imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 As belezas naturais de Bonito e região no Mato Grosso do Sul estão em evidência no Japão. O Aqua Totto, considerado o maior aquário de água doce do país, localizado na cidade de Kakamigahara na província de Gifu, recebe a exposição produzidas pelos autores Toshimasa Kawai e Hajime Oshima.

O objetivo da exposição é apresentar a rica diversidade de Mato Grosso do Sul, por meio de imagens que retratam os ambientes naturais do destino de ecoturismo brasileiro e que combinam formação cárstica com alta biodiversidade.

Muitas pessoas do Japão não conhecem o Pantanal e a região. Primeiramente, nós queremos mostrar que há um lugar chamado Pantanal e Bonito. Há muitas pessoas que querem saber sobre os animais que vivem no Pantanal e em que tipo de meio ambiente eles vivem. Vamos mostrar também alguns problemas ambientais que o destino tem” , revelam os autores.

A exposição é resultado de uma expedição realizada por Toshimasa Kawai e Hajime Oshima em abril deste ano em Bonito e Jardim, que, durante 8 dias contou com a companhia do Prof. Dr. José Sabino, biólogo e pesquisador da Universidade Anhanguera-Uniderp, onde coordena o Projeto Peixes de Bonito. A expedição contou, ainda, com a participação da Drª Margaret Kalacska (Bióloga) e Dr. Pablo Arroyo-Mora (Engenheiro Florestal), ambos da McGill University (Montreal Canadá), juntamente com Leandro de Melo Sousa (Universidade Federal do Pará) e do fotógrafo Oliver Lucanus (Below Water).

" O Aqua Totto é um aquário eminentemente [JS1] focado em biodiversidade de água doce. Em relação a isso é importante entendermos que quando os japoneses se preocupam com algum tema ambiental eles não querem saber se o assunto está no quintal deles, na cidade onde vivem ou em um país de outro continente. O que importa é a informação qualificada, o entendimento de como as criaturas dos rios do mundo vivem, mostrar uma biodiversidade valiosa como é a do Pantanal e a dos rios da Bodoquena, especialmente, o rio Olho D'Água (Jardim-MS) onde concentramos a coleta de informações e produção de imagens" ,
diz Sabino.

Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, no qual fazem parte os atrativos Recanto Ecológico Rio da Prata, Lagoa Misteriosa e Estância Mimosa, revela que exposição das belezas naturais de Bonito e região é um incentivo a mais para a valorização do Estado. “ Incrível ver esta exposição interessante das belezas naturais de Bonito no Japão. Um país que adora aquários e peixes, tudo a ver com o destino!! Mostra que temos que valorizar mesmo o que nosso estado tem de mais Bonito!!"

A biodiversidade diferenciada da região foi o tema escolhido para celebrar os 15 anos do aquário . "Como estão celebrando os 15 anos do local, eles ficaram muito motivados em apresentar a biodiversidade do Pantanal e as áreas adjacentes, como as cabeceiras do sistema, onde se encontra o rio da Prata" , diz José Sabino.

Esta não é a primeira vez que um bioma brasileiro é destaque no Aqua Totto. A Amazônia foi destaque para comemorar 10 anos do aquário. “A Amazônia é famosa no Japão, mas o Pantanal e a região de Bonito ainda não são conhecidos. Nós queremos mostrar que existe uma área chamada Pantanal e que possui uma valiosa biodiversidade. Este é o grande propósito desta exposição”. Toshimasa Kawai e Hajime Oshima reforçam ainda que a transmissão de informação é um papel extremamente importante. “Não existe fronteiras em compartilhar animais dos rios e ecossistemas de outras regiões”.

Destaque

 Imagem do Recanto Ecológico Rio da Prata é premiada em concurso internacional de fotografia

A edição 2019 do NPOTY - Nature Photographer of The Year, um dos principais concursos de fotografia de natureza do mundo, contemplou o fotógrafo brasileiro Márcio Cabral, com imagem feita no Recanto Ecológico Rio da Prata, passeio de trilha e flutuação, localizado em Jardim (MS).

O profissional conquistou o 2º lugar na categoria Mamífero, com a foto Tapir Diver, uma anta durante um passeio subaquático no atrativo.

"Esta foto foi planejada meses antes e só foi possível devido ao equilíbrio ecológico e alto grau de preservação do rio Olho D'Água, permitindo as antas nadarem livremente na natureza. Esta imagem também foi um dos destaques no festival Nature Namur na Bélgica e no competição internacional de fotografia de vida selvagem Golden Turtle, Russia", revelou Marcio Cabral.

Marcio Cabral foi o único fotógrafo brasileiro premiado no NPOTY. "Fico feliz que minha imagem tenha sido uma das premiada em uma competição que os principais fotógrafos de natureza participaram, incluindo o húngaro Bence Mate vencedor do WorldPress Photo neste ano, foi Highly Commended (mais elogiadas) na categoria Arte na Natureza e o norueguês Audun Rikardsen, vencedor absoluto do Big Picture e de categoria no Wildlife photographer of the Year, foi também vice campeão na categoria pássaros do NPOTY. Assim, é uma honra estar nesta lista e ser o único fotografo brasileiro premiado nesta competição", disse.

Outras duas fotos de Marcio, feitas no Salar de Uyuni e Chapada dos Veadeiros também foram finalistas.

Sobre o Prêmio


O NPOTY, Nature Photographer of The Year, é considerado um dos principais concursos de fotografia de natureza do mundo, realizado anualmente na Holanda. Neste ano foram mais de 14 mil fotografias inscritas de fotógrafos de 173 países. Informações: https://naturephotographeroftheyear.com/

Destaque

 O destino de ecoturismo brasileiro Bonito (MS) está mais uma vez entre os finalistas da 18ª edição do prêmio “Viagem e Turismo” da editora Abril.

No dia 07 de outubro, os indicados em todas as categorias foram anunciados e as votações foram abertas ao público. O prêmio "O Melhor de Viagem e Turismo" existe para prestigiar os que realmente se dedicam a oferecer mais e melhor na indústria do turismo, para ajudar viajantes a escolher e viajar melhor.

Para votar basta acessar este link e opinar em cada uma das 27 categorias. Bonito está no 14º item entre as selecionadas como "O Melhor de Viagem e Turismo".

Destaque

 Os atrativos do Grupo Rio da Prata, Estância Mimosa (Bonito-MS) e o Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) receberam nesta semana a visita de Tahuan Thomaz, biólogo autor dos livros "Guia Fotográfico de Aves do Passo do Lontra, Pantanal Sul" e "Pantanal: Aves e Cores".

Junto com ele estava equipe de filmagem para o projeto BIRDWATCHING - Apreciadores de Aves, primeira série de televisão aprovada pela Ancine (Agência Nacional do Cinema), no estado do Mato Grosso do Sul.

O Recanto Ecológico Rio da Prata e a Estância Mimosa possuem juntos são considerados locais cativantes para amantes da observação de aves.

Além da observação de aves, o grupo realizou imagens na nascente do rio Olho D'Água no Recanto Ecológico Rio da Prata e conheceram as cachoeiras da Estância Mimosa.

"O atrativo tem um roteiro consolidado em birdwatching no Mato Grosso do Sul, fomos muito bem recebidos, guias extremamente bem capacitados e trilhas bem explicativas. Ter um produto específico atrai pessoas para vir observar aves . Fique muito satisfeito em ver o trabalho de conservação no Recanto Ecológico Rio da Prata" , revelou Tahuan.

Para mais informações sobre a atividade nos atrativos, acesse:

www.estanciamimosa.eco.br/observacao-de-aves/ | www.riodaprata.eco.br/observacao-de-aves/

Destaque

 Nos dias 07 e 08 de dezembro, será realizado a tradicional corrida Bonito 21K que envolve quatro modalidades diferentes: a Meia Maratona, 10 km, 5 km e Kids (50 e 100 metros). Também haverá a prova de Mountain Bike de 26, 56 e 80 km, que será realizada no domingo (08).

O valor da inscrição é de R$300,00 e inclui camiseta, número de identificação, chip de cronometragem, sacola da prova, pulseira de identificação para o Mountain Bike e seguro de vida, apenas durante a prova. Idosos, doadores e estudantes podem solicitar a meia-entrada pelo e-mail organizacaobonito21k@gmail.com, com cópia dos documentos comprovatórios em anexo. A validação será na retirada do kit nos dias 06 e 07 de dezembro.

A concentração dos participantes será em frente à Praça da Liberdade, na rua Cel. Nelson Felício dos Santos, e a largada será às 15:30, para os Kids, e às 16:30, para os adultos. Serão disponibilizados pontos de hidratação com água para a Meia Maratona, 10km, 5km e Kids e pontos de hidratação com isotônico para os atletas da Meia Maratona, como também ponto com esponja para ajuda-los a se refrescar. Já nas provas de Mountain Bike, serão disponibilizados pontos de hidratação e fruta.

Serão premiados, com troféus, os 5 primeiros no Geral, Masculino e Feminino, nos 5, 10 e 21km e os 3 primeiros na categoria Faixa Etária, apenas no percurso da Meia Maratona. A premiação geral acontece após a corrida, a partir das 20:00, e a premiação na Categoria Faixa Etária Meia Maratona será após o encerramento da corrida, a partir das 22:00.

As inscrições vão até o dia 15 de novembro e podem ser feitas pelo site https://bit.ly/2nC8we8. Organizado pela VO2 Corrida de Rua, o Bonito 21K tem como agência oficial a H2O Ecoturismo e Eventos.

Destaque

 As belezas naturais de Bonito estão na lista de destinos que os famosos querem tanto conhecer entre tantos lugares do Brasil e aproveitar os melhores pacotes para Bonito. Em julho deste ano, em companhia do diretor de novelas Tiago Garcia, as atrizes Barbara França, Fernanda Nobre, Marina Moschen, Sarah Fin e o ator Mauricio Pitanga conheceram diversos atrativos de Bonito e região.

Nesta última semana, a apresentadora e jornalista Cris Dias e o ator Caio Paduan vieram, além de conhecer as belezas naturais da região, gravar para o novo projeto da apresentadora. Foram 4 dias de gravações e os artistas saíram encantados, sendo que o casal ainda teve a oportunidade de plantar uma muda no Parque Ecológico Rio Formoso com a orientação do Instituto de Águas da Serra da Bodoquena (IASB).

A atriz, da Record, Juliana Knust também irá curtir Bonito com seu marido, o empresário Gustavo Machado, e irá compartilhar os detalhes da visita no Instagram.

Dito isso, muitos famosos desejam conhecer Bonito, porém conciliar as agendas se torna um pouco difícil, como no caso do casal global Klebber Toledo e Camila Queiroz que irão flutuar pelas águas cristalinas e aproveitar as cachoeiras. O ator e humorista Marcos Veras também está acertando os detalhes da viagem com sua namorada Rosanne Mulholland.

Destaque

O proprietário Alexandre Bicudo (52) nos diz: "Estamos fazendo nossa parte, menos emissão de gás carbônico na atmosfera. Nossa produção média será de 3,000 KWn/Mês e consumiremos apenas 1.600 KWh/Mês deixando um crédito de 1.400 KWh/Mês. Nossa produção corresponde a uma retirada de 58.560 kg/ano de gás carbônico da atmosfera, que necessitariam de aproximadamente 372 árvores para compensar essa emissão. Conseguimos instalar e realizar um desejo antigo de gerarmos nossa própria energia sem poluir o meio ambiente. Agradecemos a "DEUS" por mais uma conquista realizada, minha família que sempre torce pelo nosso sucesso e também a todos os nossos clientes, colaboradores e parceiros que nos prestigiaram ao longo desses 10 anos de muito trabalho."