Notícias de Bonito MS
O evento será realizado através de uma parceria entre a Fundação Neotrópica do Brasil, a Fundação de Turismo MS e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. O evento, que está em sua terceira edição, será realizado entre os dias 30 de junho a 03 de julho no Centro de Convenções de Bonito.
São esperados cerca de 400 participantes, entre profissionais e empresários dos setores de turismo e meio ambiente, profissionais vinculados a organizações governamentais e não governamentais, integrantes da academia e estudantes.
O Congresso também contará com 28 palestrantes de atuação nacional e internacional, representantes de empresas, organizações governamentais e não governamentais, sociedade civil, organismos internacionais e academia, relacionados aos segmentos de natureza, turismo e sustentabilidade.
O objetivo é posicionar o evento como referência na temática natureza, turismo e sustentabilidade, onde contará com uma programação que inclui palestrantes de renome nacional e internacional (Argentina, Costa Rica, México e Portugal).
Outras informações: www.conatus.org.br .
Os 16 desenhos finalistas, escolhidos por quatro jurados, foram expostos durante a feira ambiental para votação pelo público que escolheu os que melhor representam a região.
Todos os finalistas ilustram a edição do Calendário Ecológico 2014.
Confira:
Categoria Infantil
1º Lugar: Natsumi Uchino - Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira
2º Lugar: Thalita Beline Vareiro - Escola Estadual Luiz da Costa Falcão
3º Lugar: Elionay Shalon Garcia da Silva - Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira
Categoria Infanto-Juvenil
1º Lugar: Evandro Douglas da Silva Godoy - Escola Municipal João Alves de Arruda
2º Lugar: Leonardo Petcoviti d Silva Godoy - Escola Municipal João Alves de Arruda
3º Lugar: Hodivan Ramos Ozório - Escola Municipal Durvalina Dorneles Teixeira
Vejas os desenhos no site do IASB!
A Feira Ambiental e Social de Bonito: Conhecer para Preservar!, realizada pelo Instituto das Águas da Serra da Bodqouena (IASB), realiza hoje (6), a partir das 15h30, o Desfile "Recicla Fashion", no qual serão apresentados figurinos temáticos sobre a Mata Atlântica, elaborados por alunos das escolas do município.
O desfile tem como objetivo promover a sensibilização entre os alunos, incentivar a reflexão e a criatividade, envolvê-los na adoção de ações práticas para a conservação dos recursos naturais e para melhoria da sua qualidade de vida, além de distinguir materiais reaproveitados de materiais reciclados.
Esta edição conta com a participação de três escolas, sendo uma municipal; uma estadual e uma particular!
O evento será realizado no Centro de Convenções de Bonito!
Participe!
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul aprovou, na última terça-feira (4), o projeto de lei que garante pagamento de meia-entrada em passeios turísticos para moradores de Mato Grosso do Sul.
Conforme a proposta, de autoria do deputado Marquinhos Trad (PMDB), o benefício será concedido nos meses de maio, junho, setembro e outubro para ingresso no Aquário do Pantanal e em balneários.
O atestado de residência servirá como comprovante para que os moradores do estado consigam a meia-entrada.
No texto, há um artigo que considera irregular o aumento de preços dos passeios próximo ao período compreendido visando igualar ao preço antigo. Os participantes desta lei poderão receber benefícios fiscais, de acordo com a proposta.
Segundo a assessoria da Casa de Leis, o projeto ainda precisa passar por segunda discussão e votação antes de seguir para a sanção do governador André Puccinelli (PMDB).
Caso seja aprovado, o morador do Mato Grosso do Sul se tornará um verdadeiro agente de propagação do turismo regional.
No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente. A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
Estarão expostos trabalhos sobre a flora brasileira, principalmente em relação às árvores, incluindo a mata atlântica, com fragmentos desta no Nordeste, os jardins e os parques ecológicos nacionais, com toda sua biodiversidade, além dos principais ecossistemas encontrados na natureza brasileira, verdadeiros paraísos naturais como a Serra da Canastra, o caminho das pedras de Itatiaia, a costa dourada dos Corais, a ilha do Bananal, a Chapada Diamantina, além da Serra da Bodoquena, de Bonito e do Pantanal, um verdadeiro santuário ecológico, todos de Mato Grosso do Sul.
Segredos do mundo animal como a vida da onça-pintada, o encanto das aves como o guará vermelho e a diversidade de peixes existente no País, os anfíbios do Parque de Ibitipoca em Minas Gerais são verdadeiros berços de vida. Um material fotográfico que desperta a atenção para os cuidados com o meio ambiente é o Sertão Sem Fim, que mostra a triste realidade dos homens-paisagens, que na riqueza de suas almas e na pobreza de seus destinos sofrem com a seca e a fome, na visão do fotógrafo Araquém Alcântara.
Serviço
A exposição pode ser visitada por leitores e comunidade em geral durante todo o mês de junho no Memorial da Cultura, antigo Fórum, avenida Fernando Correa da Costa, 559 – 2º andar, no hall de entrada da biblioteca. Para mais informações ligar nos telefones 3316-9161 ou 3316-9177.
O Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB), visando difundir as características ecológicas e geográficas do Planalto da Bodoquena, mais conhecido como Serra da Bodoquena, promove a 4ª edição do Concurso de Desenhos “Nas Linhas da Serra da Bodoquena”.
O concurso acontece paralelamente à edição 2013 da Feira Ambiental e Social de Bonito: Conhecer para Preservar!
Após triagem feita pela equipe organizadora do concurso todos os desenhos, conforme os critérios do regulamento, foram encaminhados para a Comissão Julgadora, composta por Sandro Pereira - ICMBio/Chefe do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Fabrício de Souza Maria - Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Brasil - IMASUL, Leila Rocha Yamaguchi - Do Comp Capacitação Profissional.
A Comissão Julgadora selecionou 16 desenhos, sendo que cada jurado escolheu 4 desenhos (2 Categoria Infantil e 2 da Categoria Infanto Juvenil), sendo avaliados os seguintes critérios: Adequação ao Tema; Riqueza de Informações; Originalidade; e Criatividade.
Todos os desenhos desta fase irão ilustrar o Calendário Ambiental 2014 do IASB.
Para a premiação dos três melhores desenhos de cada categoria, Infantil e Infanto-juvenil, ocorrerá no dia 05 de junho, entre às 07h30 e 11h00hs e 13h00 e 17h00 e no dia 06 de junho das 07h30 às 11h00hs , votação popular dos visitantes da IV Feira Ambiental e Social de Bonito.
Veja aqui os desenhos selecionados!