imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Com o nome "Introdução à Produção Audiovisual", Alexandre Sogabe, fotógrafo e arte-educador do Museu da Imagem e Som de Mato Grosso do Sul (MIS), mostrará durante o Festival de Inverno as práticas e os equipamentos necessários para a produção de produtos audiovisuais, isto é, vídeos.

Conforme Sogabe, formado em Artes Visuais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o mini-curso é "voltado às atividades que contribuem para a criação de produtos audiovisuais, principalmente os voltados para o MS".

Durante a oficina os participantes irão conhecer a introdução, as técnicas, a linguagem, os equipamentos e a pré/pós produção que envolvem a elaboração de um produto audiovisual. "É uma gama muito ampla, pois contempla a construção dos vídeos em si, o cinema, os games, os slides shows. Até nós mesmos somos uma fonte audiovisual, pois possuimos imagem [pessoa] e áudio [voz]", disse.

Nesta quinta-feira (1), o primeiro dia do curso, seis pessoas compareceram, sendo que toda já possuem conhecimentos sobre a técnica fotográfica. No geral, os participantes desejam entender a técnica de vídeo, com dicas e práticas. Segundo o fotógrafo profissional Daniel de Granvile, que estava presente, "sou iniciante na prática de videomaker, mas quero me infiltrar no assunto e começar a desenvolver mais produtos".

Ao final do curso, os alunos deverão produzir uma curta-metragem de no máximo 2 minutos em qualquer categoria estética fotográfica (cinema, documentário, videoclip, etc.) e com o uso de cores.

Serviço

A oficina "Introdução à Produção Audiovisual", com Alexandre Sogabe, acontece de quinta-feira (1º) a sábado (3), no Centro de Convenções de Bonito, sempre da 13h às 17h.

Para participar, é necessário levar uma câmera fotográfica digital e seus acessórios e um notebook. A inscrição é gratuita, no Escritório do Festival de Inverno, localizado na Praça da Liberdade.

Sandra de Sá apresentou o projeto “Baculeju da de Sá”, uma roda de groove com seus maiores sucessos.

O show iniciou às 23 horas e apesar do tempo frio aos poucos a Grande Tenda foi preenchida pela população bonitense e pelos vistantes.

Com grande desenvoltura, Sandra de Sá dançou, sambou, "saculejou" literalmente, animando a todos com seu vozeirão.

Impossível ficar parado ao som dos grandes sucessos como: Imunização Racional (Uh Uh que Beleza), Soul de Verão, Flor de Liz, Olhos Coloridos, entre outros.

Durante a apresentação, a cantora fez breve pausa para falar sobre o momento que o Brasil vive, sobre as manifestações e ressaltou que os brasileiros não devem ficar de braços cruzados.

A Rainha do Soul Brasileiro agradeceu a presença de todos e por ter a oportunidade de se apresentar no destino de ecoturismo.

Márcio Lima, proprietário da empresa Lobo Guará e idealizador do evento, disse ao Bonito Notícias que o objetivo é aproveitar o Festival de Inverno de Bonito para inserir a atividade para o público.

Serão percorridos 31 km, na Trilha do Sinhozinho, sentido saída para Aquidauana, no qual haverá uma pausa para ser contada a história do Sinhozinho.

Interessados em participar podem fazer sua inscrição mediante doação de 01 cobertor ou 01 agasalho.

É necessário levar capacete, luva, lanterna, utilizar sua própria bicicleta, ter noções básicas de ciclismo e bom preparo físico.

"Até o momento temos 35 pessoas inscritas, sendo que a maioria são mulheres", diz Márcio.

A saída do grupo acontecerá às 17 horas e o retorno previsto para as 20h30.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (67) 9986-3906 ou (67) 9235-6954.

Grandes sucessos de sua carreira foram tocadas logo no início da apresentação: Chora Viola, Amanheceu, Menino da Porteira e Um Violeiro Toca, canção feita em parceria com Almir Sater.

Crianças, jovens e adultos transformaram a Praça da Liberdade em um palco de dança, embalados pela viola de Renato Teixeira.

Durante pausa em sua apresentação, Renato agradeceu a todos pela presença e que "é um prazer enorme estar aqui, estado que possuo grande amigos".

Sobre

Renato Teixeira de Oliveira (Santos, 20 de maio de 1945) é um compositor e cantor brasileiro, autor de conhecidas canções, como Romaria, Tocando em frente, Dadá Maria e Frete, além de Amanheceu, entre outros.

Em 1990, apresentou o programa Tom Brasileiro na Rede Record, onde além de cantar, apresentava artistas que valorizavam a música nacional.

Compôs a música "Rapaz caipira", como crítica à atual música sertaneja de consumo, fazendo renascer a expressão música caipira. É um defensor aberto da música de raiz, caipira, que ainda sobrevive apesar dos desvios da música sertaneja.

A 14ª edição do Festival de Inverno de Bonito começa hoje no destino de ecoturismo mais famoso do Mato Grosso do Sul. A cerimônia de abertura está marcada a partir das 20h. Em seguida às 21h no palco Fala Bonito, acontece o show do cantor e compositor Renato Teixeira, em seguida Sandra de Sá às 22h30 no palco da Grande Tenda.

A cidade inteira de Bonito aguarda a data, pois o período é bom para o comércio geral e para elevar a prática cultural do município. A expectativa é que cerca de 50 mil pessoas viajem até a região para prestigiar as atrações. O evento atrai turistas do Estado, do país e do mundo, o que aumenta as esperanças de lotação nos hotéis e pousadas. O Festival segue até domingo (04), com exposições de arte, peças de teatro, cinema, shows musicais, arte de rua entre outras atrações.

Cultura local:

Esta edição do Festival de Inverno de Bonito relembra lendas e mitos regionais. Os contos “A serpente da gruta” e “O amor de Cacai na lenda das 700 luas”, passadas de gerações para gerações em Bonito, serviram de inspiração para os ambientes e programação do evento.

Empresas do setor de turismo (agentes de viagens, proprietários de hotéis, locadoras de automóveis, centros de eventos, segmentos especializados; entre outros) de Mato Grosso do Sul podem conhecer a 41ª Feira de Turismo das Américas.

O Sebrae/MS está organizando uma caravana para conhecer dos dias 5 a 7 de setembro o evento que acontece no Anhembi, São Paulo-SP, e conta – segundo os organizadores – com 2.700 expositores, 6.500 treinamentos e expectativa de mais de 28 mil visitantes.

As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser realizadas até o dia 23 de agosto. O investimento final, já com 40% de subsídio do Sebrae, é de R$ 600, divididos em até 10 vezes no cartão de crédito, para micro e pequenas empresas; e inclui passagens aéreas de ida e volta, duas diárias em quarto duplo de hotel com café da manhã, e traslado aeroporto-feira-hotel. 

O Setor

Segundo dados da Organização Mundial do Turismo, o Brasil recebeu em 2012 mais de um milhão de turistas de todas as partes do mundo, que geraram uma receita superior a US$ 1 bilhão de dólares. De acordo com números levantados pelo último Anuário Estatístico do Turismo, 43.891 turistas visitaram o Brasil pelo Mato Grosso do Sul. 

Serviço

Os interessados em participar da caravana devem ligar na Central de Relacionamento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.feiradasamericas.com.br.

A estrutura da grande tenda, onde irão se apresentar os principais artistas já está coberta e as arquibancadas estão sendo montadas, o túnel de entrada da cidade também está recebendo os retoques finais, assim como o restante desta grande estrutura que é organizada para o período do festival.

A cantora Sandra de Sá será a primeira artista a abrir os shows da grande tenda e como de costume, os ingressos para este show serão distribuidos gratuitamente, além de Sandra por lá passarão grandes nomes da música brasileira, confira a programação da tenda principal.

Sandra de Sá (31/07)

Diogo Nogueira (01/07)

Paralamas do Sucesso (02/07)

Daniela Mercury (03/08)