Notícias de Bonito MS
O segundo do Festival de Inverno de Bonito traz atrações regionais na música, artes plásticas e no turismo. Logo pela manhã, uma trilha até a Cabeceira do Rio Perdido, no Parque Nacional da Serra de Bodoquena permitiu que os visitantes entrassem em contato com a natureza, principal atrativo da cidade.
Esta sexta-feira será marcada por oficinas e exposições a partir das 09h. As oficinas Grafite Cores da Juventude, ministrada pelo artista Guto Naveira, e Chapéu, ministrada pela artista Carol Jordão, acontecem das 09h às 11h. Já as oficinas de Skate e Dança de Rua começam às 09h e terminam às 12h e 11h30, respectivamente.
Os espetáculos Bebê a Bordo – Flor e Espinho, encenado pelo ator sul-mato-grossense Anderson Lima e dirigido pelo baiano João Lima, e Camalote, que mostra pela dança as tradições populares pantaneiras, acontecem das 16h às 18h, com uma hora de duração cada.
À noite ocorre o lançamento do livro Sem Nome, da compositora Lenilde Ramos. Os shows têm início às 19h, com o grupo de Bonito Kuery Porã, seguido pela dupla Patrícia e Adriana, às 20h. O grupo Chalana de Prata, com os “pratas da casa”, começa a tocar seus sucessos às 21h. O segundo dia se encerra com a apresentação do conjunto Canto Guarani, com o melhor da polca, chamamé, cúmbia, bolero e guarânia.
Nesta sexta-feira (31) a programação do 16º Festival de Inverno começou com um passeio gratuito à Cabeceira do Rio Perdido, dentro do Parque Nacional da Serra da Bodoquena.
O grupo, que se encontrou às 7h na Praça da Liberdade, tem previsão de retono à cidade às 12h. A trilha se iniciou no sumidouro do Rio Perdido.
Durante a trilha de 1,3 km de extensão, os participantes ainda puderam aproveitar para mergulhar nas águas cristalinas de uma cachoeira.
O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, com área de aproximadamente 76.481 hectares, compreende as cidades de Bonito, Bodoquena, Jardim e Porto Murtinho.
O Festival de Inverno de Bonito começa nesta quinta-feira (30) com diversas atrações imperdíveis, que percorrem o turismo e cultura do estado de Mato Grosso do Sul. O primeiro dia de evento começa com a “Maratona de Observação de Aves” e se encerra com o show de Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis.
Primeira atividade do dia, a Maratona teve início às 06h40 e segue até o meio-dia com o objetivo de alertar os visitantes sobre a importância da preservação da fauna local.
As exposições “Comitiva Contemporânea – Buga”, “O Pantanal e sua história na pintura sul-mato-grossense”, “Artesanato Bonito”, ' e “Artesanato MS” começam às 17h30 e seguem até às 22h.
A abertura oficial do evento acontece às 19h, com a compositora Lenilde Ramos e sua versão original do Hino Nacional.
As atrações musicais começam às 20h com a cantora Delinha, que com seu marido Délio formou “O casal de onças do Mato Grosso”. O show de Almir Sater, Renato Teixeira e Sérgio Reis tem início às 21h com versões exclusivas dos sucessos “Romaria”, “Tocando em Frente”, “Menino da Porteira”, “Trem do Pantanal”, “Comitiva Esperança”, entre outros.
Confira a programação completa do 1º dia
6h40m às 12h
Maratona de observação de aves
17h30m às 22h
Abertura - Exposição Comitiva Contemporânea - Buga (MS)
Coletiva de artistas de Bonito (MS)
Exposição O Pantanal e Sua História na Pintura Sul-mato-grossense
Exposição Artesanato Bonito
Exposição Artesanato MS
19h
Abertura oficial - Hino Nacional/Lenilde Ramos (MS)
Solenidade com a presença do Governador Reinaldo Azambuja, do Prefeito de Bonito Leonel Lemos de Souza e demais autoridades.
20h
Delinha (MS)
21h
Almir Sater (MS), Renato Teixeira (SP) e Sérgio Reis (SP)
A cantora e compositora Delinha, atração do primeiro dia da 16ª edição do Festival de Inverno de Bonito, gravou um vídeo convidando a todos para prestigiarem o evento, que acontece de 30 de julho a 2 de agosto.
Juntamente com seu marido, Délio, a compositora gravou sucessos como “Malvada” e “Prenda Querida”. A dupla era conhecida como “O Casal de Onças de Mato Grosso".
Além de Delinha, sobem ao palco do festival neste ano músicos como Zeca Baleiro, Sérgio Reis, Almir Sater, Delinha e Curumin.
Confira no link abaixo o vídeo gravado por Delinha:
http://migre.me/qTNcn
O Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 30 de julho a 02 de agosto, terá uma oficina de skate ministrada por skatistas do Coletivo VivaRua, Fred de Almeida e Maykon dos Santos.
O curso será realizado do dia 28 de julho a 01 de agosto, das 09h às 12h, no Centro de Múltiplo Uso, na rua 24 de fevereiro, s/n.
Com uma carga horária de 20 horas, o objetivo da oficina é promover e difundir a cultura de rua no Mato Grosso do Sul.
Mais informações pelo telefone: 32553628
Entre os dias 27 e 30 de outubro de 2015, Bonito será palco do 57º Congresso Brasileiro do Concreto, o IBRACON.
Com o tema "O futuro do concreto para a sustentabilidade nas construções", o evento tem como objetivo promover debates sobre tecnologia do concreto, divulgar pesquisas científicas na área, normalização técnica, análise e projeto estrutural e sustentabilidade.
Entre os temas abordados estão: gestão, materiais e propriedades, projeto de estruturas, métodos construtivos, análise estrutural, sistemas construtivos.
O evento, destinado para profissionais das áreas de engenharia civil e arquitetura, discute neste ano o futuro do concreto para a sustentabilidade nas construções.
Será lançado um desafio aos participantes: um concurso cujo tema é o desenvolvimento do projeto de um Portal de Entrada com um Centro de Informações Turísticas para a cidade. O planejamento deve conciliar os elementos paisagísticos do local e a busca contínua da redução dos impactos ambientais. O vencedor ganhará premiação em dinheiro, além de ter seu projeto entregue à prefeitura, que irá colocá-lo em prática.
Na quinta-feira (30), a abertura oficial será às 19h, com a presença do governador Reinaldo Azambuja, do secretário de cultura, turismo, empreendedorismo e inovação Athayde Nery, do prefeito de Bonito, Leonel Lemos de Souza e demais autoridades, que prestigiarão a sanfoneira Lenilde Ramos e o harpista Fábio Kaida interpretando o hino nacional.
Mesmo antes da abertura, a partir das 17h estarão acontecendo as exposições: “Comitiva Contemporânea”, da artista plástica e filha de Bonito, Buga, “O Pantanal e Sua História na Pintura Sul-mato-grossense”, de acervo e curadoria do professor Gilberto Luiz Alvez, exposição de artesanatos de Bonito, reunindo o trabalho de artesãos bonitenses e uma mostra expressiva do artesanato produzido no restante do Mato Grosso do Sul.
Para o secretário Athayde, o festival traça um perfil de respeito aos moradores e de valorização ao artista regional e a cultura local.
“Conseguimos um bom equilíbrio entre as atrações nacionais e locais, buscando sempre a valorização dos artistas sul-mato-grossenses”, afirmou o secretário.
Ainda no primeiro dia, às 20h, será a vez da cantora do MS e homenageada do festival, Delinha, interpretar sucessos de Délio e Delinha – dupla pioneira da música local – como “O Sol e A Lua”, “Prazer de Fazendeiro”, “Prenda Querida”, entre outros.
Aos 78 anos de idade e 57 anos de carreira, Delinha é um ícone da música sul-mato-grossense, mas não gosta muito de ser bajulada: “Eu não sou tudo isso aí que estão dizendo, não, gente”, brinca a cantora.
Fechando a noite com muito estilo e brasilidade, as referências da música caipira brasileira, Almir Sater, Renato Teixeira, e Sérgio Reis se reúnem em um show para lá de especial, apresentando ao público versões exclusivas de sucessos como “Romaria”, “Tocando em Frente”, “Menino da Porteira”, “Trem do Pantanal” e “Comitiva Esperança”.
Feliz com a ideia de ver os três artistas reunidos em um só palco, a atriz e artista plástica Ariadne Farinéa, se diz fã de todos eles e faz até uma divertida e criativa junção de músicas conhecidas: “Eles continuam seguindo em frente, sendo irmãos da lua, e mostrando que panela velha é que faz comida boa”, brincou Ariadne.