imagem do onda

Notícias de Bonito MS

São duas décadas de busca pela excelência em operações turísticas, conservação do meio ambiente, intenção de proporcionar experiências únicas, e acima de tudo, duas décadas de paixão pelo que se faz.

"Foram anos de muito aprendizado e hoje sentimos uma imensa gratidão e orgulho pela nossa caminhada", celebra Simone Coelho, proprietária do atrativo.

Em meados de 1995, foram recebidos os primeiros visitantes no Rio da Prata, o que marcou o início de um empreendimento familiar.

O foco inicial era atingir um modelo de ecoturismo organizado, viável economicamente e que fizesse o uso responsável dos recursos naturais. O objetivo foi atingido!

Durante esse período, a preocupação ambiental esteve sempre presente. Primeiro com a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), em 1999, e depois com determinação das diretrizes de sustentabilidade, que prevalece até os dias de hoje.

O comprometimento do trabalho pode ser confirmado pelos diversos prêmios conquistados ao longo destes anos, alguns deles como Certificado de Excelência TripAdvisor (2013, 2014 e 2015), Prêmio Braztoa de Sustentabilidade - Categoria Ambiental (2012), Prêmio MPE Brasil - Vencedor Estadual MS (2012 e 2009), melhor trabalho em ecoturismo pelo Jornal do Brasil em 2010 e 2008, Prêmio ECO de Gestão Empresarial para a Sustentabilidade da Amcham e Valor Econômico 2008 e melhor atração do Brasil pelo Guia 4 Rodas em 2008 e 2009.

“Agradecemos a nossa equipe e aos nossos parceiros, como as agências, guias, motoristas, fornecedores e poder público, que sempre estiveram presentes conosco nesta jornada”, finaliza Simone.

Confira alguns momentos do passeio na nossa galeria de fotos:
www.riodaprata.com.br/galeria-de-fotos

Paralelamente ao Festival de Inverno de Bonito, realizado entre os dias 30 de julho e 2 de agosto na cidade, a Lobo Guará Bike Adventure promove o 3º Night Bike.

Serão 28 quilômetros de trilha, onde o percurso segue até a Capela do Sinhôzinho, saída para Aquidauana. A saída é da Praça da Liberdade, às 17h.

A inscrição custa 30 reais e deve ser realizada na sede da Lobo Guará para retirada da placa de identificação, squeeze e camiseta.

É necessário levar capacete, lanterna e ter noções básicas de ciclismo e bom preparo físico.

O retorno previsto é às 22h.

Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelos telefones (67) 9986-3906.

A WWF-Brasil lançou a campanha Adote uma Espécie com foco na arara-azul. A maior arara do mundo corre risco de extinção e grande parte das existentes estão na região do Pantanal.

O objetivo é chamar a atenção para os animais ameaçados, apoiar programas que atuam com as espécies por meio de doações, financiar o trabalho em defesa da expansão dos habitats protegidos e a reduzir os impactos humanos no ambiente natural.

Segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês), O desmatamento, a falta de cavidades para reprodução, a coleta de ovos e de filhotes para tráfico e a caça para a fabricação de artefatos para serem vendidos aos turistas são as ameaças enfrentadas pela arara-azul.

Em Bonito, é possível avistar a espécie, em geral, nos passeios de contemplação de aves, atrativos turísticos como Rio do Peixe e Buraco das Araras, na vizinha Jardim, ou simplesmente montando ninhos e repousando nas árvores localizadas no perímetro urbano do município.

Para “adotar” uma espécie brasileira, é preciso contribuir com uma doação mensal. O contribuinte receberá um kit contendo uma pelúcia da espécie adotada, um certificado de participação e uma cartilha com informações sobre o WWF-Brasil e sobre a espécie.

Uma das grandes representantes da música sertaneja no Brasil, Delarinha Pereira Gonçalves, mais conhecida como Delinha, será a homenageada da 16ª do Festival de Inverno de Bonito, que acontece entre os dias 30 de julho e 2 de agosto.

Segundo a assessoria do evento, a cantora traz para o festival o show em que interpreta sucessos de Délio e Delinha, dupla pioneira da música de MS com mais de 200 canções próprias gravadas

Em 57 anos de carreira, a homenageada foi a primeira mulher de Mato Grosso do Sul a conseguir destaque no cenário musical brasileiro, gravando discos em estúdios profissionais e participando de programas de rádio de São Paulo.

No passado, Delinha foi uma das atrações do Festival de Inverno de Bonito e subiu ao palco, ao lado do filho João Paulo, com grandes sucessos como "Prazer de Fazendeiro", "O Sol e a Lua", "Voo do Condor", entre outros.

O espetáculo foi concebido no formato de monólogo pelo ator Jonas Bloch que selecionou a obra para adaptação. “Manoel de Barros nos apresenta um novo olhar sobre o mundo ao abordar o encanto das pequenas coisas, sua magia. Ele descortina para nós um universo surpreendente numa generosa intervenção em nosso cotidiano, mecanizado pelos rituais da realidade urbana”, afirma Bloch.

A peça tem uma preparação primorosa, a ambientação cenográfica é toda inspirada no trabalho de Arthur Bispo do Rosário, artista visual considerado louco por alguns e gênio por outros, que ao final de sua vida conquistou reconhecimento internacional. Segundo Bloch, “Bispo do Rosário, assim como Manoel de Barros, encontra beleza nas miudezas e nas coisas insignificantes”.

A equipe técnica tem a supervisão de Emilio de Mello, figurinos de Cassio Brasil, música de Alexandre Negreiros e iluminação de Bruno Cerezoli.

“Delírio do Verbo” será encenada na quarta-feira, 8, às 21h no palco central, montado para receber os espetáculos da FLIB, na praça da Liberdade no centro de Bonito.

FLIB

A Feira Literária de Bonito terá sua primeira edição de 8 a 11 de julho, na Praça da Liberdade em Bonito. O evento é uma realização do Ministério da Cultura e da Prefeitura Municipal de Bonito, com a organização da Mandalla Produções e conta com a parceria da Fecomércio, Sesc, Livraria Leparole, Saraiva, União Brasileira de Escritores seccional de Mato Grosso do Sul, Gráfica e Editora Alvorada, Grupo Companhia das Letras, Life Editora e Gibiteca.

Em Mato Grosso do Sul estão sendo ofertadas mais de 29 mil vagas para o segundo semestre de 2015, distribuídas entre instituições de ensino de 38 municípios. Em Bonito há oportunidades para Graduação e Pós-Graduação.

Os candidatos às vagas podem escolher entre os cursos disponíveis no site. “Ao conceder bolsas de estudo em diversas etapas do ensino, contribuímos para a capacitação de profissionais e por consequência de uma mão de obra qualificada. Esses profissionais certamente terão mais condições de colaborar para o crescimento econômico-social do país”, afirma Andréia Torres, Diretora de Expansão e Relacionamento do Educa Mais Brasil.

Para conseguir o benefício, o candidato deverá acessar a página oficial do programa www.educamaisbrasil.com.br e realizar a inscrição. Mais informações podem ser adquiridas na central de atendimento: Capitais e regiões metropolitanas 4007-2020 e demais localidades 0800 724 7202.

 Um dos assuntos discutidos na reunião foi a possibilidade da cidade de Bonito, destino ecoturismo brasileiro, sediar em 2017 o XII Congresso Brasileiro sobre Acidentes e Medicina de Tráfego.

O objetivo do Congresso é reunir médicos especialistas de todo o país e também do exterior para o desenvolvimento de ações, estudos e pesquisas visando a prevenção de acidentes decorrentes da mobilidade humana.

Para o presidente da Abramet, Silvio Haddad, o evento deve alavancar o comércio e o turismo da região em que será sediado, além de debater temas estritamente ligados à saúde e prevenção de acidentes.