando a reforma de dois estádios. Vai investir nas duas obras R$ 110 milhões.

“A gente, assim como todo mundo, quer participar da Copa”, afirmou Renato Casagrande, governador do Espírito Santo, que não receberá jogos do Mundial, mas espera ser base de uma seleção.

“Ainda vamos criar uma linha de crédito especial para que empresas e cidades possam se preparar para servirem de CT”, complementou o governador, no evento. “Nosso aeroporto também está passando por uma reforma e estará melhor até o início da Copa.”

Além do Espírito Santo, o Estado de São Paulo também dará apoio, com dinheiro público, para a reforma de hotéis e arenas da capital e interior para que eles recebam seleções. A linha de crédito foi anunciada em fevereiro, porém o montante que será emprestado pelo governo não foi informado. Ao todo, o estado de São Paulo tem 43 cidades candidatas a serem centros de treinamento da Copa.

“Para que o Mato Grosso do Sul também participe desse mundial através da inclusão de Bonito o prefeito José Arthur tem se empenhado bastante. Tanto que faz questão de unir a Secretaria de Turismo, o trade e o comércio local no intuito de mobilizar o governo do Estado e a Fundesporte a fim de somarmos esforços nesse sentido”, declarou o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano.

Sobre a possibilidade da escolha de Bonito como cidade-base para uma das seleções participantes do mundial ele explicou que as chances são animadores uma vez que o município pode facilmente se encaixar no perfil exigido pela Fifa apesar do rigor do critério de avaliação.

Entre os pontos que podem contar como positivos, segundo ele, são a proximidade de Bonito à 3 sedes de jogos – (Cuiabá, Curitiba e São Paulo), capacidade operacional do aeroporto, suporte da rede hoteleira e gastronomia, tranqüilidade da cidade e a facilidade de adaptação de alguns hotéis locais através da montagem de estruturas móveis para atender as especificidades das seleções como iluminação, campo, vestiário, alojamento e sala de imprensa.

Mariano explicou ainda que não é a Fifa que escolhe a cidade-base como Centro de Treinamento (CT). Nessa primeira fase cada município apenas se candidata a fazer parte do book organizado pelo COL contendo apenas entre 80 e 90 cidades que serão oferecidas às 32 seleções participantes. Elas quem definirão onde querem ficar.

Em função disso, a maior orientação do COL, é que tanto quanto investimentos em infraestrutura, a campanha para tornar-se um CT seja também uma ação que envolva toda a comunidade.

O diretor executivo do COL, Ricardo Trade, ressalta que o esforço das cidades compensa. Para comprovar sua tese, ele cita a cidade de Weggis, na Suíça, que recebeu a seleção brasileira em 2006. “A cidade tem 6 mil habitantes, mas durante a Copa recebeu 110 mil visitantes. Depois que a seleção brasileira foi para lá, todo mundo conheceu a cidade”, disse.

“Nós precisamos aproveitar eventos temporários como esse e trazer benefícios permanentes. E mais, é preciso que esse seja um projeto da cidade. Que queira receber os atletas, os jornalistas, os torcedores, as famílias dos jogadores com a mesma simpatia e o mesmo profissionalismo que fizeram de Bonito um destino premiado”, concluiu o secretário.

Destaque

Campo Grande (MS) - O cônsul geral da Bélgica em São Paulo, Peter Caes, fez hoje (03) uma visita oficial ao estado de Mato Grosso do Sul, acompanhado por sua esposa Alexandra Costa. Foram recebidos pelo governador André Puccinelli, na governadoria, no Parque dos Poderes.

Na visita, o cônsul se apresentou ao governador André Puccinelli pelo fato do consulado abranger, também, Mato Grosso do Sul. Na ocasião conversaram sobre agropecuária, produção, indústria, troca de importação e exportação e futuro intercâmbio cultural entre o Estado e a Bélgica.

É a primeira vez que o cônsul visita Mato Grosso do Sul. “Estou há três anos no Brasil. Estive em Bonito e constatei um exemplo de ecoturismo e atendimento profissional. Não encontramos em outro local um serviço tão organizado”, destacou o Cônsul belga.

“Estou admirado por conhecer o governador André Puccinelli. Feliz em conhecer Campo Grande. Sou cônsul em São Paulo mas a jurisdição compreende também outros estados, como Mato Grosso e Rondônia. A intenção desta visita é fortalecer os laços e ampliar a presença econômica em Mato Grosso do Sul. Quero conhecer o estado, ver suas potencialidades e melhorar nossos laços”, afirmou Peter Caes.

Bélgica

A Bélgica, denominada oficialmente como Reino da Bélgica, é um país situado na Europa ocidental. É membro fundador da União Europeia e hospeda sua sede, bem como as de outras grandes organizações internacionais, incluindo a OTAN. A Bélgica tem uma área de 30.528 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 10,7 milhões de habitantes.

Ocupando a fronteira cultural entre a Europa germânica e a Europa latina, a Bélgica é o lar de dois principais grupos linguísticos: os flamengos, falantes do holandês, e os valões, que falam francês, além de um pequeno grupo de pessoas que falam a língua alemã. As duas maiores regiões da Bélgica são a região de língua holandesa de Flandres, no norte, com 59% da população e a região francófona da Valónia, no sul, habitada por 31% dos belgas.