Notícias de Bonito MS
Com o tema “Origem, manutenção e futuro da biodiversidade tropical”, o congresso tem como objetivo analisar padrões de biodiversidade passados e atuais, bem como projetar metas sustentáveis para o futuro
A cidade de Bonito vai sediar no ano de 2012 o Congresso Internacional da ATBC - Association for Tropical Biology and Conservation (Associação para Biologia Tropical e Conservação), que vai reunir em cinco dias uma média de 1.200 pessoas, entre professores universitários e pesquisadores, de cerca de 30 países, para estudos na área de biologia tropical e conservação.
É o primeiro congresso internacional cadastrado pela ICCA - International Congress & Convention Association (Associação Internacional de Congressos e Convenções) realizado no município. A ICCA congrega os principais especialistas mundiais envolvidos na cadeia produtiva do turismo de negócios, reunindo agências de turismo, convention bureaux, empresas organizadoras de eventos, hotéis, companhias aéreas e centros de convenções e exposições.
Com o tema “Origem, manutenção e futuro da biodiversidade tropical”, o congresso tem como objetivo analisar padrões de biodiversidade passados e atuais, bem como projetar metas sustentáveis para o futuro.
Neste ano o Congresso Anual da ATBC será realizado entre os dias 19 e 22 de junho, em Arusha, na Tanzânia.
A edição nº 60 da Revista Versatille, uma publicação editorial inovadora no mercado brasileiro, exibiu em suas páginas, na seção Destino Brasil, uma reportagem sobre Bonito, Mato Grosso do Sul.
Os fotógrafos Cristiano Sant’Anna e Flávia de Quadros estiveram na região em maio do ano passado e conhecerem diversos atrativos turísticos como: Estância Mimosa, Recanto Ecológico Rio da Prata, Gruta do Lago Azul, Grutas de São Miguel e Abismo Anhumas. Citam também na matéria o Hotel Marruá, o restaurante Casa do João, Pantanal e Castellabate e o Taboa.
A Embratur estará entre os dias 17 e 20 de fevereiro em Milão para participar da 31ª edição da BIT. A Embratur participa do evento desde 1995 com o objetivo de acompanhar as tendências de crescimento do turismo internacional do mercado italiano.
Segundo Mário Moysés, presidente da Embratur, a Itália é um mercado de altíssima prioridade para a promoção do Brasil no exterior. "De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional feita pela Embratur em 2009, 98% dos entrevistados italianos avaliaram positivamente a hospitalidade brasileira e 96,2%, nossa gastronomia", explica ele. "A pesquisa indicou também que 93,6% têm a intenção de voltar ao país", ressalta.
Em 2010, a feira recebeu um público de mais de 150 mil visitantes, sendo 107 mil profissionais e cerca de 43 mil de público final. O evento ainda contou com a presença da imprensa especializada com cerca de 3.400 jornalistas. A programação do estande brasileiro este ano contará com atrações culturais e distribuição de material. A expectativa é que o evento receba também mais de 150 mil pessoas.
Na próxima sexta-feira (18), o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia e do Agronegócio Sedesc), Edil Alfonso Albuquerque, e a equipe do Departamento de Ciência e Tecnologia participam, na cidade de São Paulo, da 11ª edição do Prêmio Caio, realizado pela Expo Editores.
A premiação é considerada o “Oscar dos eventos” e será realizada no Centro de Convenções do Expo Center Norte. O objetivo é incentivar, reconhecer e valorizar o trabalho de empresas e profissionais da Indústria Brasileira de Eventos. Campo Grande é finalista na categoria “Destinos de eventos de pequeno e médio porte – região Centro Oeste”, disputando o primeiro lugar com os municípios de Bonito (MS) e Caldas Novas (GO).
Na avaliação de Edil, a cidade tem se destacado ao longo da administração do prefeito Nelson Trad Filho como um local que possui todas as características para o turismo de eventos. “Nas feiras e encontros nacionais de que participamos, o feedback não poderia ser melhor. As pessoas que já visitaram Campo Grande elogiam a tranqüilidade, segurança e estrutura da rede hoteleira”, ressaltou o titular da Sedesc.
Seleção - Cabe lembrar que a indicação da Capital ao evento foi feita por intermédio de instituições como a Confederação dos Conventions e Visitors Bureau, que disponibilizou uma comissão para percorrer os principais destinos brasileiros e avaliar as reais potencialidades turísticas.
Esta não é a primeira vez que a capital de Mato Grosso do Sul é participa da premiação, já que em 2004, a Sedesc recebeu menção especial pela iniciativa do Projeto City Tour por disponibilizar 20% das vagas para passeio no ônibus de turismo para cotas sociais. “A prefeitura municipal e a Sedesc têm se destacado pelo trabalho constante de consolidar nossa cidade como a capital dos eventos. Então queremos sim, que Campo Grande seja premiada por ser o melhor destino de eventos do país” destaca Edil.
Sobre o prêmio - O Prêmio Caio tem como missão promover, difundir e aprimorar a utilização de uma das mais modernas e eficazes ferramentas de marketing à disposição das empresas: a promoção comercial, o marketing promocional, o turismo de negócios e os eventos, elegendo as melhores empresas, profissionais e empreendimentos destes setores no país.
Além disso, a organização objetiva resgatar a memória e preservar a cultura do setor; estimular a atividade como um todo; realizar um grande encontro entre todos os envolvidos com o setor no país; promover a cidade-sede onde é realizada a premiação, seus locais e seus equipamentos para eventos.
Maiores informações sobre a premiação pode ser adquirida no site do evento: www.premiocaio.com.br/index.asp.
Já está definida a data para a 2º edição da Feira Ambiental e Social de Bonito (MS), realizada pelo Instituto das Águas da Serra da Bodoquena, o IASB. O evento irá ocorrer nos dias 02 e 03 de junho, no salão Acácia Branca.
Para que tudo ocorra conforme as expectativas dos organizadores foi realizado no último dia 10 uma reunião com instituições sócio-ambientais para definir as atividades a serem desenvolvidas na Feira . Tal reunião buscou reforçar as parcerias para atender os objetivos da feira, em transmitir informações ambientais para a comunidade bonitense e visitantes simpatizantes com o tema, além de divulgar as ações desenvolvidas na região para a conservação do meio ambiente.
Entre os temas abordados foram definidas as apresentações culturais, jogos institucionais e concursos, como das mais criativas fantasias confeccionadas com material reciclável e desenhos temáticos, envolvendo as instituições de ensino da cidade.
O Projeto atingiu na sua primeira edição 2.500 visitantes e espera receber 4.000 visitantes na segunda, atendendo a comunidade de Bonito/MS e visitantes simpatizantes com o tema.
Deste ontem, terça-feira (15), até sexta (18), a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul visita as regiões da Grande Dourados, Bonito/Serra da Bodoquena, Caminhos dos Ipês e Pantanal para divulgação da Feira Internacional e o 3º Salão de Turismo. A Fundação tem uma agenda programada de visitas às dez regiões turísticas do Estado, na qual apresentará e divulgará a estrutura e organização do evento. As regiões apresentarão seus roteiros turísticos na terceira edição do Salão de Turismo.
Na oportunidade, a diretora presidente, Nilde Brun, esclarecerá sobre a nova Lei Nacional do Turismo regulamentada no ano passado. A lei busca o desenvolvimento e estrutura do turismo no País. “A lei estabelece as atribuições das instâncias responsáveis pelo planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico, além das regras para cadastramento, classificação e fiscalização dos prestadores de serviços turísticos. Disciplina ainda as atividades das empresas do setor”, acrescenta. Segundo Nilde, a Fundação de Turismo fará um trabalho de orientação e disseminação da legislação em todos os municípios e diretamente aos empresários. A Fundação de Turismo é o órgão oficial de fiscalização, também responsável pelo cumprimento das normas definidas.
O Salão de Turismo é o maior evento turístico do Estado e é uma excelente oportunidade de negócios, promoção e divulgação dos roteiros turísticos das regiões, além de proporcionar um contato direto com o público. Segundo a diretora-presidente da Fundação, o evento pretende mobilizar a população sul-mato-grossense, os municípios e empresários do setor para promover e valorizar as riquezas naturais. “Nosso turismo é diversificado e extraordinário que envolve cultura, lazer e negócios. Temos uma incrível gastronomia, artesanato envolvente e lindas paisagens, e o Salão de Turismo tem o papel fundamental de, num só espaço, estimular nossa população a conhecer nossas belezas, além de promover e fomentar nosso turismo nacional e internacionalmente”, disse.
A Fundação de Turismo, por meio do gerente de Políticas e Programas para o Desenvolvimento do Turismo, Silvio Carlos Pereira, tem desenvolvido importantes ações que fomentam o turismo das regiões do Estado, através de planos estratégicos de desenvolvimento, estruturando os destinos turísticos. No setor de Programa de Regionalização os interlocutores desempenham projetos de assessoramento que visam consolidar as rotas turísticas, ou estruturar as possíveis.
Os interlocutores do Programa de Regionalização estarão presentes nas reuniões nos municípios, representando a Grande Dourados a interlocutora, Cristiane Ferrari, GeanCarlo de Lima Merigue, interlocutor da Regiã de Bonito-Serra da Bodoquena e Caminhos dos Ipês, Jaqueson Mário Borges Santos, da Região do Pantanal.
Confira abaixo a programação:
15/02 Dourados
16/02 Bonito
17/02 Miranda
18/02 Campo Grande
Evento:
A Feira Internacional e 3º Salão de Turismo de Mato Grosso do Sul acontecem de 8 a 12 de junho, no Pavilhão Albano Franco, na Capital, com entrada franca.
Dez Regiões turísticas:
Caminho dos Ipês – Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, Terenos, Rochedo, Corguinho, Rio Negro, Sidrolândia, Dois Irmão do Buriti;
Atrativos: Prédios históricos, parques urbanos, pousadas, pousadas rurais, pesqueiros e balneários.
Bonito - Serra da Bodoquena – Bodoquena, Bonito, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Bela Vista, Nioaque, Caracol, Porto Murtinho;
Atrativos: Balneários públicos e privados, Rio Formoso, Rio da rata, dolinas, lagoas, grutas, abismos, flutuação e mergulho em águas cristalinas, circuito de arvorismo, trilhas, rapel, cachoeiras, cavernas, Rio Paraguai, torneios de Laço Comprido e pontos históricos da Retirada da Laguna (maior epopeia bélica do Exército Brasileiro).
Caminhos da Fronteira – Amambai, Antonio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã, Sete Quedas, Tacuru;
Atrativos: Contexto histórico ligado à Guerra da Tríplice Aliança, magníficas quedas d’água, rios de águas, rios de águas cristalinas, trilhas, grande diversidade da fauna e flora, formando um exuberante cenário ecológico.
Cone sul – Juti, Naviraí, Itaquiraí, Iguatemi, Eldorado, Japorã, Mundo Novo;
Atrativos: Parque Nacional de Ilha Grande, Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e Parques naturais municipais, bosques, cachoeiras, praias de água doce, museu e festas.
Grande Dourados – Maracaju, Rio Brilhante, Douradina, Itaporã, Deodápolis, Glória de Dourados, Fátima do Sul, Dourados, Vicentina, Caarapó;
Atrativos: Exposições agropecuárias, eventos, pesqueiros, aldeia indígena, parques urbanos, prédios históricos e balneários.
Vale das Águas – Angélica, Batayporã, Ivinhema, Jateí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Taquarussu;
Atrativos: Unidades de conservação, pesqueiros, sol e praias de água doce.
Costa leste – Aparecida do Taboado, Selvíria, Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia;
Atrativos: Sol, praias do Rio Sucuriú e Paraná, pesca nos rios Paraná, Verde, Sucuriú, Pardo e nos grande lagos balneários, públicos e privados, Usinas hidroelétricas, marinas, áreas rurais e industriais.
Rota norte – Bandeirantes, Camapuã, São Gabriel d´Oeste, Rio Verde, Coxim, Pedro Gomes, Sonora, Figueirão, Alcinópolis, Costa Rica;
Atrativos: Nos Rios Coxim, Correntes, Piquiri, Sucuriú e Taquari, belas cachoeiras intactas e preservadas, riachos, córregos, ribeirões e piscinas naturais, rochas de milhões de anos lapidadas pelo vento, sítios arqueológicas, grutas com inscrições rupestres, serras, morros, cânions e cupins luminosos.
Pantanal – Corumbá, Miranda, Aquidauana, Ladário, Anastácio;
Atrativos: Observação da fauna e flora, safári, fotográfico, cavalgadas, culinária pantaneira, passeios a cavalo, passeios de barco, pesca e pousadas pantaneiras.
Vale do Aporé - Paranaíba, Cassilândia, Inocência, Água Clara, Chapadão do Sul.
Atrativos: Fazendas agrotecnológicas, eventos regionais e culturais, boia-cross, balneários, pesqueiros, cachoeiras, praia de água doce, trilhas, prédios histórios e museus.
Ana Isabel Mesquita de Oliveira, ex-prefeita de Parauapebas, no Pará, e ex-deputada estadual pelo mesmo estado, será a nova secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo.
A nova secretária deverá atuar na monitoração da Política Nacional de Turismo, seguindo as diretrizes do Conselho Nacional, e alinhar as políticas do Ministério com o Fornatur e os conselhos estaduais.