Notícias de Bonito MS
O fotógrafo Marcio Cabral conquistou as primeiras colocações na edição 2015 do Pano Awards - The Epson International Photographic.
Com imagens da Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, e das Nascentes Azul e Rio Sucuri, em Bonito, o fotógrafo competiu com profissionais do mundo todo na categoria 360º.
Entre as conquistas de Cabral estão 3º lugar, com 81 pontos, na panorâmica capturada na Nascente do Rio Sucuri; segundo lugar, com 85 pontos, com clique na nascente do Rio Olho D'água; e primeiro lugar com imagem da Nascente Azul.
Segundo o fotógrafo, um novo site, Foto Explorer, deve sair até o final do ano, no qual serão postados um tour da Lagoa Misteriosa e outro do Rio da Prata, inclusive com material em áudio.
Esta não é a primeira vez que as imagens de Márcio Cabral feitas em Bonito e região conquistam prêmios importantes de fotografia. As imagens panorâmicas da Lagoa Misteriosa já receberam medalha de ouro e prata em outras edições do Epson Panoawards, medalha de bronze no Loupe Awards e, recentemente, ouro no MontPhoto.
O município de Bonito inaugurou neste sábado (26) a Trilha Bosque das Aroeiras, que será utilizada pelos patrulheiros mirins e escolas como espaço de estudo, aulas de campo, pesquisa e também para turistas e comunidade.
“A criação da trilha Bosque das Aroeiras agrega muito valor a cidade de Bonito/MS, pois de forma prática, pode-se conhecer algumas fortes características dos conceitos ecológicos de Bonito, como a formação geológica, espécies vegetais e animais e o nosso Bioma, o Cerrado”, informou a bióloga Juliana Andrade.
A trilha foi criada no espaço SELETA (Sociedade Caritativa e Humanitária Quadro de Bonito), onde funciona o Instituto Mirim Ambiental de Bonito. Os dados técnicos e ecológicos foram elaborados pelo guia Allan Velcic, pela bióloga Juliana Andrade e pelo engenheiro ambiental Valdenir Sousa, feitos a pedido do Instituto, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA e o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena – IASB.
Ao todo, a trilha possui 600m, identificados com placas de distâncias de 100m em 100m. Ao longo do caminho é possível observar diversas espécies de árvores nativas, como Caroba, Boicaiúva, e muitas Aroreiras, que deram o nome à trilha. Ainda, podem-se observar diversas espécies de aves como os tucanos, sabiá-laranjeira, sanhaçu-cinzento e por identificação via rastros, foram identificados outros animais como cutia, lobinho e jaboti.
O Prefeito Leleco, a Secretária Municipal de Educação Loiva Schiavo, representando o Projeto Bonito Sustentável, Tânia Van Der Sand, o presidente da SELETA, Helio Samaniego, a Polícia Militar Ambiental, empresários, pais e patrulheiros participaram da inauguração.
O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil) lançaram neste ano o Programa Nacional de Proteção de Nascentes. O objetivo do projeto é formar uma grande rede de proteção às nascentes e reforçar a conscientização dos produtores rurais em relação à preservação dos mananciais.
O Sindicato Rural de Bonito foi um dos primeiros a aderir ao programa. Segundo o presidente, Marcelo Bertoni, os produtores da região já têm tradição no plano de preservação com os mananciais. “A preservação aqui em Bonito foi repassada de pai para filho, mas sempre é bom reforçar a necessidade de proteger nossas nascentes. Acredito que em razão da crise hídrica mundial, em pouco tempo nos tornaremos produtores de água”, diz.
Para incentivar a participação no programa, o Senar lançou um concurso que irá premiar as melhores iniciativas de proteção das nascentes. O reconhecimento será destinado à administração regional do Senar que registrar o maior número de nascentes protegidas.
Os produtores interessados em participar devem procurar o Senar/MS ou o sindicato rural de sua região. “A edição de 2015 do programa tem prazo para receber cadastramentos até outubro, por isso, estamos trabalhando para que o maior número possível de produtores conheça a iniciativa”, explica o médico veterinário do Senar/MS, Pedro Bigaton, responsável pelo programa.
Serviço - Os produtores interessados em participar do Programa Nacional de Proteção de Nascentes devem ligar no Senar/MS pelo telefone (67) 3320-6969. Mais detalhes podem ser obtidos no site http://protecaonascentes.strikingly.com/.
Confira o release abaixo dessa grande novidade.
As belezas naturais de Bonito, cidade turística de Mato Grosso do Sul conhecida mundialmente, são apresentadas no Festival de Inverno pela primeira vez por realidade virtual. Trata-se de um projeto inovador, pela qual é possível “teletransportar” o visitante para dentro dos principais passeios da região, por meio de um óculos que permite uma imersão em 360 graus. O equipamento acompanha os movimentos da cabeça do usuário, dando a sensação de realmente estar naquele lugar, e permite sentir um pouco da emoção dos passeios, mesmo que a quilômetros de distância.
O presidente do Bonito Visitors Convention & Bureau, Rodrigo Coinete, diz que “a realidade virtual será uma grande ferramenta de marketing para a promoção turística. Com esta tecnologia, podemos proporcionar a nossos clientes uma experiência de imersão nas belezas naturais de Bonito, fazer um passeio virtual de barco em nossos rios, ver a Gruta do Lago Azul, flutuar em nossas nascentes. Isso é fantástico, pretendemos utilizar a realidade virtual em todos os eventos que participamos no Brasil e exterior.”
A VirtuaLink, empresa responsável pela produção e tecnologia, também é do Estado, e já está ganhando projeção nacional com o projeto. “O uso de realidade virtual no turismo faz todo sentido, uma vez que leva para o usuário uma imersão total em um outro ambiente, fazendo com que ele realmente se sinta em outro lugar, se esquecendo por alguns momentos, de onde ele realmente está”, garante André Akagi, diretor da empresa.
“Algumas emoções foram acrescentadas para essa produção, como uma visão bem de perto de jacarés, decks de cachoeiras bem altas e a entrada de grutas íngremes”, enfatiza. Além do segmento de turismo, a empresa está desenvolvendo trabalhos nas áreas de educação, saúde, arquitetura e entrenimento, em Campo Grande e outros Estados. O vídeo poderá ser visto no stand da Prefeitura de Bonito no Festival de Inverno, de 30 de julho a 02 de agosto, ou pelo nosso vídeo 360 graus.
Sobre realidade virtual
O uso da realidade virtual está ganhando destaque em todo o mundo, especialmente após o Facebook ter adquirido a startup Oculos por US$ 2 bilhões, em março do ano passado. Outras gigantes investem em projetos para o setor, como o Google, Microsoft, Samsung e Sony. A indústria de games é a que mais vem se beneficiando da tecnologia, mas outros setores, como o turismo, também têm projetos crescentes em todo o mundo.
Entre os dias 27 e 30 de agosto, inicia em Bonito (MS) o 4º Encontro Mercosul da Maturidade (Maturishow), que promoverá festas temáticas, show de talentos, oficinas e passeios ecológicos.
O evento deste ano tem como tema Viva Bonito - Uma integração multi-cultural. Veja a programação completa!
27/08/2014 - 5ª feira
Local : Zagaia Eco Resort
Noite : Abertura Oficial
Entrega do Troféu Top Maturishow
Coquetel
Show Duo Odara
Dia 28/08/2014 - 6º feira
Local: Zagaia Eco Resort
Manhã: Caminhada Ecológica
Ginástica Volta ao Mundo com a Profª Maria Alice Corazza
Dança dos Famosos ( com o Profº Marcelo Grangeiro, ganhador do prêmio TOP FIEP - melhor profissional 2010 e 2011)
Tarde: Aula de Zumba com o Prof. José Antônio Reina – Cubano
Noite: Local: Zagaia Eco Resort
Mostra de Talentos - Você é o Show ( apresentação dos Grupos de Dança);
Jantar;
Baile de Época com Cantor Ari Sanches ( Jovem Guarda).
Dia 39/08/2014 - Sábado
Manhã/Tarde: Local: Ilha Bonito
Ações de Desenvolvimento Sustentável;
Dançaterapia Recreativa com a Profº Maria Alice Corazza
Quiz ecológico
Churrasco pantaneiro com música ao vivo.
Show-aula Festa de Arromba - Prof. Marcelo Grangeiro
Noite: Local: Zagaia Eco Resort
Você é o Show - Mostra de Talentos (participação dos Grupos com música e dublagem);
Jantar
Entrega da Premiação do Show de Talentos
Baile Noite Dourada.
Dia 30/08/2014 - Domingo
Palestra vivencial- Viva Bonito com o Prof. Hélio Arakaki
Degustação do tradicional caldo de piranha, chef Baiano.
Encerramento do Evento com a Professora Maria Alice Corazza e o Prof. Marcelo Grangeiro – BONITO VOCÊ É QUEM FAZ.
Ao contrário das edições anteriores, em 2015 o evento não contará com destaques nacionais e artistas do estado ganham espaço.
Delinha, o grupo Chalana de Prata, a Orquestra Prelúdio e as bandas Kalu e Chá noise também devem se apresentar. Está prevista ainda a participação do cantor Zeca Baleiro no encerramento do evento.
O festival terá também a participação de grupos de dança de Mato Grosso do Sul, grupos de teatro do estado e mostras de artistas plásticos sul-mato-grossenses. Devem ocorrer ainda exposições de obras de arte, seminários e oficinas culturais de hip-hop (skate) e de dança de rua. Haverá ainda a participação de um escritor do estado.
A programação completa está disponível no site do evento.
As experiências da equipe somam a realização mais de 1 mil diagnósticos e orientações empresariais, além de inúmeras palestras, treinamentos e consultorias, em um total de mais de 40 cidades do Mato Grosso do Sul e 12 Estados brasileiros. Além de vivências profissionais em outros países como Argentina, África do Sul, Chile, China e Namíbia.
Pensando em discutir turismo a partir da valorização de boas práticas de gestão empresarial, bem como experiências de sucesso que valorizem a sustentabilidade e a inovação, a Bionúcleo criou o projeto de entrevistas “Prosa em Bonito”! Um programa de áudio disponibilizado quinzenalmente na internet no site (www.bionucleo.com.br) e fanpage (https://www.facebook.com/Bionucleo) da Bionúcleo e no Portal Bonito, com os propósitos de questionar, esclarecer, responder, questionar e provocar.
A consultora Ana Cristina Trevelin explica que “A ideia é compartilhar experiências e opiniões de gente que atua no turismo, especialmente, em destinos de ecoturismo e turismo de aventura. Queremos oferecer discussões que permitam ao ouvinte desenvolver um novo olhar sobre o assunto, provocando reflexões e quem sabe novas percepções críticas sobre turismo, sustentabilidade e gestão de pessoas. Afinal turismo em ambientes naturais não se trata apenas de gerir a natureza (se é que podemos dizer isso) mas de gerenciar serviços, fornecedores, pessoas, recursos financeiros, marketing, vendas e outros tantos recursos para realizar um sonho de lazer e experiência. São inúmeros negócios que estão envolvidos nesse processo turístico e é sobre isso que queremos falar. E só vamos fazer isso porque acreditamos que o conhecimento se construa a partir de vivências, questionamentos e reflexões.”
O lançamento da primeira entrevista ocorrerá durante a Feira Literária de Bonito, no período de 08 a 11 de julho, mas já foram gravados 8 programas com profissionais de destaque nacional na área de ecoturismo e inovação. A primeira entrevista foi feita com Antônio Carlos Silveira Soares, o Tó, proprietário do Restaurante Tapera e o idealizador do voucher único, o instrumento de gestão do turismo que tornou o Destino Bonito famoso internacionalmente.