Notícias de Bonito MS
O Sindicato Rural de Bonito sediará no dia 1º de setembro o Circuito Aprosoja – Etapa Bonito. O evento terá duas palestras com importantes nomes da área.
A primeira palestra “Mercado de grãos safra 2016/2017” será ministrada por França Júnior, graduado em economia pela Universidade Federal do Paraná e que atua há mais de 30 anos em análise agroeconômica e de mercados de commodities.
Já a segunda terá como tema “Gestão da propriedade rural” e será ministrada por Mauro Osaki, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos, palestrante, conferencista, debatedor em inúmeros eventos em todo o Brasil e no exterior.
O Circuito Aprosoja é uma realização da Aprosoja Mato Grosso do Sul, com apoio do Sistema Famasul e Senar/MS e em parceria com o Sindicato Rural de Bonito. O evento conta com patrocínio da Fundems, Sepaf e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.
Inscreva-se gratuitamente pelo site e participe!
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MS) realiza do dia 01 a 03 de setembro, em Bonito, o curso de “Análise e Classificação de Grãos”.
O objetivo do curso é ensinar o participante a realizar a análise de grãos classificando a soja e o milho seguindo os padrões exigidos pelos órgãos oficiais.
Os temas abordados serão: importância da classificação; apresentação de legislações; procedimentos para classificação vegetal; atividade prática: classificação do milho (conforme a in 60 de 22/12/2011 - mapa) e atividade prática: classificação da soja (conforme a in 11 de 15/05/2007 e in 37 de 27/07/2007 - mapa).
Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (67) 3255-1615 ou pelo email: srbonito@bonitonline.com.br.
O Brasil foi considerado neste ano o destino ideal para a prática de aventura e um dos melhores destinos turísticos do mundo, segundo pesquisa apresentada durante o Fórum Econômico de Davos, na Suíça.
O cenário, clima agradável e receptividade do povo brasileiro foram apontados como principais atributos do país que recebe turistas do mundo inteiro em busca de aventura e paisagens de tirar o fôlego.
Para promover o segmento e reunir empresas que trabalham com ecoturismo de maneira sustentável, foi criada em 2004 a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura, mais conhecida como Abeta.
Com o avanço das tecnologias, a instituição expandiu seus horizontes e criou um canal do Youtube para divulgar a “Vida ao Ar Livre” e promover ações, como a Abeta Summit 2016, maior fórum brasileiro de debate sobre ecoturismo e turismo de aventura.
Neste ano, o evento será realizado de 6 a 10 de novembro em Três Coroas (RS), capital brasileira da canoagem. Em sua 13ª edição, a Abeta Summit contará com o I Encontro Latino Americano de Ecoturismo e Turismo de Aventura, que reunirá representantes da Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. Em evento paralelo, acontece o I Congresso Brasileiro de turismo da vida ao ar livre e bem-estar.
Gosta de turismo de aventura? Veja como foi o encontro ano passado, que aconteceu em Brotas (SP) e se inscreva no canal da Abeta:
O mês de julho foi movimentado para o turismo de Bonito. Além do ecoturismo que atrai visitantes de todo o mundo, o Festival de Inverno de Bonito aqueceu a economia e ajudou o município a alcançar resultados positivos durante as férias escolares.
Segundo o último levantamento divulgado pelo Observatório de Turismo e Eventos de Bonito, o município recebeu até o mês de julho de 2016, 121,696 turistas do Brasil e de outros países do mundo.
O boletim considerou a ocupação dos hotéis, preços e notas no TripAdvisor e Booking.com, número de visitantes em Bonito e taxa de ocupação na Gruta do Lago Azul.
Conforme os dados coletados, o mês de julho registrou uma taxa de ocupação de hotéis de 56%. Durante o mesmo período em 2015 esse número era de 60%. O preço médio do apartamento duplo, 4 estrelas, ficou em R$ 457,63.
Já a nota média de Bonito no TripAdvisor, que varia de 0 a 5, se manteve em 4,2 nos sete primeiros meses do ano. Já no Booking.com, cuja nota varia de 0 a 10, a pontuação se manteve em 8,2.
Os atrativos de Bonito foram avaliados positivamente no TripAdvisor e alcançaram a nota 4,4 em uma escala de 0 a 5.
A taxa de ocupação da Gruta do Lago Azul chegou a 86% em janeiro, 79% em fevereiro, 70% em março, 72% em abril, 60% em maio, 46% em junho e 89% em julho.
O Observatório de Turismo e Eventos de Bonito é um centro de pesquisas do município de Bonito coordenado pelo Bonito Convention & Visitors Bureau com apoio da Prefeitura e da Fecomércio. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.bcvb.com.br, ou pelo telefone (67) 3255-2207.
Começa no dia 1º de setembro o prazo para as inscrições no prêmio “Tourism For Tomorrow” (Turismo para o Amanhã), edição 2017, realizado pelo World Travel & Tourism Council - WTTC (Conselho Mundial de Viagens e Turismo).
“Quem trabalha por uma indústria de turismo mais responsável e sustentável, em uma empresa, organização e atrativo grande ou pequeno, pode se inscrever em uma das cinco categorias da premiação: Meio Ambiente, Comunidade, Pessoas, Inovação e Destinos”, explica a organização do evento.
Em 2014, Bonito foi finalista da premiação na categoria Destinos, pela prática do turismo e da sustentabilidade. Um ano antes, o município foi eleito o “Melhor Destino de Turismo Responsável do Mundo", referindo-se ao Prêmio World Travel Market (WTM), em Londres.
A convenção anual da WTTC acontecerá em Bangkok, Tailândia, nos dias 26 e 27 de abril de 2017. Na ocasião, serão conhecidos os vencedores do Tourism For Tomorrow Awards.
Clique aqui e confira mais informações sobre a premiação.
Bonito, no Mato Grosso do Sul, faz parte da lista, ao lado de destinos como Vale do Jequitinhonha (MG), Rede Tucum (CE), Quilombo do Campinho, em Paraty (RJ) e as Aldeias Yawanawa, em Tarauacá (AC).
Sobre Bonito, o portal diz:
"Com diversos rios e cachoeiras cristalinas, Bonito se destaca como referência no turismo sustentável. Além das surpreendentes belezas naturais, o destino ainda conta com uma ótima infraestrutura para receber turistas do mundo todo e também com uma política bastante forte de preservação do meio ambiente. Com certeza vale muito a pena conhecer o lugar".
Leia a reportagem na íntegra no site abaixo:
http://oportaln10.com.br/cinco-destinos-sustentaveis-para-fazer-turismo-verde-pelo-brasil-51250/
O sonho de abrir um negócio próprio e trabalhar com gastronomia fez Waldy Francino e Marcieli Cristiane Demozzi investirem em um ramo não tão popular em Bonito, a culinária italiana.
“O pessoal vem para Bonito comer peixe, piranha, jacaré, aquilo que você não encontra nos grandes centros”, conta Waldy, que se mudou para Bonito com sua esposa Marcieli há quase dois anos.
Após recomendações, o casal decidiu deixar a ideia um pouco de lado, seguiu o conselho de um consultor do Sebrae e comprou um pequeno quiosque no pátio da prefeitura de Bonito, para vender salgados.
Paralelamente ao trabalho no quiosque, eles começaram a vender massas frescas em sua casa, o que se tornou possível com a construção de uma cozinha semi-industrial.
Com os negócios indo bem e a clientela se firmando, a Prefeitura ofereceu uma barraca a Waldy e Marcieli em feiras itinerantes pelo município.
“Inicialmente ofereceram para a gente um quiosque de salgados, mas fizemos outra proposta: vender massas. Felizmente, nossa ideia deu certo e hoje já temos uma boa clientela”, completa Waldy.
O empreendimento foi batizado de Sapori D’Itália em homenagem a suas raízes italianas. Após o sucesso entre os moradores e turistas, o casal levou o sabor de sua comida caseira para uma barraca fixa na Feira da Vila Donária e na feira das quartas, no centro de Bonito.
Dentre as versões mais pedidas estão o macarrão caseiro com molho de carne de panela desfiada e creme de abóbora cabotiã e o famoso Peão Nervoso, que leva molho de tomate, calabresa e quatro tipos de pimentas.
Para variar o cardápio, toda quinta-feira os clientes podem provar massas com molhos diferentes, como o mediterrâneo com peixes da região, molho vegetariano, entre outros.
Além das barracas fixas, a Sapori D’Itália fornece massa caseira para restaurantes tradicionais de Bonito.
Quanto ao futuro, Waldy responde com firmeza: “Nosso projeto é abrir nosso negócio em Bonito, do jeito que sonhamos”.
Quem quiser provar as massas é convidado a participar da Noite Italiana, que acontecerá neste sábado (6), na Rua Brasil, nº 146, BNH. A Sapori D’Itália aceita encomendas! Faça seu pedido pelo WhatsApp no número: (67) 99988-5557.