imagem do onda

Notícias de Bonito MS

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi criado em 12 de abril de 1989, pelo Decreto 97.656. Ocupa uma área de 32.630 hectares, na região centro-sul de Mato Grosso, abrangendo áreas dos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães.

O Parque faz parte da Reserva da Biosfera do Pantanal, declarada em 2000 com área maior que 25 milhões de hectares, abrangendo parte dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Reserva da Biosfera é um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais.

Os principais objetivos do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães são proteger amostras significativas dos ecossistemas locais, assegurando a preservação dos recursos naturais e dos sítios arqueológicos existentes e proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.

O Parque é cortado por diversos rios e córregos, afluentes do rio Cuiabá, um dos principais formadores do Pantanal mato-grossense. Destacam-se os rios Coxipó, Claro, Paciência e Mutuca e os córregos Água Fria e Salgadeira.

Na década de 90, um levantamento na área identificou 122 imóveis, pertencentes a 106 proprietários e dez posseiros. Os recursos orçamentários têm sido sempre inferiores às demandas da regularização fundiária das Unidades de Conservação do grupo de Proteção Integral. Porém, a Lei 9.985 de 2000, conhecida como Lei do SNUC, abriu uma nova perspectiva, ao estabelecer a compensação ambiental para o licenciamento de empreendimentos de significativo impacto ambiental.

Esses recursos devem ser investidos prioritariamente na regularização fundiária, de forma que no médio prazo, a situação fundiária do Parque deverá sofrer melhorias significativas, segundo o Ibama.

O secretário de Estado do Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos, convidou o ex-presidente da Fifa, João Havelange para visitar o Pantanal mato-grossense. O convite ocorreu durante a ida do secretário ao Rio de Janeiro para participar do seminário internacional "Perspectivas e desafios para o Turismo - Copa do Mundo 2014", promovido pelo Ministério do Turismo.

"Fomos pedir apoio para trazer a Copa de 2014 para Mato Grosso e não podíamos perder a oportunidade de pedir a ajuda deste que é um verdadeiro ícone vivo do futebol mundial", disse Bastos. Segundo o secretário, Havelange conhece o Estado e admira muito o governador Blairo Maggi. O que já é um referencial importante para a vinda do evento esportivo para Mato Grosso.

Maratona News I

Os jornalistas europeus que chegam ao Mato Grosso do Sul no próximo dia 05 de maio vão fazer uma deliciosa maratona pelo Pantanal e Serra da Bodoquena. Irão conhecer a Gruta do Lago Azul, em Bonito e farão flutuação no Rio da Prata, em Jardim. Na Fazenda São Francisco, ao pé da serra, será a vez de um tour fluvial em corixo. O final do roteiro será nas fazendas conjugadas Cacimba de Pedra - Reino Selvagem, em Miranda, onde conhecerão o projeto Jacaré-do-Pantanal Precoce. A carne do animal, inclusive, será o prato principal no almoço de despedida dos jornalistas.

Maratona News II

Atenção e mimo não faltarão para os jornalistas europeus. A assessora de imprensa da Seprotur/MS, Cristiane Sandin está cuidando de tudo com o apoio das assessorias dos empreendimentos envolvidos. Na chegada ao Brasil todos receberão um Business Dossier. Quando se hospedarem no hotel, em Bonito, cada jornalista receberá um solvenir. Isso sem falar nos press-kits e brindes preparados pelas fazendas.

A 4ª Feira do Artesanato de Bonito (MS), realizada nos últimos dias 19 e 20, esteve repleta pura arte e muita alegria, incrementando as opções de lazer aos bonitenses e turistas.

Além do artesanato local, o evento contou com diversas atrações artísticas e uma amostra da gastronomia do Melhor Destino de Ecoturismo de Brasil.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Bonito (MS), através da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Secretaria Municipal de Ação Social e Divisão de Cultura da Fundação de Cultura e Esporte de Bonito (MS).

Um grupo de 30 pessoas, entre britânicos, indianos, africanos e brasileiros, partiu ontem (25) para o Pantanal do Rio Negro, dentro do município de Aquidauana, para conhecer projetos e pesquisas na região. A visita termina hoje (26).

Entre os visitantes estão a diretora geral do Departament For Children, Schools and Families do Ministério da Educação Britânico, Lesley Longstone; a ministra da Educação da África do Sul, Naledi Grace Mandisa Pandor; e o vice-chanceler da National University of Delhi, Ved Prakash. Todos são participantes do II Simpósio Internacional e Fórum Público sobre Educação, Eqüidade e Justiça Social, que aconteceu em Campo Grande na quarta (23) e quinta-feira (24).

A programação inclui conhecer o projeto Navega Pantanal - criado com o objetivo de levar informações agropecuárias, de saúde e qualidade de vida às comunidades isoladas e distantes de fontes de tecnologia e comunicação -, a pesquisa de bioprospecção de plantas do Pantanal e Cerrado, a pesquisa com o porco monteiro, entre outras atividades.

Conforme adiantou o MERCADO & EVENTOS, o Ministério do Turismo vai lançar na próxima semana o programa Viaja Mais Jovem, de viagens voltadas a estudantes dos ensinos fundamental e médio, com fins acadêmicos. Numa parceria com os estados, o primeiro a ser contemplado será o Acre, com roteiros para turmas do ensino fundamental e para jovens acima de 14 anos de idade.

O motivo da escolha do Acre, segundo o secretário Nacional de Políticas do Turismo do MTur, Airton Pereira, foi em função de o estado já ter apresentado um projeto similar ao Viaja Mais Jovem. O secretário lembrou que até outubro pretende implementar este projeto em mais seis estados. "O Acre é o piloto e na próxima reunião do Fornatur, dia 25 de maio, vamos apresentar o programa aos estados e esperamos que eles aceitem o projeto".

Airton explicou que a formatação das viagens deste programa ficará sob a responsabilidade de cada estado. Já o Ministério do Turismo vai arcar com a parte financeira, além de estimular nos jovens a cultura da viagem. As viagens serão rodoviárias, onde os estudantes da capital vão conhecer e aprender com experiências no interior e vice-versa. Nos dias de semana, os estudantes da capital vão para o interior, e nos finais de semana, serão os do interior que visitarão a capital. As viagens contarão como horas-aula, a fim de que o aluno estenda seu aprendizado para fora da sala de aula.

O Acre vai apresentar três novas rotas turísticas da Amazônia que foram consolidadas pela Secretaria de Estado de Turismo, segundo explicou o secretário Cassiano Marques. "Sentimos a necessidade de criar novas rotas para estimular o turismo interno e tínhamos um projeto de intensificar a ida dos estudantes a esses roteiros para que pudessem conhecer mais sobre os locais. Resolvemos levar esta idéia ao ministério que, por coincidência, tinha um projeto parecido", explicou.

A previsão de Airton Pereira é de que em dezembro, quando o projeto já estiver consolidado, o Viaja Mais Jovem possa oferecer viagens interestaduais. Ele explicou ainda que o mesmo projeto será levado futuramente às escolas particulares, porém sua execução será feita através de agências de viagens.

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) divulgou agora há pouco em seu site oficial, que a CNM (Confederação Nacional de Municípios) reunirá as sugestões na área de turismo dos municípios e apresentará como tema para o X Cbratur (Congresso Brasileiro da Atividade Turística).

A CNM selecionará boas práticas realizadas e a fim de mostrá-los no encontro agendado para este ano. Para isso, as administrações municipais e as secretarias de turismo devem enviar sugestões de pauta, tanto de dificuldades enfrentadas como histórias de sucesso para a Confederação, que é a representante dos municípios no grupo de trabalho do Conselho Nacional de Turismo.

A CNM espera a participação das prefeituras para levar ao poder público federal a realidade do setor turístico no Brasil e as políticas bem desenvolvidas.

O Conselho Nacional de Turismo, criado por representantes dos Governos federal, estadual e municipal, têm o objetivo de apoiar o Ministério do Turismo no processo de discussão, criação e aplicação das políticas na área do turismo.