Notícias de Bonito MS
O Festival de Inverno de Bonito tem data marcada. Deve ocorrer entre 25 e 28 de julho de 2019 e já começa com polêmica no ar. As apresentações ainda estão no processo de escolha, mas durante reunião na Câmara Municipal da cidade, ontem (11), o vereador Edinaldo Pantera (PSDB) pediu que uma das noites seja gospel.
“Era o momento de opinar, dar voz a comunidade. Sou evangélico, membro da Assembleia de Deus. Os eventos anteriores nunca tiveram show gospel, são quatro dias, então que tenha uma noite gospel. É um pedido da população evangélica que representa 30% da cidade, cerca de quatro mil pessoas”, afirmou o parlamentar.
Para ele, o município “tem pouco dessa cultura”. “Não poderia deixar isso, tinha que fazer o pedido”, justificou. O vereador recorda que há uns três meses, Maracaju recebeu um evento gospel e a população de Bonito se mobilizou para participar. “Bonito mandou cinco ônibus para lá. Somos uma cidade pentecostal, que tem vários membros, independentes de placa de igreja”, falou.
Mas enquanto apresentava os argumentos pelo show gospel em plenário, Pantera foi vaiado. “No meu dizer, o inimigo se manifestou. Mas gostaria que tivesse o show gospel porque é uma oportunidade de trazer louvor”, destaca. Conforme o parlamentar, a programação do festival é feita sem a participação dos moradores da cidade.
“Vem tudo mastigado, as datas, shows e as oficinas. O Fórum de Cultura daqui procurou a Câmara em 2018, mas como estava decidido, não teve como fazer a audiência pública e falar da situação. Ontem foi um momento oportuno, e como uma das lideranças da bancada evangélica tenho direito de expressar e pedir esse show”, afirmou.
O vereador relata que esse será o 20º festival e não se recorda de ter ao menos uma participação de artistas do segmento religioso. “Não me lembro nenhuma vez, de ir no show gospel no evento. É dinheiro público e pode ser gastado, desde que licitado antes não importa se é funk, evangélico ou outro”, diz.
A sugestão foi passada para a secretária da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Mara Caseiro e será cobrada por Pantera. “Cobrarei a reivindicação porque tenho requerimento e fiz um ofício”, falou.
Mara Caseiro diz que está analisando o pedido do parlamentar, porém nada foi definido. “Será repassado para o corpo técnico e assessoria jurídica. É uma reivindicação nova, que pode ser entendida como se tivéssemos atendendo apenas um seguimento. Como também pode ser entendido como uma ação cultural, cada um tem um ponto de vista”, explica a secretária.
“Analisaremos porque a intenção é não discriminar, não ter preconceito contra qualquer segmento. Entendo que é justa a reivindicação, pois eles têm direito. Contudo, temos que ter o cuidado, avaliar a e ver se tem a possibilidade de atender”, afirmou.
Para quem gosta de emoção e adrenalina a festa está garantida com a primeira edição do Desafio da Boiadeira uma prova que será disputada em Bonito nos 5 e 10 quilômetros em um percurso misto de asfalto e terra que é uma dose extra de aventura e beleza.
A prova acontece em trilhas aos redores da cidade que é um santuário ecológico passando por mata fechada, erosões, pedras e subida em morro.
O Trail Run Desafio da Boiadeira vai acontecer no dia 19 de maio com largada as oito horas da manhã na Praça da Liberdade no centro da cidade onde também acontece o final da prova.
“É uma oportunidade para os atletas que gostam desta modalidade e para aqueles que querem conhecer curtir o esporte e a natureza que Bonito oferece terem tudo em uma única prova”, disse Greyck Goulart, um dos coordenadores do evento.
Serviços:
As inscrições serão realizadas pelo site da www.G2esporte.com.br até o dia 20 de abril, Para mais informações sobre valores, regulamento, hospedagem e outros assuntos, você pode entrar em contato pelo
e-mail: desafiodaboiadeira@gmail.com ou através do WhatsApp (67) 99100-6541.
KIT DE PARTICIPAÇÃO
• Viseira;
• Sacochila;
• Medalha;
• Chip descartável;
• Frutas.
Número de peito
PREMIAÇÃO
Todos os atletas inscritos presentes no dia da corrida receberão medalhas de participação
• Troféus do 1º ao 3º primeiros colocados de cada categoria
• Premiação em dinheiro do 1º ao 5º colocado na classificação geral da prova de 10km
• Troféus do 1º ao 5º colocado na classificação geral da prova de 5km
PROGRAMAÇÃO TRAIL RUN DESAFIO DA BOIADEIRA
DIA 18/05 – PRAÇA DA LIBERDADE
14h – Inicio da entrega do Kit
17h - Receptivo e informações sobre a Prova
20h - Encerramento da entrega
DIA 19/05 – PRAÇA DA LIBERDADE
7h00 - Inicio da concentração
7h30 - Alongamento e aquecimento
7h45 - Alinhamento no grid
08h00 - Largada
10h00 - Inicio da entrega de premiação
Com a repercussão nacional da situação dos rios da região de Bonito, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que o Governo estuda tornar toda aquela região em APP (Área de Preservação Permanente), para que não haja mais exploração do solo no entorno das bacias. A declaração foi durante o evento de entrega de uniformes, na escola Teotonio Vilela, no bairro Universitário, na tarde desta segunda-feira (8).
Reinaldo explicou que a cor turva do Rio da Prata, mostrada no Fantástico de domingo (7), são problemáticas imprevisíveis. “Ali há dois problemas, a chuva muito acima da média e uma densidade pluviométrica em um curto espaço de tempo. Além disso, não é só a agricultura que causa isso, a pecuária também”, apontou.
O governador ainda afirmou que várias alternativas para preservação da região estão sendo tomadas, inclusive pensam em drenar as áreas alagas como fizeram no Pantanal e indenizar os proprietários de propriedades para tornar toda a região em APP. “Aquela região precisa de atenção. Uma das alternativas que estamos estudante é em tornar tudo em Áreas de Preservação Permanente, onde iriamos indenizar os produtores, para que o solo não fosse mais explorado e preservado”, pontuou.
A PMA (Polícia Militar Ambiental) e pesquisadores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) a região do brejão do Rio da Prata – a 297 km de Campo Grande – ficou fragilizada após construções de açudes, represas, e desmatamentos sem contenção fragilizou a área.
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) já instaurou um decreto para determinar a regimento dos produtores da região. “Não é só o governo que precisa tomar atitudes, a população também precisa se conscientizar”, finalizou Reinaldo.
A Nascente Azul, Balneário Municipal, Balneário do Sol e Aquário Natural são alguns dos atrativos que disponibilizam condições de acesso a cadeirantes e outros portadores de necessidades especiais.
Porém, apesar dos esforços constantes do poder público e de empresas privadas, muitas melhorias ainda precisam ser realizadas até que 100% do acesso ao ecoturismo no município atenda a esse grupo específico de turistas.
Conforme o secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, a grande dificuldade de proporcionar acessibilidade muitas vezes está na trilha que antecede o passeio. “O desafio do ecoturismo, em muitos casos em Bonito Ms, é a trilha para chegar ao rio, ao lago, à cachoeira. Isso sempre é um complicador. Mas estamos nos esforçando cada vez mais para tornar esse ingresso uma realidade a esses turistas”, afirma.
De acordo com o secretário, para o Balneário Municipal já existem projetos que irão beneficiar amplamente pessoas com deficiência. “Vamos fazer uma trilha para cadeirante com bloquete intertravado, uma espécie de calçada como paralelepípedo, que facilita a locomoção para cadeirantes e até para idosos e pessoas com sobrepeso. Essa trilha será feita a partir do estacionamento. Na Nascente Azul, por exemplo, existe uma cadeira especial que ajuda ao turista a chegar até a flutuação. O poder público tem trabalhado para que todos possam ter acesso”, explica.
De certa forma, os passeios em Bonito que envolvem água, segundo o secretário, são mais acessíveis para esses turistas especiais. “Depois de vencer as trilhas, os passeios com água são os mais fáceis. Temos alguns que possuem plataforma dentro e fora d’água, o que facilita muito”, comenta.
Os guias também precisam estar preparados e com condições para atendimento aos turistas, conforme esclarece o secretário. Esses profissionais passam por cursos de resgate, salvamento aquático e primeiros socorros. “Além disso, eles precisam se capacitar por meio do curso de Sistema de Gestão de Segurança (SGS), onde passam por simulação de situações emergenciais e recebem conhecimento para atuar da melhor forma, caso seja necessário”..
Uma vez ao ano a Prefeitura de Bonito oferece cursos gratuitos para formação de guias. O município possui 36 passeios cadastrados e autorizados pela prefeitura, além de 120 guias profissionais.
O principal curso d’água da cidade recebe, neste fim de semana, a primeira etapa do Campeonato Estadual.
Famoso pelas águas cristalinas e propícias para as atividades de ecoturismo, o Rio Formoso fazia parte do extinto Rally Brasileiro de canoagem, conforme conta o presidente da Federação Estadual da modalidade, Rafael Girotto.
“O último foi em 1993. Vinham atletas do Brasil todo disputar o Rally em Bonito. Desde então, não teve mais nenhum evento de canoagem no Rio Formoso. Esse trajeto faz parte desse antigo Rally”.
O percurso da prova tem aproximadamente 2 quilômetros, com uma série de corredeiras pelo caminho e nível de dificuldade médio. Os atletas descem o rio um de cada vez e ganha quem levar menos tempo para terminar o circuito.
A etapa contempla apenas a canoagem descida, em que o competidor deve demonstrar controle sobre seu barco em águas rápidas enquanto percorre uma pista pré-definida. A disputa envolve as categorias turismo, feminino (open e master), K1 (sênior, master e super master) e junior.
Pelo menos 50 canoístas do Estado são esperados para a competição. Atletas convidados do Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina também confirmaram presença.
Entre os inscritos estão os convocados para a seleção brasileira Rafael Girotto, Daniel Hayashi, Bárbara Marinho e Pedro Henrique Moura Ávila, todos de Mato Grosso do Sul. Os três primeiros foram chamados para o Mundial sênior, que será realizado na cidade de La Seu D’Urgell, na Espanha, em setembro. O último foi indicado para representar o País no Mundial junior, em Banja Luka, na Bósnia-Herzegovina, em julho.
As disputas em Bonito ainda servem de preparação para o Campeonato Brasileiro de canoagem descida. A primeira etapa está marcada para abril, em Ibitirama, no Espírito
Santo.
MEIO AMBIENTE
Segundo Girotto, a federação pretende manter o Rio Formoso no calendário anual de competições de canoagem. A entidade ainda quer trazer um evento nacional da modalidade para o curso d’água
de Bonito.
“Juntamente com o evento, levantar a bandeira de preservação das nossas águas, do ecossistema, que a canoagem sempre levantou. Fomentar a parte esportiva e também a parte ecológica, de preservação ambiental”, completa.
A matéria "Beleza Pura", de autoria de Carla Conte, revela que o destino tem atrações incríveis, como as flutuações em águas cristalinas lotadas de peixes coloridos, rapel em caverna inundada, cachoeiras e muito mais aventura.
As atividades realizadas nos passeios Aquário Natural, Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa, Abismo Anhumas, Boca da Onça, Nascente Azul, Gruta do Lago Azul e Buraco das Araras foram citadas na reportagem, assim como a preservação ambiental do destino.
"Além de sua beleza, a cidade tem um outro grande trunfo: o turismo é estruturado para garantir a preservação ambiental. Em todos os passeios há um limite de visitação diária estabelecido por instituições ambientais e, para fazer qualquer atividade, é necessário ter em mãos um voucher, que é emitido somente por agências de turismo e que controla o fluxo de visitantes".
Leia a reportagem na íntegra na Revista:
https://www.voegol.com.br/pt/servicos-site/Magazine/GOL_203_completa.pdf
A Prefeitura Municipal de Bonito, por meio da Secretaria de Turismo, informa que o Balneário Municipal permanecerá fechado para visitação nos dias 12, 19 e 26 de fevereiro (próximas terças-feiras), para manutenção, incluindo limpeza do pátio, roçada, poda de árvores e outros serviços
Nos demais dias o atrativo funciona das 08h00 às 17h00.
Outras informações podem ser obtidas na SECTUR (Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio - de segunda a sexta, das 7h00 às 13h00, pelo telefone 3255-2160, ou no CAT (Centro Atendimento ao Turista) - de segunda a sexta das 7h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00 3255-1850 ou 3255-1449 e no sábado das 7h30 às 11h30.