Notícias de Bonito MS
A Confederação Nacional do Turismo (CNTur) defende a criação de um sistema "S" para o turismo, visando especialmente a qualificação da mão de obra para o setor. "Hoje o turismo no país mantém-se em uma incômoda posição na América do Sul, perdendo em receptivo internacional para países como o Chile, Argentina e Uruguai, por uma razão muito simples – a pouca qualificação da mão de obra do receptivo turístico brasileiro", diz o comunicado da entidade.
A entidade acredita que pelo motivo do Sesc e Senac se dedicarem somente à sua atividade original, o comércio formal de bens, eles acabam deixando o turismo em plano secundário, com preços altos e poucas vagas em seus cursos direcionados ao setor. "O Senatur objetiva a qualificação dos profissionais e dos gestores de empresas em todas as áreas do turismo, com base em um novo paradigma de qualidade para o setor", explicou a entidade.
O número de novos cadastros de prestadores de serviços turísticos junto ao Ministério do Turismo (MTur) cresceu 24% em 2010. Neste ano, foram efetivados 11.893 novos cadastros no sistema do MTur, o Cadastur.
Segundo a Lei nº 11.771, de 17 de Setembro de 2008, regulamentada em dezembro do mesmo ano, o cadastro junto ao MTur é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos e guias de turismo.
Além de obrigação legal, o cadastro traz benefícios para o prestador de serviços turísticos. “O prestador cadastrado tem acesso a linhas de financiamento, pode participar de programas de qualificação e ações de promoção, tem acesso ao leque de políticas públicas adotadas pelo MTur”, explica a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach:.
Apesar de não ter a obrigação de cadastrar-se no MTur, o setor de restaurantes, cafeterias e bares liderou os novos cadastros do Cadastur neste ano. Em 2010, foram 1.914 novos cadastros, aumento de 63% com relação a 2009. Segundo Rockenbach, o crescimento deve-se ao fato das novas linhas de financiamento para o setor exigirem o cadastro no MTur.
Em caráter opcional, bacharéis em turismo, centros de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, prestadoras especializadas em segmentos turísticos também podem se cadastrar junto ao MTur.
Para mais informações e cadastro acesse www.cadastur.turismo.gov.br.
Em virtude da mudança de prédio, o Fórum de Bonito estará fechado nesta semana, de 10 a 15 de janeiro. Neste período o prazo dos processos judiciais que tramitam na comarca estarão suspensos.
A Pantanal Linhas Aéreas inicia neste mês novos voos conectando São Paulo (Congonhas) a cidades nordestinas de Teresina (PI), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Ilhéus (BA). A companhia também amplia suas operações em Minas Gerais e no interior paulista, com novas ligações entre São Paulo e as cidades de Belo Horizonte e São José do Rio Preto.
Os novos voos serão operados em aeronaves Airbus A319 e A320, com capacidade para 144 e 174 passageiros, respectivamente. Além disso, os voos a partir de Ilhéus e Teresina terão acesso sem escala a São Paulo/Guarulhos, oferecendo possibilidade de conexão com outros voos domésticos e internacionais que partem da capital paulista.
As passagens e horários dos voos já estão disponíveis no site http://www.voepantanal.com.br/.
A Prefeitura Municipal de Bonito disponibilizou hoje o pagamento do 13º dos 817 servidores existentes no município e deverá colocar em circulação, durante todo o mês de dezembro, cerca de R$ 4,7 milhões na economia local. O montante é referente, além do 13º, às folhas de pagamento dos meses de novembro e dezembro e ao pagamento de contratos e de custeio.
De acordo com o secretário de Administração e Finanças, Lincoln Conde, um dos maiores beneficiados será o comércio local, já que os valores pagos deverão aquecer as vendas de final de ano. “É uma excelente oportunidade, tanto a realização das compras de Natal e Ano Novo como para colocar em dia quaisquer pendências eventualmente em atraso”, afirma o secretário.
Lincoln lembra ainda que não obstante as dificuldades econômicas enfrentadas pela maioria das prefeituras do Estado o município de Bonito está encerrando o ano de 2010 com as suas contas em dia. “Temos a satisfação de poder manter rigorosamente nosso compromisso de creditar o salário dos servidores no dia 1º de cada mês”, finalizou.
O município de Bonito, representado pelo prefeito municipal, José Arthur (PMDB), pelo secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Mariano e pelo presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) Cícero Peralta, recebeu no dia 7 de dezembro em Brasília o prêmio concedido pelo Ministério do Turismo, na dimensão Políticas Públicas, pela implantação em 2010 do Voucher Digital.
A escolha foi anunciada na lista do resultado da I Chamada Para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional/Estudo de Competitividade 2010. Ele é concedido em 13 dimensões que compõem o Estudo de Competitividade realizado junto aos destinos indutores, divididas e analisadas em capitais e não-capitais e julgadas por uma banca composta por 15 instituições nacionais, entre elas diversos ministérios e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na dimensão Políticas Públicas foram premiados
Bonito (MS) e Brasília (DF).
O Voucher Digital foi lançado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e Secretaria de Administração e Finanças em maio deste ano, juntamente com a Nota Fiscal Eletrônica. Os objetivos das inovações são modernizar o recolhimento de tributos e as visitações aos atrativos turísticos, mediante controle em tempo real da capacidade de carga (lotação) como forma de garantir a exploração sustentável.
A emissão do Voucher Digital se dá através do site www.voucherdigital.com.br, resultando, além da agilidade fiscal, em maior qualidade nos serviços, beneficiando os turistas, guias, agências de turismo e atrativos turísticos locais. Disponibiliza também a emissão do documento em horários fora do expediente, domingos e feriados.
De acordo com o prefeito municipal, José Arthur, que recebeu o prêmio diretamente do ministro do Turismo Luiz Barretto, a escolha é um importante reconhecimento dos esforços do município para a modernização do setor mediante utilização de novas tecnologias, com o objetivo de melhorar cada vez mais as condições de atendimento ao turista.
O sul-mato-grossense Laudelino Barros voltou ao ringue na noite de sexta-feira colocando em disputa seu cinturão de campeão latino de cruzadores pela organização Mundial de Boxe (OMB). O adversário foi Edson César Antônio ‘Foreman’, considerado um dos grandes destaques do pugilismo nacional na atualidade.
Após uma luta muito truncada, em que os dois pugilistas mostravam-se dispostos a não abrir a guarda, a decisão do combate foi para os juízes, e por decisão unânime, a vitória foi dada ao boxeador nascido em Bonito e que nos últimos anos treinava nos Estados Unidos em academia frequentada pelo ex-campeão dos pesos pesados, Mike Tyson.
Após a vitória, Lino Barros comentou o objetivo do confronto.
“O objetivo desta luta foi melhorar no ranking. Eu fui para os Estados Unidos treinar e tentar me preparar para fazer uma luta por título, mas não aconteceu. Com esta vitória vou subir posições no ranking e talvez no próximo ano consiga disputar um cinturão”, explicou Laudelino, atualmente o melhor brasileiro em rankings, na sexta colocação da Organização Mundial de Boxe (OMB) e 12ª na Associação Mundial de Boxe (AMB) pelos cruzadores (90,7 kg).
No mês passado, o pugilista disputou um combate em Campo Grande, vencendo o colombiano Orlando Torres por nocaute no sexto assalto. O combate aconteceu no ginásio de esportes da Escola Joaquim Murtinho e foi a primeira luta do atleta em seu Estado de nascimento.
Com a vitória desta semana, Lino de Barros tem em seu cartel 34 vitórias em 36 lutas, sendo 30 delas por nocaute.