Notícias de Bonito MS
Especialista afirma que, entre tantos novos destinos competitivos, a disputa pelo mercado de turismo no mundo se define em função da qualidade.
O Ministério do Turismo (MTur) promove, no Rio de Janeiro (RJ), uma série de eventos para debater questões relacionadas à normatização do setor. Criação de normas técnicas específicas para a atividade em nível mundial, sistema de qualidade em implantação no Brasil e a experiência de outros países são alguns dos temas abordados.
A normatização do setor é uma tendência mundial. "Com o surgimento de novos destinos mundiais, como países de Ásia e do Norte da África, a competição agora se dá por meio da qualidade", opina o presidente do Instituto para la Calidad Turística Española, Fernando Garcia, que participou do Seminário Qualidade no Turismo (Qualtur 2010). O ICTE é um organismo de certificação da Espanha, um dos principais destinos turísticos do mundo, segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT). O país tem atualmente mais de 2,5 mil estabelecimentos certificados e investe 4 milhões de euros/ano no Programa Q de Qualidade Turística.
"O debate está aberto para que todos possam opinar sobre o melhor caminho para atingirmos níveis internacionais de excelência no turismo brasileiro", afirma o secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Carlos Silva. Segundo ele, conhecer experiências internacionais é importante nesse momento em que o ministério discute a regulamentação de dispositivos das leis do Turismo e a do Programa de Qualidade no Turismo.
Outro exemplo internacional apresentado no Qualtur, o Chile tem 12 mil estabelecimentos de turismo registrados e cinco regiões turísticas prioritárias. Partiu de um sistema controlado pelo estado, nos anos 90, para implantar um modelo apoiado pela iniciativa privada. Hoje o país conta com 48 normas técnicas para alojamentos, agências de viagem, turismo de aventura e guias de turismo. E implantou um selo de qualidade para o turismo.
Foi prorrogado para o dia 30 de junho o prazo de inscrições para o programa Olá, Turista!. Os interessados devem solicitar diretamente à sua organização, sindicato, cooperativa ou associação, o código de acesso para realizar a inscrição no portal do Ministério do Turismo (MTur). Entretanto, só serão aceitas matrículas de profissionais cujas entidades já estão cadastradas.
As entidades ligadas ao turismo que ainda não fizeram o cadastro no Olá, turista! podem se cadastrar no pela Internet e solicitar vagas para os seus profissionais.
Os cursos online são compostos de três módulos - Básico, Regional e Profissional - que poderão ser concluídos até 31 de dezembro de 2010. O conteúdo foi desenvolvido especialmente para taxistas, recepcionistas, garçons, balconistas, mensageiros, guias e outros profissionais do turismo. Para fazer a sua matrícula, acesse: www.olaturista.org.br.
Sobre o Programa - O Olá, Turista! oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos e a distância para quem trabalha em atividades ligadas ao setor turístico. A Copa do Mundo de 2014 fará com que milhares de turistas estrangeiros venham ao Brasil. E quanto melhor for a comunicação com os visitantes, maiores serão as possibilidades de negócios.
Ao todo, o programa capacitará 80 mil atores da cadeia turística. O objetivo é oferecer atendimento de qualidade aos 600 mil turistas estrangeiros esperados para a Copa do Mundo de 2014.
Para expandir a participação do público durante a 5º edição do Salão de Turismo, as Rodadas de Negócios serão transformadas em Encontros de Negócios. Com a mudança, o evento possibilitará a participação de representantes dos destinos e roteiros turísticos. Antes, no modelo de rodada, apenas as empresas de receptivo e operadores tomavam parte.
O intuito é que representantes públicos e parceiros estratégicos do produto (órgãos oficiais de turismo, Sebraes Regionais e outras entidades) participem ativamente, com vistas a uma apresentação conjunta.
O 5º Salão de Turismo acontece entre 26 e 28 de maio, no Pavilhão de Exposições Anhembi, em São Paulo. As inscrições podem ser realizadas até o dia 9 de abril.
Confira a programação:
Data da realização do Encontro de Negócios:
27 e 28 de maio de 2010, no 5 º Salão do Turismo, Anhembi - São Paulo
Dinâmica do Encontro de Negócios
26/05 - das 9h30 às 13h (quinta-feira)
Encontro de Negócios dos destinos / roteiros participantes do Economia da Experiência e Rede de Cooperação.
26/05 - das 14h30 às 18h (quinta-feira)
Encontro de Negócios dos destinos participantes do Programa Aventura Segura.
27/05 - das 9h30 às 13h (sexta-feira)
Sobre o Salão Turismo
De 26 a 30 de maio de 2010 acontece no Anhembi em São Paulo a 5º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil. O evento apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios. Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Podem ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público pode também assistir a debates e palestras e ainda conhecer casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.
O Salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização (onde o visitante pode comprar sua viagem), Vitrine Brasil (artesanato, moda, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia), Núcleo de Conhecimento, Rodada de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional).
Serviço
Data: 26 a 30 de maio de 2010
Local: Anhembi
Endereço: Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana, São Paulo/SP, Cep 02012-021.
Horários:
26/5 - Quarta-feira: 14h às 21h
27/5 - Quinta-feira: 14h às 21h
28/5 - Sexta-feira: 14h às 21h
29/5 - Sábado: 11h às 22h
30/5 - Domingo: 11h às 20h.
A Liga de Xadrez Alternativo do Mato Grosso do Sul divulga seu calendário para a Temporada 2010, e conta com a direção técnica do Clube de Xadrez Pantanal.
O objetivo é criar um Ranking Estadual para medir a força de nosso enxadristas, para disputar as competições nacionais e quem sabe internacionais.
No dia 15 de maio, acontece o Open de Xadrez em Campo Grande, abrindo a temporada do Xadrez do Mato Grosso do Sul.
No dia 26 de junho, acontece o esperado Campeonato Estadual nas categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12, Sub-14, Sub-16, Sub-18 e Sub-20 anos nos naipes masculino e feminino em Campo Grande. A equipe de Corumbá não confirmou participação porque busca apoio.
No dia 03 de julho, acontece a 1ª Etapa - Circuito Sidrolândia de Xadrez em Sidrolândia, entrando no cenário enxadrístico estadual.
No dia 28 de agosto, acontece a 2ª Etapa - Circuito Sidrolândia de Xadrez em Sidrolândia.
No dia 04 de setembro, acontece o Campeonato Estadual Escolar em Ladário entrando no cenário enxadrístico estadual.
No dia 09 de outubro, acontece a Semifinal do Campeonato Absoluto do MS em Corumbá.
De 13 a 15 de novembro, acontece a Final do Campeonato Absoluto do MS em Corumbá.
Fechando a temporada 2010, nos dias 11 e 12 de dezembro, acontece o II Open Balneário do Sol em Bonito.
Além de atender ao público final, road show capacita e leva informação a alunos de escolas, faculdades e cursos técnicos de turismo, e estimula inscrição dos profissionais no Cadastur.
O projeto itinerante Caminhão Destino Brasil, do Instituto Cia de Turismo e que tem o apoio do Ministério do Turismo (MTur), já passou a marca de 3.500 visitas e celebra a participação de alunos do curso de turismo de escolas profissionalizantes e universidades, como aconteceu na quarta-feira (7), em Balneário Camboriú (SC).
Cerca de 20 estudantes do curso Jovem Guia de Turismo do COMBEMI (Comissão Municipal do Bem Estar do Menor de Itajaí) estiveram na carreta e participaram de palestra sobre o Cadastur, cadastro oficial do governo federal voltado para prestadores de serviços turísticos. Os alunos assistiram a filme 3D e levaram material informativo.
O Instrutor em Turismo e Hotelaria da Instituição Ricardo Bianchi agradeceu, em nome dos alunos, à equipe de produção do projeto e ressaltou a importância da ação: "Estamos felizes com a iniciativa. Agora já sou cadastrado no Cadastur, graças ao Caminhão Destino Brasil", disse o educador.
A próxima parada do Caminhão Destino Brasil será em Joiville (SC) nos dias 10 e 11, para o público final, e dia 12, aberto para o trade turístico.
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) participa do Roadshow Travel Trade 2010, que esta semana passa por Seattle (07), Portland (08) e Reno (09), nos Estados Unidos. O evento, organizado pelo Travel Trade Shows, conta com a participação de agentes de viagens, operadores, companhias aéreas, empresas de relações públicas e imprensa local.
O Roadshow Travel Trade 2010 conta com apresentação de roteiros e destinos brasileiros, espaço para distribuição de material de divulgação e rodada de negócios. Além disso, o evento é uma oportunidade para estreitar relações com o setor turístico norte-americano.
O Plano Aquarela 2020 - Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil - classifica os Estados Unidos como um mercado de altíssima prioridade. O país é o 2º maior emissor de turistas ao Brasil, em 2008 foram 625.506 visitantes americanos, de acordo com o Anuário Estatístico de Turismo do Ministério do Turismo.
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), na semana em que participa como parceira do Fórum Mais Livro, Mais Leitura de Mato Grosso do Sul, durante o I Encontro Estadual do Livro e Leitura, no Centro de Convenções de Bonito, uma iniciativa do governo do Estado com apoio da Abril Educação, faz um balanço dos investimentos feitos na literatura sul-mato-grossense.
Por meio do Fundo de Investimentos Culturais de Mato Grosso do Sul (FIC-MS), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul vêm patrocinando desde o início da atual gestão, inúmeros livros de autores sul-mato-grossenses. Em 2008, recursos foram investidos em obras como "A Arte dos Índios Kaiowá da Reserva Indígena de Dourados: Transformações e Permanência", de Lelian Chalub Amin Paschoalick, "Os Pioneiros - A Origem da Música Sertaneja de MS", de Rodrigo Teixeira, "Obras Completas de Hélio Serejo", do Instituto Histórico e Geográfico de MS, "A Questão Agrária do Mato Grosso do Sul: Uma Visão Multidisciplinar", de Rosemeire Aparecida de Almeida e a autobiografia de "João Augusto Alves".
Em 2009, o FIC-MS patrocinou os livros "História do Município de Amambai", de Almiro Pinto Sobrinho, "Arqueologia e Paleoambiente do Rio Paraná em MS", de Emília Mariko Kashimoto, "Rodeio a Céu Aberto", de Augusto Cesar Gomes da Silva, "Amorosidades Outonais para Concertos de Sabiás na Primavera", de Sandra Ferreira Andrade, "Mato Grosso do Sul: Construção de um Estado", de Marisa Bittar, "Horizontes D'Versos", de Rubênio Marcelo, "Manoel de Barros - O Brejo e o Solfejo", de Marcelo Marinho, "Conhecendo a minha rua", de Patrícia Paulino Acunha e "Revista da UBE-MS", Coletânea Organizada por Samuel Xavier Medeiros.
Com recursos próprios, a FCMS investiu ainda em outras publicações, entre elas, "Vozes da Dança", de diversos autores, "Pelas Ruas de Campo Grande", de Paulo Coelho Machado, duas edições da revista "Cultura em MS", catálogos do "Patrimônio Histórico de MS" e do"Centro Referencial do Artesanato de MS", "História da Arquitetura de MS, de Ângelo Arruda, "Sonhos e Pesadelos de MS", de Valfrido Silva, reedição do livro "Trilogia do Patrimônio Histórico e Cultural Sul-Mato-Grossense, de Rubens da Costa Marques, "Retalhos de Verdade e Enquanto mamãe não vem", de Ariadne de Fátima e Cantú da Silva, "O Homem da Lua", de Arlindo Fernandez, "Meu Lugar é Aqui", de Jandira Trindade, "Revista da Academia Macônica de Letras e duas edições da "Revista da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras", "Teatro em Questão e Cultura em Questão", de Cristina Mato Grosso, "Sala de Sonhos - História do Cinema de Campo Grande", de Marinete Pinheiro e Marinete Fische, "Segurança Pública e Qualidade de Vida", de Alírio Vilassanti e "Ayumi, de Iracema Sampaio.
Nestes dois anos, o governo do Estado destinou cerca de R$1.800.000,00 na literatura estadual, por meio de publicações."Investir no livro e na leitura é investir no fortalecimento da cultura literária, aprimorar a capacidade de expressão da população leitora e na afirmação da identidade de MS. O livro é o caminho certo e seguro para um desenvolvimento social, cultural e econômico qualificado", finalizou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.