imagem do onda

Notícias de Bonito MS

A Diretoria de Estudos e Pesquisas da Embratur está divulgando o sumário com os resultados do Boletim de Desempenho Econômico do terceiro trimestre deste ano, quando os empresários do setor que responderam à pesquisa apontam que o turismo cresceu cerca de 76% a mais no faturamento em relação ao mesmo período do ano passado, com uma variação média de 10,2%.

Os saldos das respostas mais elevadas apareceram nos setores de aviação, com 100% e variação média de 9,4%; parques temáticos e atrações turísticas, com 98% e variação média de 19,3%; e turismo receptivo, com 85% e variação média de 32,1%, enquanto que o saldo negativo foi apontado pelo setor das operadoras de viagens, com -21%, com variação média de -6,6%.

A pesquisa ouviu empresários e gerentes de 831 empresas brasileiras do setor de turismo. A previsão dos entrevistados para o faturamento do 4º trimestre mantém a expectativa de alta, quando 43% acreditam em alta. Assim o ano deverá fechar, segundo as previsões do boletim, com um incremento de 75% no faturamento das empresas em relação ao ano passado. Se essa previsão se confirmar, a variação média do faturamento anual será de 12,9%.

Em relação ao quadro de pessoal, as empresas pesquisadas apontam que os quadros devem crescer cerca de 57% este ano em comparação ao ano passado. Novamente com destaque para os setores de aviação (100%) e Parques Temáticos e Atrações Turísticas (57%).

José Francisco de Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur afirma que os dados apontados pelos empresários mostram grande consistência em relação aos números de crescimento de desembarques e entradas de divisas que têm sido divulgados recentemente.

O Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-MS) credenciou a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) de Dourados e de Bonito. O decreto foi publicado ontem no Diário Oficial.

O CETRAN/MS tem como obrigação legal cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito e é o encarregado pelo credenciamento das JARI's do Estado. É ainda um órgão consultivo e normativo e coordena as atividades de trânsito em âmbito estadual.

Duas servidoras representaram a Fundação de Turismo (Fundtur) na entrega do prêmio Top de Turismo ADVB 2007 na sexta-feira (30), na Fecomércio, em São Paulo. A Fundação ganhou um troféu e uma placa na categoria Eventos, pela Feira Internacional e o 1º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul.

A cerimônia de entrega contou com a presença da ministra do Turismo, Marta Suplicy. O prêmio teve 164 cases concorrentes em várias categorias sendo que 32 foram premiados. Além da Fundação, as cidades de São Gabriel do Oeste, Corumbá, Três Lagoas e Bonito também venceram nas categorias Gastronomia, Calendário de Evento, Roteiros e Sustentabilidade, respectivamente.

O Top de Turismo foi criado para atender a uma reivindicação do próprio setor, carente de premiações, em âmbito nacional, que incentivassem as diversas categorias profissionais, interessadas direta ou indiretamente no exercício da atividade.

A obra da primeira etapa de construção do receptivo no aeroporto de Bonito já está com 100% das fundações prontas. De acordo com o diretor da empresa DIX Empreendimentos Ltda, Frederico Siqueira, vencida a fase dos serviços iniciais, começa nesta semana o trabalho de alvenaria. O governador André Puccinelli visitou o canteiro de obras no sábado (1º), aproveitando desembarque em Bonito para inauguração de obras em aldeias indígenas na divisa com Porto Murtinho.

Acompanhado dos prefeitos das duas cidades, José Arthur Figueiredo e Nelson Cintra, o governador verificou a construção e cumprimentou operários.

"Pretendemos estar com as paredes de alvenarias prontas e concretar a primeira laje no fim deste ano", informa o diretor da DIX, empresa responsável pela construção e detentora da concessão para operar o terminal.

Entre 15 e 20 funcionários trabalham atualmente na construção. Dividida em duas grandes, o terminal vai ter ao todo, 1.800 metros quadrados. A construção equivalente aos primeiros 940 metros quadrados fica pronta já no ano que vem, permitindo operar vôos regulares para Bonito. Segundo Frederico Siqueira, a inauguração poderá acontecer no fim de julho, habilitando o terminal para a alta temporada do turismo na região.

O governo estadual, por meio da Fundação de Turismo, e o trade turístico, estão concentrando esforços para a captação de vôos nacionais e internacionais para o aeroporto de Bonito. Já há manifestação de interesse por parte das companhias aéreas.

Dias 01 e 02 de Novembro os 62 adolescentes dos Programas Guarda Mirim e Ambiental Mirim estiveram acampados na Fazenda Riacho Doce, acompanhados pelo guarda municipal Josué monitor de referidos programas e pela coordenadora dos Programas Sociais Maria do Carmo C. Vieira Schadek.

Foi montada uma confortável estrutura para acomodar meninos e meninas de 12 a 17 anos e 11 meses, onde os próprios adolescentes após saborearem um delicioso café da manhã, armaram as barracas e depois participaram de atividades diversas voltadas para preservação ambiental.

O segundo dia de acampamento foi abrilhantado pela presença do Prefeito José Arthur e da 1ª Dama Izabel que participaram das atividades com os adolescentes.

Além da educação ambiental houve recreação, esporte e uma noite cultural ao redor da fogueira, onde todos participantes do acampamento cantaram, dançaram, apresentaram teatro, enfim expressaram-se com muito talento.

Proporcionar aos nossos adolescentes momentos de integração pessoal, cultura, lazer e esporte em contato com a natureza, motiva uma postura positiva frente as problemáticas sociais e ambientais que assola a população mundial, formando pessoas realmente capazes de exercer seu papel na sociedade, ou seja, verdadeiros cidadãos. - Declara Izabel Aivi de Figueiredo, Gestora Municipal de Ação Social que coordenou e executou, juntamente com sua equipe, essa maravilhosa atividade.

Trabalhando para elevar a qualidade de vida dos munícipes, utilizando a política de assistência social como ferramenta eficaz na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, o Prefeito José Arthur Soares de Figueiredo renova a cada dia seu compromisso social com a população, fazendo um município realmente bonito de ver e viver.

Com eleição realizada no último dia 28 de novembro, o Sindicato Rural de Bonito realizou sua eleição, onde foram conhecidos os novos membros de sua diretoria executiva.

Segundo afirmação do atual presidente, Leleco, as eleições transcorreram na maior tranqüilidade, mesmo porque os sócios são todos participativos, e se sentem à vontade para participar de todas as decisões que acontecem no Sindicato. Nessa eleição compareceram a grande maioria de associados, em demonstração de satisfação e de participação ativa, inclusive muitos vieram de regiões distantes do município, para cooperar na votação em demonstração de união e de contentamento.

A nova diretoria efetiva ficou assim composta: Nilton Pickler, Zuila Fernandes Peixoto, José Bataglin Filho; Suplentes: Denílson Augusto da Silva, Alcides Chacão Rodrigues e Rito Aivi Casanova; Conselheiros fiscais efetivos: Wagner Monteiro Sá, Orestes Rocha Flores, Clenir Vargas Balta; Suplentes: Pedro Paulo Antunes de Moura, Clóvis Gil, Leonel Lemos de Souza Brito; Delegados representantes efetivos: Nilton Pickler; suplente: Leôncio de Souza Brito.

Na ocasião das eleições do dia 28, ficou decidido que a posse da nova diretoria ocorrerá no próximo mês de dezembro, onde haverá uma confraternização entre os sócios, convidados e autoridades para abrilhantar a data. A senhora Lizete Brito, tesoureira da Famassul, prestigiou as eleições fazendo parte da diretoria do Sindicato de Bonito.

Depois de um longo período de estiagem, praticamente 120 dias sem chuvas, ocasionando prejuízos para o ecossistema do Pantanal, finalmente a região ganha um cenário diferente com o início do período chuvoso que se estende até março de 2008.

Com base em dados coletados na estação climatológica de Nhumirim, monitorada pela Embrapa Pantanal - Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na sub-região da Nhecolândia e na Estação Climatológica de Corumbá, pertencente ao Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a pesquisadora Balbina Soriano explica que praticamente desde março, com exceção de maio, quando choveu 64,2 mm em Corumbá e 85,4 mm na Nhecolândia, o total pluviométrico ficou abaixo da média histórica. Ela esclarece que o total pluviométrico de junho a setembro deste ano em Corumbá foi de 22,6 mm, sendo que o previsto com base na média histórica seria de 139,1 mm. Já na sub-região da Nhecolândia foi de 12,0 mm, onde o esperado pela média histórica seria de 111,0 mm. Essa longa estiagem trouxe conseqüências danosas tanto para a população quanto para o meio ambiente, contribuindo com baixos índices de umidade relativa e com um grande número de focos de calor.

As chuvas estão tendo uma distribuição bem irregular neste início do período chuvoso no Pantanal. Em outubro, quando inicia-se o período chuvoso na região, o total de chuva em Corumbá foi de 173,2 mm, superando o esperado pela média histórica, que seria de 82,0 mm. Na sub-região da Nhecolândia foi de 76,6 mm, um pouco abaixo do esperado, que seria de 82,5 mm.

Até 29 de novembro o total de chuva em Corumbá foi de 109,0 mm, onde o esperado pela média histórica para este mês seria de 144,0 mm, e na sub-região da Nhecolândia foi de 176,4 mm, já superando a média histórica que seria de 137,1 mm.

Segundo previsão climática do Inmet e do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), no trimestre que vai de dezembro de 2007 a fevereiro de 2008 as chuvas deverão ficar dentro da média histórica.

Diante da previsão do Inmet e CPTEC e baseando-se na média histórica de 30 anos de dados de chuva coletados na estação de Corumbá e na estação de Nhumirim, espera-se para os meses de dezembro de 2007, janeiro e fevereiro de 2008 um total de chuva em Corumbá de 154,2 mm, 207,1 e 122,7 mm, e para Nhumirim de 185,1 mm, 196,4 mm e 150,5 mm, respectivamente.