imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 Policiais Militares Ambientais, representantes do Instituto Homem Pantaneiro e do Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) flagraram a construção de drenos irregulares em propriedades rurais próximas aos municípios de Bonito e Miranda.

A fiscalização foi iniciada após denúncias de degradação ambiental em áreas de várzea, que compõem as nascentes do rio da Prata, importante para o turismo da região.

Após vistoriarem quatro propriedades rurais, os policiais verificaram em uma delas, na fazenda São Francisco, a construção de 26 km lineares de drenos, perfazendo uma área de 993 hectares. Segundo a PMA, os drenos foram construídos para secagem do solo das várzeas para o plantio agrícola de soja e milho.

Ainda, foram desmatados 684 hectares da vegetação de várzea (constituída por savana herbácea e arbustiva), sendo realizada degradação para a limpeza e o plantio agrícola.

Segundo a assessoria da PMA, a degradação atingiu áreas de olhos d’água e nascentes, que são protegidas por lei como áreas de preservação permanente (APP). A retirada da vegetação causou processos erosivos e chegou até o rio da Prata, que recebeu água sedimentada escoada do local e ficou turvo.

Para Arnildo Pott, pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a atividade realizada pode prejudicar a biodiversidade do local. "A alteração modifica também a composição da flora, entram espécies que não estavam ali e vira uma paisagem mais monótona e menos rica", finaliza.

Após a conclusão dos levantamentos, a PMA aplicou uma multa de R$ 13.000.000,00 (treze milhões) ao proprietário da fazenda, residente em São Paulo.

Além da multa, o infrator responderá por crimes ambientais e pela reparação dos danos na esfera civil e administrativa. As atividades foram suspensas e o proprietário da fazenda deverá apresentar plano de recuperação da área degradada (PRADE), junto ao órgão ambiental.

Clique aqui e confira a reportagem veiculada nesta sexta-feira (13) no jornal "Bom Dia MS" da Rede Globo.

 A Azul Linhas Aéreas irá disponibilizar mais um voo de Campinas para Bonito todos os sábados, que será operado de 02 a 30 julho. A data foi escolhida em virtude de ser período de alta temporada no destino e férias escolares.

No dia 29 de maio a companhia também irá oferecer um voo extra, de Campinas a Bonito, para o feriado de Corpus Christi. O horário de saída de Campinas será às 11h30, chegando em Bonito às 13h15. O retorno para Campinas será às 13h45 com chegada prevista para às 17h15.

Já o voo de julho terá saída de Campinas às 08h15 e chegada em Bonito às 09h50. A volta será às 10h40 com chegada em Campinas às 14h05.

Recentemente, o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, anunciou o redução de 17% para 4% na alíquota do querosene para a Azul Linhas Aéreas.

 O jornal argentino Clarín publicou no último dia 2 de maio uma matéria especial sobre os destinos que irão receber o Tour da Tocha no Brasil.

O ecoturismo praticado em Bonito foi destaque na reportagem, que recomenda o destino aos turistas que visitam o país para o evento esportivo.

“Para os amantes da natureza se recomenda desfrutar de diferentes passeios na cidade de Bonito, a 250 km da capital. Por exemplo, o passeio de flutuação da Barra do Sucuri, onde se encontram as águas do rio Sucuri com o rio Formoso. Bonito é um grande lugar para o contato com a natureza, mergulho, rapel, passeios a cavalo, caminhadas ecológicas, cachoeiras e gastronomia regional no fogão a lenha”, traz o Clarín.

O símbolo dos jogos chegará ao estado de Mato Grosso do Sul no dia 25 de junho para três dias de contato com o turismo de aventura e uma riqueza cultural surpreendente.

A tocha percorrerá os municípios de Campo Grande, Dourados, Sidrolândia, Maracaju, Rio Brilhante, Itaporã, Nova Andradina, Bataguassu e Bonito. A pernoite será na Capital e em Dourados.

 O Senar MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com o Sindicato Rural de Bonito (MS) realiza nos dias 17 a 18 de maio o curso de Fabricação de Produtos de Limpeza.

A capacitação tem como objetivo auxiliar os participantes a preparar produtos de limpeza de forma artesanal, para consumo próprio.

Estão disponíveis 15 vagas. Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos e ser alfabetizado.

Consta na programação os seguintes assuntos: técnica de preparo de sabão em barra com uso de fubá; com o uso de álcool; técnica de preparo com limpa-piso e de amaciante caseiro; entre outros.

O curso será realizado na sede do Sindicato Rural de Bonito.

Mais informações: (67) 3255-1615

 O Tour da Tocha pelo Brasil começou na última terça-feira (3) e a chegada do símbolo das Olimpíadas ao Brasil já rendeu manchete no exterior.

O portal de notícias Global News, do Chile, publicou uma matéria sobre as regiões em que a tocha passará, suas peculiaridades e turismo local. Um dos destinos mencionados na reportagem foi Bonito, paraíso do ecoturismo de Mato Grosso do Sul.

“Mergulho, rapel, cavalgadas, passeios, belas cachoeiras e cozinha regional são pontos altos de uma vista pelo Mato Grosso do Sul. Cavalgar pelas planícies verdejantes, ver o pôr-do-sol enquanto se pratica canoagem e caminhar pela selva são algumas das vantagens deste destino”, traz a reportagem.

As Olimpíadas são uma oportunidade para a promoção de diversos destinos turísticos brasileiros, além do Rio de Janeiro. Para o presidente da Embratur, Marcos Salles, “o Tour é uma oportunidade de internacionalizar os ganhos da Olimpíada e Paralimpíada, mobilizar o País em torno desse megaevento, amplificar os ganhos de imagem e promover todas as regiões brasileiras em uma grande celebração turística”.

As Olimpíadas começam no dia 5 de agosto e se estendem até o dia 21. Já as Paraolimpíadas acontecem de 7 a 18 de setembro.

 Terminam no próximo domingo (8) as inscrições da seleção para o Mestrado Profissional em Ecoturismo e Conservação da Unirio. Ao todo, são oferecidas 12 vagas, sendo três reservadas a candidatos negros e uma, a candidatos portadores de deficiência.

O mestrado tem como objetivo contribuir com a qualificação em planejamento e gestão do ecoturismo e o aprofundamento do conhecimento científico sobre ecoturismo e conservação. O curso é voltado para pessoas que tenham ensino superior e que busquem implantar estratégias de manejo em direção à sustentabilidade.

Interessados devem se inscrever no site do Programa de Pós-Graduação em Ecoturismo e Conservação (PPGEC), por meio do envio da documentação exigida, incluindo ficha de inscrição, pré-projeto de pesquisa, currículo Lattes atualizado e carta de interesse.

Para se candidatar é necessário passar por um processo seletivo que engloba a apresentação de um pré-projeto e a realização de provas de proficiência em línguas estrangeiras, de conhecimentos específicos (provas escrita e oral) e uma prova de currículo.

Clique aqui e confira o edital.

 A Serra do Amolar, no Pantanal Sul, sediará de 20 a 27 de maio um workshop de fotografia com Araquém Alcântara.

Segundo o Instituto Homem Pantaneiro, de Corumbá, “o curso contará com sete dias de imersão na natureza, aliada à prática fotográfica em companhia de um dos mais renomados fotógrafos de natureza do Brasil”.

O workshop será realizado no Sítio Ramsar, uma Reserva da Biosfera Mundial e Patrimônio Natural da Humanidade. O investimento é de R$9.000,00.

Estão inclusos no valor o transporte em lancha de Corumbá à Fazenda Acurizal, aproximadamente 6 horas de viagem, incursões diárias, pensão completa, hospedagem e seguro viagem.

Araquém Alcântara é um dos mais importantes fotógrafos do país, precursor na fotografia de natureza no Brasil. Entre suas conquistas estão 5 prêmios internacionais e 32 nacionais. Alcântara foi o primeiro fotógrafo a documentar todos os parques nacionais brasileiros.

Para mais informações, entre em contato pelo email: araquem@araquem.com.br ou pelo telefone (11) 3044-1012.