Notícias de Bonito MS
O município de Bonito, localizado a 257 quilômetros de Campo Grande, foi reconhecido nacionalmente pela preservação ambiental.
A cidade recebeu o Prêmio de Destaque Nacional Outorgado a Município-Modelo na Preservação de Áreas Verdes e Unidades de Conservação, durante o Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana, realizado no Rio de Janeiro de 18 a 20 de maio.
A premiação foi concedida por decisão do Conselho Diretor do Instituto Ambiental Bisofera, como reconhecimento da existência de extensas áreas de preservação ambiental no município.
De acordo com conselho tais áreas contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e valoriza as potencialidades locais.
O prêmio foi recebido pelo prefeito José Arthur (PMDB), que participou na condição de Convidado de Honra e integrante da Tribuna Especial de Convidados, acompanhado pelo secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano e pelo chefe de gabinete, Roberto Rocca.
Começou na manhã desta sexta-feira, a operação de combate às queimadas na região pantaneira. Equipes do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental (PMA) seguiram para os locais de maior concentração de queimadas, de barco, pelo rio Paraguai. Os principais focos de incêndio estão a cerca de 6 km do porto corumbaense, descendo o rio. Além de uma equipe de Corumbá, mais 13 homens de Jardim, Aquidauana e Campo Grande chegaram à cidade para reforçar a operação.
Para combater o fogo, eles levaram bombas (acopladas nas costas); enxadas e abafadores. A Polícia Militar Ambiental está equipada com um GPS, aparelho de posicionamento global, e irá calcular a área queimada e identificar os principais focos de incêndio. De acordo com o tenente Rafael, do Corpo de Bombeiros, que comanda a operação, nos locais de difícil acesso, o helicóptero enviado pelo Ibama, irá fazer o trabalho de combate. Ele tem capacidade para transportar uma bolsa com cerca de 400 litros de água e faz o reabastecimento no próprio rio. A Prefeitura de Corumbá também integra a operação cedendo barco e combustível e fornecendo alimentação e material necessário para o alojamento dos militares que integram a Força-Tarefa.
O major Waldir Acosta, comandante da Polícia Militar Ambiental, fez uma recomendação. "As corporações estão unidas para trabalhar com o apoio aéreo. E mais uma vez, alertamos à população que transita nessa área ribeirinha para tomar os devidos cuidados, para que não ocorram mais esses fogos acidentais e nem provocados, pois quem for pego em situação de flagrante vai ser preso e encaminhado a delegacia. O fogo além de causar o impacto ambiental é um grande problema para a saúde humana", disse.
O IAB (Instituto Águas do Brasil) realizou quinta-feira (21) a primeira reunião das entidades que representam a sociedade civil organizada para elaborar ações no Estado, referentes à preservação do Pantanal.
Conforme o Instituto, as discussões buscam impedir o governador André Puccinelli (PMDB) de tentar enviar à Assembleia Legislativa o projeto que libera a implantação de usinas de plantio de cana-de-açúcar na Bacia do Alto Paraguai.
Ficou determinado que um documento com informações técnicas sobre a inviabilidade desse projeto será montado. Haverá ainda uma mobilização de todas as organizações que quiserem participar da segunda reunião, que acontecerá dia 1º de junho.
O Instituto também quer elaborar junto com parceiros uma campanha publicitária contra a implantação e a liberação de usinas. E uma audiência pública para debater o assunto está marcada para o dia 17 do mês que vem na Assembleia Legislativa.
Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (67) 3027-1907 ou 8409-7596.
A rica fauna de peixes dos rios de Bonito e a importância do conhecimento científico para a conservação biodiversidade dos ecossistemas aquáticos foram temas de reportagem do Programa Terra da Gente. Com o objetivo de mostrar novidades científicas e a atual situação do conhecimento sobre a ictiofauna, o Programa Terra da Gente visitou diversos locais da região da Serra da Bodoquena. O programa, na íntegra, pode ser acessado pelo site da EPTV/Globo, através do link http://eptv.globo.com/emc/0,0,1,1453;1,bonito+-+bloco+1.aspx
Com a colaboração de pesquisadores do Projeto Peixes de Bonito, a equipe da EPTV Campinas, afiliada à Rede Globo, registrou aspectos dos estudos e descobertas sobre ecologia e comportamento de peixes. Desta forma, o repórter Eduardo Sozo e o experiente cinegrafista Carlos Coutinho procuraram os biólogos do Projeto Peixes de Bonito para repassarem informações sobre as principais espécies de peixes, suas dietas, comportamentos mais marcantes, relação dos peixes com a mata ciliar e importância da educação ambiental para o turismo. Na ocasião, também foi apresentado o Guia Subaquático de Peixes da região de Bonito, a ser publicado pela Uniderp/Anhanguera, em parceria com a Conservação Internacional e Editora Habitat.
Durante as gravações do programa, o biólogo José Sabino acompanhou a equipe em locais como o Recanto Ecológico Rio da Prata e Balneário Municipal de Bonito, locais onde se concentraram pesquisas do Projeto Peixes de Bonito e foram feitas as gravações subaquáticas. A reportagem foi exibida no último dia 16 de maio, no interior de São Paulo e Sul de Minas, e irá ao ar via satélite (canal Superstation da Globo) em junho, em data a ser definida.
Peixes de Bonito
O Projeto Peixes de Bonito foi idealizado pelo biólogo José Sabino, professor e pesquisador da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - Uniderp/Anhanguera.
Iniciado em 2000, o projeto tem parceria com diversas instituições de pesquisas e organizações não-governamentais do Brasil e do exterior. O Projeto Peixes de Bonito envolve atividades de pesquisa em ecologia e comportamento de peixes e tem como objetivos a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos rios do Planalto da Bodoquena. Vários estudos e ações vêm construindo um sólido conhecimento para ajudar a conservar esse patrimônio natural brasileiro. Em Bonito, o projeto concentra suas atividades no rio Sucuri (Fazenda São Geraldo) e em Jardim, no rio Olho D\\\Água (Recanto Ecológico Rio da Prata). Há também pesquisas no rio Formoso, o principal rio da região de Bonito.
Peixes de Bonito tem reconhecimento nacional e foi premiado pela Editora Abril, em 2002, na categoria Fauna, com o I Prêmio Super-Ecologia. Em 2005 recebeu o II Prêmio do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), categoria Setor Acadêmico.
Terra da Gente
O programa nasceu em junho de 1997 depois do sucesso de vários especiais premiados da EPTV sobre ecologia e meio ambiente que viraram Globo Repórter. O objetivo do programa é passar, de forma agradável e atrativa, a mensagem de conservação de nossas riquezas naturais.
O programa ajuda as pessoas a conhecerem as belezas naturais e a importância da biodiversidade. O \\\"fio condutor\\\" é o peixe, mas além da pescaria (só pesca esportiva e artesanal) o programa mostra também o entorno: viagem, pontos turísticos, condições da mata ciliar, fauna em geral, gente da terra, clipes com música-raiz, receitas e conservação ambiental entre outros temas relacionados.
O programa é semanal, tem 40 minutos de duração, divididos em quatro blocos. É produzido, editado e distribuído pela EPTV Campinas, afiliada da Rede Globo. Da gravação à edição, tudo é feito com equipamentos digitais de última geração (HDTV). O Terra da Gente é exibido por 20 emissoras de sinal aberto em seis Estados (SP, MG, MT, MS, PA e PE). As áreas de cobertura dessas 20 emissoras somam cerca de 38 milhões de habitantes.
Desde janeiro de 2002 passou a ser exibido também para todo o Brasil, aos domingos, às 7:00h, via antena parabólica (o canal Superstation da Globo). São 8 milhões de parabólicas no país e 26 milhões de telespectadores potenciais, segundo dados da Rede Globo.
O Terra da Gente é exibido também pelo Canal Internacional da Globo para 114 países nos 5 continentes: diversos países das Américas (entre eles os Estados Unidos e, Canadá), África, Austrália, Japão e, a partir de novembro de 2002, também para toda a Europa. Nas emissoras EPTV, na Parabólica e no Canal Internacional da Globo o apresentador é Ciro Porto. As outras emissoras regionais trocam o apresentador para dar ao programa uma \\\"cara\\\" local, aproximá-lo do telespectador.
Campo Grande terá de 27 a 31 de maio os eventos Feira Internacional de Turismo e 2º Salão de Turismo de Mato Grosso do sul, que são realizados simultaneamente no pavilhão de exposições Albano Franco, nos altos da avenida Mato Grosso.
A primeira edição do Salão, em outubro de 2007, recebeu público de aproximadamente 15 mil pessoas, e terminou com estimativa de negócios de R$ 6,8 milhões.
A abertura dos eventos será na quarta-feira, 27, às 15h, com a presença do governador André Puccinelli e demais autoridades. No restante dos dias, a programação segue das 14h às 22h, com destaque para as apresentações culturais, com shows de música, dança e peça de teatro representando cada uma das dez regiões turísticas do Estado.
Shows musicais
As apresentações regionais do Salão ficarão por conta dos grupos Orquestra Revoada Pantaneira, Grupo Vocal Vida & Voz, Eulália Helena, Mário Geison & Elcio Viola, Bruno e Thiago, Rangel, Gabriel e Dionatan, Oficina de Dança da Fundação de Cultura e Turismo do Pantanal, Folclore Fronteiriço, Carlos Fábio e Pacito, Jabá e Banda, Grupo Catira do Taboado, Osmar de Gaita, Touro Candil, Violeiros e Baileiros, Engenho Novo, Mario Luiz Corrêa dos Santos, Grupo "Do Gaúcho ao Sul-mato-grossense", Chalana de Prata e grupo teatral infantil Circo do Mato. Haverá também shows de grandes nomes da música brasileira como Almir Sater, Dino Rocha, Renato Borghetti, Yamandu Costa e Guto Wirtti.
Salão
Estarão representadas as dez regiões turísticas oficiais de Mato Grosso do Sul (Caminho dos Ipês, Bonito/Serra da Bodoquena, Caminhos da Fronteira, Cone Sul, Grande Dourados, Vale das Águas, Costa Leste, Rota Norte, Pantanal e Vale do Aporé). Haverá estandes decorados especialmente com imagens, sons e cores, onde será distribuído material de divulgação de cada região. Os estandes terão atrações especiais para o público, com uma cenografia muito bem elaborada, que irá surpreender os visitantes.
Os países da América do Sul e os Estados que compõem as regiões Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) e o Centro-Oeste (Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal) do Brasil também terão espaço garantido para difundir seus destinos turísticos mais relevantes.
Será montada também uma praça de alimentação, onde serão comercializados, a preços populares, os pratos típicos - salgados e doces - de cada região turística do Estado. O Festival Gastronômico vai demonstrar que a nossa gastronomia é um diferencial competitivo para o turismo no Estado.
Ao todo, serão quinze pratos de dez regiões de Mato Grosso do Sul. Duas receitas, uma doce e outra salgada, serão escolhidas por um júri de cinco profissionais do Estado obedecendo aos critérios técnicos do concurso. Os vencedores representarão Mato Grosso do Sul no Salão Nacional de Turismo, que acontecerá no segundo semestre, conforme assessoria de imprensa.
Na lista dos pratos concorrentes estão Lasanha de Pintado com Creme de Bocaiúva, Segredos do Cerrado, Carne de Sol com Pequi à Moda Dois Irmãos do Buriti, Sorvete Dois Irmãos do Buriti com Rapadura de Cumbaru, Costela de Cordeiro Recheado, Pintado à Costa Leste MS, Linguiça de Maracaju com Arroz de Guariroba, Bacalhau Pantaneiro, Sonhos Pantaneiros, Paçoca de Carne, Pudim de Soja, Tilapia à Cocais, Doce D´Leite Campestre, Arroz do Vale do Aporé e Doce Sorriso de Mandioca.
Feira
Os negócios são outra atração do evento, tanto para o trade turístico, quanto para o consumidor final, já que no Balcão de Comercialização, as agências de viagens filiadas à Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), em parceria com o Gopan (Grupo de Operadoras de Turismo de Mato Grosso do Sul), estarão disponibilizando aos visitantes pacotes de viagens para destinos turísticos de Mato Grosso do Sul com preços bastante atrativos, diretamente ao consumidor.
O núcleo de conhecimento oferecerá uma agenda repleta de palestras do segmento do Turismo, envolvendo gestão, negócios, legislação e marketing, dentre outros temas que serão abordados por palestrantes de renome internacional. As inscrições são feitas somente online, no site do evento www.salaodeturismoms.ms.gov.br
Regiões Turísticas
Saiba quais municípios integram cada uma das regiões turísticas de Mato Grosso do Sul.
CAMINHO DOS IPÊS - Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Rochedo, Corguinho, Rio Negro, Sidrolândia, Dois Irmão do Buriti;
BONITO - SERRA DA BODOQUENA - Bodoquena, Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Nioaque, Caracol, Porto Murtinho;
CAMINHOS DA FRONTEIRA - Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru;
CONE SUL - Juti, Naviraí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Japorã, Mundo Novo;
GRANDE DOURADOS - Maracaju, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã, Deodápolis, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Dourados, Vicentina, Caarapó;
VALE DAS ÁGUAS - Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu;
COSTA LESTE - Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia;
ROTA NORTE - Bandeirantes, Camapuã, São Gabriel d´Oeste, Rio Verde, Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica;
PANTANAL - Corumbá, Miranda, Aquidauana, Ladário, Anastácio;
VALE DO APORÉ - Paranaíba, Cassilândia, Inocência, Água Clara, Chapadão do Sul.
Hoje Bonito será sede da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg).
O evento é organizado pela 1ª Companhia da Polícia Militar (1ª CIPM) da cidade, comandada pelo major da PM Claudemir Roberto Morando Bastos.O objetivo do evento é reunir aproximadamete 50 profissionais da área da segurança, entre policiais militares, civis, integrantes do corpo de bombeiros e guarda-municipal. Em debate, três, dos sete eixos do Texto-Base da Conseg.
"Trabalharemos com três eixos temáticos durante a conferência, mas eles serão definidos na hora, através de plenária, de acordo com o voto da maioria dos participantes", explica o major Morando.
O município de Bonito recebeu o Prêmio de Destaque Nacional Outorgado a Município-Modelo na Preservação de Áreas Verdes e Unidades de Conservação, durante o Seminário Nacional de Urbanismo, Paisagismo e Arborização Urbana (URBAVERDE) realizado no Rio de Janeiro de 18 a 20 de maio.
A premiação foi concedida por decisão do Conselho Diretor do Instituto Ambiental BIOSFERA como reconhecimento em âmbito nacional da existência de extensas áreas de preservação ambiental no município, incluindo parques, jardins, áreas verdes e unidades de preservação. De acordo com conselho tais áreas contribuem para a melhoria da qualidade de vida da população e valoriza as potencialidades locais.
O prêmio foi recebido pelo prefeito José Arthur (PMDB), que participou na condição de Convidado de Honra e integrante da Tribuna Especial de Convidados, acompanhado pelo secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano e pelo chefe de gabinete, Roberto Rocca.
O evento contou, entre outras, com as presenças do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, dos ministros Márcio Fortes (Ministério das Cidades), Carlos Minc (Meio-Ambiente) e Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), dos governadores Luiz Henrique da Silveira (Santa Catarina) e Aécio Neves (Minas Gerais), do senador Eduardo Suplicy e do deputado federal Fernando Gabeira.