imagem do onda

Notícias de Bonito MS

Será realizada entre os dias 14 a 18 de agosto, em Ilhabela (SP), a 16ª edição da Abeta Summit que em 2019 celebra os 15 anos da fundação da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturtismo e Tuismo de Aventura

Para celebrar a data, o ABETA SUMMIT 2019 planeja uma edição comemorativa e inovadora. Com o tema: “15 anos de Vida Natural” visa ampliar a diversidade do público presente, incluindo além dos profissionais do segmento, consumidores e interessados nos temas relativos ao turismo de aventura, ao ecoturismo, a sustentabilidade e a natureza de maneira geral.

São esperados cerca de 400 participantes procedentes de diversas partes de Brasil e do exterior. Considerando congressistas, palestrantes, expositores, convidados e equipe de produção.

Realizado desde 2003, é o principal evento da cadeia produtiva do turismo de natureza no Brasil. Considerado um dos mais importantes fóruns de discussões do setor, reúne de forma dinâmica e interativa, empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, ativistas, jornalistas, guias e condutores de atividades em ambientes naturais.

Participe!

Mais informações: http://abetasummit.com.br/

 É assim que se pode dizer sobre a segunda noite de um evento que está sendo marcado pela qualidade musical, principalmente pela organização e participação do público. O crescimento é notório, o que já podemos dizer que o próximo ano será ainda melhor. Para quem está participado do festival, a opinião é unânime n o que diz respeito a satisfação em participar de um verdadeiro “movimento cultural” que já faz parte sim do calendário da cidade.

A noite de sexta-feira começou com o som diferenciado do Apoema Trio. A música instrumental envolvente pelos músicos campo-grandenses e que são conhecidos nas noites da Capital pelo talento incrível. Ivan Cruz, Marcelus Anderson e Mateus Yule deram um verdadeiro show de profissionalismo. A improvisação é a palavra certa sobre esses grandes músicos que com o passar do tempo, mostraram que são artistas de primeira linha e que passeiam pelos acordes e deixam o público extasiado com o jeito de tocar. Mas não é apenas estar “improvisando”. Precisa antes de tudo uma relação mais íntima com os instrumentos e esses músicos passaram isso ao público. Uma apresentação ímpar e que mais uma vez mostra que fazer música com qualidade, é sem dúvida a melhor maneira de deixar as pessoas felizes. Assim Apoema Trio o fez.

Falar de Ivan Cruz, um raro artista que se importa com o trabalho instrumental, é como ir atrás das palavras mais certas para elogios infinitos. O cara é maravilhoso. Marcelus Anderson no acordeon é hoje considerado um dos grandes acordeon do MS. Sem palavras para acrescentar o que esse artista fez em palco. Mateus Yule é da nova geração de baterista. Um estudioso e só por participar desse trio, tem sua qualidade pura. O choro, chamamé, samba numa linguagem de jazz passeou e agradou facilmente o público do festival. Versões interessantes entusiasmaram a todos, além do mais importante, sempre dando um jeito de mostrar trabalhos autorais. Uma apresentação de gala.

No palco, após o Apoema Trio, foi a vez de Méri Band. Os músicos já iniciaram com o verdadeiro blues instrumental mexendo assim com o público. Mas o que se esperar dessas caras que vivem com a alma do blues? Apenas sentir e deixar se envolver nesse ritmo alucinante e que sem dúvida é a cara do evento. Os “bluzeiros” chegaram com tudo até chamar a vocalista Méri Oliveira. Assim começou o trabalho que misturou um repertório que teve rock, funk americano, R&B, soul, jazz e principalmente o blues que é a alma da banda. Influenciada por grandes nomes como Etta James, Ella Fitzgeral ou mesmo John Hooker, Méri Banda simplesmente encantou. Já havia criticado a vocalista Méri Oliveira justamente por ter assistido uma apresentação considera por mim "morna", mas que agora, mais do que nunca, posso garantir que acertei. Ela não estava usando o seu potencial. Ontem tive o privilégio de ver e ouvir sim uma cantora incrível e com uma tonalidade vocal de deixar a todos em êxtase.

E os músicos? Absolutamente o “fino do fino profissional”. Rodrigo Queiroz com seus “solos ardentes” mostrou que é um dos principalmente nomes no que se refere a guitarra no Mato Grosso do Sul: monstro!. Juninho MPB, contrabaixo que sempre segurou o ritmo nas bandas que tocou e ainda toca. Sabe muito!. Juba Júnior nos teclados me impressionou mais uma vez (bluzeiro com alma) e o singular baterista Zé Fiúza, um baterista completo, que tem alma roqueira e "mãos de baquetas" do blues. Méri Band fizeram ontem aquele espetáculo que podemos dizer: “que show”!.

Fechando a noite de sexta-feira, a expectativa de ouvir um mineiro e um paulista únicos:
a dupla de violeiros Moda Rock mostrou porque considerada a "sacada mais original" dos últimos tempos na música brasileira. Ricardo Vignini e Zé Helder que resolveram adaptar versões dos clássicos do rock para a viola caipira. Esse potencial foi mostrado para o público presente. Ouvir Led Zeppelin na viola foi sem dúvida uma das melhores sensações para quem gosta de música de qualidade. Mas teve outras versões, como Queen, que mais uma vez acordou o público que começou a cantar com a dupla.

Uma grata surpresa ocorreu na apresentação da dupla quando da “canja de ouro” do melhor pianista de blues do país, Adriano Grineberg que fez uma participação especial sendo uma chamada especial para este sábado quando será encerrado o festival. A produção do Bonito Blues & Jazz Festival mais uma vez acertou em cheio em trazer esses dois gênios para se apresentar neste evento, que alias, os governantes devem investir mais pela importância que é para o Mato Grosso do Sul.

A apresentação de Ricardo e Zé foi um misto de saudade do interior com a volúpia roqueira que aqueles que amam estes estilos sentem quando ouvem separadamente os ritmos. A mistura foi um dos melhores e deliciosos choques culturais para o público. Bela apresentação. Hoje (sábado) encerra esse evento que está sendo marcante e vale a pena conferir e se alimentar da verdadeira arte música.

 Estão confirmadas as novenas, quermesse, cavalgada e pedalada.

O evento é aberto ao público.

Veja a programação completa na imagem ao lado.

A IMPORTÂNCIA CULTURAL DA FESTA

A razão pela qual São Pedro se tornou o padroeiro da cidade foi relatada pelo padre Paulo Nunes de Araujo - ex-pároco (padre responsável pela paróquia) de Bonito:

"Foi no início de 1928, o então Distrito de Paz de Bonito recebeu festivamente a visita do Padre salesiano João Crippa, de Campo Grande, o qual celebrou aqui a primeira Missa campal. Nessa ocasião, o Capitão Manoel Inácio de Farias doou um terreno para a construção de uma capela. Assim, com a ajuda da comunidade, o Sr. Salvador Castilho, carpinteiro de origem espanhola, construiu uma capela de madeira com cobertura de zinco, a qual foi inaugurada no dia 29 de junho de 1928, festa de São Pedro Apóstolo. Por isso, o apóstolo foi designado padroeiro da comunidade católica e do Distrito de Paz de Bonito".

De acordo com o padre "foram confeccionados os estandartes do padroeiro, decorando a rua da Missa Campal, realizando a Alvorada Festiva com a queima de fogos".

Já na década de 50, em parceria com o Clube de Laço Nabileque, a Cavalgada de São Pedro foi incorporada à festa , tornando-se também uma expressão tradicional da cultura da cidade.

 O destino de ecoturismo brasileiro, Bonito (MS), recebeu entre os dias 13 a 16 de junho, a oitava edição do Bonito na Trilha, evento Off Road que reuniu cerca de 350 pessoas.

A competição contou com a participação de aproximadamente 150 veículos, entre eles UTVs (automóvel que mistura as qualidades de um carro e um quadriciclo), quadriciclos e jipes.

Veja abaixo os vencedores da edição 2019:

Categoria Indoor 4x4:
1°: Kitão (Bruta Monte)
2°: Maeda
3°: Eduardo Chicol

Categoria Indoor ATV (Força Livre)
1º: Adriano Moreno
2º: Márcio Meguita
2º: Lucas Agra

Categoria Indoor UTV (Força Livre)
1º: Conrado
1º: Ubiratan
1º: Paraíba

Categoria Arrancadão UTV
1º: Ubiratan
2º: Leopoldo
3º: Anísio

Categoria Arrancadão 4x4
1º: Eduardo Chicol
2º: Fábio Souza
3º: Léo Gameiro

Categoria Arrancadão Batom
1º: Clara
2º: Jacque Nantes
3º: Jéssika Viaba

Categoria Indoor (50 CV)
1º: Luiz Fernando Meguita
2º: Lucas Agra

 Será a primeira vez que a capital do ecoturismo brasileiro receberá o evento onde serão apresentados os avanços das pesquisas, explorações, documentação, gestão e conservação do rico patrimônio espeleológico do Brasil.

O tema “Carste, cavernas e água para os próximos 50 anos”, norteará o evento que reunirá grandes palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos, encontros técnicos, mini-cursos e saídas de campo.

Entre as palestras, estão: "O licenciamento ambiental no contexto da Serra da Bodoquena: Singularidades e lacunas deste contexto", "Geologia da Serra da Bodoquena e os 40 anos de atividades espeleológicas na região", "Espeleomergulho no Brasil e as cavernas subaquáticas da Serra da Bodoquena", "Cavernas como lugares de memórias", "Cavernas: Atlas do Brasil Subterrâneo", entre outros.

O evento será realizado no Centro de Convenções de Bonito (CCB), Mato Grosso do Sul.

As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas no site: https://www.doity.com.br/35cbe

Participe!

As inscrições podem ser feitas no site: https://www.doity.com.br/35cbe/inscricao

 A apresentação será no dia 27 de julho, a partir das 18 horas. A classificação é livre, e a duração é de 90 minutos. Direção de Gabriel Villela e dramaturgia de Eduardo Moreira e Gabriel Villela.

A peça narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone. É uma alegoria sobre o valor do teatro e, por extensão, da poesia e da arte e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais.

Prestigie!

Mais informações:

http://www.ms.gov.br/grupo-galpao-de-minas-gerais-apresenta-em-bonito-peca-de-pirandello-sobre-o-valor-do-teatro/

 Foi publicado no Diário Oficial do Estado na última terça-feira (11) os artistas, grupos e coletivos nas áreas de artes cênicas, dança, música e audiovisual selecionados para apresentação de shows, espetáculos e exibição de filmes no XX Festival de Inverno de Bonito, que acontece de 25 a 28 de julho.

Foram em sua totalidade 42 inscrições na área de música. Os selecionados são: Guilherme Rondon e Urbem, Murilo Martinez e Fernanda Ebling.

Foram recebidas quatro propostas de circo e nove propostas de teatro. Foram selecionados na área de circo: O grandioso MiniCirquim do Circo do Mato – Grupo de Artes Cênicas e Bebê a bordo do Grupo Flor e Espinho Teatro. Na área do teatro foram selecionados: Coragem que conserva os dentes do Coletivo Clandestino e Guardiões do Teatral Grupo de Risco.

Na área de dança foram nove inscritos, tendo sido selecionadas as seguintes propostas: “Deriva”, dos artistas Ralfer Campagna e Jackeline Mourão e “Tempos Idos”, da Cia do Mato.

Foram em sua totalidade 16 inscrições para audiovisual, Sendo seis obras audiovisuais de curta metragem, seis de média metragem e quatro de longa metragem. Os selecionados são: curta metragem: “Irmãos de Alma”, “Rema Tour – Bonito MS 2018” e “Boas Vindas”; média metragem: “Fujona – Em busca da liberdade”, “À Procura de Marçal” e “As Invenções de Akins”.

Serão pagos os cachês nos valores brutos de:

- Artes cênicas e dança: R$ 4.000,00 (quatro mil reais);
- Música R$ 8.000,00 (oito mil reais);
- Audiovisual: R$ 1.000,00 (hum mil reais) por exibição para curta-metragem e R$ 2.000,00 (Dois mil reais) por exibição para média ou longa metragem.

A FCMS se responsabiliza pelo transporte no trecho Campo Grande/ Bonito/ Campo Grande, para o artista/grupo, bem como pelo transporte do artista até o local de sua apresentação, e fornece os equipamentos solicitados pelo grupo/artista para a realização do espetáculo, conforme rider técnico encaminhado e pré-aprovado pela coordenação do XX FIB.

O resultado final, após o julgamento dos pedidos de recurso, será publicado no Diário Oficial do Estado com previsão para o dia 05 de julho.

Quaisquer esclarecimentos e informações complementares sobre o processo de seleção poderão ser obtidos pelos telefones (67) 3316-9110, 3316-9171, 3316-9169 e 3316-9173.