Notícias de Bonito MS
De acordo com o texto a Estação Ecológica de Tamoios é uma Unidade de Conservação (UC) de proteção integral, constituída por 29 pontos geográficos, entre ilhas, ilhotas, lajes e rochedos.
Durante uma cerimônia no Rio de Janeiro, na última quarta-feira (8), ao lado do governador do estado, Wilson Witzel, o presidente afirmou que está trabalhando pela exploração turística da região de Angra dos Reis e que o estado merece ter uma Cancun. "Nós poderemos tê-la. E estamos trabalhando para a região de Angra. Depende de um decreto presidencial. Porque a Estação Ecológica de Tamoios está demais. Não preserva absolutamente nada e faz de uma área rica, que pode trazer bilhões de reais, por ano, em turismo, que está parada por falta de uma visão mais objetiva, mais progressista nessa questão “, disse.
Em seu texto, Suzana revela: "Se o presidente Bolsonaro quer usar um exemplo excelente de turismo sustentável, não precisa ir longe. Há dois dentro mesmo do Brasil: Fernando de Noronha e Bonito. Nesses destinos há respeito ao meio ambiente e uma exploração turística controlada, com número máximo de visitantes nas principais atrações e população educada ambientalmente para dar valor às suas riquezas naturais".
Leia o artigo na íntegra: https://bit.ly/2JvfQ4f
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) seleciona, até o dia 16 de junho de 2019, propostas para o Projeto de Ocupação Temporária na Galeria de Artes Visuais do Festival de Inverno de Bonito (FIB 2019).
Serão selecionados 10 (dez) artistas pelo edital, publicado na última quinta-feira (02.05) na página 55 do Diário Oficial do Estado, e será pago o valor de R$ 1,5 mil (hum mil e quinhentos) reais por artista selecionado.
Cada artista poderá encaminhar uma única proposta encadernada, com até 03 (três) obras, recebida por encaminhamento pelos Correios ou por entrega em mãos devidamente protocolada na Sede do Museu de Arte Contemporânea de MS (Marco), de segunda–feira a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. A inscrição é gratuita e podem participar artistas brasileiros e estrangeiros em situação legal no país.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (67) 3326-7449.
O Ministério do Turismo (Mtur) dá início na próxima sexta-feia, 10 maio, ao período de inscrições para gestores estaduais e municipais, empresas e consórcios públicos solicitar apoio financeiro à instituição, para a realização de obras de infraestrutura turística.
As propostas devem ser apresentadas no Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv) e deverão ter o valor mínimo de R$ 250 mil.
Os detalhes para a obtenção do apoio do MTur estão disponíveis na portaria nº 39/2017. Clique aqui e confira!
Os projetos vão desde intervenções pontuais em praças e outros atrativos turísticos até obras de grande porte como pontes e melhorias em rodovias que dão acesso a destinos nacionais.
O objetivo da capacitação é considerar o uso de drones como tecnologia de precisão e sua utilização em propriedades rurais, respeitando as legislações vigentes.
Para participar é necessário ter 18 anos completo, ter ensino fundamental completo, noções básicas de informática e estar envolvido diretamente ou indiretamente com atividades rurais.
Na programação consta assuntos como: plano de voo, técnicas de pilotagem, processamento e interpretação de imagens, principais aplicações e uso, entre outros.
São oferecidas 12 vagas.
A capacitação será realizada na sede do Sindicato Rural de Bonito.
Mais informações: (67) 3255-1615.
A criptomoeda é um código virtual que pode ser convertido em valores reais. Sua negociação se dá pela internet, sem burocracias, sem intermediários, caracterizada pela ausência de um sistema monetário regulamentado e da submissão a uma autoridade financeira (por exemplo, o Banco Central do Brasil).
De acordo com a Bespiral, "os desafios sociais e ambientais que enfrentamos como humanidade exigem soluções radicais, criativas e sistêmicas".
A iniciativa de criar uma moeda social é poder alinhar pessoas, organizações e empresas, melhorar a economia e construir uma rede concreta que possa impulsionar as mudanças necessárias para a região.
Esse assunto será discutido durante o evento "Criptoativo Ambiental" que contará com a palestras de:
- Laércio Machado de Sousa, Administrador de Empresas pela Universidade Paulista, empresário e ambientalista. Tem ampla atuação com Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs);
- Ranulfo Paiva Sobrinho, Co-Fundador da Escola de Sustentabilidade e co-autor do New Money for Sustainability.
- Karla Córdoba Brenes, Co-fundadora da Escola de Sustentabilidade e co-autora do New Money for Sustainability;
- Julien Lucca, experiência na criação de software de impacto. Co-fundador da 314coins.
O evento é gratuito e será realizado das 13h30 às 18h00 na sede do Sebrae em Bonito.
Mais informações (67) 9 9960-2666.
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Mato Grosso do Sul (OAB-MS) - promove no dia 6 de maio, a partir das 19h00 em Campo Grande (MS), o evento "Bonito em debate: Uma análise sobre o assoreamento dos rios de Bonito".
Estão confirmadas no evento as participações de Alexandre Estuqui Jr., Promotor de Bonito; Luciano Furtado Loubet, Promotor de Campo Grande e Raphael Rios Chaia, advogado e professor universitário, especialista em Direito Ambiental.
Ricardo Souza Pereira, Diretor Geral da OAB - ESA/MS (Escola Superior de Advocacia de Mato Grosso do Sul), revela que "enquanto ESA, temos o dever de levar à tona debates importantes e a preservação e o turvamento dos rios de Bonito é algo de extrema importância que nós não podemos ficar alheios".
Para o promotor de Bonito, Alexandre Estuqui Jr., "o evento é uma oportunidade para relatarmos os problemas que temos enfrentado no dia a dia em relação ao meio ambiente de Bonito, como os turvamentos dos rios, as questões dos drenos e seus reflexos para o meio ambiente e alertar a sociedade que, se nada for feito, corremos o risco de perder esse ambiente único no Mato Grosso do Sul", revela ao Bonito Notícias, o promotor de Bonito, Alexandre Estuqui Jr.
A advogada e integrante do Condema (Conselho Muncipal de Meio Ambiente de Bonito), Marla Diniz Brandão, também comemora a realização do evento. "Em nota institucional, a OAB-MS demonstrou recentemente que está preocupada e atenta ao que está havendo em Bonito. Realizar esse evento será uma oportunidade de provocar reflexão e também ação da sociedade sul-matogrossense sobre o que precisa ser feito para conter e reverter os danos que vêm sendo causados na região de Bonito".
O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado no Auditório da OAB (AV. Mato Grosso, 4.700). As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site esams.org.br
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (67) 3342-4000 | (67) 98111-0970.
Participe!
O evento, que atrai diversos visitantes para o município, será realizado nos dias 25 a 28 de julho.
Fernanda Reverdito, líder fundadora do Fórum de Cultura de Bonito, revelou, durante a audiência, que desde 2017 fomenta uma aproximação da comunidade ao evento, que culmina nas audiências públicas e diálogos com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) com o intuito de incluir a comunidade e melhorar todos os aspectos que se perceberam falhos nas edições anteriores.
Nesta primeira audiência pública participaram o prefeito de Bonito Odilson Soares; secretário de turismo Augusto Mariano; secretária de educação e cultura Roseli Gambim; os vereadores: Lúcia Miranda, Edinaldo Pantera, Jorginho Figueiredo, Valdevino Vargas, Lucas Capacete, Pedro Rosário, Geraldo Filho; comunidade local, com artistas, professores, estudantes, empresários, trade do turismo, agentes de viagem, representantes da Comunidade Negra Quilombola do distrito do Águas do Miranda, entre outros. Como representantes do Governo de MS, estava presente Mara Caseiro, presidente da FCMS e equipe.
Uma segunda edição será realizada, porém não tem data definida para acontecer. Fernanda Reverdito revela que o "Fórum de Cultura está trabalhando as demandas dos artistas, artesãos, ambientalistas, escolas, para serem entregues junto com as nossas propostas. Queremos roda de conversa, palestras e oficinas com o tema ambiental".
Clique aqui e veja a Ata na íntegra!