Notícias de Bonito MS
Inspirada na obra de Clarice Lispector, a peça "No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos", do diretor Nill Amaral, vai ser apresentada no 9º Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 30 de julho a 3 de agosto, em Bonito.
O espetáculo é o resultado de uma pesquisa e mergulho na obra da escritora Clarice Lispector. Numa experiência teatral, este trabalho transpõe o texto literário para a linguagem dramática do teatro.
Na peça, quatro personagens, três mulheres e um homem, mostram mulheres com personalidades diferentes em diversas situações. Todas trazem traços da autora Clarice Lispector e cada uma mostra uma face da escritora. O encontro com o outro, representado pelo homem, faz o contraponto da feminilidade no texto de Clarice. Formam o elenco Aline Duenha, Luciana Kreutzer, Ligia Prieto e Bruno Moser. A dramaturgia é de Claudia Pucci e a iluminação é de Mauro Alves Guimarães.
O texto foi baseado em três obras da escritora: A paixão segundo GH, Água viva e Um aprendizado ou o Livro dos prazeres.
O resultado final do diagnóstico que servirá de embasamento para construção do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) está sendo apresentado numa oficina que terminou ontem em Campo Grande.
O plano, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, das Cidades, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia (Semac), tem como objetivo orientar as decisões de governo e das instituições no que se refere aos recursos hídricos.
Segundo o superintendente de Meio Ambiente da Semac, Roberto Gonçaves, a construção do diagnóstico envolveu a participação de diversos segmentos. "O trabalho contou com a presença de diversas instituições que discutiram em conjunto a elaboração dos cenário e do plano" afirmou Roberto.
O PERH é uma avaliação da situação atual da qualidade e quantidade dos recursos hídricos, aspectos econômicos, sociais, de legislação e recomendações para a melhoria do Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul. O plano é o primeiro a sistematizar e unificar dados de diversas organizações e instituições da área, possibilitando que a população, políticos e usuários da água conheçam melhor a realidade local.
Entre os cenários possíveis já construídos com as oficinas, que vêm acontecendo há três meses, estão situações de escassez e mau gerenciamento, além de previsões possíveis de se garantir água para todos com o fortalecimento de instrumentos, da gestão e de políticas de recursos hídricos.
Além das fases de diagnóstico e cenários dos recursos hídricos, o PERH-MS, que vem sendo elaborado desde julho de 2007, inicia - em seguida - a fase de elaboração de propostas, que incluem planos, programas, ações e diretrizes para garantir um desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul, conservação das águas e seu uso sustentável.
Na atual etapa do PERH-MS, que compreende a finalização do diagnóstico e de cenários futuros, participam 60 representantes de instituições de ensino, pesquisa, de serviços de água e esgoto, indústrias, pescadores, navegação, turismo, justiça, municípios, consórcios e do comitê da bacia hidrográfica, além de organizações da sociedade civil, do governo estadual, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Organização dos Estados Americanos (OEA). O evento acontece no Hotel Metropolitan, localizado na avenida Ernesto Geisel, 5.100, em Campo Grande.
A banda Santo de Casa é uma das atrações musicais programadas para a 9ª edição do Festival de Inverno de Bonito, realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), que acontece de 30 de julho a 3 de agosto em Bonito/MS.
Santo de Casa tem formação recente, mas seus integrantes são figuras conhecidas do cenário do pop rock regional, remanescentes de bandas como Piá Pançudo, Arara Rara, Clandestino e Cabaleiros. São eles: Rodrigo Kampa, Villie JR, Zig, Franklin, Marcela Moura, e Luciana Kreutzer.
O principal objetivo da banda é buscar o prazer de imprimir um som de qualidade e cem por cento original, através de suas próprias composições. Outra forte característica da banda é a miscigenação de ritmos tais como Ska, reggae e polca. "Porém sem perder por nenhum instante a veia pop regional", conta Kampa.
O grupo lançou seu primeiro cd demo, no projeto Cena Som da FCMS, que apresenta um repertório próprio em que se destaca a mistura de ritmos, porém que não perde a tônica do pop regional. No espetáculo, Santo de Casa fez uma parceria com a Casa Teatro Circo e juntos apresentaram performances e encenações que integraram teatro, circo e a música ao vivo. Santo de Casa já fez aparições importantes, como no Som da Concha, na Concha Acústica Helena Meirelles, e na abertura da Noite da Poesia, com Arnaldo Antunes, no Teatro Glauce Rocha.
Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Brasil de Meio Ambiente. O objetivo é premiar e divulgar as ações na área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável que se destacam no País. Podem participar empresas, organizações não-governamentais, agências de publicidade, agências de comunicação social e o poder público.
Os prêmios estão divididos nas seguintes categorias: "Melhor trabalho", em ar; em água; em fauna e flora; em educação ambiental; em resíduos; em eficiência energética; em eco-turismo; e "Melhor trabalho de meio ambiente" em âmbito municipal; estadual e federal, além de "Melhor ação de comunicação social em meio ambiente"; e "Melhor campanha publicitária sobre meio ambiente".
Além das premiações, serão conhecidos, no momento da festa de premiação, os homenageados nas seguintes categorias, escolhidos pela Editora JB: Melhor Empresa do Ano; Melhor Empresário do Ano; Personalidade Brasil de Meio Ambiente; Destaque Terceiro Setor; Destaque Latino-Americano; Destaque Federal; Destaque Estadual e Destaque Municipal.
As inscrições deverão ser feitas através de formulário eletrônico disponível no site do prêmio (veja abaixo) e serão consideradas concretizadas mediante o envio do trabalho concorrente à premiação até o dia 30 de setembro de 2008.
O Prêmio é uma iniciativa da Editora JB, através de seus veículos Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Forbes Brasil e organização institucional da Casa Brasil. Para mais informações, acesse http://jbonline.terra.com.br/especiais/premiobrasil3.
Mais uma vez, a biodiversidade de Mato Grosso do Sul ganhou destaque no noticiário nacional. Essa semana uma revista de circulação nacional publicou reportagem sobre projetos de conservação da onça pintada no Estado.
No primeiro dia do ano foi publicada uma reportagem no The New York Times, tradicional jornal dos Estados Unidos, sobre um projeto de conservação de onças-pintadas desenvolvido nas fazendas San Francisco e São Bento, no pantanal de Miranda.Dessa vez a reportagem relata a história de um caçador de onças, Carlos Roberto Platero, de 61 anos, que nos idos de 1980 abatia onças contratado por pecuaristas cansados de terem o gado predado pelos felinos. Porém, atualmente, ele é contratado por pesquisadores para localizar o animal e disparar-lhe um tiro não-letal, mas de tranqüilizante.
Dessa forma o animal fica sedado por algumas horas, tempo necessário para que biólogos e veterinários possam realizar coletas de amostras e estudar o comportamento do animal, com o objetivo de preservá-lo.
A onça-pintada figura na lista oficial de animais em risco de extinção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) e é considerada o maior felino das Américas e o terceiro mais rápido do mundo.
De acordo com a World Conservation Union (União Mundial de Conservação), maior e mais importante rede de conservação do planeta, a população mundial de onças pintadas contabiliza aproximadamente 50 mil indivíduos e está prestes a traçar a mesma trajetória dos tigres da China e dos leões da África, que têm uma população bem menor do que as onças, com altíssimo risco de se extinguirem.
Tais projetos de conservação de onças no Estado são iniciativas de organizações não-governamentais como o Instituto Pró-Carnívoros, as quais incentivam o turismo na região, aliando pesquisa científica ao ecoturismo, agregando valor ao turismo sustentável, que vem se despontando em Mato Grosso do Sul.
De acordo com Vanessa Gouvea Leite, gerente do posto avançado do Sebrae/MS, em Bonito, o objetivo do evento é treinar profissionais de bares e restaurantes, para reduzir custos de produção e diversificar o cardápio. "A comunidade também poderá participar com o objetivo de promover a educação alimentar, para melhorar a saúde e a qualidade de vida".
Serviço
O treinamento está sendo realizado no pátio da Prefeitura Municipal de Bonito, na Av. Coronel Pilad Rebua nº 1250, e acontece dos dias 07 a 11 de julho, nos seguintes horários: das 8 horas às 10h30min, das 13 horas às 15h30min, das 15h30min às 18 horas, e das 19 horas às 21h30min.
O Rock in Rio Madrid encerra neste final de semana a sua edição 2008 e a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo), apoiadora da incitativa, investe na divulgação do turismo brasileiro na Cidade do Rock por meio de diversas ações promocionais, quem vêm acontecendo desde o começo da festa (27 e 28 de junho). O sucesso dos dois primeiros dias de promoção - em que cerca de 3 mil pessoas puderam andar na "roda gigante do Brasil", que traz projetadas em seu interior imagens de destinos turísticos do País - promete se repetir.
A visitação no estande da Embratur superou as expectativas. Houve distribuição de brindes aos que passaram pelo local e por meio da promoção "Brasil, eu vou", os participantes do Rock in Rio Madrid puderam tirar fotos com paisagens de vários destinos brasileiros ao fundo. Até o dia 23 de julho, através de votação on-line, pelo site www.rockinrio.braziltour.com, internautas de todo o mundo podem escolher as três melhores imagens. Os ganhadores da promoção vão visitar o Recife, convidados pela Embratur e a TAP.
Até o último dia de festa serão distribuídos 20 mil chaveiros "pet tree" - miniatura de árvore dentro de uma cápsula de acrílico que deve ser molhada regularmente e, depois de dois meses, retirada da embalagem e plantada normalmente -, 100 mil fitinhas "Brasil, eu vou", quatro mil ecobags e mil pins com a Marca Brasil. O objetivo é divulgar a cultura brasileira na Espanha como forma de consolidar a imagem do País nesse mercado, atraindo assim, cada vez mais turistas e divisas. A presidente da Embratur Jeanine Pires, que cumpre agenda oficial em Madrid, acompanhará as ações da Embratur durante o Rock in Rio neste final de semana.
Atrações musicais - Dentre as atrações nacionais que estiveram presentes ao evento, não só Ivete Sangalo e Carlinhos Brown brilharam entre o público espanhol. A criatividade do povo brasileiro foi reconhecida também no grupo de percussão e música eletrônica Patubatê, originário de Brasília, que também se apresenta neste final de semana no estande do Brasil e na área VIP da Cidade do Rock.
Mercado Espanhol - A Espanha é um dos mercados de altíssima prioridade para promoção dos destinos e produtos turísticos brasileiros, de acordo com as diretrizes do Plano Aquarela - Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil. Foi o 9º país emissor de turistas para o Brasil em 2007, com cerca de 216 mil visitantes.
De acordo com a Demanda Turística Internacional 2006, 42% dos turistas espanhóis tiveram o lazer como motivação da visita ao Brasil e cerca de 96% dos entrevistados manifestaram intenção de voltar ao Brasil. Ainda de acordo com o estudo, as cidades mais visitadas pelos espanhóis a lazer foram Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.