imagem do onda

Notícias de Bonito MS

30,5% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos meses. É o que mostra a Sondagem de Expectativa do Consumidor, pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Embratur e anunciada dia 24, no Rio de Janeiro.

Em janeiro, a intenção de viagem dos brasileiros alcançou o percentual de 30,5% para os próximos seis meses. Este índice é 12,9% maior que o apresentado em janeiro de 2007, quando 27% dos brasileiros demonstraram desejo de viajar. A sondagem contempla, atualmente, três questões: a intenção de viajar, o destino (se dentro ou fora do País) e o meio de transporte.

Dos que apresentaram o desejo de viajar, 82,2% deverão visitar destinos turísticos nacionais, percentual 5,4% superior ao ano anterior, que foi de 78%. Os brasileiros que afirmaram ter intenção de viajar para o exterior equivalem ao percentual de janeiro de 2007, quando 15% dos pesquisados responderam que pretendiam fazer uma viagem internacional.

O meio de transporte usado preferencialmente será o automóvel (42%), que somado ao ônibus (12,4%), confirma o propósito de visitas a destinos nacionais. Contudo, a intenção de utilização do avião é expressiva, com 40,3%, o que significa um aumento de 10,4% percentuais em relação ao mesmo período de 2007, quando 36,5% dos brasileiros disseram ter intenção de utilizar o meio de transporte aéreo.

Segundo o diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur José Francisco Sales Lopes, a pesquisa de sondagem do consumidor vai complementar a estrutura de pesquisa qualitativa que já vem sendo implementada pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, que desde janeiro de 2004 vem realizando o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo também em parceria com a FGV - onde são ouvidos os empresários do setor.

"Entendemos que a nossa pesquisa qualitativa ficará mais completa ouvindo o que deseja o consumidor", afirmou José Francisco. Para os próximos meses, a Embratur já solicitou a inclusão de novos itens a serem pesquisados: para quais regiões do Brasil o turista pretende viajar, com quem e qual o meio de hospedagem.

Os resultados desta nova etapa, porém, só deverão começar a ser anunciados daqui a 12 meses, segundo Luiz Gustavo Barbosa, coordenador do Núcleo de Estudos Avançados em Turismo e Hotelaria da FGV. "É quando já teremos uma série histórica suficiente para fazermos a avaliação dos resultados", afirmou.

Sobre a pesquisa

Os resultados da Sondagem de Expectativas do Consumidor realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgados mensalmente, estão baseados em amostras representativas da população com famílias de todas as faixas de renda, em sete regiões metropolitanas do País: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Porto Alegre, Salvador e Recife.

Além da intenção de viagem, são feitas perguntas relativas à situação econômica do país, situação econômico-financeira da família; orçamento doméstico; mercado de trabalho (grau de dificuldade de encontrar trabalho e intenções de compras de bens de alto valor).

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari recebeu na tarde de sexta-feira, 25, do conselheiro estadual de cultura do Rio Grande do Sul, Ruben de Souza Oliveira, um diagnóstico de potencialidade cultural e turística da região norte e do Pantanal sul-mato-grossense.

O documento foi entregue no Sebrae/MS, em Campo Grande, após 15 dias de estadia de Ruben e sua equipe no Estado. Durante este período, eles percorreram as cidades de Coxim, Rio Verde, Rio Negro e São Gabriel do Oeste, acompanhados por representantes da Fundação de Turismo de MS, da Fundação de Cultura de MS e do empresário de turismo rural, Luiz Carlos Ferreira Gomes, conselheiro do Sebrae/MS.

A vinda para o Estado partiu de um convite de Fornari durante visita realizada ao Rio Grande do Sul, quando apresentou ao governo estadual o projeto Eco-Oportunidades para Investidores Inteligentes, que tem como objetivo a inclusão da comunidade e das micro e pequenas empresas sul-mato-grossenses em projetos de investimentos na região pantaneira.

"O mundo todo quer conhecer o Pantanal. Os setores produtivos precisam sentir o potencial da região para não destruir este patrimônio, mas trabalhar sua vocação econômica". Para Fornari, "é preciso entender que o turismo passa pela manifestação cultural, pois o visitante quer contemplar fenômenos e belezas naturais, mas principalmente conhecer a cultura do lugar".

O conselheiro de cultura, Ruben Oliveira, afirma que o diagnóstico realizado na região norte procurou mensurar as vocações, os costumes e a preservação cultural. "Fizemos uma análise do comportamento cultural, não apenas das manifestações artísticas, mas do meio social", diz.

Segundo ele, é preciso ainda um trabalho de pesquisa aprofundado sobre fauna e flora do Pantanal e compreender melhor os hábitos, tradições, crenças e rituais, do povo pantaneiro. "É essencial despertar na população o sentimento de valorização cultural. Encontramos uma região detentora de um patrimônio incalculável, mas pouco conhecido. O aspecto cultural está ligado à auto-estima, ao orgulho de ser cidadão desta terra".

Segundo Fornari, o diagnóstico será levado aos municípios visitados para planejamento de ações. A primeira reunião de trabalho local do projeto será no dia 29 de janeiro, em Rio Negro, com a presença de lideranças dos setores de cultura e turismo, prefeitura, governo do Estado e Sebrae/MS.

Dos 19,5 milhões de preservativos masculinos adquiridos pelo Ministério da Saúde, 792 mil foram destinados para Mato Grosso do Sul. Segundo a gerente técnica do Programa Estadual DST/Aids, Priscila Alexandrino Oliveira, os preservativos serão enviados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), para as secretarias municipais e organizações da sociedade civil que desenvolvem ações de prevenção. No estado, duas cidades receberão uma quantidade maior de camisinhas: Bonito, 15 mil e Corumbá, 20 mil. "Uma das justificativas para esse procedimento, é que nesta época do ano há um grande fluxo de turistas nestas regiões", declara Priscila.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o número de preservativos enviados atende aos planos de necessidades elaborados por estados e municípios e acordado com o Ministério da Saúde. Além da compra feita pelo Governo Federal, as Coordenações Estaduais de DST e Aids também são responsáveis pela aquisição de preservativos.

Os estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste arcam com 10% e os do Sul e Sudeste, com 20% do total estimado para cada estado. No caso dos municípios, a proporção é a mesma, só que em relação ao total comprado pelos estados.

Para a gerente técnica do programa, esse número de camisinhas que o Estado recebeu vai atender com tranqüilidade as necessidades de todos os municípios. "Agora a população jovem tem que ter consciência e usar preservativos".

O slogan adotado pelo Ministério da Saúde para a campanha do carnaval 2008, que vai do dia 1º a 5 de fevereiro, é "Bom de Cama é Quem Usa Camisinha". O tema dá continuidade ao do Dia Mundial de Luta Contra a Aids de 2007, o foco continua sendo o jovem, e a chamada principal foi "Qual a sua atitude na Luta Contra a Aids?", que também permanece.

Mr. Gil será uma das atrações do Bar Redondo, que promete bombar no carnaval de Bonito
Bonito terá o carnaval mais "redondo" de Mato Grosso do Sul com a instalação do point oficial da Skol. No Bar Redondo os turistas poderão curtir o melhor da Música Popular Brasileira (MPB) com Daniel Freitas e Paulo Moraes, o melhor do techno e house com Mr. Gil (Bugeyed Records - Lov.e/SP), Ferrari (Patterns Records/Campo Grande), além do fino do samba com o Grupo Só Pagode.

Os organizadores explicam que as atrações poderão ser conferidas nos dias 2, 3, 4 e 5 de fevereiro no endereço mais badalado de Bonito. Instalado num ambiente acolhedor e localizado no Villa Rebuá, o Bar Redondo promete surpreender o público com um excelente projeto "live", numa apresentação que mescla instrumentos e discotecagem, além de se configurar como uma opção a mais para aqueles que forem à Bonito neste período de carnaval.

Como o know-how adquirido ao longo dos anos em que estiveram a frente do Bar do Festival, durante as últimas edições do Festival de Inverno de Bonito, os organizadores do Bar Redondo esperam conquistar o público com uma opção cultural também no carnaval. O cantor Daniel Freitas, que já tocou com artistas nacionais como Cássia Eller, Tomatti, Edgar Scandurra, Paulo Miklos e divide a estrada com ícones da música no Estado, vai abrir toda as noites do "Carnaval Redondo".

Os DJs, especialmente selecionados para a festa, encerrarão a noite - ou abrirão o dia - com os melhores sets da música eletrônica. Na terça-feira de carnaval, o Bar Redondo no Villa Rebuá recebe o samba de primeira do "Só Pagode", um dos grupos mais tradicionais e prestigiados de Mato Grosso do Sul. O primeiro lote de convites está sendo vendido somente em Dourados e Campo Grande, com o acesso às quatro noites de festa custando R$ 40. Em Dourados, os convites podem ser encontrados na Banca do Jaime, mas serão poucas unidades neste valor. Mais informações pelo fone 8407-1898.

DJ MR. GIL - Mr. Gil é considerado um dos principais artistas da cena house nacional e em ascensão internacionalmente como DJ e produtor, porém sua carreira teve início em 1992 quando começou a discotecar em festas realizadas por amigos. Em 1995, recebeu o convite para seu primeiro trabalho profissional, no Espaço Factory, em Santo André (SP), onde foi residente até 1997. Neste período, passou a se apresentar com freqüência em clubes, festas e eventos de música eletrônica.

Já foi indicado como DJ revelação (1999) e melhor DJ (2002 e 2003) pela coluna "Noite Ilustrada", do Jornal Folha de São Paulo. Ficou entre os 3 melhores na categoria melhor DJ de house (2001) na votação do www.rraurl.com, o mais importante e respeitado site da cena eletrônica nacional. E mais uma vez indicado a melhor DJ de house revelação no Cool Awards em 2005.

Mr. Gil atua no Duet:4Fun ao lado do DJ Jac Jr., projeto que foi indicado como melhor live p.a. na premiação "Os Melhores da Noite Ilustrada" da Folha de São Paulo, pela jornalista Erika Palomino. Como produtor lançou o CD "Substância", nome de uma clássica festa de house music no Brasil, criada por ele em parceria com Jac Jr. e que passou por todo o país, além de ter sido noite fixa no Lov.e durante 2 anos.

Além do próprio CD, outras de suas produções figuram em várias coletâneas: "Grude de Panela", disponível na coletânea Smartbiz For DJs v.1; "Na Selva", incluída no EP "Use More Treble 001" e selecionada pelo DJ Mau Mau para seu repertório de mixagem no CD da edição de maio de 2002 da revista DJ World; e em 2005 lançou a música "Galinhada" na conceituada e mundialmente conhecida Revista "DJ Mag", além da música "Spy" na respeitada gravadora Inglesa "Renaissance" em compilação mixada pelo top DJ Nic Fanciulli, listado entre os 100 melhores DJs do mundo.

Em fevereiro de 2007, Mr. Gil chegou nas melhores lojas de todo o mundo seu primeiro EP solo pela gravadora canadense BugEyed Records. O EP contém 4 faixas que demonstram claramente porque ele é considerado um dos principais produtores brasileiros de house e vertentes, além de muita maturidade profissional.

Mr. Gil foi também presença marcante nos mais importantes eventos de música eletrônica no Brasil, como: Skol Beats, Free Jazz festival, Cool Magazine Party, Lucky Strike, Fórmula 1, BMW Party, Semana de Moda São Paulo, Goiânia Eletronic Festival, Eletronica Music Festival, Sonar Sound, Reebok Tops, entre muitos clubs, festivais, eventos em São Paulo e outros Estados.

A Embratur em parceria com a Fundação Getúlio Vargas divulgou ontem (24/01) no Rio de Janeiro o resultado da pesquisa Sondagem de Expectativa do Consumidor. O número apresentado indica que 30% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos seis meses, o que registra um aumento de quase 13% em comparação à pesquisa realizada no mesmo mes de 2007.

A pesquisa se intera de três questões: a intenção de viajar, o destino (se dentro ou fora do país) e o meio de transporte. Dos que apresentaram o desejo de viajar, 82,2% deverão visitar destinos turísticos nacionais, percentual 5,4% superior ao ano anterior, que foi de 78%. Os brasileiros que afirmaram ter intenção de viajar para o exterior equivalem ao percentual de janeiro de 2007, quando 15% dos pesquisados responderam que pretendiam fazer uma viagem internacional.

O meio de transporte usado preferencialmente será o automóvel (42%), que somado ao ônibus (12,4%), confirma o propósito de visitas a destinos nacionais. A intenção de viajar de avião é de 40,3%, o que significa um aumento de 10,4% percentuais em relação ao mesmo período de 2007, quando 36,5% dos brasileiros disseram ter intenção de utilizar o meio de transporte aéreo.

Segundo o diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur José Francisco Sales Lopes, "a pesquisa de sondagem do consumidor vai complementar a estrutura de pesquisa qualitativa que é implementada pelo Ministério do Turismo, por meio da Embratur, que desde janeiro de 2004 vem realizando o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo também em parceria com a FGV - onde são ouvidos os empresários do setor".

Os recursos liberados pela ministra do Turismo Marta Suplicy para obras de infra-estrutura em Bonito foram assegurados pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB), coordenador da bancada de Mato Grosso do Sul em Brasília, ainda na gestão do ministro Walfrido dos Mares Guia.

A ministra Marta Suplicy esteve em Bonito na tarde apenas para cumprir formalidades da liberação, uma vez que o dinheiro estava assegurado através do empenho número 2007NE000416 que já estava disponível na Caixa Econômica Federal.

No total, somados a outros R$ 800 mil que já foram liberados pelo Ministério do Turismo, o deputado Geraldo Resende já havia garantido R$ 1,8 milhão para a revitalização da Rua Coronel Pilad de Rebuá, a principal via de Bonito. "É mais uma importante conquista para a sociedade bonitense que, além das belezas naturais da cidade, poderá encantar os turistas com uma avenida planejada, humanizada, revitalizada e aconchegante", enfatiza Geraldo Resende.

O deputado salienta que a conquista é resultado de um trabalho conjunto que teve início em 2005, quando o ministro Mares Guia empenhou a palavra de garantir a liberação do dinheiro. O projeto para a Rua Coronel Pilad de Rebuá é amplo e tem como principal proposta conciliar o trânsito de pedestres com o fluxo de veículos. "As calçadas serão alargadas, ao mesmo tempo em que toda extensão da rua ganhará um projeto paisagístico moderno, com pórticos revestidos em eucalipto tratado que vão cruzar a via em alguns pontos", explica o prefeito José Arthur.

Além disto, o projeto prevê a implantação de bancos e canteiros em diversos pontos, tornando-se um atrativo a mais não apenas para os milhares de turistas que visitam Bonito todos os anos, mas também para a população da cidade. A liberação de mais R$ 975 mil coroa o trabalho que Geraldo Resende já realiza em benefício de Bonito. No começo de julho, por exemplo, o deputado e o prefeito José Arthur entregaram as obras de reforma e ampliação do Terminal Rodoviário, garantida através de emenda extra-orçamentária de R$ R$ 300 mil, com contrapartida da Prefeitura de Bonito.

Além das atrações naturais conhecidas em todo o mundo, foliões poderão curtir shows com o melhor da MPB, techno e house.

O carnaval de Bonito, que já é considerado um dos melhores do Centro-Oeste Brasileiro, nunca mais será o mesmo. A partir deste ano, os turistas poderão curtir o melhor da Música Popular Brasileira (MPB) com Daniel Freitas e Paulo Moraes, o melhor do techno e house com Mr. Gil (Bugeyed Records - Lov.e/SP), Elton D. (Patterns/Shay Records - P. Prudente/SP) e Maximal Live (Presidente. Prudente/SP), Ferrari (Patterns Records/Campo Grande), além do fino do samba com o Grupo Só Pagode.

Todas estas atrações poderão ser conferidas nos dias 2, 3, 4 e 5 de fevereiro no "Bar Redondo", que promete fazer o carnaval mais redondo de Bonito como o point oficial da Skol. Instalado num ambiente acolhedor e localizado no Villa Rebuá, um dos pontos mais tradicionais de Bonito, o "Bar Redondo" promete reeditar o sucesso do "Maximal Live", considerado um dos melhores projetos de "live" do país numa apresentação que mescla instrumentos e discotecagem.

Os organizadores do "Bar Redondo" são os mesmos que bombaram o "Bar do Festival", durante as últimas edições do Festival de Inverno de Bonito, recebendo milhares de pessoas que estenderam a noite após as atrações culturais. O cantor Daniel Freitas, que já tocou com artistas nacionais como Cássia Eller, Tomatti, Edgar Scandurra, Paulo Miklos e divide a estrada com ícones da música no Estado, vai abrir toda as noites do "Carnaval Redondo". Os DJs, especialmente selecionados para a festa, encerrarão a noite - ou abrirão o dia - com os melhores sets da música eletrônica.

No último dia, o "Bar Redondo" no Villa Rebuá recebe o samba de primeira do Só Pagode, um dos grupos mais tradicionais e prestigiados de Mato Grosso do Sul. O primeiro lote de convites está sendo vendido somente em Dourados e Campo Grande, com o acesso às quatro noites de festa custando R$ 40. Em Dourados, os convites podem ser encontrados na Banca do Jaime, mas serão poucas unidades neste valor. Mais informações pelo fone 8407-1898.


Música
Daniel Freitas é hoje um dos cantores e compositores mais prestigiados de Mato Grosso do Sul e ainda celebra o sucesso do primeiro CD acústico ao vivo, gravado em Dourados com composições próprias, sucessos regionais e nacionais. As composições de Daniel e de bandas que fazem sucesso no Estado ganharam ênfase no CD que o projetou ainda mais.

O cantor e compositor nasceu no dia 10 de outubro de 1975, em Dourados. A música o influenciou através da mãe que sempre cantarolava pela casa temas da MPB. Com 12 anos era levado pelos pais para tocar na igreja nos fins de semana. A música sacra e a experiência de palco junto ao público desenvolveu no cantor muita segurança, enriquecida posteriormente quando passou a tocar em bares pela cidade.

Começou a tocar profissionalmente em 1992, trabalhando em bares noturnos da cidade. Na época, Daniel Freitas passou a rabiscar os primeiros fraseados de composições próprias. Sua primeira experiência com banda foi em 1990, com a "Ora Pro Nobis", que além de tocar rock nacional, desfilava clássicos musicais de bandas de heavy metal.

Durante muito tempo, Daniel integrou o "Olho de Gato", considerado um dos melhores grupos de rock do Estado e foi fundamental para consagrar canções "Minha Linda", "Teu Beijo" e "Cada Vez no Amanhecer". O prestígio do cantor e compositor ficou patente no projeto "Boteco MPB", que reuniu nomes como Sandro Moreno, percussionista da banda de Zé Ramalho, Alex Mesquita, baixista do grupo Fat Family e Cristian Holz, ex-guitarrista da Olho de Gato, além dos douradenses do Cueio Limão, Alessandro (banda Hay Nigro) e Carlão da Gaita.