Notícias de Bonito MS
Com o intuito de inspirar mais turistas a conhecerem a variedade de espetáculos da natureza brasileira, o TripAdvisor, maior site de viagens do mundo, elaborou uma lista dos 10 melhores destinos naturais do país, selecionados conforme as avaliações de viajantes do mundo todo.
Todas as atrações que aparecem na lista têm nota 5, considerada a máxima do site.
Representando o estado de Mato Grosso do Sul, os atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, e Abismo Anhumas, em Bonito, são destinos imperdíveis para quem aprecia o ecoturismo e as mais belas paisagens que a natureza pode proporcionar.
“A água cristalina possibilita uma visibilidade inacreditável e a quantidade de peixes e plantas aquáticas é um show!”, comenta um viajante do Tripadvisor sobre o rio da Prata.
Sobre o Abismo Anhumas, uma das maiores aventuras em caverna do país, mais elogios. “Desça devagar para ir apreciando o visual lá de cima. Experimente olhar profundo do abismo, você vai ver formações magníficas no fundo da água”, recomenda um viajante no site.
Integram a lista do TripAdvisor outros destinos imperdíveis, como as Cataratas do Iguaçu (PR), Cachoeira do Buracão (BA) e Cachoeira de Santa Bárbara (GO).
Gostou da lista? Confira mais atrativos no site PanRotas.
Referência para indústria de viagem, o jornal Travel Weekly, dos Estados Unidos, publicou nesta segunda-feira (8) uma reportagem especial sobre os paraísos brasileiros para a prática de ecoturismo: Bonito e Pantanal.
Para conhecer melhor seu objeto de estudo, o fotojornalista Mark Edward Harris visitou Corumbá e Bonito durante a Adventure Travel Week, realizada em abril deste ano. Na oportunidade, Harris visitou o Pantanal sul-mato-grossense e diversos atrativos de Bonito e região, como a Estância Mimosa Ecoturismo, o Recanto Ecológico Rio da Prata e o Buraco das Araras, em Jardim.
“O Recanto Ecológico Rio da Prata oferece outra oportunidade de flutuação em águas cristalinas. Depois de 45 minutos de trilha até a nascente do rio Olho D'Água, nós flutuamos rio abaixo, compartilhando a água com 60 espécies de peixes, incluindo pacu e cachara”, escreve o fotojornalista.
O texto foi elogiado pelo presidente da Adventure Travel Trade Association, Shannon Stoweel, um dos responsáveis pela Adventure Travel Week. “A Travel Weekly é a principal voz do mercado de turismo e, para mim, essa cobertura tem o poder de mostrar tanto a beleza quando as opções de aventura presentes nos destinos maravilhosos que existem no Brasil”.
A publicação no jornal é parte da “Masters Series”, na qual notáveis escritores, fotógrafos e artistas apresentam novas perspectivas em viagens. Confira o texto e as fotos aqui.
O município de Bonito sediou de 28 a 31 de julho a 17ª edição do Festival de Inverno. O evento trouxe atrações regionais e nacionais à Praça da Liberdade e registrou público de 25 mil pessoas.
Para colaborar com os empresários de Bonito e região e verificar a opinião dos visitantes, o Observatório do Turismo e Eventos de Bonito realizou de 29 a 30 de julho uma pesquisa para obter os dados do Perfil e Nível de Satisfação do Turista.
Ao todo foram ouvidos 160 turistas que circulavam na região central da cidade. Um coordenador de campo e três pesquisadores aplicaram um único questionário por família.
Segundo os dados coletados, dos 160 turistas entrevistados, 99% eram brasileiros e 1% estrangeiro. Dos turistas brasileiros, 51% eram de Mato Grosso do Sul e 14% de São Paulo.
As mulheres também lideram o número de visitantes, com 64%. A faixa etária dos turistas ficou concentrada entre 26 e 35 anos, em 35% e a maioria com nível superior completo (51%).
O lazer continua sendo o principal atrativo de Bonito, segundo 61% dos entrevistados. Apenas 29% dos turistas visitavam a cidade especificamente para acompanhar o Festival de Inverno.
Os atrativos mais visitados no período foram os balneários (69%), gruta (57%) e flutuação (55%).
Todos os turistas entrevistados afirmaram que recomendariam a cidade como destino turístico.
O Observatório do Turismo e Eventos de Bonito é um centro de pesquisas do município de Bonito coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau com apoio da Prefeitura e da Fecomércio. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.bcvb.com.br, ou pelo telefone (67) 3255-2207.
Vinte anos do álbum “Afrociberdelia” e cinquenta anos de Chico Science, cantor e compositor líder da banda que faleceu em 1997. Para comemorar a data, a banda Nação Zumbi apresentou um repertório variado com seus grandes sucessos na Praça da Liberdade, na sexta-feira (29).
O público compareceu em massa e entoou com a banda canções como "Maracatu Atômico", "Um Sonho" e "Praieira".
Conversamos com Jorge Du Peixe, vocalista da Nação Zumbi, que contou um pouco suas expectativas para o show e trabalhos futuros, além do documentário lançado recentemente sobre a vida de Chico de Science. Confira:
Primeira vez em um Festival tão importante para a cidade de Bonito.
Jorge Du Peixe: Interessante isso. Mais uma porta que se abre pra gente. Depois de 17 anos poder estar por aqui em Bonito é um prazer pra gente. Esperamos que seja a primeira de uma sequência de vezes.
O que vai ter no repertório, músicas do último disco?
JP: Com certeza. Foi divulgado como “Afrociberdelia”, mas tem um bloco homenageando esse disco, a gente não pode deixar passar isso em branco. Fizemos um show na íntegra do disco inteiro, não é o que trouxemos aqui. É a primeira vez em Bonito, a gente trouxe um repertório mais variado, vai rolar muita coisa, “Da Lama ao Caos” até o último lançado em 2014.
O último álbum é de 2014, quando que a gente pode esperar um próximo álbum?
JP: Já começamos a colocar a mão na massa para lançar no ano que vem. Entramos agora em um sítio em São Paulo, primeiro a gente faz isso, para um pouco para os quatro sentarem e compor. Temos algumas ideias de música, muito começo ainda, mas a ideia é lançar o disco inédito ano que vem.
E em relação ao Chico Science, o documentário sobre a trajetória dele.
JP: Foi exibido no Canal Brasil, no Arte 1 também, acho que pode ser visto na íntegra no Youtube. Chama “Caranguejo Elétrico”, foi dirigido por um paulistano que mora em Recife há um bom tempo e tem entrevistas com amigos, artistas plásticos, músicos, todo mundo dando um parecer, quem teve contato direto e indireto com Chico. Ficou bem legal, às vezes é muito parado quando se trata de documentário, de entrevista, mas é legal porque tem muita história pra contar, quem se aproximou, quem teve contato com ele sempre teve uma lembrança boa. Vale a pena checar.
Vocês têm mais de 20 anos de banda. Quais foram as principais mudanças que você percebe dos anos 90 para agora?
JP: A mudança é importantíssima pra gente. A cada disco é importante a gente ver uma caminhada pra frente, a gente enxerga isso como uma evolução natural, uma evolução musical. Então a diferença entre um disco e outro é primordial pra gente. A ideia não é tentar fazer um outro “Da Lama ao Caos, um outro “Afrociberdelia”, por mais que se tentasse não conseguiria e a ideia não é essa.
Começa na próxima quinta-feira (28) a edição 2016 do Festival de Inverno de Bonito (FIB), no destino de ecoturismo em Mato Grosso do Sul.
Adeptos do ciclismo encontram na programação uma opção a mais de diversão no evento que reúne arte, cultura e música.
Trata-se do "Bike Night" , passeio que acontece no sábado, 30 de julho, no qual serão percorridos cerca de 20 km pela tradicional “Rota Boiadeira”. Durante a trilha, muita estrada de terra, cascalho, erosão, mata fechada e um visual único para contemplar a cidade de Bonito e curtir o céu estrelado.
Segundo o instrutor do passeio, Allan Velcic, se alguns participantes demonstrarem disposição, após a “Rota Boiadeira” haverá uma equipe para acompanhar os ciclistas em outro local, finalizando o passeio com um banho no rio Formoso.
Uma equipe com profissionais treinados estará presente com rádios comunicadores. Quem se inscrever deve considerar as seguintes instruções: uso de capacete (obrigatório), uso de lanterna fixada no guidão ou capacete (obrigatório), levar pilha/bateria reserva (obrigatório), óculos de proteção – lente transparente ou clareadora (recomendável), luvas (recomendável para o conforto), fonte de hidratação (recomendável) e uma câmara de ar reserva e kit remendo (obrigatório).
Serviço
Bike Night
Data: 30 de Julho
Horário: 17 horas
Concentração: em frente do Empório Olinda, próximo à Praça da Liberdade.
Inscrições: nightbikebonitoms@gmail.com
É através dela que se aprendem normas de convivência e aceitam-se as diferenças. Ter a oportunidade de trocar ideias e confraternizar configura-se em alguns dos momentos mais agradáveis da vida. E dentre as atividades comuns entre os grupos estão as brincadeiras e desafios que se transformam em momentos de descontração. Esses desafios se tornam em uma oportunidade de exercitar a resolução de problemas, estimular o raciocínio e agilidade, além de ser um entretenimento que alivia as tensões.
E eles podem ser os mais diversos, desde aquela competição de quem faz mais embaixadinhas na areia até mesmo aqueles desafios criados e propagados pela internet. Dentre os que se tornaram mais famosos está o "Desafio do Balde de Gelo", criado para chamar a atenção para a esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa e sem cura que vitimiza milhares em todo o mundo. A campanha propõe que seus adeptos joguem um balde de água fria na cabeça estimulando a doação de 100 dólares para a ALS Association, associação sem fins lucrativos e que mantém estudos sobre a doença. Dentre os famosos que aceitaram o convite estão Mark Zuckeberg, além dos brasileiros Ivete Sangalo e William Bonner, que além de fazerem sua parte convidaram outros famosos.
Recentemente Neymar participou de outro desafio. O jogador conhecido mundialmente publicou um vídeo em que faz embaixadinhas e em seguida joga sua bola dentro do porta malas do seu carro. Na publicação ele chama seu amigo Ronaldo Nazário a mostrar sua arte com a bola. Respondendo ao chamado, o Fenômeno mandou muito bem. Em seu vídeo chuta uma bola para um carro em movimento e acerta! A dupla estendeu o convite para todos os que desejam participar, e no final escolherão os melhores.
O desafio foi proposto pela PokerStars, maior site de poker online do mundo. A empresa que surgiu em 2001 se tornou uma excelente possibilidade de encontros entre jogadores de todo o mundo, transmitindo através de sua plataforma diversos torneios mundiais e permitindo apostas com dinheiro fictício ou real. A tecnologia de ponta permite ao jogador acessar o site em segurança. Mas não são só profissionais que podem chegar lá, quem está começando conta com excelentes dicas para que possam melhorar suas habilidades.
Ronaldo Nazário se tornou um dos jogadores de maior destaque de nossa seleção, vestindo a camisa amarela mais de 98 vezes e arrebatando vários prêmios em sua carreira. Aposentado dos campos, permanece com o espírito esportivo e dedicando-se ao poker, seu novo esporte. O jogador se tornou parte da Team Pokerstars, que inclui também outros campeões como Daniel Negreanu e Jason Mercier. Você pode acompanhar os torneios em que ele participa acessando a página dele no site.
Mas infelizmente existem desafios menos inspiradores como o Planking. Surgido na Austrália, consiste em deitar-se com o rosto virado para uma superfície e anunciar a todos que está fazendo o desafio. Muitos extrapolaram na brincadeira e um deles chegou a morrer quando tentou fazer o mesmo na sacada do sétimo andar de seu prédio.

Outro que foi duramente criticado foi o "Desafio da cintura A4", que tem como objetivo mostrar o quão fina é a cintura da garota, não ultrapassando oito polegadas e ficando atrás da folha. Esse é só um exemplo dentre outros que incluem O desafio do umbigo (que exige que as meninas publiquem uma foto com os braços dando uma volta na cintura e alcançando o umbigo) e o Desafio do Smartphone (que consiste em colocam o celular nos joelhos e cubra a saliência das pernas). Todas tem em comum o desejo de mostrar uma magreza exagerada e um culto a um corpo que julgam perfeitos. O grande perigo deste tipo de atividade é o estímulo aos distúrbios alimentares e aos regimes que podem levar à morte.

Como falávamos acima, os desafios são uma forma de socialização, e podem contribuir para firmar amizades e vencer pequenos obstáculos, ajudando em alguns casos até mesmo a salvar vidas. Mas como tudo na vida, é necessário que se tenha a capacidade de discernir quais atividades contribuem para o crescimento pessoal e comunitário.
O município que possui pouco mais de 64 anos já se configura como um dos destinos mais procurados por aqueles que optam pelo ecoturismo. Os hotéis tiveram um aumento de 30% na procura, e a construção de outras unidades se faz necessária para suprir a demanda.
Esse site de imóveis informa que o Ecoturismo tem movimentado um grande número de turistas e ganhado adeptos em todo o país. Isso porque as pessoas estão sentindo a necessidade cada vez mais crescente de entrar em contato com a natureza e locais pouco explorados, desligando-se das agitações dos grandes centros.
Com uma população de quase 20 mil habitantes, Bonito tem visto um aumento significativo de empregos ligados ao turismo e que acaba movimentando os costumes locais. Com a demanda de pessoas de outros países, o mercado exige cursos de idiomas, sobretudo de inglês e espanhol, já que o número de visitantes internacionais chega a 60% na alta temporada.
Segundo o Observatório do Turismo e Eventos de Bonito, no primeiro trimestre de 2016, a cidade recebeu mais de 60 mil turistas que acabam trazendo mais visibilidade e agitando o mercado imobiliário, causando uma maior oferta de imóveis novos ou para aluguel de temporada.
Bonito sem dúvida é um dos destinos mais prazerosos para se viajar seja em família ou com amigos. Dentre as atrações inesquecíveis estão as águas cristalinas do Rio Sucuri, os passeios de botes e mergulhos. Mas o turista tem que ficar atento a tais passeios, realizando um planejamento prévio do que deseja visitar e guardando um dinheiro extra para as atrações, já que a maioria exige a compra de ingressos e um limite diário de visitantes.
E uma última dica: não se esqueça de levar sua câmera, água, protetor solar e repelente, itens básicos para qualquer viajante.