imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Breno está tentando conhecer todos os estados brasileiros no prazo de um ano para entender mais as nossas diferenças culturais e sociais ocasionadas pela distância geográfica.

Para divulgar e compartilhar sua experiência com todos, Breno criou um site da viagem, onde relata as coisas que lhe ocorrem, divulga os lugares que passa e posta fotos e vídeos.

E fez o mesmo quando passou por Bonito. Confira um trecho descrito por ele sobre um de seus dias na cidade:

"Nesse dia, eu fui pra outro passeio de cortesia, o Nascente Azul – que é um passeio NOVO de Bonito! Começou a funcionar em dezembro de 2013… Nossa.. esse vale muito a pena (e o almoço de lá também).
O lugar tem uma lagoa, uma cascata e o rio, onde a gente faz uma flutuação estilo rio sucuri pra ver peixes. A flutuação é por menos tempo, mas tem muito mais peixes e é tão bonito quanto! Recomendadíssimo!"

Para saber um pouco mais da viagem de Breno pelo Brasil e ler na íntegra como foi sua experiência em Bonito, acesse:

http://conhecendoobrasil.com.br/ms/bonito/


Durante o passeio de observação de aves no Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS), realizado com a equipe do Programa Terra da Gente , no dia 18 de junho, foi avistado uma ave que não estava catalogada no registro Diagnóstico e Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Cabeceira do Prata elaborado em 2007, no qual foram registrados 228 espécies de avifauna, dentro dos diferentes ambientes encontrados na fazenda.

A nova espécie avistada era o Peixe-frito-pavonino (Dromococcyx pavoninus), uma ave difícil de observar, conhecida pela garganta e peito amarelado e a bela cauda manchada.

Confira algumas informações feitas por Valdenir Roberto de Souza, Engº Ambiental e funcionário do Grupo Rio da Prata:

Habita bordas de mata em geral e cerrados com vegetação alta, sendo de difícil visualização. Bem discreto, oculta-se entre a folhagem, quase nunca detectado, exceto ao cantar. Há variações, mas o canto típico é um “puu-pi, puu-pi-pi” assobiado.

Não sendo diferente das informações, foi ouvido o canto na qual o Guia Passarinheiro Alyson Melo fez a utilização de play-back (reprodução do canto da ave), no entanto foi gravado e reproduzido o próprio canto da ave. Isso fez com que ele aproximasse onde permitiu a visualização e registros fotográficos.

Melo declarou que nunca tinha avistado-o nos 14 anos de trabalho com aves, para ele foi um presente a avistagem.

O IASB irá desenvolver uma oficina de desenvolvimento sustentável, onde os participantes interessados em participar poderão aprender a produzir uma peça confeccionada com panfletos de supermercados.

Na oportunidade, também será realizado, pelo Programa Plante Bonito, um plantio simbólico de 20 mudas de espécies nativas em uma área de reflorestamento no Balneário Municipal de Bonito/MS.

Maturishow 2013

O encontro, que já é maior da região centro-oeste, reúne grupos da maturidade e proporciona uma grande confraternização como atividades artístico-cultural, como, por exemplo, concursos de talento, Premiação Top Maturishow, passeios turísticos pelas belezas naturais entre outros.

Trata-se do Sarau do Festival, evento realizado pela empresa Bonito Sounds.

A primeira festa será realizada no dia 27 de julho, no Espaço Madeiral e terá início às 22 horas.

As atrações são: Jerry Espíndola & Pétalas de Peixe e abertura com a banda Santo Chico.

Os convites já estão à venda e podem ser encontrados na Banca do Amigo, Central Conveniência e Espaço Madeiral.

O valor é R$ 15,00 (quinze reais).

Participe!

Em 2009, a partir da parceria entre os artistas plásticos Pado e Rodrigo Machado surgiu o projeto Urban Trash Art. O descarte de material nas cidades despertou na dupla o interesse de produzir um tipo diferente de trabalho.

Para Rodrigo, a intenção é produzir arte em diversas formas e tamanhos e com um custo acessível: "Acho que a importância está em mostrar que podemos reagir diferente diante da mesma situação. O lixo esta por aí, precisamos pensar em como lidar com ele e como eliminá-lo de uma maneira mais sustentável."

Pado conta que normalmente nunca sabem o resultado da montagem final, já que os materiais coletados são incertos: "Mas a ideia [em Bonito] é fazer algo que tem a ver com a serpente da gruta."

Muita madeira e materiais diversos como eletrodomésticos quebrados, brinquedos, bugigangas serão recolhidos na própria cidade de Bonito: "Como temos pouco tempo para a realização da escultura pedimos para a organização do festival selecionar o material que será usado, então teremos um elemento 'surpresa'", relata Rodrigo.

A montagem do projeto começará no dia 30 de julho e deverá ser finalizada na noite de abertura (31).

Durante todo o festival ficará disponível uma pista de gelo para patinação com 10x18 metros. A atração é gratuita, mediante retirada de ingressos.

Haverá ainda a "Galeria Bonito é Criança", espaço no qual as crianças terão maior contato com a literatura regional e artes plásticas de maneira divertida e dinâmica. Serão oferecidas oficinas práticas e atividades culturais gratuitamente.

Já no domingo (4), último dia de festival, os palhaços Patati Patatá farão a alegria das crianças na Grande Tenda. Com roupas alegres, músicas empolgantes e muita descontração, o show da dupla é gratuito, mediante retirada antecipada de ingressos.

Confira aqui a programação completa do evento!


O encontro terá a participação do Grupo Deixa que Eu Conto de Araçatuba SP, além da presença do músico Cipó Contrera também de Araçatuba.

O Grupo Deixa que Eu Conto tem 5 anos de existência, faz apresentações artísticas envolvendo contação de histórias, teatro e música. Trabalha em projetos com SESC e SESI, realizando apresentações pelo interior de SP.
As últimas cidades visitadas pelo grupo foram Marília, Tupã, São José do Rio Preto, Birigui e Guararapes.

Cipó Contrera é cantor e violonista, seu repertorio é no estilo MPB.

Também contará com horários de palco livre para apresentações de poesias, música, versos, cantigas e teatro.
O encontro é indicado para todas as idades, desde crianças a idosos.

Entrada:R$3,00
Com a venda de Bebidas e Caldos no local.

Fone para contato: 67 3255-1729 (Camping Nomadas)