imagem do onda

Notícias de Bonito MS

O Portal Bonito (www.portalbonito.com.br), principal website de conteúdo sobre a cidade turística de Bonito no Mato Grosso do Sul, foi o vencedor nas categorias Turismo e Mato Grosso do Sul.

Nesta edição do prêmio considerado o "oscar" da internet brasileira, a grande surpresa foi o 1º lugar na categoria Turismo, que concorreu grandes empresas e portais de conteúdo nacionais como Guia Turístico e CVC.

Além do Prêmio iBest 2008, o Portal Bonito já conquistou os prêmios mais três vezes em 2003, 2004 e 2005.

Bonito (MS) - Ter um ultraleve como hobby não é para qualquer um. Conforme o empresário e piloto amador Celso Ross, os aficionados desembolsam no mínimo US$ 60 mil, e, não raro, até US$ 200 mil pelas máquinas. O alto poder aquisitivo dos praticantes do vôo amador animou também o setor turístico de Bonito. A estimativa é que somente eles estejam ocupando, de uma vez, 30% da rede hoteleira. "São pessoas que ficam de 4 as 5 dias, gastando um mínimo de 150 reais", comemora o secretário Augusto Mariano.

É um resultado significativo para esse período de baixa temporada. "Desde que soubemos, no ano passado, que os associados aprovaram Bonito como sede deste encontro, nossa estratégia foi nos preparar para recebê-los bem e gerar condições para que voltem, depois, individualmente, com as famílias, para aproveitar tudo o que a cidade tem para oferecer".

O reconhecido apelo turístico de Bonito contou na hora da decisão, confessa o presidente da Associação Brasileira de Ultraleves, Gustavo Albrecht (na foto, com Jerson). Ele também considerou excelentes as condições preparadas pelos organizadores locais, com participação direta de empresas do trade turístico, e apoio da Prefeitura e do Governo do Estado.

"Sempre fazemos encontros regionais, mas o nacional é importante porque é o momento de confraternizar, de juntar essa grande família, de unir os amigos. E isso está acontecendo aqui de forma excelente", ele diz. "Aproveitamos as reuniões para discutir aperfeiçoamento na segurança e melhorar a qualidade de vôo", completa Albrecht, apontando a desburocratização da habilitação e das regras de vôo como fatores que têm feito crescer a prática da modalidade.

Se depender dos parceiros sul-mato-grossenses, a turma do ultraleve é bem-vinda para um novo encontro em pouco tempo. Na saudação de recepção aos visitantes, o governador em exercício disse que espera o retorno dos pilotos em breve, com parceria redobrada do governo na oferta de condições para o evento nacional. A nona edição deve levar as pequenas aeronaves para outra região do Brasil, mas segundo Cláudio Rosa da Cruz, um dos principais organizadores, o sucesso deste ano já faz pensar em candidatar Bonito a sede do 10° Encontro Nacional de Ultraleves, em 2010.

Desde quinta-feira e até o próximo domingo (25), o aeródromo de Bonito (290 quilômetros de Campo Grande) é palco do 8º Encontro Nacional de Ultraleves.

A abertura oficial, com a presença do governador em exercício, Jerson Domingos, aconteceu ontem.

Nesta edição, o encontro já conta com um recorde de participação, com quase 200 aeronaves e mais de 420 pessoas.

Conforme o site de notícias do Governo do Estado, o encontro mudou o visual do aeródromo. "Do lado de fora, uma tenda gigante e estandes foram montados para acomodar as palestras que integram a programação e para as exibições e vendas de produtos dos parceiros e patrocinadores", diz a reportagem.

Centenas de ultraleves vindos de todas as regiões do Brasil já estão em Bonito para participar do 8º Encontro Nacional de Ultraleves (ENU), que acontece de 22 a 25 de maio (feriado de Corpus Christi), no aeroporto municipal. Mato Grosso do Sul será representado por 10 equipes das cidades de Campo Grande, Dourados e Naviraí.

A abertura oficial do evento está marcada para hoje (23), às 8h30, e vai contar com a presença de diversas autoridades, entre elas o governador em exercício, Jerson Domingos; o prefeito de Bonito, José Arthur Soares de Figueiredo e o secretário de Turismo, Augusto Mariano; além do presidente da Associação Brasileira de Ultraleves (Abul), Gustavo Albrecht.

Bonito tem uma excelente organização voltada para o turismo de aventura, no qual o vôo de ultraleve se insere. A realização do 8º ENU consolida o município como um dos melhores destinos de ecoturismo do País e o coloca no circuito dos grandes eventos verdes.

Segundo os organizadores, os encontros anuais acontecem desde 2000, com o objetivo de promover a troca de experiências, a evolução e o aprimoramento do desempenho pessoal dos pilotos de aeronaves. Os Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro já foram sedes do evento que, além das apresentações das aeronaves, traz palestras sobre assuntos relevantes aos vôos desportivos, como segurança das aeronaves, planos de vôo e uso das tecnologias disponíveis.

Em Bonito, aliado ao desporto está o comprometimento e a preocupação com o meio ambiente. Na busca de compensar o impacto ambiental causado pelas aeronaves, os pilotos vão doar mudas de árvores para o plantio em áreas degradadas (a serem determinadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Bonito), prática para neutralizar o gás carbônico emitido pelos participantes.

O 8º ENU é uma realização da Associação Brasileira de Ultraleves, em parceria com a Ygarapé Eventos & Turismo e o Marruá Hotel. Mais de 400 pilotos estão inscritos para esta edição.

O governador em exercício Jerson Domingos (PMDB) comparece hoje (23), às 8h30, da abertura do 8° Encontro Nacional de Ultraleves no município de Bonito, a 297 km (quilômetros) de Campo Grande. O evento ocorre de hoje até domingo (25) no aeroporto municipal.

Vai ao evento também o presidente da Abul (Associação Brasileira de Ultraleves), Gustavo Albrecht.

Bonito tem uma excelente organização voltada para o turismo de aventura, tal como o vôo de ultraleve. A realização do 8º ENU consolida o município como um dos melhores destinos de ecoturismo do País e o coloca no circuito dos grandes eventos verdes.

Segundo os organizadores, os encontros anuais acontecem desde 2000. Os Estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro já foram sedes do evento que, além das apresentações das aeronaves, traz palestras sobre assuntos relevantes aos vôos desportivos, como segurança das aeronaves, planos de vôo e uso das tecnologias disponíveis.

Um ultraleve caiu ontem em Dourados, quando seguia para Bonito. O piloto não teve ferimentos sérios. A aeronave tinha decolado há pouco e teve de fazer um pouso de emergência, caindo de bico.

Após o susto, o piloto disse que houve problemas mecânicos na hélice do ultraleve.

O acidente aconteceu no início da tarde, em uma área rural, perto do Aeroporto de Dourados.

O destino do piloto era 8º Encontro Nacional de Ultraleves, que acontece de 22 a 25 de maio, em Bonito.

Pela primeira vez no Estado, o evento deve reunir centenas de ultraleves de todas as regiões do Brasil.

O deputado federal Vander Loubet (PT) é um dos cotados para assumir o Ministério do Turismo, caso a ministra Marta Suplicy resolva disputar a prefeitura de São Paulo.

Colegas de partido em Mato Grosso do Sul dizem que o deputado não quer comentar o assunto, para não prejudicar uma possível indicação.

Marta tem até o dia 5 de junho para decidir sobre a candidatura em São Paulo e deixar o cargo federal.

Apesar de garantir que ainda não é candidata,alianças já são costuradas pelo PT, sempre com o nome da ministra cogitado para encabeçar a chapa. A ministra aparece bem nas últimas pesquisas de intenção de voto, em primeiro ou segundo lugar.

Um desses acordos em São Paulo estaria entre as maiores barreiras para a posse do sul-mato-grossense ou de outro petista no Turismo.

O PT busca apoio do PSB de Luiza Erundina na capital paulista. Em troca, o partido ficaria como o Ministério do Turismo.