imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Destaque

 A Prefeitura de Bonito divulgou decreto com atualizações sobre a situação de emergência causada pela pandemia mundial do coronavírus (SARS-COV-2) e as projeções de contaminação realizadas por especialistas para os próximos dias.

A partir desta terça-feira (07), ficam suspensos até o dia 30 de abril as atividades e os Alvarás de Localização e Funcionamento emitidos para a realização de atividades com potencial de aglomeração de pessoas. Entre os locais citados no decreto estão escolas, o Centro de Múltiplo Uso (CMU), ginásio de esportes, boates, casas de festas e eventos, feiras e exposições, exceto a feira central do produtor, que poderá funcionar somente nos sábados pela manhã.

Todos os atrativos turísticos públicos e privados, hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem também não estarão funcionando até o fim do mês. Cultos e atividades religiosas que envolvam aglomerações superior a seis pessoas também estão proibidos.

Os bancos e casas lotéricas e agências de atendimento ao público e passeios de bonito devem seguir as orientações das autoridades do país. A entrada de ônibus, microônibus, vans de fretamento e/ou transporte de turistas no município estão suspensos até 30 de abril. Poderão circular veículos particulares conduzindo familiares ou funcionários, em casos excepcionais e de extrema necessidade. Os veículos de transporte de carga, mercadorias ou alimentos para atender o comércio local, estão liberados desde que façam a higienização recomendada pelas autoridades da vigilância sanitária.

O comércio de ambulantes nas vias de circulação, calçadas, praças, parques e congêneres ficam expressamente proibidos até 30 de abril. O embarque e desembarque na Rodoviária Municipal de Bonito MS estão restritos, devendo o acesso se dar de modo escalonado no local e com obediência as disposições internas da chefia do setor apenas para munícipes e em casos de extrema necessidade.

Por conta do risco de proliferação do Covid-19 fica vedado a circulação de pessoas entre as 22h00 e 05h00, salvo em caráter excepcional e inadiável. Esta disposição não se aplica as Forças de Segurança, Profissionais de Saúde em Serviço, Defesa Civil e integrantes do Comitê Municipal de enfrentamento da COVID-19.

Recomenda-se às empresas concessionárias de serviços de água, energia, telefone, internet e outros essenciais, que não façam a suspensão ou o corte pelo prazo de 60 dias, podendo ser prorrogado.

Todos os estabelecimentos comerciais em funcionamento devem seguir as recomendações de fornecer espaço para higienização das mãos, disponibilizar álcool em gel, reduzir o número de trabalhadores reorganizando as escalas de trabalho para que não ocorra aglomerações, realizar a limpeza e desinfecção das superfícies de trabalho e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas e máscaras.

Todo servidor municipal que retornar do exterior ou de outros Estados da Federação, deverá efetuar comunicação imediata à Secretaria de Saúde do Município e permanecer em isolamento domiciliar por 14 dias, mesmo que não apresente qualquer sinal ou sintoma relacionado à Covid-19. Os funcionários públicos municipais com mais de 60 anos, a partir de 08 até o dia 30 de abril, estão dispensados de comparecer as suas repartições de trabalho, conforme as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), com exceção dos servidores que atuam na área de segurança pública e no sistema público de saúde.

A fiscalização quanto ao cumprimento das medidas determinadas neste decreto ficará a cargo dos órgãos de segurança pública, Municipal, Estadual, Federal e da Vigilância Sanitária Municipal.

Destaque

 Em meio à pandemia de coronavírus (Covid-19), muitas instituições realizam um gesto de solidariedade para ajudar famílias a sobreviverem durante esse período de fechamentos de estabelecimentos e outras restrições.

A Associação Pestalozzi de Bonito conta com o apoio dos bonitenses para ajudar a tornar esse momento complicado um pouco melhor para as famílias carentes da cidade.

A instituição pede por doações de cestas básicas, 1 kg de alimento, produtos de limpeza e higiene pessoal, como também o item mais importante durante esse período, o álcool em gel.

As arrecadações podem ser de qualquer um dos itens citados e devem ser entregues na Pestalozzi, localizada na rua São Pedro Apóstolo, 185, Vila Recreio, no Jardim Andreia.

Destaque

 A Revista Viaje Mais traz em sua edição nº 225 reportagem especial sobre o destino de ecoturismo brasileiro, Bonito, no Mato Grosso do Sul.

Escrita e ilustrada pelo jornalista Tales Azzi, o texto intitulado "Bonito - Banho de Natureza", se inicia com a história da Fazenda Rincão Bonito que fora transformada no destino sustentável conhecido internacionalmente por seus rios, nascentes, cachoeiras e cavernas de águas cristalinas e por uma natureza inigualável.

"Seus rios de águas absurdamente transparentes têm tantos peixes que mais parecem imensos aquários, e com você dentro deles. A preservação é tanta que os peixes nem tem medo das pessoas e nadam tranqulamente ao redor" , revela trecho da matéria.

O sistema turístico de Bonito Voucher Único (guia de entrada nos atrativos), fornecido apenas pelas agências de turismo também é citado no texto. "Todos os passeios são feitos de forma muito organizada. Tem sido assim desde os anos 1990 para evitar que o fluxo massivo de visitantes pudesse prejudicar o frágil ecossistema local. Bonito implantou um sistema de turismo sustentável que virou referência internacional".

Aquário Natural, Abismo Anhumas, Recanto Ecológico Rio da Prata, Estância Mimosa Ecoturismo, Lagoa Misteriosa, Boca da Onça, Gruta do Lago Azul, Rio Sucuri, Bote no Rio Formoso e boia-cross, Rio do Peixe, Nascente Azul, Grutas de São Miguel, Balneários e Buraco das Araras são os atrativos divulgados na publicação. Veja abaixo alguns trechos:

Recanto Ecológico Rio da Prata

"Durante quase duas horas, turistas brincam de flutuar num rio de águas cristalinas com muitas espécies de peixes passando bem na sua frente.É um desfile de piraputangas, pacus e dourados ao longo de todo o trajeto...".

Aquário Natural
"A nascente do Rio Baía Bonita é um cenário natural inacreditável... O próprio nome artístico do lugar - Aquário Natural, já dá uma boa ideia do que você irá encontrar.Numa espécie de laguinho forrado por um jardim submerso, cardumes de piraputanga circulam docemente entre os turistas..."

Lagoa Misteriosa
"Quem olha a Lagoa Misteriosa do lado de fora não faz ideia de sua imensidão e profundidade. O visual é incrível...A transparência da água é tanta que é possível ver árvores caídas e imensas pedras no funda da lagoa a mais de 100 metros de profundidade...A Lgaoa MIsteriosa fica próxima ao Rio da Prata e pode ser combinada no mesmo dia de passeio".

Estância Mimosa Ecoturismo
"A bucólica fazenda é cortada pelo Rio Mimoso e tem um percurso de trilhas que levam a uma série de cachoeiras. Rende um dia bem tranquilo, entre caminhadas leves na mata e banhos de cachoeiras".

Mais informações sobre a matéria: www.europadigital.com.br

Destaque

 A Bonito 21K, que em 2020 terá sua 6ª edição entre os dias 04 e 06 de dezembro, é a primeira maratona de Mato Grosso do Sul oficializada junto à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Essa marca confere credibilidade à corrida e abre as portas para corredores do Brasil inteiro e também de outros países. “Estamos muito felizes em ser a primeira meia maratona oficializada pela CBAt, a Bonito 21K busca com esse certificado aprimorar a parte técnica do evento, oferecendo o que há de melhor para nossos corredores”, explica Kassilene Cardadeiro, organizadora da prova, que tem a realização oficial assinada pelo Sesc Mato Grosso do Sul e H2O Ecoturismo.

A oficialização da prova, que será lançada oficialmente no dia 13 de março no Sesc Morada dos Baís, garante aos atletas participantes que será realizada a aferição e medição do percurso, de acordo com os padrões de uma meia maratona, e que haverá presença de arbitragem durante a prova para conferência de resultados. “Algumas competições exigem um índice para os grupos de elite, como a São Silvestre e a Meia Maratona de São Paulo, e se a maratona for oficializada o atleta pode usar seu resultado para participar dessas competições”, explica Marcelo Moriyama, presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS).

Para Franck Caldeira, atual campeão da Bonito 21K e com extenso currículo de competições nacionais e internacionais, a oficialização é muito importante não só para a prova, mas para a motivação do atleta. “Acho muito importante a prova ser oficializada, pois ela vai fazer parte do cenário nacional e receber atletas do mundo todo, e isso melhora não só a qualidade da competição, mas motiva as pessoas e isso é muito importante”, define Caldeira.

Oficialização e lançamento

Segundo André Milani, diretor técnico da Bonito 21K, a decisão de tornar a meia maratona oficial confere profissionalismo e demonstra respeito pelos participantes, sejam eles amadores ou atletas de elite. “O sentimento é de gratidão por poder proporcionar isso aos corredores do Estado e a todos os atletas de outros estados e países que vierem correr a Bonito 21K”, completa. Atletas que participam de provas oficializadas podem entrar no ranking da Confederação Brasileira de Atletismo, com possibilidade de quebra de recordes.

Com o objetivo de iniciar as inscrições para prova e também divulgar as frentes da competição, a corrida será lançada oficialmente no dia 13 de março, na próxima sexta-feira, em evento aberto ao público no Sesc Morada dos Baís. A partir das 18h30, corredores amadores e profissionais, grupos de corridas e público em geral poderão saber mais detalhes da edição 2020, além de curtir um show com a banda V12 e degustação de cervejas Prosa após a apresentação. Os interessados também poderão se inscrever a partir do dia 13 de março, data do lançamento, pelo site .

Destaque

 A UP Magazine, revista de bordo da TAP Air Portugal - principal companhia área portuguesa, traz em sua edição de fevereiro, matéria especial sobre as belezas naturais do destino de ecoturismo brasileiro, Bonito MS e região da Serra da Bodoquena no Mato Grosso do Sul.

Intitulada "Paraíso Líquido", o jornalista Eduardo Vessoni, relata as paisagens naturais e as águas cristalinas dos rios da região que atraem e encantam visitantes do mundo todo.

Imagens de atrativos turísticos de alguns dos Passeios em Bonito como como a Gruta do Lago Azul, a Gruta de São Miguel, o Recanto Ecológico Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa estampam as páginas da publicação de fevereiro.

“Nossa região se destaca pelas águas cristalinas. No Brasil, dificilmente você vai encontrar rios com pouca profundidade para mergulho e visibilidade superior a dez metros como em Bonito”, explica o instrutor de mergulho no atrativo Recanto Ecológico Rio da Prata, João Gomes da Silva, para a reportagem.

Outro diferencial na capital do ecoturismo citado é o uso do "voucher único" que deve ser comprado com antecedência numa das agências da cidade e que garante o controle da capacidade de turistas como também padroniza os valores dos ingressos.

A matéria completa está abaixo e também está disponível clicando aqui .

Destaque

 Bonito foi eleito pela 16ª vez como o "Melhor Destino de Ecoturismo" na edição de 2019/2020 em premiação realizada pela revista Viagem e Turismo, da Editora Abril.

Segundo a revista, em sua 18ª edição, o prêmio se mantém como o mais relevante do turismo brasileiro pela escolha ser feita pelo público. E nenhum outro prêmio nacional abrange tantas categorias, 24 ao todo, que vão de companhias aéreas até hostels. O questionário, divulgado nas redes sociais da revista e em vários sites do Grupo Abril, teve 2621 respostas de norte a sul do país. A coleta foi feita entre 01 de outubro e 09 de dezembro de 2019.

O secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, afirma que é uma prova que o município está no caminho certo. "Esta é a recompensa de um trabalho de sermos e estarmos continuando a ser o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil, onde preservamos e conservamos a natureza, sabemos explorá-la de forma inteligente e sábia, preservando-a para as gerações futuras. Este é um reconhecimento gratificante", comemora.

Já o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS), Bruno Wendling, relata que "esse prêmio só reforça o nível em que o destino se encontra. É uma vitória de todo o trade turístico de Bonito MS que trabalha com muita organização e profissionalismo há muitos anos para entregar as melhores experiências no Ecoturismo do Brasil e do Mundo".

Para o prefeito Odilson Soares, o resultado premia os esforços da administração para melhorar o turismo local e promover o desenvolvimento sustentável. "Devemos lembrar que nesse período realizamos a reforma completa do Balneário Municipal e garantimos melhoramentos importantes na Gruta do Lago Azul", lembrou.

Além de reconhecer estabelecimentos e serviços de longo prestígio no mercado brasileiro e internacional, a pesquisa apontou a importância que o viajante vem atribuindo à internet na hora de decidir por um serviço de viagem. O levantamento mostra que 67% do público faz uso de buscadores e comparadores de preços antes de comprar uma passagem, pacote ou reservar uma hospedagem. Em compensação, o número de quem fecha negócio pela internet é um pouco menor, 49%, o que aponta que o brasileiro ainda prefere as negociações pessoalmente.

Confira a lista completa de vencedores no link .

Destaque

 A cidade de Bonito acaba de ganhar um local de lazer e gastronomia para atender a demanda de turistas exigentes e agradar a comunidade local. Com 850 metros quadrados e espaço para 260 clientes, a Vila Rebuá, antes usada para festas e eventos, foi transformada em um verdadeiro shopping a céu aberto, reunindo o melhor da gastronomia, compras, música e diversão.

Tudo isto num só lugar, inspirado nas famosas vilas e balneários do Sul da França, arquitetura típica com uso de tijolo aparente, ferros retorcidos e iluminação aconchegante. Tudo para deixar o ambiente com cara de férias. Até a playlist foi elaborada para combinar com o clima do local, que também tem palco para apresentações de música ao vivo.

Na gastronomia, a Vila Rebuá está bem servida com pratos árabes, peixes, petiscos de boteco, crepes, hambúrgueres, pastéis, pizzas, comidas saudáveis, chocolates e sorvetes. As novidades são a parrilla, churrasco à moda argentina com cortes especiais de carne vermelha, e a coquetelaria do Bar da Vila, com drinques autorais com uso de frutas da região. Além dos drinques, o cliente pode escolher entre 50 rótulos de vinho, cervejas e chope.

O Projeto


Três amigos e uma ideia de negócios inovadora. Assim começou a Vila Rebuá idealizada pelos empresários Guilherme Poli, Cristian Reis e Diogo Wendling. “A ideia inicial era abrir um restaurante estilo o Território do Vinho, há dez anos considerado modelo de sucesso em Campo Grande”, explica Wendling. Depois de meses de planejamento, os três empresários resolveram ir além do projeto. “Nosso objetivo era fazer algo que fosse referência na cidade, um novo modelo de negócio”, diz o restauranteur, com a segurança de quem administra dois restaurantes na capital. “Além das belezas da cidade, queremos que as pessoas levem também boas lembranças da Vila”, admite.

O sócio Cristian Reis explica que a intenção da nova proposta não é concorrer com o que já existe na cidade, mas ampliar as opções. “Convidamos boa parte dos proprietários de restaurantes para participar conosco do projeto”, diz.

Com lojas de souvenir (camisetas, chinelos) e até um espaço kids para deixar a garotada enquanto os pais se divertem, a Vila agradou logo no primeiro dia de funcionamento. “Eu fiquei encantado com o lugar. Muito charmoso, bem bacana. Com toda certeza voltarei para trazer a família”, disse o turista Mauro Marafom, da cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais.

Serviço

A Vila Rebuá funciona todos os dias, das 16h00 à 00h00, em alta temporada. Na baixa temporada, fecha nas segundas. Fica na quadra ao lado da Praça da Liberdade, onde tem o monumento dos peixes da espécie símbolo de Bonito, a piraputanga, na avenida Pilad Rebuá, Centro.