Notícias de Bonito MS
Como a programação oficial do evento é lançado próximo ao período de festa, muitas pessoas dão palpite sobre quem irá subir aos palcos da Grande Tenda e da Praça da Liberdade, na cidade de Bonito (MS).
Há rumores de que o rapper brasileiro possa ser uma dessas atrações, já que há uma folga de apresentações em sua agenda do site oficial justamente entre 28 de julho e 7 de agosto.
Será que alguns desses dias, já que compreende ao período do Festival de Inverno de Bonito (30 de julho e 3 de agosto), ela estará no destino de ecoturismo brasileiro?
A programação oficial do evento ainda não foi lançada oficialmente, por isso não há nenhuma atração confirmada.
Recentemente, Marcelo D2 se apresentou em Campo Grande gratuitamente pelo programa MS Canta Brasil, realizado mensalmente no Parque das Nações Indígenas.
Segundo informações, no momento do desembarque da equipe houve muita movimentação dos curiosos o que chamou atenção.
Ainda conforme testemunhas, os jogadores chegaram na Capital em um voo comercial, que saiu de Brasília, onde fica o Estádio Mané Garrincha, palco da vitória brasileira por 4x1.
As primeiras informações dão conta de que, ao chegar em Campo Grande, a Seleção de Camarões embarcou num ônibus de turismo. O destino dos jogadores seria a região do Pantanal sul-mato-grossense e provavelmente a cidade de Bonito.
A Gruta do Lago Azul, atrativo turístico de Bonito, está aberta para visitação desde o último sábado (14).
O atrativo turístico foi interditado no dia 13 de junho para obras de readequação da escadaria e remoção da passarela e pilares de metal. Além disso, durante o período foram realizadas manutenção e limpeza da trilha que leva ao interior da gruta.
Em abril deste ano, a Promotoria de Justiça de Bonito, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul) deram parecer favorável ao início das obras devido à possibilidade de contaminação da água do local.
De acordo com a assessoria da prefeitura, uma nova interdição poderá ser expedida ainda neste ano para que seja realizada uma obra de interligação entre as escadarias.
A partir desta terça-feira (20), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) recebe inscrições de espetáculos musicais e cênicos de Mato Grosso do Sul que poderão se apresentar durante o 15º Festival de Inverno de Bonito.
De acordo com a assessoria da FCMS, as inscrições podem ser feitas até o dia 3 de julho e os projetos devem ser encaminhados para a Fundação de Cultura somente via Correios, respeitando as normas do edital publicado.
O conteúdo apresentado deve ser composto por apresentações em formato digital, relatos detalhados sobre atração e materiais necessários como luz, som e cenário.
A Secretaria de Estado de Governo formará duas comissões que escolherão quatro atrações na área de artes cênicas (dois de dança e dois de teatro ou circo) e cinco atrações musicais.
Mais informações podem ser obtidas no edital disponível no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br.
Entre os dias 27 de maio e 13 de junho, a Gruta do Lago Azul, atrativo turístico em Bonito, irá suspender suas atividades.
Após o parecer favorável da Promotoria de Justiça de Bonito, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), terão início as obras de reparo no interior do local.
Por meio da ordem judicial, uma passarela deverá ser removida e a escadaria passará por readequação. A reforma é de extrema urgência, já que o adiamento das obras tem causado contaminação da água do local.
O projeto será acompanhado pela administração, sem licitação, uma vez que a licitação inicial da obra ainda não foi concluída.
"É necessário estabelecer um cronograma de trabalho, não dá para tirar a passarela com turista lá dentro. Esse é um dos motivos da primeira obra não ter dado certo", advertiu o prefeito Leonel Lemos durante uma reunião do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizada em abril deste ano.
O prefeito Leonel Lemos de Souza Brito (Leleco), durante reunião do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), afirmou que é irreversível a decisão, e que o Balneário Municipal passa a ter o voucher como forma de acesso.
“Primeiramente, era um compromisso nosso com a moralização na forma de administrar o Balneário Municipal. Segundo ponto, é a questão da gestão e a organização do atrativo. Com o voucher, além de darmos transparência na arrecadação - coisa que jamais nenhuma outra administração o fez, temos a questão do cuidado com o Meio Ambiente, através da análise da capacidade de carga do atrativo. O que não muda é o direito do bonitense ao espaço que é seu de fato e de direito. Para os turistas, a entrada se dará através do voucher adquirido diretamente nas agências de turismo da cidade. Prometemos, e agora vamos cumprir mais esse compromisso.”, afirmou Leleco.
Campanha – A Prefeitura começa nesta semana uma campanha informativa sobre adoção do voucher único no Balneário Municipal, através de outdoor, panfletos, rádio, sites e mídias sociais. A partir do próximo dia 05, os turistas somente poderão adentrar ao balneário, munidos do voucher adquirido nas agências de turismo. O voucher não será vendido no local, devendo ser adquirido com antecedência. Para os bonitenses, a regra de ingresso será mantida, sendo franqueado o ingresso aos que comprovarem domicílio na cidade de Bonito.
Um projeto de revitalização do Balneário Municipal já foi aprovado, com um orçamento de R$ 2,4 milhões, já tendo garantido em conta o valor de R$ 1,2 milhões. A partir da metade do ano serão realizadas obras de ampliação das churrasqueiras, diminuição do estacionamento interno, criação de espaço de lazer, reforma do portal de entrada e instalação de uma sala para guias de turismo com palestras e vídeos.
Para maiores informações, os interessados poderão se dirigir à Secretaria de Turismo de Bonito, que fica na Rua Coronel Pilád Rebuá, 1780 – centro, ou através do telefone: (67) 3255-1351.
Para aqueles que visitarão Bonito nos próximos dias devido à Conferência de Ecoturismo e Turismo Sustentável, há diversas oportunidades de conhecer melhor o destino através dos passeios oferecidos. Conheça algumas opções:
São rios de águas cristalinas, ideais para a prática de flutuação, mergulho com cilindro, banhos em cachoeiras, ou apenas para contemplação. Ainda há opções para realizar passeios ao ar livre, arvorismo, passeio a cavalo, rapel, boia cross, passeio de bike e muitas outras opções.
Alguns passeios são essenciais nos roteiros de quem visita o município pela primeira vez, como: a Gruta do Lago Azul, o Balneário Municipal de Bonito, a Estância Mimosa, o Recanto Ecológico Rio da Prata, a Lagoa Misteriosa, o Projeto Jiboia, a Boca da Onça Ecotour entre outros.
As sugestões acima permitem que o turista se surpreenda com a beleza da águas azuis da Gruta; relaxe nas águas cristalinas, muitas vezes acompanhados por diversas espécies de peixes; desvende os mistérios da região e entre em contato com natureza de maneira sustentável.