imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Entre os dias 28 a 31 de agosto, inicia em Bonito (MS) o III Encontro Mercosul da Maturidade (Maturishow), que promoverá festas temáticas, show de talentos, oficinas e passeios ecológicos.

O evento deste ano tem como tema Alegria - Uma Integração Multi-Cultural. Uma das atrações é o professor de dança Marcelo Grangeiro, que realizará oficinas nos dias 29 e 31, no Balneário Municipal.

Grangeiro é formado em Educação Física, especialista em danças de salão, dança afro-brasileira, populares, folclóricas e dança educacional. Já participou de festivais fora do brasil, foi premiado várias vezes como melhor bailarino e ficou em segundo lugar no quadro Dança dos Famosos acompanha da atriz Sheron Menezes.

As inscrições para o Maturishow 2014 seguem abertas. Mais informações pelo telefone 67 3213-1243.

 Essa é a formação e os instrumentos que cada um toca. Apresentamos a banda paulista Mustache e Os Apaches, que atraiu um grande público durante sua apresentação próximo a um canteiro da Praça da Liberdade, na noite da última sexta-feira (1).

O repertório mescla ritmos americanos e logo atraiu o público nas calçadas das ruas da capital paulista.

A banda nasceu em 2011, quando jovens de uma república em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, resolveram tentar a sorte como músicos de rua. Se inspiraram nos pioneiros do jazz e dos blues dos Jug Bands norte-americanos e nos espetáculos do Circo Vaudeville – um mix de música, dança e artes circenses populares no início do século passado.

 Com o título "Bonito, hein?", o humorista Hélio de La Peña brinca com a confusão de informações que as pessoas normalmente cometem sobre região. "O Pantanal é bonito, mas Bonito é no cerrado! E o famoso Rio da Prata não fica em Bonito - fica em Jardim! Aliás, a flutuação que se faz nesse rio acontece mesmo no afluente Olho d'Água...", esclareceu.

Ele preparou um roteiro de diversão garantida, já que a viagem era para curtir férias em família. Entre os atrações escolhidas estavam Recanto Ecológico Rio da Prata, Boia-Cross no Hotel Cabanas, Lagoa Misteriosa, Buraco das Araras e sorvete assado do Palácio dos Sorvetes.

A reportagem traz ainda um guia com dicas de onde se hospedar, como chegar e quais são as empresas que levam o visitante ao destino de ecoturismo.

 Pavilhão das Artes
Local: Praça da Liberdade / Das 10h às 22h.
Venda de artesanato, livraria, stands institucionais, entre outros.

Galpão Bonito/Feira Bocaiúva
Local: Praça da Liberdad / Das 10h às 22h.
Exposição e vendas de produtos de moda, design, arte contemporânea e variedades, performances de artistas e DJs de Mato Grosso do Sul e convidados .

Ecocriança – MS em Prosa e Verso
Local: Praça da Liberdade / Das 13h30 às 20h.
Espaço voltado para as crianças do Festival, tem o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e pela produção literária e plástica, utilizando a literatura regional também como um meio de fortalecer a conscientização ambiental através de oficinas práticas, estimulando no público infantil o interesse por atividades culturais.

Intervenção Urbana
Local: Área do Festival / Das 11h às 13h
CIA SENSUS - Caixas Poéticas: Nesta intervenção, o ator carrega uma caixa repleta de pequenas gavetas, estimulando o público a abrir uma delas. Dentro de cada uma, pode-se encontrar o nome de um poeta, o título de uma poesia ou música, ou ainda um pequeno objeto que o ator utilizará para interpretar um texto literário.

Local: Área do Festival / Das 16h às 18h
CIA SENSUS - Kinesis: O público é convidado a percorrer um trajeto conduzido pelos atores que, além de guiá-los, interpretam textos, e os estimulam sensorialmente através do tato, olfato, audição e paladar.

Cinema
Local: Salão das Acácias / Das 15h Às 16h30
MESTRE DIVINO - As Histórias que envolvem o Senhorzinho
CIRCUITO TELA VERDE (COMUNIDADES TRADICIONAIS, COMBATE AO DESMATAMENTO, ÁGUA, MUDANÇAS NO CLIMA, RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL)

Arte Pública
Local: Praça da Liberdade.
Das 17h às 22h.
UMA PÁ DE IDEIAS
Sabe-se que milhares e milhares de tambores contendo resíduos tóxicos e/ou poluentes, são destinados de forma incorreta no planeta, degradando o Meio Ambiente por décadas. Hoje existem várias ações socioculturais que reaproveitam esses tambores como elemento artístico e até mesmo como meio de combate a essa degradação ambiental.

A ação Uma Pá de Ideias propõe uma intervenção no 15º Festival de Inverno de Bonito com conceito de arte pública, que consiste primeiramente em uma instalação com projeção mapeada em tambores de óleo empilhados. As imagens dessa projeção irão misturar animações abstratas e figurativas, chamando para superfície atenção sobre as questões ambientais como: destinação de resíduos, o ser humano e o Meio Ambiente, comportamentos, e esse conceito duplo que os tambores possuem atualmente: agente poluente e meio difusor de ideias sócio-culturais-ambientais.

Arte de Rua
Local: Praça da Liberdade / Às 17h
MARIANA PIZA – “Formas-me”- é uma intervenção que busca materializar os resíduos resultantes das relações humanas. A atriz fica em exposição vestida com um macacão de peças de LEGO.

Teatro
Local: Praça da Liberdade
18h - Caio Stolai
Espetáculo: CIRCO POEIRA
Sinopse: O Circo Poeira é um espetáculo que mescla linguagem de Circo, Teatro e Boneco. Ele conta de maneira poética e divertida a história do circo através das recordações de um “Velho Mestre”.

Dança
Espaço Cênico
Local: Praça da Liberdade
18h - CIA DO MATO
Espetáculo: MONÓLOGOS DA DOR
Sinopse: O espetáculo de dança tem como temática a instalação da dor nos indivíduos. Sem especificidades, partindo do pressuposto de que esta dor não aceita ser compartilhada. Ela é solista, indivisível, tendo como aliado somente o tempo.

Arte de Rua
Local: Praça da Liberdade / Às 20h
MARIANA PIZA – "Cora-me”- Com um vestido com leds vermelhos e munida de um estetoscópio e um par de caixa de som procurando pessoas que deixem ela expor seu coração "ao mundo", que deixe tornar visível o seu mais íntimo som. O estetoscópio está conectado às caixas de som, desta forma, o som do coração da pessoa que interage na performance é ouvido pelas pessoas que assistem a interação.

Teatro
Local: Salão das Acácias / Horário: 19h.
MANDI’O
Espetáculo: ARA PYAHU – DESCAMINHOS DO CONTAR-SE
Sinopse: Ara Pyahu conta a história dos indígenas Guarani Kaiowá, que transita entre nós e eles, mitos e notícias, dança e teatro, paços e caminhadas.

Arte de Rua
Local: Praça da Liberdade / Horário: 21h30
MUSTACHE E OS APACHES - nasceu da simbiose criativa de cinco excêntricos músicos que também atuam em vários campos da arte como o circo, artes plásticas, cinema e literatura. Inspirados inicialmente pelas Jug Bands norte-americanas e pelos espetáculos do Circo Vaudeville, iniciaram seu projeto apresentando-se nas ruas de São Paulo e logo destacaram-se por serem capazes de transformar qualquer lugar da cidade em um espaço para shows.

SHOW Palco Fala Bonito
19h – Show Iucatan (MS) Iucatan é composto por multiinstrumentistas da música erudita, que pesquisam sua fusão com a música popular e regional, como os ritmos pantaneiros a polca e o chamamé, além de utilizar sons brasileiros como o baião, choro, rock progressivo e o maracatu.

20h – Show VANGUART Destaque entre as novas revelações da música brasileira, a banda cuiabana apresenta o show “Muito mais que o amor” e promete fazer história nessa apresentação inédita.

SHOW Palco da Grande Tenda
Ingressos à venda na bilheteria do local.
22h– JOTA QUEST “Funky Funky Boom Boom”
Após estrear com "casa cheia" no Rio de Janeiro (Fundição Progresso) e São Paulo (Citibank Hall), em noites memoráveis, os mineiros do Jota Quest apresentam agora por aqui o seu "Baile da Pesada", calcado na onda dançante que embala o seu novo álbum de estúdio "Funky Funky Boom Boom”, o sétimo da carreira, que traz, além do repertório inédito, novos arranjos para grandes hits da banda.

00:00 – SEU JORGE
Um dos músicos brasileiros mais prestigiados no exterior, Seu Jorge desembarca em Bonito com a turnê de seu último disco de estúdio, intitulado "Músicas para Churrasco". O álbum, lançado em 2013, foi vencedor do Grammy Latino, na categoria "Melhor Álbum Pop". O trabalho reúne uma mistura de samba, funk, groove e metais. Além das novas músicas, o cantor promete um repertório com hits como "Burguesinha" e "Mina do Condomínio".

 O local tem como objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e pela produção literária e plástica, utilizando a literatura regional também como um meio de fortalecer a conscientização ambiental através de oficinas práticas, estimulando no público infantil o interesse por atividades culturais.

É direcionado para crianças com idades entre 6 a 12 anos.

No período da tarde acontece contação de história com o tema "Consumismo". O intuito é incentivar a reflexão dos pequenos sobre o assunto. Em seguida são feitas oficinas, proporcionando maior interação entre as crianças.

Para participar é necessário prévia inscrição no local.

A noite, entre às 18h30 às 20 horas, o espaço fica aberto para visitação.

 Com cadeiras espalhadas pelo local o público conferiu na noite de quinta-feira (31) grandes sucessos da música popular brasileira (MPB).

O primeiro ao subir no palco foi do cantor João Bosco, que está comemorando 40 anos de carreira, e apresentou músicas do recente álbum, com leituras pessoais da música brasileira dos anos 50, 60 e 70.

No repertório, clássicos como "O Bêbado e a Equilibrista" e "Papel Marchê".

Logo em seguida foi a vez da cantora Maria Rita fazer a sua segunda apresentação no Festival de Inverno de Bonito. Em 2012 ela realizou o show Redescobrir, com sucessos interpretados por sua mãe, Elis Regina.

Maria Rita apresentou este ano Coração a Batucar, sua segunda incursão pelo mais brasileiro dos gêneros musicais, animando o público da Grande Tenda.

 Ao caminhar a noite pela principal avenida de Bonito (MS), visitantes encontrarão em frente à Praça da Liberdade, um túnel azul.

Trata-se de “Um rio imaginário” com projeções de imagens com efeitos holográficos, concebidas pelo integrantes da Sagazcorp, conhecidos por suas inúmeras interferências públicas nas principais cidades do Brasil.

O projeto permite sensações diversas nos seus 25 metros de rio imaginário, no qual imagens de peixes existentes nos rios da região sobrevoam entre os vistantes!

O túnel "Um Rio Imaginário" está aberto para visitação durante todos os dias do Festival de Inverno de Bonito, a partir das 20 horas com encerramento marcado para às 22horas.