imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Ao longo do mês de março o nível do rio Paraguai em Ladário (MS), cidade vizinha de Corumbá, manteve-se relativamente estável. A mudança foi de apenas 6 centímetros e no dia 31 de março, o nível do rio apresentava 3,19 cm. Esses dados foram acompanhados pela Embrapa Pantanal e fazem parte da nova previsão de cheia para o rio.

Nessa condição, a previsão do Modelad (Modelo de Previsão de Cheia em Ladário) com base nas informações da Marinha e da Capitania dos Portos, indica que a cheia se situe entre 4,2 e 5,0 metros, ao redor de 4,6 metros a ocorrer em meados de maio. A partir dessa nova previsão está descartada a possibilidade desta cheia superar os 6 metros.

O pesquisador Ivan Bergier, da Embrapa Pantanal, (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, explica que a confiabilidade do Modelad aumenta à medida que o pico de cheia se aproxima.

A previsão atual possui uma confiabilidade de 87%. A última previsão do Modelad, a ser divulgada entre o final de abril e o início de maio, terá um percentual maior de acerto, de 94 %. Previsões anteriores foram divulgadas em dezembro, janeiro, fevereiro e início de março.

O Modelad é um método estatístico e que considera o histórico de cheias da régua de Ladário. Ele foi implantado pela Embrapa Pantanal em 2008.

Iniciativa do Ministério do Turismo pretende estruturar melhor o setor hoteleiro e beneficiar consumidores.

A terceira etapa da formatação do novo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem no Brasil iniciou nesta semana em meio às belezas do Pantanal mato-grossense. Para lapidar o conceito de hotel-fazenda, o encontro está sendo realizado na Estância Ecológica SESC Pantanal, situada nos municípios mato-grossenses de Poconé e Barão de Melgaço, às margens do rio Cuiabá.

Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Inmetro e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM), o evento propõe a elaboração de oito matrizes de classificação, divididas em diferentes modalidades de meios de hospedagem: hotel-fazenda, hotel urbano, resorts, cama-e-café, flats, hotel histórico, pousadas e hotel de selva.

Os princípios para classificação dos Meios de Hospedagem são definidos inicialmente em oito tipologias: Legalidade, Consistência, Transparência, Simplicidade, Agregação de Valor, Imparcialidade, Melhoria Contínua e Flexibilidade.

Segundo a coordenadora geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, a nova matriz irá elevar o Brasil no quesito da estrutura hoteleira. "O objetivo principal do encontro é elaborar a matriz de hotel-fazenda, com o intuito de diferenciar o Brasil em termos de competitividade turística, sempre de acordo com a nossa realidade. Além disso, a classificação hoteleira vai beneficiar muito os consumidores".

"A iniciativa do MTur de trabalhar uma nova classificação é interessante, pois incentiva a estruturação do setor", disse Luiz Verdun, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Mato Grosso (ABIH-MT).

Foram lançados em Rio Verde (MS) no dia 26 de março, nove volumes virtuais do Projeto Cultural Coleção Pantanal, da escritora e historiadora Tânia Mara de Matogrosso.

A publicação, resultado de cinco anos de pesquisa, reúne poemas, lendas, histórias, receitas culinárias e música da região.

A obra tem previsão de ser lançada nas cidades de Corumbá e Cuiabá. Enquanto isso, pode-se obter o material via internet, em download gratuito, por meio do site: www.graficabrasilia.com.

Descer paredões de rapel até chegar à cachoeira Boca da Onça. A equipe do programa "Terra da Gente" exibido nesta manhã, na TV Globo, exibe as belezas naturais de uma das regiões mais bonitas do Estado, que fica em Bodoquena.

Imagens do Rio Salobra e do Parque Nacional da Serra da Bodoquena ocupam espaço nobre na televisão.

A cidade de Jardim e a vegetação do Cerrado também fazem parte da reportagem de Eduardo Sozo que mostrou no local as araras vermelhas e seus ninhos nos paredões.

Modesto Sampaio, 60, dono da fazenda do Buraco das Araras contou a história da limpeza do local, usado para despejo de lixo e vacinas jogadas pelos fazendeiros na região. "Tudo que era lixo, era jogado", conta.
Hoje no local, há dois jacarés. "Até os anos 60 aqui era terra de ninguém, onde fazia justiça com as próprias mãos", relata o repórter ao comparar o antigo local, usado para desova em santuário natural.

A Agência Ar criou um novo passeio entitulado Expedição Programa de Índio, onde o turista terá oportunidade de estar em uma cachoeira onde poucas pessoas estiveram contemplando uma natureza virgem.

A expedição é feita em parceria com os Índios das etnias Kadiweu e Kinikinaua remanescentes da nação Guaicuru, com saídas programadas de Bonito. Para o passeio é necessário estar em boa forma física para percorrer 10 km de trilhas entre ida e volta, além de levar uma mochila com os mantimentos.

30 de junho é a data limite para que profissionais de entidades cadastradas solicitem o código de acesso para inscrição no portal do Ministério do Turismo. Aulas de inglês e espanhol são gratuitas.

O prazo de inscrições do programa Olá, Turista! foi prorrogado até o dia 30 de junho. Os interessados devem solicitar diretamente à sua organização, sindicato, cooperativa ou associação, o código de acesso para realizar a inscrição aqui no portal do Ministério do Turismo (MTur). É importante observar, porém, que as matrículas valem apenas para profissionais de entidades já cadastradas.

As entidades ligadas ao turismo que ainda não fizeram o cadastro no Olá, turista! podem se cadastrar no pela Internet e solicitar vagas para os seus profissionais.

Os cursos online são compostos de três módulos - Básico, Regional e Profissional - que poderão ser concluídos até 31 de dezembro de 2010. O conteúdo foi desenvolvido especialmente para taxistas, recepcionistas, garçons, balconistas, mensageiros, guias e outros profissionais do turismo. Para fazer a sua matrícula, acesse: www.olaturista.org.br.

Mais de 160 profissionais ligados à Associação das Operadoras de Turismo (Braztoa) já se inscreveram nos cursos do programa Olá, turista!, uma parceria do MTur e da Fundação Roberto Marinho.

OLÁ, TURISTA!

O Olá, Turista! oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos e a distância para quem trabalha em atividades ligadas ao setor turístico. A Copa do Mundo de 2014 fará com que milhares de turistas estrangeiros venham ao Brasil. E quanto melhor for a comunicação com os visitantes, maiores serão as possibilidades de negócios.

Ao todo, o programa capacitará 80 mil atores da cadeia turística. O objetivo é oferecer atendimento de qualidade aos 600 mil turistas estrangeiros esperados para a Copa do Mundo de 2014.

No evento, que acontece em maio, representantes de destinos e roteiros turísticos estarão presentes em encontro de negócios.

Com o intuito de expandir a participação do público, as Rodadas de Negócios que acontecem nas edições do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil seguirão uma nova dinâmica. Na 5º edição do Salão, que acontece de 26 a 28 de maio, no Anhembi - São Paulo (SP), as rodadas foram transformadas em Encontros de Negócios. A partir desta mudança, o evento possibilitará a participação de representantes dos destinos e roteiros turísticos. Antes, no modelo de rodada, apenas as empresas de receptivo e operadores tomavam parte.

A ideia é que haja a participação ativa de representantes públicos e parceiros estratégicos do produto, com vistas a uma apresentação conjunta. Ou seja, Órgãos Oficiais de Turismo, Sebraes Regionais e outras entidades poderão participar do encontro, juntamente com os agentes de turismo receptivo (empresários fornecedores), apresentando os produtos ofertados para os operadores de turismo (compradores).

Período de Inscrições:
 26 de março a 9 de abril

Data da realização do Encontro de Negócios:
 27 e 28 de maio de 2010, no 5 º Salão do Turismo, Anhembi - São Paulo

Dinâmica do Encontro de Negócios
 26/05 - das 9h30 às 13h (quinta-feira)

Encontro de Negócios dos destinos / roteiros participantes do Economia da Experiência e Rede de Cooperação.
 26/05 - das 14h30 às 18h (quinta-feira)

Encontro de Negócios dos destinos participantes do Programa Aventura Segura.
 27/05 - das 9h30 às 13h (sexta-feira)

Encontro de Negócios dos participantes do Viaja Mais Melhor Idade.