Notícias de Bonito MS
Igreja Quadrangular divulga Pantanal em ConA Igreja do Evangelho Quadrangular, pastoreada pelo Reverendo Wanderley Cardoso, participou com mais de 50 membros do 33º Congresso Nacional de Homens durante os dias 20, 21 e 22 de novembro, em Poços de Caldas (MG). Aquidauana é sede da região que envolve Anastácio, Dois Irmãos do Buriti,
Miranda e Bodoquena. Segundo o pastor, durante a convenção cada caravana fez uma apresentação. "Aquidauana se apresentou a caráter, de traje típico pantaneiro, com chapéu carandá e bota", comentou.
Além do traje, o membro da igreja e indígena, Tico, falou na língua terena com a tradução do vereador e componente da igreja, Corrêa Filho. "Foi um sucesso", disse Corrêa. Ao som do trocadilho "eu sou pantaneiro", a igreja finalizou sua participação.
Cerca de 4800 fieis de todo país participaram do Congresso que teve como tema "A unção faz a diferença". Wanderley definiu o evento como: "uma benção".
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) publicou no Diário Oficial do último dia 18, o edital de seleção de atrações musicais para a participação na 11ª Edição do Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 28 de julho a 1º de agosto de 2010.
O regulamento de seleção está à disposição dos interessados no site www.fundacaodecultura.ms.gov.br e na Gerência de Difusão Cultural da Fundação de Cultura de MS, que fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, 4º Andar.
Serão selecionados bandas musicais, cantores e demais grupos atuantes no Estado de Mato Grosso do Sul, para prestigiar a produção musical sul-matogrossense. O Festival de Inverno de Bonito tem por objetivo produzir ações concretas para incentivar a produção artística e cultural e promover a responsabilidade social e preservação ambiental.
O Festival de Inverno de Bonito contemplará cinco atrações musicais. Caso o número de selecionados seja inferior ao previsto, a Fundação de Cultura poderá contratar a seu critério bandas musicais, cantores e demais grupos com consagração pela crítica especializada ou pela opinião pública para participarem do Festival.
As inscrições estão abertas no período de 18 de novembro de 2009 a 29 de janeiro de 2010 e devem ser encaminhadas, somente através dos Correios por Sedex, ao endereço: 11ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DE INVERNO DE BONITO/2010 - ARTES CÊNICAS" - Gerência de Difusão Cultural - Memorial da Cultura - Av. Fernando Corrêa da Costa, n.º 559, Centro - Campo Grande - MS - CEP 79.002-820, junto com os documentos do edital.
O envelope de encaminhamento dos documentos deverá conter, além do endereço, o nome do artista ou banda e o estilo musical. Mais informações sobre o edital poderão ser obtidas pelos telefones (0XX67) 3316-9110 .
Começo ontem (18) o 9º Encontro Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais, realizado pela Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS/MS). Serão três dias de evento no município de Bonito que vai discutir entre outros assuntos a Segurança Pública e a Defesa Social. A abertura do evento começa a partir das 15h, no Centro de Convenções de Bonito.
O objetivo do evento é integrar gestores, empresários, oficiais da PM e Bombeiros Militar das entidades filiadas a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais (Feneme) e da Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Brasil (Amebrasil). Deverão estar presentes também magistrados, membros do Ministério Público, secretários estaduais de Segurança Pública e Defesa Social, profissionais da segurança pública e sociedade civil.
Durante o encontro os representantes também vão apresentar, avaliar e divulgar dos resultados da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), realizada este ano em Brasília.
Programação
De acordo com a programação, estão previstas diversas palestras, além de exposições e torneios de tiro em stand virtual. As palestras começam hoje, no Bloco I, Auditório Guaicurus, a partir das 16h. O ex-secretário nacional de segurança pública, professor Luiz Eduardo Soares vai ministrar a palestra com o tema "O Sistema Nacional de Segurança Pública: Configuração Atual de Perspectivas".
No bloco 2, Auditório Guaicurus, também haverá palestra com o tema "Entidades militares estaduais e oficiais militares estaduais após a 1ª Conseg". O tema será ministrado por diversos palestrantes entre eles, o presidente da AOFMS, coronel PMMS, Iacir Paulo Rodrigues de Azamor; Presidente da AOCBMMS, major BMMS, Marcelo Olassar Ramires; presidente da Amebrasil, coronel PMPR, Abelmídio de Sá Ribas e o presidente da Feneme, coronel PMSC, Marlon Jorge Teza.
Empresários do Trade Turístico e Fundação de Turismo de MS participaram de 09 a 12 de novembro, da World Travel Market (WTM) em Londres. A delegação de Mato Grosso do Sul era composta por técnicos da FUNDTUR, Sra. Débora e Maria Inês; empresário de MS Sr. Marcos Dias Soares do Abismo Anhumas e Diretor de Mkt e Eventos da ATRATUR, Sr. Henrique Ruas da Pousada Olho DÁgua, Sra. Joana Tatoni da Pousada Aguapé, além do diretor da Serra Verde Express, empresa operadora do Trem do Pantanal, Sr. Adonai Aires de Arruda.
A feira atraiu profissionais das principais operadoras de turismo, companhias aéreas, empresas de receptivo do mundo. O evento contou com a participação da presidente da Embratur, Jeanine Pires, e o diretor de Marketing Walter Vasconcelos, além de 54 co-expositores, entre estados, municípios, empresas de turismo e companhias aéreas.
A participação do Estado visou fomentar e consolidar a venda do destino Mato Grosso do Sul, proporcionar melhores alternativas para a conquista de novos clientes no exterior e estreitar o relacionamento com os países que participam da feira. Além disso, a participação da FUNDTUR em eventos nacionais e internacionais e o incentivo aos empresários locais em participar de tais eventos fazem parte do planejamento estratégico do governo do Estado, com o objetivo de promover e divulgar Mato Grosso do Sul aos mais variados públicos. Comprovadamente essas ações revelam-se como as mais eficientes ferramentas de promoção e divulgação de turismo.
Segundo os empresários, foi extremamente positivo principalmente por ter uma mesa exclusiva da rota Bonito - Pantanal, com uma foto gigantesca de flutuação de Bonito, no Rio Sucuri. "A feira foi muito boa e nossa participação super importante e proveitosa. Tivemos a oportunidade de fazer ótimos contatos com jornalistas europeus, operadoras, etc. além da equipe do Escritório Brasileiro de Turismo de Londres", afirma Marcos, diretor de MKT e Eventos da ATRATUR.
Turistas que visitam a famosa cidade do Mato Grosso do Sul descobrem sem esforço o porquê do seu nome.
Banhos em águas transparentes, biscoitos e bolos feitos no fogão a lenha, sanduíche de jacaré, histórias e lendas de um lugar mágico, encantado pela natureza: Bonito (MS). Conhecido por suas belezas naturais, a cidade está entre os destinos contemplados pelo projeto Economia da Experiência do Ministério do Turismo (MTur). O objetivo é capacitar os empreendedores locais para agregarem valor aos seus estabelecimentos por meio da oferta de atividades diferenciadas que despertem a emoção, prazer, inspiração e satisfação dos turistas em um verdadeiro Tour da Experiência - proposta da marca do projeto.
Quem chega à cidade pode ser surpreendido por um peixe no meio da rua. Mas não se assuste, é apenas um artista fantasiado distribuindo panfletos da Agência AR, empreendimento participante do Economia da Experiência. Segundo Millayne Bechtllufft, a agência trabalha o conceito do projeto ao fugir do rotineiro e oferecer aos turistas pacotes personalizados. "Bonito já encanta só de chegar. Então nosso diferencial são os pacotes personalizados. A gente faz um Raio X do que o cliente quer desde o transporte até a pousada e busca fazer um roteiro específico para ele de acordo com seu perfil", explica.
Em Bonito (MS), o projeto desenvolveu dois roteiros em parceria com os empreendedores locais. O roteiro Personalidades e Sabores de Bonito propõe um encontro pleno com a natureza e suas magias por meio de atividades como o mergulho, flutuação, rapel, gruta, cachoeiras e passeios de bote.
Além disso, na Estância Mimosa Ecoturismo, o turista será recebido em um ambiente temperado pelo sabor de biscoitos e bolos típicos feitos em fogão a lenha. O visitante poderá, ainda, se deliciar nas águas transparentes do Rio Mimoso e na cachoeira do Sinhozinho.
Chega a hora do almoço e uma boa pedida são os pratos produzidos à base de mandioca ou uma deliciosa traíra sem espinho. Já para os mais exóticos, a dica é o sanduíche de jacaré.
E, que tal aprender a bordar? Essa é uma das atividades propostas. Nela o turista ao mesmo tempo em que aprende a bordar, interage com as meninas do grupo de artesanato Bonito Feito a Mão e ouve suas histórias de vida.
Segundo a coordenadora geral de Produção Associada ao Turismo do MTur, Ana Cristina Albuquerque, a proposta é os empreendedores diversifiquem os produtos ofertados aos turistas. "Hoje o turista não quer só tirar uma foto do lugar visitado e levar como lembrança, ele quer viver emoções diferenciadas e essa é a proposta do projeto", ressalta.
No Roteiro de Inspiração e Expiração, também formatado pelo projeto, o turista poderá relaxar em uma suíte temática e ser embalado pelos cantos e encantos da natureza. Ou, então, inspirar-se com as lendas locais e a influência dos índios kadiwéu na cultura bonitense. O passeio pela fábrica de cachaça Taboa, produto local, e o artesanato feito com produtos recicláveis também são uma atração do roteiro.
Além de Bonito (MS), Costa do Descobrimento (BA), Belém (PA), Petrópolis (RJ), e Região da Uva e Vinho - Serra Gaúcha (RS) são destinos contemplados pelo projeto e já oferecem aos turistas produtos diferenciados com base na experiência e na vivência. O Economia da Experiência é desenvolvido pelo MTur em parceria com o Sebrae Nacional e sob gestão do Instituto Marca Brasil (IMB).
Nos dias 27 e 28 de novembro, Bonito realiza o Festival da Guavira, fruto típico da região e parte da cultura local.
A escolha do nome do Festival, que acontece todos os anos, surgiu da necessidade de conservar os recursos naturais, já que o fruto, nativo do cerrado, vem aos poucos sendo substituída por áreas de pastagem para o gado.
O evento é organizado por representantes do comércio local e Sindicato Rural, em parceria com a Fundação de Cultura de MS e Secretaria do Estado de Cultura, Esporte e Lazer.
A programação do Festival ainda não está fechada, mas o centro do evento será na praça das piraputangas.
A Revista Terra da Gente de novembro de 2009, traz como destaque de capa uma das mais belas regiões do Mato Grosso do Sul.
Bonito, Jardim e Bodoquena receberam a visita da equipe de reportagem do Programa Terra da Gente e, também, dos vencedores da promoção Terra da Gente Adventure que realizaram imagens para o programa de televisão.
Gruta do Lago Azul, Rio da Prata, Buraco das Araras, Boca da Onça são alguns dos locais onde os participantes estiveram e puderam tirar suas próprias conclusões se Bonito faz jus ao seu nome ou não!
São 18 páginas que mostram as belezas naturais do estado. Vale a pena adquirir um exemplar!