imagem do onda

Notícias de Bonito MS

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou no dia 30 de outubro, o resultado do processo seletivo de Projetos de Apoio à Comercialização de Destinos Turísticos no mercado interno.

O projeto Promoção do Destino Bonito - Serra da Bodoquena no Mercado Nacional, da Associação de Atrativos Turísticos de Bonito Região - ATRATUR- foi um dos 10 contemplados, entre 181 inscritos.

Neste último sábado (31), o programa Terra da Gente exibiu as aventuras dos 4 escolhidos na promoção Terra da Gente Adventure IV em Bonito, no Mato Gosso do Sul.

De carona com os aventureiros, o telespectador, sem sair de casa, vive os desafios e as emoções dos quatro felizardos num dos locais mais bonitos e de mais alta biodiversidade do Brasil.

Foi uma semana de mergulho na natureza e emoções sem fim para o engenheiro Izaias Miranda Jr., de São José dos Campos, SP; a sitiante Maria Zilda de Oliveira, de Leme, SP; a técnica ambiental Jane Cavalcante Rodrigues, de São Luis, MA, e o advogado Messias de Oliveira, de Ribeirão Preto, SP.

Todos encararam todos os desafios: flutuação no rio Formoso em rios de água cristalina no meio dos cardumes, boiacross em corredeiras e cachoeiras, trilhas pela mata, rapel num precipício a 90 metros, visitação à Gruta do Lago Azul, observação de aves e um aula para se livrar do preconceito e do medo de cobra. Foi uma experiência que mexeu com a vida dos quatro aventureiros.

Izaías, um observador e criador de aves, realizou o sonho de ver ao vivo - e em muitas cores - o que só tinha visto em livros e pela televisão, como a ave-símbolo de Bonito, o udu-de-coroa-azul.

Messias, pescador acostumado aos grandes bagres, se emocionou ao nadar lado a lado com os grandes dourados.

Jane vai levar para a terra dela a experiência de fazer do turismo sustentável uma fonte de emprego e renda.

Zilda, de 61 anos, diz, em lágrimas, que depois dessa experiência morreria feliz, mas quer viver muito para ajudar a natureza que tanto ama.

Bonito conquistou pela oitava vez o prêmio de Melhor Destino de Ecoturismo no Brasil, realizado pela revista Viagem e Turismo - Prêmio Viagem e Turismo 2009/2010, da Editora Abril. O octacampeonato foi anunciado dia 23 de setembro de 2009, no Rio de Janeiro.

Com atrativos naturais que fazem jus ao nome, a cidade de Bonito desbancou concorrentes como Fernando de Noronha, Brotas, Chapada Diamantina, Amazônia e Chapada dos Veadeiros.

O Pantanal também estava no páreo e obteve a quarta classificação. O prêmio tem 13 categorias e os vencedores são escolhidos pelo voto dos leitores.

"Bonito se preocupa muito com qualidade e sustentabilidade. Temos que explorar a natureza de forma harmônica e racional", afirma o secretário municipal de Turismo, Augusto Barbosa Mariano.

Na cidade, os passeios têm número de visitantes limitados, atendendo regras de conservação ambiental.

A atividade turística também repercute na economia do município. "Ainda não é a maior atividade econômica, porque fica atrás de comércio e agropecuária, mas é a que tem o maior alcance", salienta.

Para conhecer todos os finalistas do prêmio: http://viajeaqui.abril.com.br/especiais/premiovt-2009/

Para mais dados sobre Bonito no Guia 4 Rodas: http://viajeaqui.abril.com.br/g4r/destinos/index.php?destino=1098

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve vir a Mato Grosso do Sul no início do próximo ano, segundo informou esta manhã o senador Delcídio do Amaral (PT).

O senador disse que recentemente conversou sobre o assunto com o assessor do presidente, César Alvarez.

Segundo ele, há três agendas passíveis de participação do presidente, uma delas a inauguração da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), da escola agrícola de Nova Andradina e das obras de saneamento em Bonito.

Como a obra é emblemática - Bonito é a primeira cidade do Estado a ter 100% de ligações com o sistema de esgoto - há forte indicativo de que o presidente deve participar desta inauguração. As obras foram executadas com recursos da Petrobras.

Segundo Delcídio, o presidente da estatal, Sérgio Gabrielli, estaria insistindo em que a inauguração ocorra com a presença do presidente. Datas ainda não foram definidas.

O Ministério do Turismo aprovou o projeto "Apoio à Comercialização do Destino Bonito - Serra da Bodoquena/MS", desenvolvido pela Atratur (Associação dos Atrativos Turísticos de Bonito e Região).

O projeto foi um dos 10 selecionados entre 181 propostas recebidas pelo órgão federal, encaminhada por diversos Estados. A divulgação dos projetos selecionados foi feita nessa sexta-feira.

De acordo com a Atratur, o objetivo principal do projeto é ampliar e fortalecer a comercialização dos produtos turísticos de Bonito - Serra da Bodoquena, junto às operadoras e agências de turismo dos mercados domésticos emissores, para colaborar com o aumento de turistas.

Dentre as ações previstas estão a elaboração e produção de material promocional de alta qualidade e de alto nível publicitário sobre Bonito/Serra da Bodoquena para ser distribuído aos operadores e agentes de viagens e realização de visitas e treinamento a operadores e agência de turismo dos principais pólos emissores de turistas, sendo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, continua na próxima semana com seu trabalho de divulgação do estado.

No dia 06 de novembro é a vez da cidade de Assunção, no Paraguai, receber o Road Show Rota Pantanal Bonito dentro da programação do FITPAR 2009 - 6º Feira Internacional de Turismo do Paraguai.

Ações como essa contribuem com a divulgação e valorização das belezas naturais do MS!

Em Bonito, o FCO Itinerante - Linhas de Crédito para o Desenvolvimento, que é conduzido pelo governo do Estado, por meio da Seprotur em parceria com o Ministério da Integração Nacional, Superintendência Regional do Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Banco da Gente, Sebrae/MS e Prefeitura Municipal, foi realizado ontem (29), das 19h às 22h, na Associação Comercial e Empresarial do município, situada à Rua Luiz da Costa Leite, 2.421 - Centro.

Também são parceiros do evento, entre outras, as Federações de Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul), das Indústrias, (Fiems), do Comércio (Fecomércio), das Associações Comerciais (Faems), dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), Agência de Desenvolvimento e Extensão Rural (Agraer), Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e Sindicato Rural.