Notícias de Bonito MS
O evento, promovido pela empresa Evvo - Evoluindo Você, é realizado através de palestras rápidas e dinâmicas de no máximo 15 minutos cada. Diversão, aprendizado e ampliação de horizontes garantidos.
Tem como público alvo empresários e empreendedores da cidade de Bonito e região, e demais interessados no assunto.
Segundo Beatriz Nantes, uma das responsáveis pelo o evento, "os temas do Evvo Talks foram previamente coletados junto à empresários referência na cidade de Bonito. São eles: ideias inovadoras, sociossustentabilidade, desenvolvimento pessoal, controle de estresse, alta-performance e gerenciamento de tempo".
As palestras serão ministradas pelos profissionais:
- Júlio Cheda: Psicólogo, Coach, Programador Neurolinguístico e idealizador do movimento de Sobrevivêncialismo no Brasil;
- Beatriz Nantes: Psicóloga Organizacional, Coach, Especialista em Gestão de Pessoas e Humanismo Fenomenológico Existencial;
- Rerison: Psicólogo Clínico Especialista em Cognição e Professor Universitário.
- Giseli: Psicóloga Clínica, Coach e Fundadora do Programa de empoderamento de vítimas de abuso - PROEVA.
Os ingresso já estão à venda e podem ser adquiridos pelo telefone (67) 9221-0021, pelo site www.evvo.com.br ou no Centro de Convenções de Bonito durante a abertura do evento.
Participe!
O evento será realizado no EcoSesi Observatório Socioambiental, em Bonito (MS), e, com a entrega, sobe para oito a quantidade de empresas beneficiadas com o Selo Ambiental do Senai, que atesta e classifica a eficiência ambiental das indústrias.
Para o diretor-técnico do Senai, Dax Goulart, esse é um momento de conquista para a indústria, que demonstra o interesse em avançar e aprimorar o modelo de gestão ambiental e o plano de sustentabilidade. “O intuito do Programa é incentivar que as indústrias busquem cada vez mais a sustentabilidade, destacando que o selo do PSE ocorre de acordo com o previsto em decreto estadual”, detalhou.
O Selo
Os selos ambientais do Senai servem para classificar a eficiência ambiental das indústrias estaduais de acordo com os parâmetros pré-estabelecidos no Decreto Estadual nº 13.606, de 25 de abril de 2013, que prorrogam até 2028 os incentivos fiscais para o setor industrial sul-mato-grossense, permitindo a ampliação, em até 5%, do percentual do benefício fiscal já concedido mediante à efetividade do plano técnico de sustentabilidade ambiental das empresas.
O Senai, em parceria com o EcoSesi Bonito, desenvolve o Programa de Ecoeficiência, que dá suporte aos selos ambientais destinados às indústrias do Estado, sendo desenvolvido em 7 etapas: adesão, habilitação, definição de metas, implementação da metodologia do PSE, processo de auditoria, avaliação ambiental e emissão de selo ambiental. Essas 7 etapas são relevantes para a compreensão de todo o processo, desde a habilitação da empresa até a emissão do selo.
O porta O Eco divulgou na última quarta-feira (24) reportagem intitulada "Em Bonito, a natureza sofre com as investidas do agronegócio", de autoria de Maurício Thuswol.
O destino reconhecido internacionalmente pelos seus rios de águas cristalinas convive com "ameaças que surgem contra eles e o meio ambiente no município".
A reportagem traz à tona o Projeto de Lei que revogaria artigos da Lei 1.871, liberando faixas de 50 a 150 metros ao lado de cada margem dos rios onde, atualmente, são proibidas a agricultura, a mineração e a extração de madeira, "mantendo apenas os 50 metros de matas ciliares considerados Áreas de Proteção Permanente (APPs)", revela o texto.
Reforçando também que, se aprovada, o aumento e poluição das microbacias da região seriam um fato devido ao uso de agrotóxicos e outros resíduos.
Para falar sobre assunto a reportagem ouviu o Promotor Público Luciano Loubet, do Ministério Público de Mato Grosso do Sul; Liliane Lacerda, coordenadora do Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) e o deputado estadual Paulo Corrêa.
Leia no link abaixo a matéria:
Em Bonito, a natureza sofre com as investidas do agronegócio!
Em apenas três dias, Emmanuelle conheceu e se encantou com as belezas naturais da região e também com a gastronomia regional. Intitulado "Maravilhoso...porque Bonito é pouco!", ela revela o que encontrou no local.
Os passeios visitados foram: Gruta do Lago Azul, Recanto Ecológico Rio da Prata e Buraco das Araras, ambos em Jardim (MS), e para finalizar o roteiro, o Parque das Cachoeiras.
Confira trecho do texto:
"O segundo dia foi intenso! Começamos com a flutuação no Rio da Prata, que fica, na verdade, no município de Jardim. Nos preparamos com roupa de neoprene, máscara e snorkel, subimos no "pau-de-arara" que nos levou até o começo da flutuação. É simplemente, MA-RA-VI-LHO-SO !!!!! A visibilidade do rio é de 40m e a temperatura de mais ou menos 22 graus! É possível ver pacu, dourado, pintado, entre outros. E quem sabe vocês tenham a sorte, assim como nós, de se deparar com uma anta entrando no rio".
Emmanuelle cita no texto o restaurante Casa do João e o Pastel Bonito e sugere como hospedagem o Eco Resort Zagaia.
Leia o texto na íntegra no link abaixo:
"Maravilhoso...porque Bonito é pouco!"
Em ação promovida pela ONG, 27 novos parceiros passam agora a contribuir, seja financeiramente ou de outras formas, com a instituição.
O objetivo do IASB é gerir os recursos naturais de forma participativa e sustentável, visando recuperar, conservar e proteger o solo, as matas, os rios e a biodiversidade da região da Serra da Bodoquena, proporcionando melhor qualidade de vida.
Os novos parceiros são: Heberson Ramires, Jairo Nolasco, José Ronald Rosa, Leandres Ragoni, Loiva Schiavo, Lourdes Aparecida, Luís Thiago Cardoso, Maria Tereza Anschau, Marilizi Duarte, Pedro Jovem, Waldy Francino e Zenilda Gonçalves,
Já as novas empresas associadas são: ASTEC Contábil, Berô Can, Bonito Way Turismo e Eventos, Casa do João Restaurante, Casa do Vidro, Colônia de Pescadores Profissionais e Artesanais de Bonito, Do Comp Capacitação Profissional, Escola Municipal Rural Águas do Miranda, Físico e Forma Academia, Gráfica Visual, Gugu Lanches, Posto da Praça, Sítio Ybirá Pe, Terra Paisagismo e Floricultura, Transvip Transporte Turístico.
Mais informações: www.iasb.org.br
A Prefeitura Municipal de Bonito dá início no próximo domingo (22) à primeira edição dos Jogos de Verão.
O evento, que será realizado no Balneário Municipal, terá três modalidades de competição: vôlei de praia, beach tênis e futvolêi.
Interessados em participar devem fazer suas nscrições até sábado (21).
Os valores das inscrições variam de R$ 30 a R$ 50.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3255-2258.
Os Jogos de Verão acontecem até o dia 8 de março.
Acompanhe algumas dicas que serão muito úteis durante a prática de Ecoturismo ou Turismo de Aventura:
1- Planejamento
Antes de cair na estrada, pesquise o destino escolhido e descubra quais as atividades de aventura são oferecidas no local. Escolhas aquelas mais adequadas às suas preferências e habilidades. Cuide para ter tempo suficiente para curtir seu carnaval ao ar livre com muita diversão e segurança.
Falando em segurança, lembre-se: o Brasil conta com Normas Técnicas para operação de Turismo de Aventura e Ecoturismo e a lei hoje exige que as empresas tenham implantado um Sistema de Gestão da Segurança SGS de acordo com a Norma Técnica ABNT/ISO 21101. Escolha sempre empresas responsáveis e que se preocupam com sua segurança, com o meio ambiente e com a comunidade.
2- Saiba o que quer fazer
Atualmente o Brasil possui aproximadamente 30 modalidades diferentes de turismo de aventura na terra, no ar e na água. Com tanta variedade, é fácil encontrar o caminho ideal para se divertir. Rafting, Rapel, Canoagem, Turismo Equestre, Observação de Vida Silvestre, Mergulho e Caminhada são apenas algumas das opções. Escolha sua atividade e aproveite para desfrutar a emoção da vida ao ar livre.
3- Em família
Turismo de Aventura e Ecoturismo são para toda a família e todos podem se divertir com segurança e responsabilidade. Além disso, muitos destinos e empresas oferecem serviços para pessoas com deficiências, tornando as atividades junto à natureza, acessível a todos. Aproveite.
4- Escute o condutor
O condutor é o responsável pela sua segurança, diversão e bem-estar. Ouça o que ele tem a dizer. Acostumado com o ambiente e com a atividade, esse profissional vai tornar sua experiência ainda mais divertida, segura e confortável.
5- Equipamentos de segurança
Quem vai praticar uma atividade na natureza deve saber: segurança em primeiro lugar. O uso de capacete, coletes salva-vidas, cordas adequadas são essenciais para a prática das atividades ao ar livre. Verifique se esses equipamentos estão em boas condições de uso. E lembre-se: “colocou o pé na água: colete. Tirou o pé do chão: capacete”.
6- Respeite a natureza e a comunidade
Ande sempre por trilhas demarcadas, produza pouco lixo e o que for produzido deve ser trazido de volta. Como diriam os experientes aventureiros: “o único rastro que um turista deve deixar na natureza são suas pegadas”. Respeite a comunidade que acolhe os viajantes e não levem os maus hábitos urbanos para os ambientes naturais.
Seguindo as orientações da ABETA, sendo responsável, conhecendo e respeitando seus limites, o turista irá aproveitar ao máximo a viagem. É claro, não se pode esquecer a hidratação, alimentação e manter-se aquecido quando for preciso. Com as dicas em mente, o viajante está pronto para aproveitar ao máximo a natureza em um dos feriados mais esperados do ano. Boa viagem!
A ABETA (Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura) tem como principais objetivos representar, qualificar e promover seus associados, por meio de ações e parcerias. A entidade é responsável pelo programa Aventura Segura, referência mundial no mercado da vida ao ar livre. Atuando desde 2004 pelo segmento, a ABETA conta hoje com mais de 140 empresas com sedes em 22 estados do Brasil.