imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 Um vídeo feito pelo guia de turismo Artur Sutil, no Recanto Ecológico Rio da Prata, atrativo de trilha e flutuação no município, mostra uma anta andando lentamente no fundo do rio.

Segundo a reportagem, o profissional disse: “Considero este um dos mais marcantes registros que já fiz e posso dizer que esse é o grande prazer que tenho em trabalhar na natureza”, relata o guia, que comemora o flagrante junto aos turistas. “Fiquei feliz em compartilhar com os visitantes o prazer de encontrar esse grande mamífero”, diz.

O flagrante surpreendeu os admiradores da natureza, mas o comportamento aquático é comum entre a espécie. Considerada ótima nadadora, a anta pode ser avistada atravessando lagos e rios, onde costuma tomar banho e até se esconder de possíveis ameaças.

Leia a reportagem na íntegra no site abaixo:

https://glo.bo/2BLNpKr

 Durante um mês, Ana teve a oportunidade de conhecer a área ambiental e os projetos desenvolvidos no atrativo e, em depoimento, revelou que "foi uma ótima experiência pois contribuiu muito para a minha formação e crescimento pessoal".

Acrescentou ainda que "com muito aprendizado, só tenho a agradecer pelo carinho e atenção de todos aqui da fazenda. Sentirei saudades de todos e do convívio com a RPPN. Obrigado".

Já no dia 15 de fevereiro, finalizou o estágio de Ricardo Amorim Montenegro Junior, acadêmico do 3° ano de Turismo na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária de Campo Grande. Durante dois meses Ricardo atuou em diversos segmentos do atrativo como o receptivo, bar, loja e também setor ambiental.

"A experiência foi fantástica, conheci pessoas incríveis que fazem o turismo acontecer todos os dias, vivenciei na prática o que se aprende na sala de aula e descobri novas necessidades pessoais e profissionais a serem preenchidas. Serviu também, como uma confirmação da minha escolha de atuar no segmento do ecoturismo futuramente", revelou.

"O Recanto Ecológico Rio da Prata é uma empresa de grande referência nacional e internacional e, ter estagiado nesta instituição, servirá como um diferencial em oportunidades futuras", concluiu.

 O destino de ecoturismo brasileiro, Bonito (MS), faz parte da lista. O texto revela:

"Com o feriadão a cidade fica cheia, mas nada de bloquinhos ou marchinhas. Bonito detém o título de melhor destino brasileiro para ecoturismo e sua principal atração continua sendo a natureza. Lagos e rios cristalinos; paisagens cênicas; vida animal abundante e uma estrutura hoteleira completa. O local possui roteiros imperdíveis passando pela Gruta do Lago Azul, Rio da Prata, Buraco das Araras, Estância Mimosa, Lagoa Misteriosa e Boca da Onça e o mais procurado: o Abismo Anhumas. Para chegar ao final da caverna é preciso fazer um rapel. São pouco menos de 100 metros descendo por corda. O Abismo tem um lago misterioso. Não se sabe de onde vem a água nem a profundidade, mas sua beleza é sem igual. Além da sensação incrível de fazer rapel em uma das maiores cavernas do Brasil, o passeio é bem exclusivo: descem somente dois grupos de oito pessoas por dia".

Ao lado de Bonito, estão as cidades de Teresópolis (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Serra da Canastra (MG) e Santiago do Chile.

Confira a matéria na íntegra: https://bit.ly/2BGjYJP

 O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou na última quarta-feira (13) que vai publicar decreto específico para proteção do Rio da Prata, compartilhado pelos municípios de Bonito e Jardim. A notícia foi divulgada no portal Campo Grand News.

O novo decreto também vai salvaguardar os rios Salobra e Formoso. No mês de novembro, o Rio da Prata, conhecido pelas águas cristalinas, foi tomado pela lama. Nele, termina o passeio de flutuação por quem vem pelo rio Olho D’Água.

O turvamento do Rio da Prata foi atribuído ao grande volume de chuva em pouco tempo, estradas sem caixa de contenção e os sedimentos que saíram de duas fazendas, na troca de pecuária por lavoura. A mudança da atividade econômica está em expansão em Bonito, município vizinho a Jardim.

“O próprio governo e as prefeituras locais precisam olhar para as rodovias que passam ao redor dos rios e verificar as caixas de contenção”, afirma o governador. O decreto vai trazer regras específicas e será publicado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) nos próximos dias.

 O objetivo é formar a comissão de acompanhamento do evento, formada por representantes da sociedade civil e de governo, que deve participar ativamente na construção da 20ª edição do FIB.

A presidente do Fórum, Fernanda Reverdito, destaca que a participação da comunidade é de extrema importância, uma vez que a comissão é formada em 50% por representantes da sociedade civil.

“Depois da reunião com o então secretário de Cultura, Athayde Nery, no ano passado, ficamos de enviar os nomes dos representantes da comissão, sendo 50% sociedade civil e 50% governo. O festival sempre é marcado pra final de julho e começo de agosto e nós juntos podemos contribuir com esse evento, que é tão importante para a economia local e para a cidade. O objetivo é já começarmos, juntos, a traçar os trabalhos com os artistas, o trade turístico a comunidade para não deixarmos tudo pra última hora”, detalha.

Ainda segundo Fernanda, o Fórum deve se reunir também com os diversos setores da cidade e dialogar sobre as expectativas de cada um para o Festival.

O Fórum Municipal da Cultura é formado por artistas e comerciantes do setor que já possuem um conhecimento prévio da situação e estão auxiliando no processo estruturação do Conselho de Políticas Culturais (CMPC) e do Sistema Municipal de Cultura, para que o município possa receber os repasses destinados a Cultura.

 Os atrativos do Grupo Rio da Prata, Estância Mimosa e Recanto Ecológico Rio da Prata (Jardim-MS) receberam no último fim de semana a visita da atriz Carla Marins que realizou o passeio de trilha e flutuação.

Em depoimento, revelou que o contato com a natureza proporcionou uma experiência incrível. Confira:

"Foi um privilégio conhecer esse lugar encantador, com um turismo sustentável, responsável, é um exemplo de exploração de turismo para o Brasil. Vocês estão de parabéns, as belezas naturais são incríveis e o calor humano de vocês e a hospitalidade fazem toda a diferença. Está sendo inesquecível fazer esse passeio! Muito obrigada".

 O Serviço Nacional de Aprendiagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS) promove em Bonito, nos dias 13 a 15 de fevereiro, o curso de Apicultura Básica.

A capacitação tem como objetivo ensinar os participantes a instalar corretamente um apiário de abelha (Apis Mellifera), utilizando as normas e os procedimentos adequados.

Para participar é necessário ser alfabetizado, ter mais de 18 anos e não ser alérgico a picadas de insetos.

O curso será realizado na Chácara Beija Flor.

Mais informações: (67) 3255-1615.