imagem do onda

Notícias de Bonito MS

A cantora Maria Gadú confirma em seu site oficial a vinda para o Festival de Inverno de Bonito, de 28 de julho a 1º de agosto. Ela se apresenta no palco principal do evento no dia 31 (um sábado).

Esta é a 11ª edição do festival na cidade distante 237 quilômetros a sudoeste de Campo Grande.

Maria Gadú é conhecida no Brasil todo, principalmente, por conta das músicas "Shimbalaiê", que foi tema da novela "Viver a Vida", e "A História de Lily Braun", trilha da minissérie "Cinquentinha" - ambas da Rede Globo de Televisão.

Ainda não há divulgação oficial das atrações do evento. A lista deve sair nos próximos dias. No ano passado, Seu Jorge, Vanessa da Mata, Caetano Veloso e Elba Ramalho estiveram presentes e encantaram o público.

Apaixonado pela fotografia e pela região, Mike Bueno é destaque da conceituada National Geographic.

O odontólogo Mike Bueno, um dos mais apaixonados fotógrafos do Pantanal mato-grossense, é destaque da conceituada National Geographic. Graças a uma foto de um dormitório de pássaros, feita na baía de Siá Mariana, ele concorre ao prêmio de melhor imagem do ano concedido pela sociedade criada em 1888 para divulgar aspectos culturais e geográficos dos mais variados pontos do planeta.

Ao olhar a imagem não é difícil entender porque o trabalho é considerado o melhor entre os postados no mesmo dia e um dos dois melhores do mês de maio (o que o credenciou a participar da final). A foto é de grande beleza plástica, em que os tons de laranja, o vai-vêm dos pássaros, a árvore e o espelho de águas calmas formam um conjunto perfeito.

A satisfação se mostra evidente na fala de Mike. Lembra que o concurso não premia os participantes com dinheiro. Mas só o fato de ter o trabalho como destaque e ele ser reproduzido em diversos veículos da National já é um prêmio, considera. A sociedade fotográfica é conhecida por ter um critério rígido, tanto de qualidade fotográfica, como de ineditismo e importância da imagem.

O mineiro de Monte Belo está em Mato Grosso desde 1988 e começou a fotografar em 1992, ainda com filme e cromo. Percebeu que tinha verdadeira paixão pela fotografia quando passou a se dedicar aos processos de diagnóstico por imagem ligados à odontologia. Chegou a fazer mestrado e doutorado na área. Graças ao conhecimento, ministrou mais de 300 cursos no Brasil todo e na América Latina e é consultor de fotografia digital da USP de Bauru há 6 anos.

Modesto, ele diz que procura fugir um pouco do convencional ao fotografar. Isso é perceptível na preferência por cenas que tenham movimento, no uso perfeito da luz artificial em cenas de natureza e na busca por cenas inusitadas.

De 9 a 12 de novembro de 2010, a Embrapa Pantanal realizará, na cidade de Corumbá - MS, o 5º Simpósio sobre Recursos Naturais e Socioeconômicos do Pantanal - o Simpan, com o tema "Gestão do Ecossistema Pantanal: Rumo a Uma Sociedade Sustentável". O público estimado será de até 300 participantes, entre universitários, pós-graduandos, professores e pesquisadores. O evento tem o objetivo de divulgar os resultados de pesquisas sobre o Pantanal, além de promover o encontro entre a comunidade científica e a sociedade.

Nesta edição, o simpósio contará com palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos, com uma novidade: pela primeira vez, durante a abertura de um Simpósio, será realizada palestra seguido de um grande show , abertos a população, no Porto geral de Corumbá. A atração nacional ainda está sendo definida pela organização do evento.

Entre os temas apresentados estão: o panorama das políticas públicas voltadas para a gestão de recursos naturais do Brasil, hidrologia, mudanças climáticas no Pantanal, atividades econômicas desenvolvidas na região: pesca, produção pecuária extensiva sustentável e orgânica, entre outros. Os resultados das mesas redondas serão distribuídos a todos os participantes em DVD, incluindo as palestras e serão disponibilizados na Internet.

Desde 1986, a Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento realiza o Simpan que este ano conta com a parceria do Instituto de Comunicação Social do Brasil (ICS do Brasil), responsável pela viabilização, gerenciamento, captação de recursos e pela prestação de contas aos patrocinadores e parceiros do simpósio.

A equipe da Área de Comunicação e Negócios (ACN) juntamente com os pesquisadores da Unidade já vem, há alguns meses, trabalhando na elaboração, programação e organização do evento. Em maio, com o objetivo de captar recursos para o Simpan, o relações públicas da Embrapa Pantanal, Thiago Coppola e o Deputado Federal Vander Loubet (PT), visitaram algumas instituições em Brasília, resultando, entre outras parcerias, no interesse da Petrobras em patrocinar o evento. O vice-prefeito municipal da cidade de Campinas - SP, Demétrio Vilagra, e o presidente do ICS, Maximiliano Gomes de Lima, também contribuíram na captação de recursos e parceiros para o simpósio.

Há alguns meses, a criação de uma emenda parlamentar que venha destinar recursos para a realização de outros Simpósios no Pantanal vem sendo articulada junto ao parlamentar : "A equipe da Embrapa Pantanal já faz um trabalho importante no desenvolvimento e preservação da região pantaneira. A criação de uma emenda parlamentar que destine recursos para eventos como o Simpan, é importante para que esses esforços sejam divulgados" explica o deputado.

A equipe da ACN está realizando a elaboração do site, material gráfico de divulgação, contatos com universidades, palestrantes, imprensa, entre outras ações. Mas há muito trabalho pela frente: "A etapa de captação de recursos para o Simpósio esta finalizada. Agora estamos partindo para a segunda etapa, que será a viabilização de recursos para realização do show da abertura e da palestra. Este será o primeiro Simpósio com show aberto ao público, isto significa muitas pessoas envolvidas ", explica o relações públicas Thiago Coppola, responsável pelo contato com os patrocinadores e parceiros. Em breve será realizada a divulgação, abertura de inscrição e recebimento dos trabalhos científicos para avaliação comissão técnica do simpósio, formada por pesquisadores e professores universitários.

O Simpan é uma realização da Embrapa Pantanal, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Instituto de Comunicação Social do Brasil (ICS) e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Corumbá, Prefeitura Municipal de Ladário, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Entidade Ambiental ECOA.

O governo do Estado vai realizar, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, numa parceria com a Trip Linhas Aéreas, um Press Trip para Foz do Iguaçu entre os dias 2 e 5 de julho. O Press Trip é uma ação estratégica que tem como objetivo oportunizar a jornalistas nacionais e/ou internacionais a vivência de um roteiro turístico formatado em Mato Grosso do Sul.

O roteiro Foz do Iguaçu - Pantanal - Bonito, tem como público principal o ecoturista estrangeiro que entra no País por Foz do Iguaçu e chega até Bonito e Pantanal. É uma rota de ecoturismo integrada que envolve diferentes ecossistemas. Esse roteiro vem sendo consolidado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e nessa gestão foi possível atender uma demanda do trade com a regularização do voo direto operado pela Trip nessa rota turística. Considerando que Foz do Iguaçu recebe cerca de 1 milhão de turistas ao ano, é importante fortalecer a Rota Foz do Iguaçu - Pantanal - Bonito e fazer com que esse turista, principalmente o estrangeiro, que tem uma taxa média de permanência de 3 dias em Foz do Iguaçu prolongue sua estadia para 7 dias conhecendo Bonito e Pantanal.

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul incentiva as ações que visam fomentar e divulgar o turismo no Estado, oferecendo o melhor do ecoturismo.

Um grupo de 29 alunos do curso de Guia de Turismo do IFMT Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva saiu da sala de aula para o campo. A aula de encerramento do curso foi na região de Poconé, município localizado a 100 km da Capital. Região rica em ouro e história e onde se concentra a maior beleza natural do Estado que é o Pantanal. A viagem foi de dois dias.

Simulando uma viagem com os futuros clientes (os turistas), os alunos foram os próprios guias se revesando em grupo e colocando em prática as técnicas de guiamento que, segundo a professora Angela Carrion, são orientações de boas vindas, itinerário e animação. "Estes são alguns dos procedimentos que devemos adotar com os clientes, pois precisamos nos identificar, falar do percurso, dos aspectos gerais do clima, vegetação e previsão de chegada ao destino", comenta.

O primeiro destino da viagem foi o Sesc Pantanal, um hotel localizado a 145 km de Cuiabá. Este hotel está localizado numa região considerada a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Brasil. Lá os alunos puderam conhecer estudos desenvolvidos com formigas, borboletas e compostagem. Eles visitaram, também, o Centro de Interpretação Ambiental, um espaço onde a tecnologia trabalha a favor do conhecimento dos biomas por meio de maquetes, painéis interativos, fotos da fauna e flora e vídeos.

A viagem seguiu para a Transpantaneira onde puderam apreciar a beleza natural, a vegetação e conhecer um pouco mais da fauna. O encerramento do primeiro dia foi na Pousada Piuval com festa junina e focagem noturna.

No segundo dia os alunos puderam fazer uma caminhada na trilha chamada Capão do Macaco, que dá acesso a uma torre onde puderam ter uma vista panorâmica da fazenda e conhecer o pantanal no período da seca. Eles também puderam fazer uma cavalgada e passeio de barco sob a Lagoa Piuval.

Para a aluna Flaviane Santos de Brito, as viagens acabam sendo bem proveitosas, pois conhecemos a história, peculiaridades da região, clima, vegetação e fauna. "Tudo isso serve de informações para serem repassadas ao nosso cliente", enfatiza. Para a coordenadora do curso em exercício, Nazareth Campos, as aulas de campos são importantes para a formação e aperfeiçoamento das aulas teóricas. "Essas aulas são tão interessantes que promovem interação e troca de conhecimento entre o grupo enriquecendo-os de informações. O guia tem que estar muito bem informado do local por onde ele percorrera com o turista", afirma.

A Prefeitura Municipal de Bonito publicou decreto (Nº. 085, de 17 de junho de 2010) prorrogando por dois anos a vigência do Concurso Público de Provas e Títulos realizado em 2008, contados de 27 de junho de 2010 até 26 de junho de 2012.

O decreto prorroga ao mesmo tempo a validade do edital C/Nº 01/2008, de 22 de janeiro de 2008, que estabeleceu as regras para o concurso e o edital C/Nº 12/2008, que publicou e homologou o resultado final.

Serviço:

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3255-1351, no setor de Recursos Humanos, de 07h30 á 13h30.

O Festival de Inverno de Bonito, um dos eventos mais aguardados do Mato Grosso do Sul, causa sempre uma expectativa para todos que acompanham o evento.

Muito se fala sobre as atrações, as exposições, cursos, mas o que gera grande polêmica é os nomes dos artistas que comparecem para animar a Grande Tenda do evento.

A programação oficial do Festival de Inverno de Bonito 2010 está próxima de ser lançada. Maiores informações em breve! Aguardem!!!