Notícias de Bonito MS
O secretário de Turismo de Bonito, Augusto Barbosa Mariano, recebeu na tarde desta quinta-feira (25), o Ministro do Turismo, Gastão Vieira no stand do Mato Grosso do Sul.
O Ministro confirmou a liberação de recursos federais para finalizar as obras de melhorias na rodovia MS-178, para ligar a cidade de Bonito com o Pantanal.
Augusto Mariano também comentou sobre outra novidade fechada durante a Feira da Abav.
“Definimos junto com a CVC um novo voo fretado de Guarulhos (SP) direto para Bonito. Já tínhamos um voo fretado pela CVC, direto para Bonito aos domingos, agora teremos mais opções. De 1º de janeiro até o dia 30 de setembro tivemos um aumento de 21% no fluxo de turistas para Bonito. Esse número é maior que a média nacional”, afirmou o secretário.
A cidade de Bonito também foi escolhida pela Barcelona Medley, prestadora de serviço para o Sebrae, para a comercialização do destino no exterior. Bonito e o Pantanal serão apresentados em campanhas fora do país.
O XVII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas que foi aberto terça-feira (23) no Centro de Convenções de Bonito (MS) com a presença de autoridades, técnicos, cientistas e estudantes que discutem o potencial hídrico subterrâneo do País.
“Não existe desenvolvimento sem água”. Com essa frase, o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Paulo Lopes Varella Neto, iniciou sua fala.
Não por acaso Bonito, o epicentro do ecoturismo aquático do Brasil acolhe o evento. As belezas do município são o cenário para o evento que reúne cerca de 800 participantes.
“A luta pela equação em prol da água e dos recursos hídricos em sua dimensão é o grande desafio que nós temos”, afirmou Paulo.
“O Brasil tem esse diferencial positivo, pois a fartura de água é indutora de desenvolvimento. Temos um potencial enorme para avançar e crescer”.
Ele explicou que o Brasil detém 54% da água potável mundial, e sua riqueza hídrica será o grande protagonista no desenvolvimento no qual o Brasil se insere.
Paralelo ao Congresso, o Centro de Convenções de Bonito abriga também outros dois eventos.
A VII Feira Nacional de Água – FENÁGUA, que congrega expositores de todo o País apresentando as novidades em equipamentos e projetos que envolvem a água. A visitação é gratuita a partir das 14h. O terceiro evento é o XVIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços.
No último dia 17 a equipe técnica do Projeto Ilhas Verdes participou do 4º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul, em Glória de Dourados (MS).
A equipe apresentou o artigo intitulado "Recuperação de Matas Ciliares em Bonito", com resultados preliminares do Projeto Ilhas Verdes, e como já demonstra o título, teve por objetivo divulgar o projeto e apresentar os resultados preliminares obtidos durante a implementação das metodologias presentes no mesmo.
A equipe também teve a oportunidade de participar de duas oficinas realizadas durante o evento.
A Pedagoga Nadiani Pereira participou da oficina de Educação Ambiental, a mesma pode conhecer alguns trabalhos de educação ambiental realizados no Sítio Escola Jateí, atual sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Jateí (MS).
Já a coordenadora do Projeto Ilhas Verdes, Liliane Lacerda, participou da Oficina Projeto Ambí, durante a participação a bióloga pode conhecer um pouco mais sobre o Projeto Ambí, que desenvolve trabalhos em prol do meio ambiente.
Ambos projetos são patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental.
A reportagem fala sobre os atrativos turísticos e a beleza natural da cidade, e traz a satisfação do jornalista no título da matéria: “Uma cidade do Brasil, que honra o seu nome”.
O repórter ainda lembrou a rica biodiversidade e as diversas opções de lazer como o ecoturismo e o turismo de aventura.
Foram citados no texto os seguintes atrativos: Gruta do Lago Azul, o mergulho no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim (MS) e o Aquário Natural.
Confira um trecho:
"Bonito é uma cidade que se tornou um dos destinos mais atraentes no Brasil para os interessados em ecoturismo e turismo de aventura. Localizado a 300 km de Campo Grande, a capital do estado de Mato Grosso do Sul, é conhecida por suas cachoeiras, grutas, águas cristalinas e paisagens ideais para caminhadas, observação de aves rafting e mergulho em aquários e excepcionais piscinas naturais..."
A publicação surgiu a partir de uma viagem organizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), que teve como objetivo apresentar Bonito aos jornalistas peruanos.
Veja a reportagem no link abaixo:
http://elcomercio.pe/turismo/1477929/
Dando andamento ao programa, o último foi realizado no mês de agosto, ministrado pelo Cabo Santa Cruz, do Corpo de Bombeiros de Jardim e também por Rudimar Guerini, instrutor de mergulho.
Conheça a Política de Segurança adotada pelo atrativo clicando no link www.estanciamimosa.com.br
A ação faz parte do Programa Aventura Segura, do Ministério do Turismo (Mtur), executado pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), e permite que todos os envolvidos nas atividades oferecidas pelo passeio estejam preparados para qualquer possível emergência.
Esse fator foi reforçado pelo gerente do atrativo, Luis Thiago que afirmou que "o treinamento deixou a equipe mais preparada em caso de ocorrência de algum acidente e da prestação de atendimento pré hospitalar".
Participaram do evento os colaboradores: Luis Thiago Cardoso Borges, Rosangela dos Reis Lopes, Odelson Sanches da Silva, Adailza Morais dos Santos, Osvaldo da Rocha, Bruno Severine Pavan, Edevaldo Soares de Oliveira, Everton Vargas Mendes, Hilomar Vilalba, José Carlos Rodrigues, Vagner da Silva e Valdecir da Rocha.
SGS na Estância Mimosa Ecoturismo
Entre 2008 a 2010 a Estância Mimosa realizou a implantação do seu Sistema de Gestão de Segurança – SGS. Em 2010, o atrativo recebeu a auditoria da ABNT Certificadora, a qual resultou na certificação do seu Sistema, processo que acontece anualmente, comprovando que o mesmo atende os requisitos das normas da ABNT 15331 de 2005 e normas relacionadas.
Sendo assim, a Estância Mimosa Ecoturismo faz parte de um grupo de empresas no país, que oferecem atividades na natureza com segurança certificada.
Com mais de 200 espécies registradas, o atrativo é um local estratégico para esta atividade, localizando-se em uma região de grande diversidade ambiental, dentro do Bioma Cerrado.
Caio revelou a equipe da Estância Mimosa que seu objetivo no momento é viajar pelo Brasil para aumentar seu conhecimento quanto à atividade.
Antes de chegar em Bonito, Caio passou por outras regiões brasileiras.
"O turista saiu de Fortaleza (CE), desceu para Blumenau (SC) e seguiu viajem até Foz do Iguaçu (PR). Depois veio para Bonito e a próxima parada em Mato Grosso do Sul será o Pantanal. Continuam no roteiro do viajante a cidade de Goiás ou Tocantins, retornando então para o ponto de partida: Fortaleza", revelou a equipe da Estância Mimosa Ecoturismo.
Outro fato curioso é que Caio decidiu fazer a viagem em uma moto de 125 cilindradas, "dorme em postos de gasolina e nem por isso deixa de pagar para usufruir dos melhores passeios nas regiões nas quais está visitando".
A viagem de Caio já está dando frutos. Ele conseguiu aumentar a quantidade de aves em sua lista particular. Atualmente já catalogou 18 animais.
Mais informações sobre a atividade pode ser vista no link abaixo:
www.estanciamimosa.com.br/observacao-de-aves
29 de outubro
Horário: 20h30
Palestra: "Aventura é o sonho que migra para o mundo real", com Claudio de Moura Castro.
Do mostrador de caminhos ao contador de histórias. O novo turismo materializa sonhos, tem enredos que capturam a imaginação, vai muito além do lado puramente físico e logístico.
30 de outubro
Horário: 09h
Palestra: "A aventura de empreender no mercado de aventura", com Fernando Oliveira.
A Curtlo foi fundada em 1993 com o objetivo de criar uma maneira de viver unindo trabalho, esporte, convívio com a família e a liberdade.
31 de outubro
Horário: 12h
Palestra: "Viagens e experiências: Conversa com um viajante profissional", com Valdemir Cunha.
Com quase 30 anos de experiência como fotógrafo, Valdemir já viajou para mais de 80 países captando imagens e memórias.
Participe!
A programação completa do ABETA Summit 2012 pode ser conferida no site www.abetasummit.com.br.