Notícias de Bonito MS
Vice-presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) confirmou ontem a aprovação no colegiado da Lei Geral do Turismo.
Segundo ele, a proposta, que deve ser votada ainda esta quarta-feira pelo plenário, vai representar a consolidação das normas e a definição de políticas para o setor.
O texto abre a possibilidade para que gestores de empresas recebam dinheiro público para aplicação na melhoria das instalações, na qualificação profissional e em novos investimentos. A finalidade é melhorar a qualidade dos serviços e do atendimento ao turista.
Na renião de hoje, a CCJ também aprovou projeto que aumenta os poderes das comissões. A matéria, se aprovada em plenário, dará às comissões autonomia para convocar autoridades a prestarem depoimentos na Casa. Atualmente, essas testemunhas são apenas convidadas.
Dançurbana Cia de Dança é uma das atrações que vão ser apresentadas no 9º Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 30 de julho a 3 de agosto, em Bonito.
A "Dançurbana Cia de Dança", coreografada por Marcos Mattos e Kléber Leonn, é um grupo que foi criado em 2002, com o objetivo de levar a arte e de promover a integração com a comunidade. Formado por 18 jovens dançarinos provenientes de projetos sociais de Campo Grande, a companhia é um agrupamento daqueles que se destacaram tanto pelo talento como pelo interesse pela arte. A Cia mescla elementos como o street e o break dance da cultura hip hop, com o balé clássico, experimentando variados recursos cênicos que resultam numa dança híbrida e contemporânea.
Professor de dança e coreógrafo há 10 anos, Marcos Mattos é bacharel e licenciado em Educação e faz pós-graduação em Dança e Física na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atuou como bailarino do grupo Funk-se, como bailarino convidado do Ginga Cia de Dança de 1998 a 2007 e como diretor artístico do espetáculo "Véu de Ísis", em 2007. Foi ainda diretor e administrador da "Casa Arte Dança". Ministrou cursos para o Grupo de dança "Maktub" e participou do V Festival de Inverno de Bonito (MS).
Kléber Leonn é um bailarino irreverente graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É pós-graduando em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho. Em 2004 participou do Curso de Street Dance e Hip Hop, no 10° Intensivão de Hip-Hop ministrado na Academia Casa da Dança Tati Sanchis, em São Paulo, do Curso de Street Dance e Hip Hop, no 3° Festival Internacional de Hip Hop em Curitiba/PR e em 2006 fez o Curso de Street Dance e Hip Hop, no Fitness Brazil, em Santos (SP).
Atualmente é professor de Jump Fit na Academia Coliseu, em Campo Grande, e instrutor de Ginástica Olímpica (Artística) e Trampolim Acrobático (Ginástica de Trampolim) nas oficinas de Ginástica do Colégio Adventista. Atua também como coreógrafo do Grupo Ritmus Freestyle, do Parque Ayrton Senna, e dos grupos Sintonia de Rua, Moving, Remix e Ritmus Freestyle.
A Daçurbana Cia de Dança foi selecionada entre dezenas de grupos para participar do 7º Festival internacional de Hip Hop, que acontece em Curitiba de 24 a 27 de julho na Ópera de Arame. A Cia vai ser avaliada por profissionais da área gabaritados, professores e coreógrafos nacionais e internacionais que já coreografaram para grupos que são referência como Funkanometry de São Francisco (EUA).
A Aesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) prorrogou até o dia 9 de agosto a interdição da rodovia MS-228, a Estrada Parque Pantanal Sul, também conhecida como "Estrada da Manga". De acordo com a nota da Agência, o acesso aos trechos Lampião Aceso / rio Paraguai / Curva do Leque estão impedidos devido ao elevado volume de água transpondo a pista.
O serviço de travessia de veículos sobre o rio Paraguai, através de balsa, também estará suspenso durante o período.
A via foi interditada no dia 9 de junho e a medida seria por 30 dias. Turismo Na época o diretor executivo da 8ª Residência Regional da Agência, Luis Mario Anache, garantiu que a interdição não restringe as atividades de turismo na região. Conforme Anache, na MS-184, que vai do Buraco das Piranhas (BR-262) até a Curva do Leque, a estrada está transitável. Segundo ele, está até melhor para a contemplação da natureza.
Bonito (MS) vem participando de importantes eventos no intuito de divulgar o destino turístico, procurando demonstrar suas atrações de forma a despertar nas pessoas que é possível conciliar o turismo com a conservação ambiental, estimulando as pessoas a conhecerem esse cantinho do Brasil.
Além dos importantes prêmios que já recebeu, como "Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil" (Revista Viagem & Turismo, Editora Abril), "Melhor Projeto Sustentável do Brasil (Guia Quatro Rodas, Editora Abril)", dentre outros, Bonito (MS) nunca perdeu a evidência conquistada na mídia desde 1992, com reportagens na Revista Caminhos da Terra (Editora Abril) e nos Programas Fantástico e Globo Repórter (Rede Globo).
Hoje, esse encantador destino turístico tem atraído modelos famosas para elaboração de importantes catálogos de moda, além de reportagens nos diferentes veículos de comunicação demonstrando características da cultura local em conjunto com as maravilhas naturais.
No 3º Salão do Turismo, realizado em São Paulo no mês de junho, muitos destinos turísticos expuseram um pouquinho de si, mas vale um destaque a Bonito (MS), que encantou as pessoas com painéis demonstrando seus rios de águas transparentes, além do Projeto Jibóia, que com suas serpentes atraiu muitos visitantes ao estande de Mato Grosso do Sul. Até mesmo o Ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barretto, fez uma divertida visita no espaço de Bonito (MS).
Além de empresários e agentes de turismo, o Secretário de Turismo de Bonito Augusto Mariano mais uma vez se fez presente, buscando novas parcerias comerciais em favor de sua Cidade.
Durante os três dias de realização da 5ª Feira Nacional de Turismo Rural - 01 a 03 de agosto -, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, os participantes terão uma extensa programação de palestras técnicas gratuitas voltadas para a capacitação e aproveitamento de soluções disponíveis no mercado. O Seminário Nacional de Turismo Rural tem o objetivo de atualizar os mais diversos segmentos profissionais ligados ao setor: empresários, produtores rurais, hoteleiros, operadores, gestores, administradores públicos, bacharéis e estudantes de turismo e áreas afins, dentre outros. A Feiratur 2008 acontecerá no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, localizado dentro da Reserva Ecológica do Parque dos Poderes, na capital sul-mato-grossense.
O primeiro painel será no dia 1º de agosto (sexta-feira). A diretora de Segmentação do Ministério do Turismo, Jurema Monteiro, falará sobre "Turismo rural: rumo ao século XXI". No mesmo dia será apresentado um estudo sobre o turismo rural do Distrito Federal a cargo da consultora do Sebrae/DF, Regina Xavier dos Santos, e da diretora de Turismo da Brasiliatur, Vera Sanches. A última exposição técnica do dia ficará a cargo do diretor-presidente da Cybermind, Alan Dubner, que falará sobre "A mídia social na promoção do turismo rural".
O sábado (02.08) começa com o painel "Como empreender no turismo rural", a cargo da coordenadora estadual de projetos de turismo do Sebrae/MS, Márcia Rocha. A consultora do Armazém de Turismo Rural, Wilma Alencar, apresentará o tema "Comercialização do Turismo Rural" enquanto a especialista em Tecnologia da Informação (TI), Wilma Bonsoni, abordará "Uso estratégico da tecnologia digital para venda do turismo rural através da Internet".
Para o último dia da feira - domingo (03,08) - a programação técnica terá a comunicação como destaque de todo o período matutino de painéis. No primeiro, o repórter da revista Panorama Rural e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial, jornalista Ariosto Mesquita, falará sobre "Assessoria de imprensa nacional no turismo rural". Em seguida, o jornalista norte-americano Bill Hinchberger, editor do BrazilMax (www.brazilmax.com) abordará "Assessoria de imprensa internacional no turismo rural".
Na tarde do domingo, a doutora em políticas públicas pela Universidade de Aveiro, Portugal, Andréia Roque, abordará o tema "Políticas públicas e legislação do turismo rural: uma ação fundamental para o fortalecimento da atividade no Brasil". Encerrando a série de painéis, serão apresentados cases de sucesso registrados em Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina.
Em seguida a todas as palestras e painéis, acontecerão debates. As apresentações vão iniciar sempre às 9h30min. Para facilitar a participação dos expositores na programação técnica, a organização está reservando períodos específicos para visitação à feira. Na sexta e no sábado (01 e 02 de agosto) acontecerão apresentações culturais no período das 17 às 18 horas. O acesso ao Centro de Convenções será gratuito e aberto ao público, assim como as palestras durante toda a Feiratur 2008. As inscrições - que darão direito a certificado - também são gratuitas e podem ser feitas pela Internet (www.feiratur.tur.br).
A Associação Brasileira de Turismo Rural (Abraturr) é responsável pela promoção do evento juntamente com o Instituto de Desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural (Idestur). A realização da 5ª Feiratur e da Abraturr/MS em conjunto com o Ministério do Turismo e Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul.
O evento conta ainda com o apoio e parcerias da Associação Campo-Grandense de Turismo Rural (Actur), Associação das Pousadas Pantaneiras (APPAN), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis/MS; Prefeitura de Campo Grande; Associação Brasileira dos Agentes de Viagens/MS; Conselho Municipal de Turismo de Campo Grande; Associação dos Bacharéis de Turismo; Campo Grande Pantanal Convention & Visitors Bureau e Sebrae e Sebrae/MS. A organização está a cargo da Opec Eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 3341-6900 ou pelo e-mail: feiratur@opec-eventos.com.br.
PROGRAMAÇÃO FEIRATUR 2008 - CAMPO GRANDE/MS
TURISMO RURAL DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO
01 DE AGOSTO DE 2008
08h00 - 09h00 SOLENIDADE OFICIAL DE ABERTURA DO EVENTO
Assinatura do Convênio IICA / IDESTUR
Parceiros ABRATURR NACIONAL E ABRATURR - MS
09H00-09H30 VISITA A FEIRA
09H30 ABERTURA DOS TRABALHOS
COORDENADOR DE MESA CARLOS ROBERTO SOLERA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO RURAL
09H30 -10H30 TURISMO RURAL: RUMO AO SÉCULO XXI
PALESTRANTE: JUREMA MONTEIRO
DIRETORA DE SEGMENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO
10:30 AS 11:00 DEBATE
11:00 AS 11:30 INTERVALO / VISITA A FEIRA
11:30 AS 12:00 ESTUDO DO TURISMO RURAL DO DF: O OLHAR DO CLIENTE, EMPRESÁRIOS E GESTORES PÚBLICOS.
PALESTRANTE: REGINA XAVIER DOS SANTOS
CONSULTORA DO SEBRAE-DF E DIRETORA TÉCNICA WHO - CONSULTORIA E INFORMAÇÕES DE MERCADO
12:00 AS 12:30 O MODELO DE GESTÃO DE BASE LOCAL COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO E FORTALECIMENTO DO TURISMO RURAL DO DISTRITO FEDERAL.
PALESTRANTE: VERA SANCHES
DIRETORA DE TURISMO DA BRASILIATUR
12:30 AS 13:00 DEBATE
13:00 AS 14:30 INTERVALO PARA ALMOÇO
14:30 AS 15:30 A MÍDIA SOCIAL NA PROMOÇÃO DO TURISMO RURAL
PALESTRANTE: ALAN DUBNER
DIRETOR PRESIDENTE DA CYBERMIND
15:30 AS 16H00 DEBATE
16:00 AS 17:00 VISITA A FEIRA
17H00 -18H00 APRESENTAÇÃO CULTURAL
TEMA: TURISMO RURAL: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RURAL
02 DE AGOSTO DE 2008
09H00-09H30 VISITA A FEIRA
09H30 ABERTURA DOS TRABALHOS
COORDENADOR DE MESA PAULO JUNQUEIRA
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE TURISMO EQÜESTRE
09H30 -10H30 - COMO EMPREENDER NO TURISMO RURAL
PALESTRANTE: MÁRCIA ROCHA
COORDENADORA ESTADUAL DE PROJETOS DE TURISMO/ SEBRAE MS
10:30 AS 11:00 DEBATE
11:00 AS 11:30 INTERVALO / VISITA A FEIRA
11:30 AS 12:30 - COMERCIALIZAÇÃO DO TURISMO RURAL: UMA EXPERIÊNCIA RURAL
PALESTRANTE: WILMA ALENCAR
ARMAZÉM DO TURISMO RURAL
12:30 AS 13:00 DEBATE
13:00 AS 14:30 INTERVALO PARA ALMOÇO
14:30 AS 15:30 USO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DIGITAL PARA VENDA DO TURISMO RURAL ATRAVÉS DA INTERNET
WILMA BOLSONI
15:30 AS 16H00 DEBATE
16:00 AS 17:00 VISITA A FEIRA
17H00 -18H00 APRESENTAÇÃO CULTURAL
TEMA: TURISMO RURAL: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RURAL
03 DE AGOSTO DE 2008
09H00-09H30 VISITA A FEIRA
09H30 ABERTURA DOS TRABALHOS
COORDENADOR DE MESA EDUARDO ZARDO
CONSULTUR PLANEJAMENTO
09H30 -10H00
ASSESSORIA DE IMPRESSA NACIONAL DO TURISMO RURAL
PALESTRANTE: ARIOSTO MESQUITA
Repórter Revista Panorama Rural, jornalista e mestre em Produção e Gestão Agroindustrial.
10:00 - 11:00
ASSESSORIA DE IMPRENSA INTERNACIONAL PARA O TURISMO RURAL
PALESTRANTE: BILL HINCHBERGER
Editor do BrazilMax
11:00 - 11:30 DEBATE
11:30 - 12:00 INTERVALO / VISITA A FEIRA
12:00 - 13:00 POLÍTICAS PUBLICAS E LEGISLAÇÃO DO TURISMO RURAL: UMA AÇÃO FUNDAMENTAL PARA O FORTALECIMENTO DA ATIVIDADE NO BRASIL.
PALESTRANTE:ANDREIA ROQUE
DRA. POLÍTICAS PÚBLICAS PELA UNIVERSIDADE DE AVEIRO PT
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO RURAL IDESTUR
13:00 - 13:30 DEBATE
13:30 AS 14:30 INTERVALO PARA ALMOÇO
14:30 AS 17:30 APRESENTAÇAO DE CASOS DE SUCESSO ( 15 minutos/apresentação)
Rede de Associações Estaduais de Turismo Rural
1. TURISMO EQÜESTRE EM GRAVATA - PERNAMBUCO
2. BENCHMARKING (ESPIÁ OS OUTROS) DO TURISMO RURAL PAULISTA
3. CEARÁ: UM DESTINO DO TURISMO RURAL
4. RIO GRANDE DO SUL: NOVAS TECNOLOGIAS AMBIENTAIS
5. MATO GROSSO DO SUL: VALORIZAÇÃO DA CULTURA LOCAL - Iniciativa Reconhecida "Prêmio Cultura Viva" - CLAUDIA MEDEIROS.
6. DISTRITO FEDERAL: PRODUTOS LOCAIS DE SUCESSO
7. ESPIRITO SANTO E O AGROTURISMO
8. GOIAS: UM DESTINO DO TURISMO RURAL
9. SANTA CATARINA: SERRAS RURAIS
10. NOVOS DESTINOS DO TURISMO RURAL /OUTROS
17H30 -18H00 ENCERRAMENTO DO SEMINÁRIO
A riqueza e diversidade da fauna e flora pantaneira atraem turistas de todo o mundo para Corumbá. Nesta segunda-feira (07), chegou à cidade um grupo alemão de oito pessoas que vai passar quatro dias no Pantanal. "No primeiro dia eles fazem um City Tour pelos principais pontos turísticos e depois seguem para a Estrada Parque, onde passam mais três dias; aí seguem para Miranda", explica um dos guias, Edson Messias de Almeida.
De acordo com Edson, há uma parceria entre a Agência Condor (Alemanha) com a agência Pantanal Traking Tour (Campo Grande). "Através dessa parceria recebemos quatro grupos da Alemanha por ano", explica o guia. Este é o terceiro grupo, antes de chegar a Corumbá passou pelo Chile, Bolívia e agora Brasil. Edson explica que alemães Mato Grosso do Sul como destino e tem preferência por Corumbá porque são ligados a natureza, até mesmo os turistas alemães mais jovens.
Alguns se apaixonam pelas riquezas pantaneiras e voltam a escolher o mesmo destino, foi assim com o casal Peter e Karin Hurker, que esteve em Corumbá pela primeira vez em 2005. "Escolhemos o Pantanal por causa de uma reportagem que assistimos na televisão. Gostamos muito da viagem e por isso resolvemos voltar", explica Karin. "É um lugar fantástico que possui uma cultura muito original", complementa Peter.
Conforme dados da Polícia Federal, no primeiro semestre de 2007, 14.479 estrangeiros visitaram Corumbá. Saíram 10.840. No segundo semestre entraram 11.165 e 10.219 saíram. Ao todo, o fluxo de turistas estrangeiros em Corumbá foi de 46.703 pessoas que contribuíram para a movimentação econômica da cidade.
O continente mais emissor foi a América do Sul com 718 pessoas, sendo a Bolívia mais emissiva com 410 pessoas, Peru com 130 turistas e Argentina com 80. Da Europa vieram 455 turistas; Alemanha com 84 e França com 80 pessoas. América do Norte com 90; da África 9; da Oceania 66; da Ásia 22; e do Oriente Médio 34.
O ministro do Turismo, Luiz Eduardo Barreto, posou com a jibóia símbolo do projeto Jibóia, de Bonito, durante o 3º Salão de Turismo realizado no mês passado, em São Paulo. As várias serpentes do Projeto Jibóia chamaram a atenção para o estande de Mato Grosso do Sul no evento.
Demonstrando intimidade com o réptil, o ministro concordou em ser fotografado com a cobra envolta no pescoço, entre o secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, e Henrique Naufal, do Projeto Jibóia.