imagem do onda

Notícias de Bonito MS

O governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), informa que está interditada até o dia 3 de janeiro 2008, para reforma, a ponte de madeira sobre o Rio Mimoso na MS-345, entroncamento BR-419 (km 21) no município de Bonito. Não haverá desvio. Desde o dia 20 de dezembro, a interdição ocorre de 3 em 3 horas.

O ano de 2007 foi marcado por inúmeras conquistas da Administração Municipal, sendo destaque na área social, maior acessibilidade aos programas, projetos e serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Ação Social que conseguiu despertar nos usuários da política de assistência social o interesse em participar, efetivamente, desse continuo processo de desenvolvimento que Bonito vivencia nos últimos anos.

Nesse contexto desenvolvimento, cresce a abrangência dos programas que atendem crianças e adolescentes, como o Guarda Municipal Mirim, Ambiental Mirim e PETI, ações que visam a formação integral do público infanto-juvenil, despertando em meninos e meninas aspectos fundamentais para o exercício da cidadania, tais como respeito ao próximo, a pátria e a família, cooperação, disciplina, senso critico, ousadia para sonhar e, principalmente, coragem para realizar seus sonhos.

Extravasando toda alegria pelas vitórias galgadas no ano que se encerra, cerca 250 crianças e adolescentes dos programas sociais ( PETI, Guarda Municipal Mirim e Ambiental Mirim Municipal) divertiram-se na festividade alusiva ao Natal, realizada no dia 14 do corrente ano no Balneário Municipal.

O evento foi organizado e executado com muito carinho pela Gestora Municipal de Ação Social Izabel Aivi de Figueiredo e sua equipe. Um dia de lazer, onde além de ser servido um delicioso almoço, houve a distribuição de sorvetes e presentes.

Ações como essas comprovam que a Prefeitura Municipal tem cumprido seu compromisso com a população bonitense, estando o Prefeito José Arthur Soares de Figueiredo empenhado em elevar qualidade de vida das famílias, voltando atenção especial para cada faixa etária, de acordo com suas necessidades, construindo, assim, uma sociedade mais justa e igualitária.

No último dia 12, o Prefeito de Bonito José Arthur Soares de Figueiredo participou da confraternização dos estudantes do 8º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Durvalina Dorneles Teixeira de Bonito (MS).

Este evento, que também contou com a presença da
Vereadora Terezinha Braga, foi o encerramento da disciplina "Noções Básicas de Turismo", incluída este ano na grade curricular das escolas públicas municipais desse paraíso ecológico.

Os estudantes realizaram algumas visitas técnicas em atrativos turísticos, sendo o último, na Gruta do Lago Azul, considerado cartão postal de Bonito (MS).

A Professora Adriane Faustini, que conduziu a disciplina, conseguiu grande participação dos estudantes, que realizaram excelentes trabalhos de pesquisa.

Esta brilhante iniciativa de Bonito (MS) em colocar esta importante disciplina no ensino fundamental dará grandes resultados, pois o investimento nas crianças e adolescentes é o alicerce para o tão almejado desenvolvimento sustentável.

Augusto Barbosa Mariano, Secretário de Turismo de Bonito (MS) acredita na iniciativa de envolver a comunidade com o mundo profissional, onde a inserção no mercado de trabalho será mais eficaz.

A própria Professora Rita Gomes Xavier, Diretora da Escola, espera firmar em 2008, uma grande parceria com a Secretaria de Turismo para proporcionar as aulas práticas.

Como o próprio nome dessa maravilhosa cidade de Mato Grosso do Sul já diz: é a educação de Bonito fazendo Bonito.

Encerrou dia 13 do corrente mês e ano, no Assentamento Santa Lucia a 30 Km do núcleo urbano de Bonito, mais um Curso de Geração de Renda, através do qual mães que possuem filhos no PETI tiveram a oportunidade de aprender a arte do biscuit que possibilita a confecção de suvenires , podendo ser utilizado material reaproveitado como garrafas pet, vidro, além de sementes, pedaços bambu e outras matérias primas encontrada facilmente no assentamento.

Criar alternativas de geração de emprego e renda é uma maneira eficaz de fazer inclusão social, pois precisamos oferecer recursos para desenvolver a autonomia das famílias em situação de vulnerabilidade social, construindo assim a verdadeira cidadania. Declara Izabel Aivi de Figueiredo responsável pela Secretaria Municipal de Ação Social, órgão da Prefeitura que executa em âmbito municipal Política Pública de Assistência Social.

Bonito, atualmente, apresenta oportunidades para homens e mulheres garantirem o sustento de suas famílias, porém faz-se necessário maior investimento na qualificação de jovens e adultos.

Nesse Contexto o Prefeito José Arthur Soares de Figueiredo empenha-se em oferecer curso de capacitação profissional em diversas áreas, fomentando o desenvolvimento sustentável.

Previsto para 2008 o lançamento do filme "Bonito e Pantanal - O Brasil No Seu Melhor", uma criação da parceria entre a empresa cinematográfica Código Solar Produções, do Rio de Janeiro, e a operadora sul-mato-grossense Agência Ar, especializada em ecoturismo.

Com temática turística sobre Bonito e Pantanal, o filme nem entrou no mercado e já está inscrito oficialmente no seu primeiro festival de cinema. É o Festival Brasileiro de Filmes de Aventura e Turismo, que será realizado na cidade de Socorro (SP), e irá selecionar filmes para serem exibidos na Adventure Sports Fair de 2008, no mês de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Ainda com o foco em Mato Grosso do Sul, a parceria entre a empresa Código Solar e a Agência Ar está produzido também o documentário "Pantanal no Ar", que será rodada nacionalmente em formato de série no SBT.

A Agência Ar é a única operadora de turismo do Brasil com atendimento ao cliente 24 horas. A empresa tem matriz em Bonito (MS) e filiais em Campo Grande (MS), Bonito (MS), Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Em Campo Grande, a Agência Ar fica na Euclides da Cunha, 1133. Telefone 67 - 3326 8066. E-mail: agenciaar@agenciaar.com.br.

O Governo do Estado, através de sua Fundação de Cultura (FCMS) e a Fundação de Turismo (Fundtur), inicia uma parceria junto a proprietários de pousadas e hotéis-fazenda de Mato Grosso do Sul, para entrelaçar a ação da cultura e do turismo. A proposta consiste em um circuito de apresentações e atividades culturais que será desenvolvido dentro das pousadas, e um projeto piloto será desenvolvido nos meses de maio a outubro de 2008.

Para o projeto piloto, foram convidadas as pousadas da Associação Brasileira de Turismo Rural de Mato Grosso do Sul (Abratur/MS) e da Associação de Pousadas Pantaneiras (Appan). Oito pousadas aderiram, localizadas na região de Aquidauana e Miranda: Baía Grande, Barra Mansa, Cacimba de Pedra-Reino Selvagem, Monteiros, Refúgio da Ilha, São Francisco, Santa Cruz e 23 de Março. Elas receberão uma programação cultural focada em suas necessidades e interesses de seus clientes, em uma agenda que poderá envolver música, artesanato, audiovisual, literatura, teatro, artes plásticas, gastronomia e outras manifestações culturais.

A agenda será desenvolvida pela Assessoria de Projetos da FCMS. Também será responsabilidade do governo o transporte dos artistas, o material de trabalho e ampla divulgação na mídia para promover o projeto. Já os empresários entram com hospedagem, alimentação e o cachê do artista, cujo valor será diluído nos preços dos pacotes.

Para o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, o foco é na economia da cultura. "O projeto garante maior divulgação e opções de trabalho para os artistas, valoriza a cultura regional e fortalece o turismo de Mato Grosso do Sul". Nilde Brun, presidente da Fundação de Turismo, completa: "Cultura e Turismo não existem sem o outro. Quem vai a um destino, quer conhecer a cultura local". O projeto será lançado em fevereiro.

A diretora-presidente da Fundação de Turismo (Fundtur), Nilde Brun, está com grandes perspectivas para o setor no próximo ano. "Queremos ser mais arrojados no ano que vem. Tenho tranqüilidade e esperança que 2008 será melhor com todos esses investimentos assinados e já com dinheiro em caixa", disse, referindo-se ao Plano Ações e Obras para 2008, lançado esta semana.

Muitas ações específicas para o turismo estão previstas para 2008. Uma delas é a mudança da sede da Fundtur do Parque dos Poderes para o Parque das Nações Indígenas. "A Fundação vai se mudar para o local onde ficava a administração do parque e o Instituto Parque Pantanal. Estão sendo feitas algumas adaptações no prédio e devemos mudar ainda no primeiro semestre. No parque a Fundação servirá de receptivo ao turista, um referencial de atendimento", disse.

Haverá ainda investimentos na promoção nacional e internacional do Estado em feiras e road shows na Europa, Canadá e Estados Unidos e implantação do Planejamento Estratégico 2008/2020, que inclui o plano de marketing e plano de capacitação para cada região. Uma das novidades para 2008 é a construção da Casa do Pantanal, projeto da Fundação Manoel de Barros, em parceria com a Fundtur. Será um local que vai representar toda a cultura pantaneira com sua gastronomia, além de ter apresentações culturais. "Será mais um atrativo turístico dentro de Campo Grande".

Dois grandes projetos da Fundtur é a implantação do Selo Qualidade Turismo e da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) online. O termo de cooperação técnica para a implantação do Selo já foi assinado. Serão formados dois comitês, um para estabelecer os critérios gerais e outro setorial para formar os critérios específicos. A perspectiva de Victor Alvarez Aparicio, diretor geral da Aenor Brasil, é de que no primeiro semestre seja certificada a primeira entidade. "O selo vai fazer com que as empresas melhorem o seu serviço, uma vez que alguns critérios terão que ser seguidos e serão fiscalizados periodicamente", disse.

Já a FNRH online é um projeto da Fundação que já está pronto para ser implementado. Hoje os hotéis preenchem a ficha do hóspede manualmente e leva muito tempo até que os dados cheguem à Fundtur. "Com o registro online, assim que a pessoa entrar no hotel, é possível ter essa informação imediatamente. Poderemos ter um relatório de fluxo de turistas diário, além de melhorar a visibilidade e a credibilidade dos números", afirma Nilde. Esse projeto é o primeiro piloto do país e vai ajudar na promoção do Estado com informações específicas do turista, como por exemplo, de onde ele veio, qual transporte utilizou, a idade do turista, quantidade de pessoas da família e muitas outras. "Caso o turista voltar ao mesmo estabelecimento em outra oportunidade, ele não vai precisar preencher uma ficha novamente, no máximo somente vai ser necessário atualizá-la", explica.