imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2009 do Instituto de Ensino Superior da Funlec (Iesf), que está oferecendo seis cursos de graduação, todos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), com a melhor tecnologia e os melhores professores do estado. As inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de outubro e a prova acontecerá no dia 26 de outubro, às 14 horas.

Cursos:

Artes Visuais - é o único curso particular do estado. O Iesf forma profissionais habilitados para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais na Educação Básica. O curso pretende capacitar profissionais aptos a produzir, ler, contextualizar estética e historicamente diferentes linguagens que constituem o universo visual contemporâneo. Devido a importância e necessidade das artes em nossas escolas e sociedade, o curso tem como princípios a relação entre a Educação e a Arte e a valorização do caráter de integralizar, analisar e refletir o conhecimento artístico.

Biblioteconomia - Em Campo Grande o curso existe há sete anos e é exclusivo em Mato Grosso do Sul. Longe da imagem daquele antigo personagem que pede silêncio e indica livros na biblioteca, o biblioteconomista de hoje segue o compasso das transformações sociais trazidas pela tecnologia, ele é o profissional capacitado para gerir a informação. O Curso de Biblioteconomia pretende formar o profissional apto a lidar com a administração racional do acervo de bibliotecas, desenvolvendo um processamento técnico rápido e seguro e, principalmente, um atendimento ágil e eficiente aos usuários, motivando-os ao uso da biblioteca e estimulando-os à pesquisa.

Educação Física - O Iesf oferece o melhor curso particular de Campo Grande, em que possibilita que o aluno desenvolva conhecimentos especializados na área da Educação Física, formando profissionais educadores que compreendam o corpo humano na sua inserção histórico-social. O Iesf oferece aos acadêmicos uma estrutura com laboratórios para atividades de ensino-aprendizagem, um corpo docente qualificado e uma integração com a sociedade por meio de programas de extensão.

Pedagogia - Ganhou o conceito 4 estrelas no Guia do Estudante, o curso forma profissionais para atuar nos vários ramos da área pedagógica, como docência (infantil e pré-escola até a 4º ano do Ensino Fundamental e EJA), gestão (diretoria, coordenadoria e supervisão dos ensinos fundamental e médio) e pesquisa. Desde o primeiro semestre, o aluno tem aprendizado teórico e prático nas diferentes áreas de uma instituição de ensino e todos os procedimentos e possibilidades pedagógicas. A proposta curricular inclui a fundamentação científica para enfrentar as várias situações educacionais, disciplinas de formação humanística e disciplinas de formação profissional práticas e teóricas. O currículo inclui também a disciplina da Língua Brasileira de Sinais- LIBRAS.

Secretariado Executivo Binlíngue- Considerado o melhor curso do Centro-Oeste, prepara profissionais para participarem com exatidão, iniciativa e organização do dia-a-dia das empresas, funcionando como elo entre setores no quais trabalha e os outros setores da organização. A relevância do curso de Secretariado Executivo Bilíngüe para Campo Grande é indiscutível, uma vez que o mercado de trabalho demanda profissionais capacitados para o exercício legal da profissão, não havendo Instituições de Ensino, no Estado, em número suficiente para a formação de Secretários Executivos.

Turismo - com vagas em Campo Grande e em Bonito, o curso busca levar o aluno ao estudo do fato e do fenômeno turístico, objetivando a aquisição de conhecimento para atuar nas áreas do turismo, através da união de conceitos teóricos e das perspectivas técnicas do mercado. Com isto procura capacitar o aluno a ser um empreendedor, a planejar, operacionalizar e administrar atividades em empreendimentos hoteleiros e de lazer, na organização de eventos, agências de viagens, alimentos e bebidas dentre outros de modo a poder atuar nos principais segmentos diretamente relacionados.

As inscrições para o vestibular podem ser feitas pelo site da Funlec (www.funlec.com.br) ou nas unidades do Iesf em Campo Grande (Rua Cel. Cacildo Arantes, 322, Bairro Cachoeira II) e em Bonito (R. Cel. Pilad Rebuá, s/n, Centro). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: Campo Grande - (67) 3901-2878 ou (67) 3901-2929. Bonito - (67) 3255-1905.

Um estudo realizado pela ONG Conservação Internacional (CI-Brasil) revela que o cumprimento do código florestal não é suficiente para preservar pelo menos 25% das espécies do Cerrado. Segundo a pesquisa, divulgada ontem durante o II Encontro Internacional sobre Savanas Tropicais, organizado pela Embrapa, em Brasília, pelo menos 340 espécies de mamíferos, aves, répteis e anfíbios do Cerrado correm risco de extinção caso a responsabilidade da conservação recaia somente sobre os proprietários rurais da região. Mesmo que todos eles cumpram o determinado pela legislação ambiental, como a manutenção de pelo menos 20% da propriedade como reserva legal, várias espécies podem ser perdidas.

Segundo Ricardo Machado, diretor do programa Cerrado-Pantanal da CI-Brasil, além do cumprimento do código florestal pelos proprietários rurais, é preciso que regiões importantes para a biodiversidade também sejam protegidas para a manutenção da biodiversidade do Cerrado. Sem elas, de acordo com Machado, o desenvolvimento econômico ocorrerá de maneira insustentável uma vez que espécies da fauna e da flora que desempenham um importante papel na manutenção do clima, na proteção dos solos, dos rios e de suas nascentes ou na polinização de cultivos e no combate de pragas irão desaparecer. "Somente a manutenção de áreas determinadas pela lei não garante a sustentabilidade do agronegócio", diz Machado, um dos autores do estudo. "O esforço privado deve ser acompanhado da criação, da implantação e da manutenção de reservas públicas destinadas à conservação da biodiversidade", avalia.

Uma das alternativas para a exploração econômica sustentável do Cerrado, segundo Mario Barroso, gerente do programa Cerrado-Pantanal da CI-Brasil e co-autor do estudo, é manter as áreas nativas e intensificar a produção nas áreas produtivas. "Sistemas otimizados de produção, emprego de tecnologias de ponta e o manejo racional de paisagens são as ações necessárias para que se alcance o uso sustentável dos recursos naturais", diz. Barroso explica que é imprescindível a união de esforços públicos e privados para a manutenção da biodiversidade do Cerrado.

Planejamento sustentável - O estudo foi realizado com base nos princípios da Biogeografia de Ilhas, que estabelece uma relação matemática entre o tamanho de áreas nativas e a quantidade de espécies que elas podem manter. Segundo Barroso, o levantamento revela que é impossível manter todas as espécies e suas populações em condições saudáveis quando a maior parte da vegetação nativa é suprimida para dar lugar ao avanço do agronegócio. "É preciso fazer mais do que a lei prevê", diz.

Machado explica que o Brasil já tem mapeado quais são as áreas importantes para a conservação da biodiversidade. Segundo ele, bastaria cruzar esse mapa com o mapa de regiões economicamente importantes para que se avalie, de um lado, quais são as oportunidades de conservação existentes e, de outro, quais seriam as áreas produtivas que podem ser consolidadas. "No caso de conflitos, ou seja, de áreas importantes tanto para a conservação quanto para a produção, novos modelos de desenvolvimento que sejam menos agressivos e mais sustentáveis devem ser pensados", conclui.

Sobre a Conservação Internacional (CI-Brasil)

A Conservação Internacional (CI) foi fundada em 1987 com o objetivo de conservar o patrimônio natural do planeta - nossa biodiversidade global - e demonstrar que as sociedades humanas são capazes de viver em harmonia com a natureza. Como uma organização não-governamental global, a CI atua em mais de 40 países, em quatro continentes. A organização utiliza uma variedade de ferramentas científicas, econômicas e de conscientização ambiental, além de estratégias que ajudam na identificação de alternativas que não prejudiquem o meio ambiente. A Conservação Internacional (CI-Brasil) tem sede em Belo Horizonte - MG. Outros escritórios estão estrategicamente localizados em Brasília-DF, Belém-PA, Campo Grande-MS, Salvador-BA e Caravelas-BA.

Não bastassem o calor tropical de dezembro e as translúcidas águas dos rios, cachoeiras, grutas e balneários de Bonito, no Mato Grosso do Sul, a cidade - considerada a capital do brasileira do ecoturismo - vai se movimentar no mês de dezembro em torno de duas competições esportivas nacionais. O principal hotel da região - o Zagaia Eco Resort - vai sediar, de 05 a 07/12, a XI Copa de Futebol Society e o Torneio de Tênis de Bonito.

As disputas - que tradicionalmente atraem participantes de várias regiões do Brasil - ganham mais peso este ano pelo menos em dois aspectos: serão realizadas em período de início de férias escolares - facilitando o deslocamento e a participação de famílias inteiras - e antecipam as comemorações das festas de final de ano, permitindo a confraternização entre amigos e familiares em um ambiente de total relaxamento.

Além da programação intensiva que a organização dos dois torneios está preparando, os participantes poderão usufruir de toda as estrutura do hotel. O Zagaia conta com duas piscinas adultas tropicais, uma piscina infantil, piscina de biribol, spa com piscina aquecida e cascata, hidromassagem, sala de ginástica, sauna panorâmica, sala para massagem, equipe de monitores, lago para pesca, quadra de areia para vôlei, boutique, coffee shop, dois restaurantes e trilha ecológica além de campos de futebol com iluminação e quadras de saibro para a prática do tênis.

Também há opções para dezenas de passeios ecológicos por toda a região de Bonito e Serra da Bodoquena que podem ser agendados a partir do próprio hotel. Para o período de 05 a 07 de dezembro o Zagaia está oferecendo pacotes promocionais que incluem três dias de hospedagem com duas diárias com café da manhã, dois jantares e dois almoços. Informações e reservas podem ser feitas através de ligação gratuita pelo fone: 0800-979-4400 ou por e-mail pelo endereço: reservas@zagaia.com.br.

Os regulamentos dos dois torneios nacionais serão divulgados dentro dos próximos dias. As inscrições de equipes devem ser feitas pelos fones ou . Já os associados do Rádio Clube, em Campo Grande/MS podem organizar suas equipes para futebol e tênis junto ao à assessoria do clube, mantendo contato com o Sr. Marcos Guimarães através do fone.

O Pantanal, representado pelo Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense foi nomeado para concorrer, em votação, internacional, pela internet, para ser eleito uma das 7 maravilhas naturais do mundo. O concurso é promovido pela entidade Fundação New7Wonders (www.new7wonders.com) a mesma que realizou a eleição das novas maravilhas monumentais do planeta.

Reconhecido pela Unesco, em 2000, como Reserva da Biosfera, o Pantanal é considerado uma das reservas naturais mais exuberante, diversificada e selvagem do planeta.

Ao colocar o Pantanal entre as sete maravilhas do mundo voltaremos os olhos do mundo para a importância da conservação deste santuário natural, não apenas do Parque Nacional, mas de todo o Pantanal.

Pantanal
A planície pantaneira cobre uma área de quase 210 mil quilômetros quadrados e ocupa parte dos territórios do Brasil (140 mil km² nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Paraguai e Bolívia (70 mil). Funciona como um corredor de transição entre as bacias Amazônica e Prata. É uma região única na qual se encontram o Cerrado, o Chaco, a Amazônia, a Mata Atlântica e o Bosque Seco Chiquitano. Esta situação, somada aos pulsos de inundação, permite particular diversidade e variabilidade de espécies.

O município de Bonito deve receber em dezembro o primeiro vôo comercial de uma companhia aérea de nível nacional. A possibilidade de essa previsão se concretizar é de 99%, segundo revelou no dia 10 o governador André Puccinelli.

O início da operação em escala comercial vai ser possível com o término da primeira etapa de do novo receptivo do aeroporto de Bonito, obra de 900 mil metros quadrado, que está em fase final. "Se tudo correr bem, estaremos festejando em dezembro esse primeiro vôo".

Além do setor aéreo, a ferrovia também está a caminho de ser uma nova e atrativa porta para o turismo. André informou em entrevista que está previsto para os dias 7 e 8 de maio de 2009 a primeira viagem no Trem do Pantanal. Na primeira fase, o roteiro vai de Campo Grande a Miranda.

Neste mês de outubro, o governador lança, em evento turístico no Rio de Janeiro, o retorno do Trem. "Esse primeiro trecho Campo Grande - Aquidauana - Miranda é motivado pela melhoria da malha ferroviária. E, sem dúvida, no nosso governo, chegaremos até Corumbá", garantiu André.

O governador do Estado manifesta otimismo de que a crise vai "tangenciar" o turismo regional e que os vários atrativos, em cidades pantaneiras, Serra da Bodoquena e em todas as outras regiões têm condições de atrair visitantes para eventos, para apreciar as belezas ou usufruir de programas como a pesca. Para fomentar a atividade, a Fundação de Turismo (Fundtur) tem atuado integrada com os bureaus de eventos, visando divulgar Mato Grosso do Sul.

Para Puccinelli, é importante fazer com que o turista venha uma primeira vez, porque "quem vem, sempre volta, as estatísticas mostram isso".

O Bonito Convention & Visitors Bureau e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul têm o prazer de convidar profissionais, acadêmicos, empresários e gestores de turismo para participar do Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo. O evento será realizado na cidade de Bonito-MS no período de 03 a 06 de dezembro de 2008.

O objetivo do evento é reunir os principais profissionais do segmento para debater o desenvolvimento do marketing e a comercialização de destinos, produtos e serviços de ecoturismo.

O evento será composto por três eixos temáticos: Marketing e comercialização do ecoturismo; Gestão e qualificação na atividade de ecoturismo; Mercado de trabalho no ecoturismo.

Hoje (14), às 18h30, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul apresenta a nova sede, localizada no Parque das Nações Indígenas. O evento faz parte das comemorações dos 31 anos do Estado e contará com a presença do governador André Puccinelli, secretários de Estado, várias autoridades e empresários do setor turístico.

Segundo a diretora-presidente da Fundação de Turismo, essa é uma conquista que há muito tempo era reivindicada. "O turismo de MS merece um lugar que represente toda a beleza de Mato Grosso do Sul e o Parque das Nações Indígenas é um dos nossos cartões postais", comemora Nilde Brun. A nova sede fica na avenida Afonso Pena, 7.000, Parque das Nações Indígenas, Portal Guarani, em Campo Grande.

Turismo de MS

Mato Grosso do Sul não tem limites para o turismo. É um estado surpreendente, que possui imenso potencial a ser explorado. De norte a sul, leste a oeste é um lugar que fascina. Cheio de cores, luzes, sons, aromas, sabores, sotaques e tradições. Possui a flora e fauna mais exuberante deste planeta. Um Estado regido pelas águas, cujas belezas naturais ultrapassam os limites de Bonito/Serra da Bodoquena. Percorre todo o Pantanal. Perpassa pelos 78 municípios do Estado e chega a Campo Grande, centro propício ao turismo de eventos e negócios.

O povo sul-mato-grossense é um atrativo à parte. E formado pela mistura de paraguaios, bolivianos, libaneses, sírios, espanhóis, italianos, árabes, japoneses e indígenas. Gente de hábitos simples, mas com muito charme e encanto. A tradição e a cultura do homem e da mulher pantaneira, estão preservadas nas belas cidades do interior do Estado.

O Estado conta com uma rede hoteleira, composta por hotéis, pousadas, motéis, albergues e áreas para camping. Possui bares e restaurantes prontos para atender do mais simples ao mais sofisticado paladar. Dotado de moderno complexo de equipamentos e infra-estrutura de alta qualidade, com inúmeras opções para fazer compras, lazer e entretenimento. Dispõe de aeroportos e rodoviárias que facilitam a chegada de pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Mato Grosso do Sul é bom para férias, descanso, cultura, esportes e aventura. Excelente para negócios e eventos. Propício para estudos científicos, para contemplação e investimentos e para o turismo. Mato Grosso do Sul é o Estado de todos os destinos. Mais informações, como indicadores turísticos, roteiros, participação em eventos, informações turísticas e dicas, podem ser encontradas no site da Fundação de Turismo (www.turismo.ms.gov.br), ou ainda pelo telefone 0800 647 6050.