imagem do onda

Notícias de Bonito MS

O fortalecimento da atividade turística como indutora do desenvolvimento regional, avaliação das atividades realizadas em 2007 e aprovação dos projetos e planejamento do setor para o próximo ano foram pauta de uma reunião realizada pelo Fórum de Turismo da Região do Pantanal.

Participaram do encontro, realizado dia 27 na Secretaria Executiva de Turismo, as secretárias de Turismo de Aquidauana, Zildete de Carvalho, e de Miranda, Maria Célia da Silva Bompard, além do secretário-executivo de Turismo de Corumbá, Carlos Porto, técnicos e empresários da região.

Durante a reunião foi discutido planejamento, estruturação de um plano de marketing, captação de recursos para projetos da região e estruturação do destino Pantanal. "Esse encontro é importante, pois promove a integração entre os municípios da região do Pantanal", afirma Maria Célia da Silva.

Os representantes de cada município querem se reunir no início de dezembro com a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Nilde Brum, para discutir projetos de comum acordo para incrementar a atividade na região.

"Somos a região que precisa ter mais atenção dos setores públicos estadual e federal, em infra-estrutura turística, em projetos destinados a região do Pantanal", afirmou o coordenador do Fórum, Carlos Porto.

Fazem parte do Fórum de Turismo da Região do Pantanal os municípios de Corumbá, Miranda, Aquidauana, Anastácio e Porto Murtinho. A data para o próximo Fórum ficou estabelecida para o dia 12 de dezembro.

IASB realiza plantio de mudas nativas na mata ciliar do córrego Restinga em Bonito/MS

Plante Bonito é um projeto executado pelo IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), que prevê o reflorestamento de áreas degradadas com árvores nativas da mata ciliar e do Cerrado.

Tem por objetivo contribuir para que tenhamos rios e córregos com águas cristalinas e abundantes.

O lançamento do projeto será realizado no dia 29 de novembro, a partir das 07h30min, às margens do córrego Restinga, na propriedade localizada na rua 29 de maio, em frente a escola BCG.

Inicialmente serão plantadas 80 mudas patrocinadas pelo Hotel e Agência Águas de Bonito. Esta ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito e do Parque Nacional da Serra da Bodoquena/IBAMA.

Para discutir problemas relacionados ao meio ambiente, acontece nos dias 29 e 30 de novembro no Hotel Marruá, em Bonito, o I Encontro de Integração dos Ministérios Públicos do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Paraguai para a defesa do Pantanal e Bacia do Rio Paraná.

O objetivo do evento é integrar os trabalhos dos Ministérios Públicos de modo a contribuir para amenizar a crise ambiental sentida por todos, preservando a natureza e colaborando para a melhor qualidade de vida das pessoas.

O evento é promovido pela Procuradoria-Geral de Justiça de Mato Grosso do Sul e pelo Centro de Apoio Operacional da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente.

A Ocean Air é a primeira companhia aérea a se interessar pela implantação de vôos semanais entre São Paulo e Bonito, como anunciou ontem (dia 28) o vice presidente do Bonito Convention Bureau, Guilherme Pole.

Nesta semana, Pole esteve reunido com o vice-presidente da companhia, Jorge Viana, quando discutiram o projeto, que prevê dois vôos semanais a partir de julho de 2008, quando o aeroporto estará concluído.

"A Ocean Air está promovendo estudos para definição do custo da passagem aérea. Os vôos ocorrerão as quintas-feiras e aos domingos, cumprindo o trajeto São Paulo-Campo Grande-Bonito e Bonito-Campo Grande-São Paulo", disse Guilherme Pole, ressaltando que outras companhias também serão procuradas para discutir o projeto.

"O interesse da Ocean Air nos deixou animado e acreditamos que tão logo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprove o aeroporto de Bonito, outras companhias também estarão apresentando propostas", disse Guilherme Pole.

Plante Bonito é um projeto executado pelo IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena), que prevê o reflorestamento de áreas degradadas com árvores nativas da mata ciliar e do Cerrado.

Tem por objetivo principal contribuir para que tenhamos rios e córregos com águas cristalinas e abundantes.

O lançamento do projeto será realizado no dia 29 de novembro, a partir das 07h30min, às margens do córrego Restinga, na propriedade localizada na Rua 29 de maio, em frente a escola BCG.

Inicialmente serão plantadas 80 mudas patrocinadas pelo Hotel e Agência Águas de Bonito. Esta ação conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito e do Parque Nacional da Serra da Bodoquena/IBAMA.

Além de uma atração gastronômica especial para o final do ano e um passeio garantido para toda a família, o Mês da Culinária Pantaneira está concedendo descontos que variam de 5% a 15% para famílias e grupos em períodos de hospedagem. A atividade vai ser concentrada na fazenda Cacimba de Pedra-Reino Selvagem no período de 1º a 23 de dezembro.

A propriedade fica no município de Aquidauana, distante 32 km da cidade de Miranda. Estão sendo colocados 12 apartamentos à disposição, além da possibilidade do turista optar pelo Day use (passar o dia inteiro na fazenda utilizando de sua infra-estrutura, passeios e atividades, sem se hospedar).

Além dos descontos, que podem ser obtidos neste período, crianças com até 12 anos e acompanhadas por duas pessoas não pagam. A programação do festival gastronômico inclui pratos das mais diversas variedades, com destaque para o jacaré (especialidade da fazenda, que conta com 12 mil cabeças em confinamento do jacaré-do-pantanal).

Quem visitar a fazenda no período da promoção vai se deliciar com iguarias como jacaré ao molho de tangerina, jacaré grelhado, moqueca de jacaré, sashimi de jacaré, patinhas de jacaré, costela (bovina) assada, pratos à base de mandioca e doces caseiros (de leite, abóbora, mamão e manga).

Ainda na fazenda o turista terá opções de passeios a cavalo, trilhas, pescarias e ainda fazer o "circuito do jacaré", onde ele irá conferir de perto como funciona todo o sistema de criação de jacarés para a produção de couro de qualidade e carne para o consumo dos turistas.

O acesso até a fazenda é tranqüilo. De Campo Grande até a sede são, no máximo, duas horas e meia de viagem de automóvel e sem nenhuma correria. Pega-se a BR-262 até Miranda (200 km); no trevo da cidade dobra-se a direita em direção ao distrito de Agachi. Daí em diante são mais 18 km de estrada asfaltada e outros 11 km de estrada vicinal de terra batida, mas em bom estado de conservação. Mais informações sobre o Mês da Culinária Pantaneira podem ser obtidos pelos fones (67) 9965-5599 e (67) 9982-4655 além do e-mail: falecom@cacimbadepedra.com.br.

A partir de janeiro o Ministério do Turismo estará implantando um programa nacional, em parceria com estados e municípios que prevê reunir num portal um completo inventário do turismo brasileiro. O Invitur, que já recebeu investimentos iniciais de R$2 milhões por parte do Mtur.

Segundo Tânia Brizolla, diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento do Ministério do Turismo a meta é chegar ao final de 2008 com certa de mil municípios turísticos cadastrados. "A idéia é formatar a nossa oferta turística que ficará disponível para consultas permitindo a todos os interessados em investir, plajejar ou conhecer cada mercado obterem dados a respeito do mesmo. Estas informações serão cruzadas com o Cadastur.

O programa de coleta de informações para o Invitur está sendo elaborado em parceria com univeridades, secretárias de turismo municipais e estaduais, em caráter experimental no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outros.