imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Mesmo com preços até 5% maiores neste ano, por conta da inflação dos alimentos – que encareceu os serviços de hotelaria –, as operadoras de turismo de Mato Grosso do Sul estão otimistas com as vendas de pacotes para Bonito MS para as férias de inverno de 2012. De acordo com a diretora do Grupo de Operadoras do Estado de MS (Gopan-MS), Fátima Cordella, a expectativa é de crescimento médio de 8,5%, puxado principalmente pelos roteiros regionais.

"Tivemos uma redução grande, de cerca de 70% nos preços dos transfers aqui, com abertura do transfer compartilhado e isso tornou muito atrativo esse tipo de viagem", explica. Segundo ela, o trecho de Campo Grande a Bonito, Miranda ou outro destino no interior, seja de ônibus ou carro, encarecia o valor final do pacote e, agora, com vans fazendo o trajeto, o turismo no Estado ficou mais acessível.

O 9º Festival América do Sul também abrirá espaço para reflexões acerca de temas que relacionam cultura e educação. Palestras acontecerão no Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómes, sempre às 15 horas, na sala Rio Paraguai.

No dia 27 (sexta-feira) acontece a palestra “Los Caminos de la creación - Mi aventura em La creación y Relación de la literatura com la educación”, que será ministrada pelo escritor uruguaio Leonardo Garet. Ele nasceu em Salto, Uruguai, em 1949 e atuou como professor de 1972 a 2008, principalmente na escola privada Nuestra Señora del Carmen, Colegio y Liceo Carlos Vaz Ferreira em Salto e no Instituto de Estudos Superiores e Instituto de Filosofía y Ciencias Letras em Montevidéu. Também é poeta, narrador, crítico literário e gestor cultural, além de atuar ainda como Membro Correspondente da Academia Nacional do Uruguai desde 2008.

No dia 28 (sábado) acontece a palestra “Patrimônio Histórico de Mato Grosso do Sul: potencialidades e perspectivas, com a professora homenageada Margareth Escobar Ribas de Lima, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Ela fará um panorama do patrimônio histórico material e imaterial de MS, no contexto da sustentabilidade e do reforço do sentimento de pertencimento da comunidade local.

A palestrante possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (1981) e mestrado em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) com o tema "Ciclos econômicos e a Produção arquitetônica em Porto Murtinho". Foi superintendente da Superintendência Estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MS) de setembro de 1999 até outubro de 2011, quando ingressou como professora assistente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Bonito-MS, sua atividade atual.

Durante o período que esteve à frente do Iphan-MS, atuou na identificação do patrimônio cultural de Mato Grosso do Sul, principalmente em ações de preservação do sítio tombado de Corumbá em nível federal, assim como ações de preservação do patrimônio cultural natural como o Geopark Bodoquena Pantanal, na região da serra da Bodoquena.

No dia 30 (segunda-feira) é a vez da palestra “Vida e Obra de Gonzagão – Comemorando o centenário de Luiz Gonzaga” com o jornalista Assis Angelo. Nascido na Paraíba e estudioso da cultura popular, o ministrante possui um dos maiores acervos de música popular do Brasil. Comemorando o centenário de Luiz Gonzaga, Assis promove a discussão sobre a obra e a importância deste músico para cultura popular brasileira.

O Centro de Convenções do Pantanal de Corumbá Miguel Gómes fica na avenida Comendador Domingos Sahib, 570, no Porto Geral de Corumbá.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul (Abrasel/MS), em parceria com o Governo do Estado, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), lança no dia 17 de abril, às 19h, o 1º Guia Gastronômico de Mato Grosso do Sul - Regiões Turísticas. O objetivo é apresentar e divulgar a gastronomia das Regiões Turísticas do Estado. Na oportunidade também será lançado o "Arena Gastronômica 2012", considerado o maior evento de gastronomia do Estado.

As receitas do Guia representam as rotas turísticas de Mato Grosso do Sul vencedores do Festival Gastronômico de Mato Grosso do Sul, além dos pratos do Festival Brasil Sabor do Estado/ 2011, denominados através da Abrasel Segredos do Chef.

De acordo com o presidente da Abrasel-MS, Rúbio Sérgio de Moraes, o Brasil Sabor é o maior festival gastronômico do mundo, e reúne no guia uma rica diversidade culinária. “As receitas regionais foram elaboradas levando em conta os aspectos históricos, culturais e econômicos de cada localidade. É importante destacar também a criatividade, os sabores de cada receita, e a diversidade das iguarias”, disse.

Conforme a diretora-presidente da Fundtur-MS, Nilde Brun, o Guia Gastronômico é um instrumento valioso para o fortalecimento do turismo do Estado. “A gastronomia é um dos elementos motivadores para atrair turistas. A gastronomia reflete os costumes e a pluralidade do nosso Estado”, diz.

Os distintos hábitos culinários das regiões expõem a diversidade gastronômica que o Estado é capaz de oferecer aos seus visitantes. “As receitas do Guia reforçam as características do cerrado reconhecido pela rica flora e fauna, nos ingredientes e temperos somam iguarias diversificadas como o pequi, a guariroba, as carnes e diversas espécies de peixes”, acrescenta Nilde.

As receitas dos pratos do Festival Gastronômico de Mato Grosso do Sul vencedoras poderão ser conferidas no Guia Gastronômico, que será distribuído gratuitamente no lançamento: Em primeiro lugar representando Bonito- Serra da Bodoquena, a Panqueca Pantaneira da Chef Carmen Lúcia Rodrigues; em segundo lugar a Tilápia à Mani (Vale das Águas) da chef Ida Mercês. Entre os pratos doces: em primeiro lugar o Pudim Pantaneiro (Caminhos dos Ipês) da Chef Dorotéia Vieira Zeola e o segundo lugar o Mousse de Bocaiúva com Calda de Greiffo (Bonito-Serra da Bodoquena) da chef Ilka Esther Ayub Aguero.

Arena Gastronômica

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) está na fase final para o lançamento oficial do Arena Gastronômica 2012, considerado o maior evento de gastronomia do Estado. O principal objetivo do Arena é reunir os principais chefs e gastrônomos do Brasil, além de lançar novidades e benefícios desse mercado. O evento deve acontecer de 29 de maio a 3 junho, no Armazém Cultural (ao lado da Feira Central em Campo Grande).

No evento serão realizados cursos de culinária, aulas, palestras regionais, nacionais e internacionais, workshops, rodada de negócios, exposições e degustação.

Pratos destaques no Brasil Sabor 2012 também serão expostos no Arena Gastronômica. “O Cozinha Show, por exemplo, será um espaço para apresentações, lançamentos dos pratos do Brasil Sabor, degustações, palestras, workshops e aulas de culinária, a principal área do evento”, destaca Rúbio Sérgio Moraes, presidente da Abrasel de Mato Grosso do Sul.

Vários espaços serão montados para atender o público: Espaço Público, Espaço Gourmet, Espaço Business, Espaço Bar e Espaço Food todos voltados ao segmento.

Foram publicados hoje pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul os editais de seleção de espetáculos musicais e cênicos atuantes no Mato Grosso do Sul que irão compor a programação do tradicional 13º Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 25 a 29 de julho.

Serão selecionadas cinco atrações musicais (interpretes ou grupo) e quatro espetáculos cênicos, sendo dois de teatro e circo e outros dois de dança, todos com comprovada atuação em Mato Grosso do Sul. As inscrições ficarão abertas no período de 13 de abril a 28 de maio de 2012.

Os projetos deverão ser encaminhados somente pelos Correios para a Fundação de Cultura, respeitando as normas do edital publicado. As propostas devem conter apresentações dos proponentes (músicas ou peças) em formato digital (CD ou DVD), além de informações detalhadas sobre as atrações e as necessidades de som, luz e cenário.

Uma Comissão de Seleção, nomeada pelo governo do Estado e composta por três membros titulares, com reconhecimento da matéria em exame, podendo ser servidores públicos estaduais ou não, fará a análise dos projetos.

A Comissão receberá todos os envelopes lacrados, apondo suas assinaturas nos envelopes. O processo será todo realizado nas dependências da Fundação de Cultura, na Sala de Reunião do Gabinete, estando aberto ao público.

Os projetos serão analisados pela Comissão de Seleção a partir dos seguintes critérios: excelência artística do espetáculo; qualificação dos profissionais envolvidos; currículo do proponente e viabilidade prática do espetáculo. Não serão selecionados espetáculos cênicos já apresentados nas edições anteriores do Festival de Inverno de Bonito.

O edital está disponível no Diário Oficial.

Com o intuito de abranger o turismo no Mato Grosso do Sul, a Fundação de Turismo de MS (Fundtur) participa nesta quarta-feira (11) da 5° edição do Encontro Comercial Rio de Janeiro Braztoa, no Rio de Janeiro.

Dez empresários, a maioria da região de Bonito e Pantanal, participam do evento levando o nome do Estado e representando as belezas naturais que o eco-turismo da região proporciona aos turistas de todo o País.

“Nós temos uma política bem focada na divulgação Nacional e Internacional do nosso Estado, retratando de forma fiel como é o nosso turismo. Essa feira é uma vitrine, todos os anos nós participamos. Mas nada adianta se não houver a presença do empresário, pois é ele quem está à frente dos negócios, é ele quem recebe os turistas no dia- dia, então, nada mais justo do que o próprio para entender como funciona esse mercado e representar Mato Grosso do Sul” – declara a presidente da Fundtur, Nilde Brun para a equipe do Capital NEWS.

Com duas edições em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, o evento reúne as principais empresas do setor, além de promover atividades de aperfeiçoamento e atualização profissional. O Encontro Comercial RJ Braztoa terá a participação de mais de 50 expositores. “O mercado carioca vem crescendo de forma expressiva, assim como outros mercados, e nosso evento traduz este bom momento para operadoras e agentes de viagem do estado e regiões próximas”, diz o presidente da entidade, Marco Ferraz.

O evento acontece na sede da Firjan, localizada na Avenida Graça Aranha, 1, Centro, Rio de Janeiro.

O que é BRAZTOA?

Braztoa é uma Associação Brasileira da Operadoras de Turismo e tem o desejo de inserir o Brasil no mercado mundial de turismo as mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro.

Numa noite de festa, em que reuniu no Rio Scenarium cerca de 200 convidados, entre agentes de viagens, operadores e autoridades, o governo do Mato Grosso do Sul realizou o lançamento do guia gastronômico da Abrasel, com degustação de comidas típicas regionais e show do compositor, violeiro e cantor Almir Sater, além da promoção do destino. Na ocasião o governador do MS, André Pucinelli (PMDB) destacou a mistura de raças e a beleza pantaneira. "Mato Grosso do Sul é uma grande miscigenação de raças e costumes mas somos um estado jovem com muitas belezas naturais para se ver onde cada região tem suas peculiaridades", afirmou.

Na ocasião, o governador e os convidados assistiram a um vídeo, onde o destaque foi a apresentação do projeto Aquário do Pantanal que deve ser inaugurado até dezembro do próximo ano com investimentos de R$89 milhões. Localizado no complexo da Aldeia Indígena, em Campo Grande, o complexo ocupa uma área de 28 mil metros quadrados e será o maior aquário de água doce do mundo com mais de 6 milhões de litros d´água e sete mil animais marítimos.

Segundo Nilde Brun, presidente da Fundação de Turismo do MS, este será mais um atrativo regional. Ela confirmou também que em junho, no período de 17 a 23, o estado estará promovendo a primeira Bolsa Internacional de Turismo com 150 buyers e suplyers além de jornalistas estrangeiros. O evento será realizado no Centro de Convenções. "Queremos divulgar o nosso destino junto a mercados prioritários e além da América do Sul estamos trabalhando agora também os Estados Unidos", adiantou.

Prestigiaram o evento o secretário de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, o secretário de Turismo de Bonito, Augusto Mariano, o cantor Milton Nascimento, o deputado federal Edson Giroto, o presidente do Conselho de Turismo, Alex Furtado, o subsecretario do Rio, Mauricio Lobo, o ex presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim que agora está à frente da operadora Ancoradouro Rio, o presidente da Abrasel MS, Rubio Moraes, o supervisor da Azul, Sebastião Garcia, a diretora de Marketing Internacional do Mercado & Eventos, Rosa Masgrau e o gestor de Produtos da Viagens Master, Marcos Bastos, entre outros.

O supervisor da Azul, Sebastião Garcia confirmou juntamente com Fabrício Alves Corrêa, da coordenadoria de Transportes Aéreos do governo de MS, que a empresa aérea inicia em breve voos para Dourados, Bonito, Campo Grande e outras regiões do Mato Grosso do Sul.

De volta aos trilhos desde maio de 2009, o Trem do Pantanal vai excluir Campo Grande do trajeto a partir do dia 26 do próximo mês. A mudança é justificada por questões de logística e viabilidade financeira.

A viagem vai ser reduzida em sete horas. Atualmente, o trem parte às 8h da estação de Indubrasil e chega a Miranda, destino final, às 17h30. A partir de maio, os passageiros vão de transporte rodoviário - ônibus e vans - até Aquidauana.

Eles sairão de Campo Grande às 11h. Às 14h30, embarcam na estação de Aquidauana e três horas depois chegam a Miranda. Desta forma, o trem percorre o trecho do começo do Pantanal. No retorno, o trem sai às 9h30 de Miranda e chega às 12h30 em Aquidauana. A velocidade média era de 27 km/h, imposta pelo estado de conservação da malha ferroviária.

De acordo com a gerente do Trem do Pantanal, Lilian Marian, a maior parte dos passageiros vem de São Paulo e o novo itinerário se encaixa melhor com as chegadas e partidas de voos no aeroporto Internacional de Campo Grande.

"Também tem a questão da viabilidade econômica, com os valores pagos à ALL", afirma. A gerente refuta a tese de que a mudança é por falta de passageiros. "A procura já é maior. Tem pacotes que incluem Bonito", conta. Segundo ela, há poucos passageiros é de dentro do Estado.

Com a mudança, a estação de Indubrasil corre o risco de voltar ao ostracismo. Abandonada por anos a fio, a estação recebeu recursos de R$ 1,6 milhão para revitalização.

Depois de muitas promessas, saudades e frustrações, o Trem do Pantanal foi inaugurado em 8 de maio com festa pelo presidente Lula e toda a classe política. O trem voltou não mais como de passageiros, que ia de Campo Grande a Corumbá, mas como produto turístico e o trajeto até Miranda.

A viagem custa R$ 90 para adultos e R$ 35 para crianças.