imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Em sua 11ª edição, o Festival de Inverno de Bonito acontece de 28 de julho a 1° de agosto. Ele é um dos maiores festivais do Centro Oeste, custa R$ 1,5 milhão e deve movimentar mais de três vezes esse valor. As atrações foram divulgadas nesta quarta-feira, no auditória da governadoria, em Campo Grande.

Os investimentos são em sua maioria da iniciativa privada. "Há quatro anos que temos feito o festival ao custo de R$ 1,5 milhão, pago pela iniciativa privada. Quando precisa, o governo complementa", explica o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.

Haverá música, teatro, arte circense, mostra de filmes, dança, artes plásticas, artesanatos, encontros e palestras.

A principal atração será o show de Lulu Santos, no dia 30 de julho. Lulu Santos também será a atração de agosto do MS Canta Brasil, no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

Com exceção dos shows musicais de Gal Costa (29 de julho), Lulu Santos (30) e Maria Gadu (31), todas as atrações do Festival de Inverno terão entrada gratuita.

O show de abertura, no dia 28, será da cantora Paula Fernandes, que mistura elementos folk à música romântica.

A lista de atrações tem O Teatro Mágico, Paulinho Moska, Louva Dub, Grupo Studio 89, Grupo Olho D'água, Orquestra Revoada Pantaneiras, Teatro Imaginário Marcangalha, a stand-up comédia de Marcelo Masfiel, a Companhia Dançar Bonito e mostra de filmes brasileiros, entre inúmeras outras.

De acordo com Américo Calheiros, durante o festival a quantidade de pessoas na cidade turística de Bonito dobra. "Serão cinco dias de alegria, aplausos e ensinamento", diz.

"A cada ano que passa temos visto que o festival está maior e melhor. Sem dúvida é o maior do Centro Oeste", afirma o prefeito José Arthur de Figueiredo.

Já o governador André Puccinelli lembrou que o festival "caiu no agrado do povo" e conta com os esforços da população de Bonito e do governo do Estado, desde a primeira edição, no governo anterior.

Confira as atrações:

MUSICA

GRANDE TENDA
PAULA FERNANDES
28 de julho_quarta feira

GAL COSTA
29 de julho_quinta feira

LULU SANTOS
30 de julho_sexta-feira

MARIA GADÚ
31 de julho_sábado

PALCO FALA BONITO
O Teatro Mágico
Bangalafumenga
Paulinho Moska
Dombrás
Louva Dub
Orlando Bonzi
Grupo Studio 89
Grupo Alma Riograndense
Grupo Olho D'água
Orquestra Revoada Pantaneira
Thiago Perez

ARTES CÊNICAS

TATRO

Mamulengo_Mestre Valdeck de Garanhuns
Espetáculo: Simão e o Boi Pintadinho
Mamulengo_Mestre Valdeck de Garanhuns
Espetáculo: A Lenda da Gralha Azul
Bonecos_Cia Trucks Espetáculo: Zoo-Ilógico
Teatro de Rua_Vento Forte
Espetáculo: O Rio que Vem de Longe
Flor & Espinho Teatro
Espetáculo: Sob Controle
Teatro Imaginário Maracangalha
Espetáculo: Conto da Cantuária

DANÇA

Estúdio Blanche Torres
Espetáculo: Coreografias MS
CTG Chama Crioula
Espetáculo: Raízes da Amizade Pantaneira
Companhia Dançar Bonito

STAND-UP COMEDY

Marcelo Mansfield
Espetáculo: Nocaute

CIRCO

Mágico Tabajara
É conhecido nacionalmente. Já trabalhou ao lado de grandes nomes dos programas de auditório como Sílvio Santos e Xuxa. O artista traz para o festival tradicionais e encantadores números de mágica.
Artistas de Rua
Apresentações durante todo o Festival de Inverno: estátua viva, músicos, performances, teatro de rua e instalações.

CINEMA

Mostra de Filmes Brasileiros
Cineastas convidados
Lançamento do documentário: Retalhos do Taquaril 70 minutos_classificação livre
Sinopse: Mulheres: seus sonhos, sons, desejos, necessidades e texturas, habitantes de uma região na periferia de Belo Horizonte.

ARTESANATO

Mais de 40 expositores de Mato Grosso do Sul e convidados nacionais em vários segmentos, como couro, fibras, decoração, entre outros, além de mostras de artesanato de Bonito.

ARTES PLÁSTICAS

ARTE PÚBLICA

Juan Muzzi_Um Peixe em Bonito

GALERIA DO FESTIVAL

Mostra: O sentido das coisas
Curadoria: Rafael Maldonado
Artistas participantes:
Angella Conte (SP)
Flavio Lamenha (SP)
Raul Leal (RJ)
Rodrigo Mogiz (BH)
Mostra que reúne a produção de artistas contemporâneos que exploram, através de linguagens distintas, algumas possibilidades de interlocução entre o real e a imaginação, a presença e a ausência, o espaço e o lugar. Nas obras, uma nítida relação entre conceito e experimentação, mediada pelo perceber e o fazer do artista, em uma versão ampliada de formas, cores e contornos que, minuciosamente elaboradas e arranjadas nos suportes, nos proporcionam uma visão subjetiva dos sentidos das coisas que nos rodeiam.

ESPAÇO BONITO

Mostra: Artes Plásticas em Bonito
Um panorama da produção plástica produzida pelos artistas de Bonito, reunindo trabalhos que representam, através do desenho e da pintura, temas e estilos variados que exemplificam uma diversidade visual rica em contrastes, influenciada pela exuberância da paisagem local.

A Justiça Federal de Campo Grande atendeu parcialmente pedido do MPF (Ministério Público Federal) e decidiu que a União tem o dever de tomar medidas para efetiva criação, implantação e gestão do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

A aquisição, pela União, de novas áreas que integram os limites do parque, mas ainda pertencem aos antigos proprietários, poderá ser efetuada mediante desapropriação amigável, compra ou compensação ambiental.

A decisão, proferida em 14 de junho, reforma parcialmente a liminar anterior que impedia a formação do Conselho Consultivo do Parque. Foi mantida a ordem para que os órgãos ambientais não deixem de apreciar projetos de exploração das propriedades "sob o pretexto de que se trata de área do Parque Nacional da Serra da Bodoquena".

Esta parte, contudo, ainda será objeto de apreciação pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região por conta do recurso interposto pelo MPF.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena foi criado por decreto presidencial em 21 de setembro de 2000, abrangendo áreas dos municípios de Bonito, Bodoquena, Miranda e Porto Murtinho.

A Serra da Bodoquena é o local mais interiorizado de Mata Atlântica. Apesar desse bioma, em geral, estar relacionado a áreas litorâneas, essa espécie de floresta já correspondeu a 12% do território do país.

O parque possui área de 76.481 hectares. Do total, mais de 13 mil hectares, já foram adquiridos pela União. O restante da área ainda é ocupada por particulares.

Em março de 2006, foi ajuizada pela Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) ação solicitando declaração de caducidade do decreto que criou o parque. Posteriormente, formulou nova liminar para proibir a formação do Conselho Consultivo do Parque.

O processo, no entanto, tramitava sem que o MPF fosse formalmente intimado, o que somente aconteceu em 28 de abril deste ano.

O Bonito Convention & Visitors Bureau elegeu a nova diretoria para o biênio 2011/2012, na última sexta-feira (dia 2). A entidade será presidida por Rodrigo Coinete.

"O desafio de nosso CVB nos últimos anos foi consolidar Bonito como destino de eventos e isso já é fato. 2009 foi o melhor ano do turismo na cidade, e neste período um em cada cinco turistas era participante de evento", avaliou o presidente. Veja abaixo os cargos do Bonito CVB.

Diretoria
Presidente: Rodrigo Coinete (Centro de Convenções de Bonito)
Vice-Presidente: Guilherme Miguel Poli (Zagaia Eco Resort)
1° Secretária: Janaína Mainchein (Restaurante do Bosque)
2° Secretário: Kátia Celí S. Salustiano (Hotel Pirá Miúna)
1° Tesoureiro: Eduardo Coelho (Rio da Prata)
2° Tesoureiro: Marcos Dias Soares (Abismo Anhumas)

Conselho Fiscal
Cícero Ramos Peralta (Pousada do Peralta)
Elizabeth Prudêncio Coelho (Fazenda San Francisco)
Neila Garcez (Vício da Gula)
Andréa Fontoura (Taboa Bar)
Cristiane Faravelli Camilo Perez (Hotel Bonsai)
Telmo Meneguzzi (Hotel Araúna)
Fonte: Bonito Convention & Visitors Bureau.

A ExpoBonito ganhou mais um importante aliado para a edição deste ano, que será realizada de 02 a 08 de agosto. A Associação Comercial da cidade já reservou espaço na feira e participa este ano pela primeira vez.

Um dos objetivos é divulgar durante a exposição a Promoção de Natal, que começa no dia 15 de julho, quando será lançada oficialmente, e segue até 31 de dezembro. Durante este período, aqueles que efetuarem compras em uma das lojas que estejam participando da promoção, terão direito a um cupom e concorrerão no final do ano a vários prêmios, dentre eles um carro 0 km.

Mais informações através do site www.acebms.com.br ou pelo telefone (67) 3255-2319.

Composto de grandes shows nacionais, grupos regionais, teatro, dança, artes plásticas, cinema e vídeo, circo, teatro de rua, fotografia, artesanato e palestras, o governo do Estado, por intermédio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, apresenta oficialmente hoje (7) a programação completa da 11ª edição do Festival de Inverno de Bonito.

O festival, que teve sua primeira edição em 2000, se consolidou no calendário sul-mato-grossense como um evento de celebração da cultura brasileira que alia arte, turismo e consciência ambiental. A mistura de cultura e natureza que constrói a arte do município de Bonito, localizado à 247 km da Capital, este ano acontece entre os dias 28 de julho e 1º de agosto.

Em sua história, o festival já teve em seus palcos grandes nomes da música brasileira como Caetano Veloso, Seu Jorge, Elba Ramalho, Wanessa da Mata, Ana Carolina e Zé Ramalho. Contando com os talentos locais nas áreas de música, dança, artes plásticas e cinema, nesses dez anos de festival de inverno, foram realizadas 1.800 apresentações que contagiaram mais de 400 mil pessoas.

A apresentação da programação completa e detalhada do evento na cidade turística de Bonito acontece hoje (7), às 9 horas, no auditório da Governadoria, localizado no Parque dos Poderes, avenida do Poeta, bloco 8.

Nos dias 10 e 11 de julho, Bonito será palco do festival de música eletrônica "Puts Tok Rave do Curral', que reúne além de artistas sul-mato-grossense, personalidades de São Paulo e do Rio de Janeiro. São aguardadas pelo menos 5 mil pessoas vindas de todos os Estados.

O evento será realizado na Chácara Santa Cruz, localizada no Km 6,5 da rodovia Bonito-Bodoquena. No local serão montadas tendas para receberem apresentações culturais diversas, entre elas peças teatrais, varal de poesia, pirofagia e exposições artísticas.

Já estão confirmadas as presenças dos cantores Lulu Santos e Gal Costa na 11ª edição do Festival de Inverno de Bonito (FestinBonito), que acontece a partir do dia 28 de julho, na Praça da Liberdade.

A abertura oficial do evento contará com o show da cantora mineira Paula Fernandes, cujo maior sucesso foi a composição Jeito de Mato, gravada com Almir Sater.