Notícias de Bonito MS
Daniela Mendes
O Ministério do Meio Ambiente lançará no dia 31 de outubro, em Brasília, o Livro Vermelho das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção. Uma publicação elaborada em parceria com a Fundação Biodiversitas que, pela primeira vez, traz a descrição completa das espécies presentes nas listas oficiais de 2003 e 2004.
São duas mil páginas, distribuídas em dois volumes, com detalhes sobre as espécies como locais onde ocorrem, biologia, porque estão ameaçadas. Segundo Lídio Coradin, do Departamento de Conservação da Biodiversidade, o Ministério do Meio Ambiente também está trabalhando na revisão da lista oficial das espécies da fauna ameaçadas de extinção. "Em 2009, no máximo em 2010, deve ser divulgada a revisão da lista. A idéia é que a cada cinco anos seja divulgada uma revisão", afirmou Lídio.
Segundo a Fundação Biodiversitas, o principal papel dos livros vermelhos é alertar os tomadores de decisão, profissionais da área de meio ambiente, conservacionistas, e a opinião pública em geral, sobre o risco crescente de extinção de espécies e suas conseqüências sobre o patrimônio genético do planeta. A elaboração de livros contendo as descrições das espécies consideradas sob ameaça de extinção (livros vermelhos), realizada com base em critérios científicos e consulta a especialistas, constitui uma ferramenta legal básica para a preservação dessas espécies.
Listas, e livros vermelhos são mecanismos utilizados internacionalmente, inclusive como maneira de conter o tráfico e o comércio ilegal de espécies, conforme disposto nos anexos da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (CITES), da qual o Brasil é signatário.
Para a Biodiversitas a lista com as espécies citadas nos livros vermelhos podem e devem influenciar o desenho das políticas públicas e privadas de ocupação e uso do solo, a definição e priorização de estratégias de conservação, o estabelecimento de medidas que visem reverter o quadro de ameaça às espécies, além de direcionar a criação de programas de pesquisa e formação de profissionais especializados em biologia da conservação.
Histórico - A primeira lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção é de 1973 e foi elaborada por um grupo de especialistas, apoiados pela Academia Brasileira de Ciências. Atualizada em 1989, a lista foi publicada na Portaria n º 1.522, do Ibama, em 19 de dezembro de 1989. Essa lista identificou 207 animais, dentre vertebrados e invertebrados, sob ameaça de desaparecimento, e incluiu sete espécies consideradas como provavelmente extintas.
Posteriormente foram incluídas na lista oficial, através de portarias adicionais (Portaria nº 45-N, de 27 de abril de 1992, e Portaria nº 062, de 17 de julho de 1997), uma espécie de primata, nove morcegos e um pássaro, totalizando 218 espécies. A lista atual conta com 633 espécies ameaçadas de extinção, com os grupos de invertebrados terrestres, anfíbios, répteis, aves, mamíferos, invertebrados aquáticos e peixes (instruções normativas nºs 03, de 27 de maio de 2003, e 05, de 21 de maio de 2004, do MMA).
A regulamentação da Lei Geral do Turismo será tema do III Seminário da Coordenação-Geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo que começa hoje (13/10) em Brasília e vai até quarta-feira. Quais artigos da lei do turismo serão regulamentados? Como será conduzido o processo de Classificação Hoteleira? Quem fiscalizará os prestadores de serviços turísticos? são alguns dos temas em discussão.
"O objetivo do evento é esclarecer dúvidas sobre a regulamentação da lei e ampliar o relacionamento com os representantes dos órgãos delegados nos estados, que serão os responsáveis pela fiscalização dos prestadores de serviços turísticos", afirma o coordenador-geral de Serviços Turísticos, Ricardo Moech.
O evento é dirigido aos coordenadores e técnicos dos órgãos estaduais de turismo, com os quais o MTur tem convênios, empreendedores e profissionais do setor. O seminário vai abordar os seguintes temas: Regulamentação da LGT; Procedimento para autuação; Competência legal para fiscalização dos prestadores de serviços turísticos, Discussão sobre treinamento e Capacitação dos agentes fiscais e Classificação hoteleira.
A abertura do evento será às 14h30 no Hotel Nacional de Brasília. Na terça (14) e na quarta (15) as atividades começam às 8h30 e terminam às 18h30.
Com mais de 400 espécies de pássaros catalogadas, a região de Bonito e Serra da Bodoquena começa a dar os primeiros passos para entrar nos roteiros de observação de aves do Brasil. A Atratur - Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região - em parceria com a empresa Photo Innatura realiza o 1º Curso de Observação de Aves em Bonito-MS.
A iniciativa pretende orientar guias turísticos de Bonito e região para a atividade de observação de aves. O evento despertou a atenção dos empresários também. Junto com o curso será realizado um Workshop para donos de hotéis e atrativos que se interessem em desenvolver a atividade na região. O curso e o Workshop serão ministrados pelos biólogos Maria Antonietta Pivato (Tietta) e Daniel de Granville.
Segundo Tietta, a região de Bonito possui grande potencial para oferecer esse tipo de passeio: "A região tem espécies que atrairão os turistas iniciantes e de nível médio". Ela ainda comenta que o incentivo para essa atividade é fruto de seu mestrado sobre o potencial do Pantanal Sul e de Bonito em observação de aves, concluído em 2004: "A partir daí eu vi a necessidade de expandir a atividade e de incentivar os guias". Mas a bióloga completa de forma humorada: "Para ser observador de aves tem que gostar muito, principalmente de acordar cedo".
O curso será realizado de 20 a 26 de outubro. No primeiro dia (20/10) será realizada uma palestra aberta à comunidade sobre o turismo de observação, seu potencial econômico e principais aves da região. As aulas do workshop serão intercaladas às aulas para os guias. Apenas na segunda e quinta-feira à noite as turmas trabalharão unidas. As inscrições vão até o dia 13 de outubro, com limite de 20 pessoas. Para se inscrever é preciso preencher o formulário e enviar para a Atratur através do e-mail: atratur@atrativosbonito.com.br.
A 2ª Gincana de Saúde Bucal, com o objetivo de conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do cuidado com os dentes, será lançada hoje, pela coordenação de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Bonito.
O evento contará com a participação de oito escolas municipais e duas escolas particulares e vai premiar os melhores colocados - de 10 até 15 anos - em um concurso de redação com o tema Educar Para Sorrir.
Serão premiados os primeiros lugares de um concurso de desenhos para alunos entre 5 até 9 anos. Como parte da programação será realizada uma palestra para a comunidade no dia 16 de outubro na Câmara Municipal, ministrada pela professora doutora Rosane Giordano de Barros, diretora da Faculdade de Odontologia da UFMS, que abordará o tema Doença da Boca. A gincana será encerrada no dia 23 de outubro.
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) está com as inscrições abertas para o vestibular. Serão oferecidas vagas para os cursos nos campus da UFMS de Campo Grande, Aquidauana, Bonito, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. Mais informações e inscrições pelo endereço: www.copeve.ufms.br.
Até o fim do ano Bonito, município a 247 quilômetros de Campo Grande, deve receber o primeiro vôo comercial. Segundo o governador André Puccinelli (PMDB), as chances de que isso ocorra são de 99%.
Conforme ele, depois do término da primeira etapa do receptivo do aeroporto, vai ser possível a operação em escala comercial. A obra está em fase final e tem 900 mil metros quadrados "Se tudo correr bem, estaremos festejando em dezembro esse primeiro vôo", prevê o governador.
A maior entidade de cirurgiões da América Latina, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões, através do capítulo Mato Grosso do Sul promove nos dias 30 de outubro a 1º de novembro de 2008, o XI Congresso Regional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no Centro de Convenções do município de Bonito.
O evento pretende reunir cerca de 400 pessoas de todo o país, entre acadêmicos de medicina, médicos residentes e especialistas das diversas áreas da cirurgia. Com o objetivo de atingir todos os campos relacionados à atividade do cirurgião, os temas foram escolhidos com a proposta de discutir as soluções atuais para as doenças cirúrgicas dos diferentes níveis sócio-culturais.
Os temas serão abordados no formato de painel por profissionais de renome da região Centro-Oeste, do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraná, durante os três dias de congresso. Entre os assuntos que serão amplamente discutidos, estão: Próteses Cirúrgicas e Biomateriais, Trauma, Cirurgia Metabólica e A Estética como Especialidade Cirúrgica.
As atividades terão início no dia 30, quinta-feira, com a palestra "O papel do CBC na atual realidade da cirurgia nacional", proferida pelo vice-presidente da instituição, Dr. Armando de Oliveira e Silva, e terminam no dia 1º, sábado, com a palestra de encerramento do Dr. Edmundo Ferraz, presidente do CBC, "Infecção e Cirurgia - Aspectos Atuais".
A Programação completa e demais informações sobre o congresso podem ser conferidas no site: www.cbc.org.br/congressobonito.