imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 A Câmara Municipal de Bonito está discutindo o destino dos canudos de plástico na cidade. O Projeto de Lei Ordinária nº 17/2019, de autoria do Vereador Edinaldo Gregório Dias (PSDB), foi protocolado na câmara e apresentado na última sessão ordinária do dia 11/03.

A proposta foi enviada para as comissões de Legislação, Justiça e Redação Final, Educação, Saúde e Assistência Social e para a Comissão de Obras, Serviços Públicos, Agroindústria, Comercio, Turismo e Meio Ambiente. Para virar lei, ele precisa receber parecer favorável das comissões competentes e depois ir para votação no Plenário da Câmara Municipal.

A ideia do projeto é proibir o fornecimento de canudos de material plástico em restaurantes, bares, lanchonetes e similares. Para substituir os canudinhos plásticos poderão ser fornecidos canudos biodegradável, aquele material que apresente degradação inicial por oxidação acelerada por luz e calor, e posterior capacidade de ser biodegradado por micro-organismos, cujos resíduos finais não seja eco-tóxicos.

O projeto de lei também prevê punição para quem descumprir a norma. Na primeira autuação será aplicada multa de 120 (cento e vinte) UFERMS. Na segunda multa de 240 (duzentos e quarenta) UFESP`s.

Após o Projeto de Lei Ordinária ser aprovado em plenário, ele será encaminhado para o Executivo Municipal que terá 15 dias a partir de seu recebimento para vetar ou encaminhar a matéria ao Legislativo para sanção da Câmara. O prazo para adaptação do comércio será de 180 dias a partir da data da publicação da lei.

 Dentro do programa de relacionamento acontece o Polaris Cup, único campeonato monomarcas de UTVs do Brasil, voltado exclusivamente para proprietários de UTVs Polaris que buscam mais uma opção para utilizar e se divertir com seus RZRs. A competição acontece desde 2013 e a iniciativa complementa o trabalho de ampliação da presença da marca em competições off-road.

O primeiro encontro dos três programados para a edição será no dia 18 de maio, na principal cidade turística da região da Serra da Bodoquena, em Bonito, localizada a 300 quilômetros de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. O cenário é perfeito para a prova que une o esporte, lazer e aventura regada com a adrenalina.

Durante toda a programação, os competidores, familiares e amigos poderão desfrutar das belezas naturais com inúmeras atrações de entretenimento disponíveis no pólo do ecoturismo em nível mundial, entre elas: cachoeiras, aquário natural, observação de animais não-aquáticos, boia cross, stand-up paddle, os mergulhos em rios de águas transparentes, flutuações, grutas, cavernas e restaurante com excelente gastronomia.

No sábado, 18 de maio, haverá um briefing às 9 horas e largada para a especial cronometrada de 29 quilômetros será às 11h30. A cerimônia de premiação está prevista para às 19 horas.

Cada etapa da Polaris Cup possui um circuito específico, variando de 20 a 30 quilômetros de trajeto. São três baterias, sendo três com pontuações independentes e a bateria com pior tempo é descartada. As regras são baseadas no Campeonato Brasileiro de Baja, inclusive o formato, por tomada de tempo, trechos cronometrados e fiscalizados pela CBM.

A Arena Promoções Eventos, comandada por Henrique Arena, será responsável pela organização do Polaris Cup 2019. A empresa no cenário automobilístico off-road desde 1995 e seu gestor é detentor de um currículo invejável, está sempre envolvido nas etapas dos calendários do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, Campeonato Brasileiro de Rally Baja, Enduro, Expedições e Rally dos Sertões; seja como organizador, piloto, navegador, chefe de equipe ou apoio de equipes.

Calendário 2019 - Polaris Cup

18/05 - 1ª Etapa Polaris Cup – Bonito/MS
14/09 - 2ª Etapa Polaris Cup – Barra Bonita/SP
23/11 - 3ª Etapa Polaris Cup – Fortaleza/CE

* Datas e locais sujeitos a alterações.

 O encontro contou com a participação do Promotor de Justiça Alexandre Estuqui Júnior, responsável pelos procedimentos do Ministério Público Estadual referentes à proteção do meio ambiente, tendo como pauta "Tratativas sobre os trabalhos de conservação de água e solo de Bonito".

Compete ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, entre outras atribuições, coordenar e fiscalizar a execução da política municipal ambiental, promovendo a articulação entre os órgãos municipais, estaduais, federais e a sociedade civil no planejamento e na definição de estratégia de proteção ao Meio Ambiente.

De acordo com o Informativo Comdema, assinado pelo presidente do órgão colegiado, Sandro Roberto da Silva Pereira, a reunião debateu e encaminhou os seguintes assuntos:

- Problemática dos drenos do Rio da Prata – o COMDEMA encaminhará ofício ao IMASUL solicitando informações sobre os laudos e definições sobre as áreas autuadas no banhado do rio da Prata e requerendo a vinda de técnicos para reunião deste Conselho para prestar esclarecimentos (as reuniões do COMDEMA são abertas à população);

- Lei municipal sobre PSA – Pagamento por Serviços Ambientais – A Prefeitura Municipal informou que está analisando a criação de normativas que criem o programa de PSA no município;

- Decreto Estadual 15.197/2019 (publicado em 22/03/19) que disciplina os procedimentos de apresentação de Projeto Técnico de Manejo e de Conservação de Solo e Água nas bacias do rio da Prata e Formoso – Tanto o COMDEMA quanto a Prefeitura Municipal consideraram que a publicação da norma foi um avanço em relação à situação anterior, porém entendem que há necessidade de avançar mais, principalmente em relação às áreas em que já ocorrem atividades produtivas (o Decreto se concentra nas áreas novas a serem abertas ou em conversão de atividade pecuária para agricultura, ou vice-versa) – A Prefeitura está preparando um documento a ser encaminhado ao IMASUL com sugestões de aprimoramento.

- Caso não seja possível a alteração do Decreto Estadual, o COMDEMA sugeriu que sejam propostas normas municipais que assegurem a conservação do solo e água, numa articulação do Poder Executivo Municipal com a Câmara de Vereadores.

- A Prefeitura de Bonito Informou que foi apresentado pela Secretaria de Turismo de Bonito ainda em 2018 projeto ao Governo Federal requerendo (inicialmente) recursos na ordem de R$ 7.000.000,00 para adquirir maquinários e outras ações, sendo que a princípio o projeto já estaria aprovado na SUDECO, porém necessitando da liberação de recursos por parte do setor econômico do Governo Federal.

- A Prefeitura de Bonito também informou que está consertando maquinários e atendendo as demandas emergências das estradas por conta do período chuvoso, e que já está trabalhando com conservação de solo e água em áreas do município.

- O Prefeito Odilson informou que foi adquirida uma Escavadeira Hidráulica de grande porte e que no início de abril/2019 conclui o concurso público para contratação do maquinista para operar o equipamento.

- A Prefeitura também informou que há requerimento junto ao Governo do Estado do MS para aquisição de Patrulha Mecanizada Ambiental, e que está aguardando a liberação de recurso.

- Um dos principais resultados da reunião foi o estabelecimento do Planejamento elaborado pelo técnico da AGRAER de Bonito Paulo Sergio Gimenes (que é membro do COMDEMA) como o Plano de Ação a ser seguido a partir de agora para conservação de solo e água no município de Bonito. O Plano de Ação já havia sido apresentado e aprovado pelo COMDEMA e apresentado também ao COMTUR. O COMDEMA encaminhará nos próximos dias o Plano de Ação completo ao Gabinete do Prefeito para oficializar a questão.

- Tendo em conta que as ações de conservação de solo e água também envolvem trabalhos em áreas privadas além das estradas municipais/estaduais, ficou definido que serão realizadas reuniões com proprietários das áreas conforme as estratégias do Plano de Ação. As primeiras reuniões já serão realizadas nos próximos dias, sendo capitaneadas pela Secretaria de Meio Ambiente de Bonito.

- Também foi pontuado, conforme o Plano de Ação, que uma das ações prioritárias e emergenciais é a necessidade de estabelecimento de técnicas adequadas no trabalho de conservação das ruas da área urbana do município de Bonito, visto que grande parte do turvamento do rio Formoso (a partir de sua confluência com Córrego Bonito) provém da área urbana.

- Por final, como forma de otimizar os trabalhos, foi definido que será criada nos próximos dias uma Comissão de Planejamento e Execução do Plano de Ação que será composta por representantes da Prefeitura Municipal, do COMDEMA, do COMTUR, e dos Produtores Rurais (indicados pelo Sindicato Rural de Bonito). Esta Comissão se reunirá periodicamente e será responsável por estabelecer as prioridades e as formas como os trabalhos de conservação de solo e água se darão na prática. As Secretárias de Meio Ambiente e de Obras serão os principais braços executores, tendo o apoio dos membros da Comissão.

- Após a oficialização do Plano de Ação junto à Prefeitura Municipal, o mesmo será apresentado à população para participação e acompanhamento das ações.

 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS) promove em Bonito, no dia 5 de abril, o curso "Noções de Primeiros Socorros".

A capacitação visa preparar o trabalhador rural para executar os procedimentos de socorro emergencial em caso de necessidade.

Na programação, consta assuntos como: hemorragias, queimaduras, asfixia, desmaio, remoção do acidentado, entre outros.

Estão disponíveis 10 vagas. Participe.

O evento será realizado na sede do Sindicato Rural de Bonito.

Mais informações: (67) 3255-1615.

 O volume do Rio Formoso, o principal da cidade, subiu, apresentando riscos aos turistas e ainda não se sabe por quanto tempo os atrativos ficarão fechados, já que durante todo o mês de março tem sido de chuva constante.

O Rio da Prata, em Jardim, está em 3.06 metros - 2,5 m acima do normal. Além do volume, outro problema já conhecido é relatado por empresários da região é o turvamento da água e a demora para voltar ao tom cristalino.

Moradores da região relatam que antes a água voltava ao estado normal (cristalino) em até três dias. Agora dificilmente acontece em menos de 10. Construção de mais estradas vicinais e falta de mata ciliar são apontados como fatores que, ao longo do tempo, prejudica os rios da região de ecoturismo do Estado – composta por Jardim, Bonito e Bodoquena.

 A ação integra as comemorações ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março.

Serão feitas coletas de resíduos nas proximidades do Córrego Saladeiri (Vila Marambaia).

O evento é aberto ao público.

Serviço
Data: 23/03/209
Horário: 08h00
Local de encontro: Escola M. Izaura P. Guimarães

A ação promovida pelo IASB conta com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do atrativo urbano Lobo Guará.

Participe!

 O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Mato Grosso do Sul (Senar/MS) realiza em Bonito (MS), nos dias 27 a 29 de março, o curso de Produção de Conservas de Frutas.

O objetivo é ensinar os participantes a produzir doces em pasta e em corte aplicando as técnicas de boas práticas de higiene e manipulação.

Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos, ser alfabetizado e ser trabalhador na atividade.

Estão disponíveis 15 vagas.

A capacitação será realizada na sede do Sindicato Rural do município.

Informações: (67) 3255-1615.