imagem do onda

Notícias de Bonito MS

 Com a previsão de receber cerca de 15 mil visitantes entre os dias 09 e 12 de outubro, o Executivo Municipal de Bonito se reuniu com representantes das forças policiais do município para debater as medidas de segurança a serem adotadas, levando em conta a pandemia do coronavírus.

O efetivo policial deve ser reforçado durante este período, contando com apoio de pelo menos 12 policiais militares, que vem de outros municípios. Serão realizadas rondas a pé e patrulhamento no quadrilátero central, próximo a Praça da Liberdade, com o objetivo de fiscalizar e orientar a população e os visitantes sobre as medidas de seguranças previstas em decreto.

“Conforme anunciado, o toque de recolher foi suspenso e a movimentação deverá ser mais intensa durante a noite, por isso a necessidade ainda mais efetiva de uma fiscalização. Não podemos esquecer que ainda passamos por uma pandemia, e embora o número de casos tenha caído muito em nossa cidade, mesmo após o grande movimento de 7 de setembro, precisamos continuar com os cuidados e respeitando as medidas de segurança. A rede hoteleira está lotada, os atrativos também e a previsão é de recebermos um público semelhante à do reveillon”, afirmou Augusto Mariano, secretário de Turismo.

Durante o feriado de 07 de setembro, passaram pela cidade entre 10 e 12 mil visitantes. Embora houvesse um temor de que o número de casos positivos saltasse, a previsão não se concretizou e a quantidade de casos ativos, ou seja, pessoas em isolamento no município caiu significativamente, conforme boletim da Secretária Municipal de Saúde, divulgado nesta quarta-feira (30).

A reunião contou com a participação da Polícia Militar, Guarda Municipal, Demtrat e secretários de Saúde, Turismo, Administração e Finanças, Governo.

 Após os principais destinos de Mato Grosso do Sul implantarem criteriosos protocolos de biossegurança para voltarem a receber turistas, o MS é um dos primeiros estados brasileiros a conquistar o selo internacional de turismo seguro "Safe Travels", criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC - World Travel & Tourism Council). A organização privada trabalha com pesquisas sobre o impacto econômico e social do setor, com a organização de conferências globais e regionais focadas em assuntos relevantes para a indústria do turismo e também para aumentar a conscientização sobre a atividade econômica do setor.

Para o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Bruno Wendling, a conquista do selo internacional é um passo importante na retomada do turismo. “O MS ter conquistado o selo ‘Safe Travels’ mostra que os destinos que estão adotando os protocolos de biossegurança têm feito o dever de casa. Os procedimentos foram trabalhados de forma correta especialmente em Bonito, Miranda e Corumbá que também desenvolveram protocolos municipais e isso faz com que o conjunto de ações dê ao Estado a condição de ter o reconhecimento da WTTC. Estamos muito felizes, pois o selo mostra que a imagem de Mato Grosso do Sul vai ser positiva lá fora e que estamos prontos para a retomada do turismo internacional, quando os voos e a conectividade aérea voltarem à regularidade”, ressalta.

O protocolo de boas práticas da WTTC foi elaborado seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), com a colaboração de diversas entidades ligadas ao setor turístico. Para o selo ser validado, os protocolos de biossegurança adotados pelos destinos solicitantes precisam atender a vários requisitos de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Governos e empresas do setor que adotaram e implementaram efetivamente os protocolos padronizados globais de saúde e higiene podem solicitá-lo e estar aptos a usarem o selo.

A ideia é que viajantes reconheçam os governos e negócios ao redor do mundo com o “Safe Travels” como um sinal de que estas instituições adotaram protocolos globais de saúde e higiene. O selo pretende mostrar a esses consumidores que eles podem viver a experiência de uma "Viagem Segura" enquanto não alcance a vacina contra Covid-19.

Retomada do Turismo no MS

O selo "Safe Travels" soma-se ao selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, e também à campanha de retomada do turismo do MS voltada para a conscientização do turista e intitulada “Vem, mas vem de máscara”. A campanha é educativa e foi lançada durante a ABAV Collab - Feira Virtual de Turismo, um dos maiores eventos do setor e que este ano acontece em formato digital pela primeira vez.

Os destinos turísticos de Mato Grosso do Sul não foram os primeiros a retomar as atividades no país, pois estavam providenciando protocolos de biossegurança que contemplassem a realidade local, já que a maior parte do atrativo sul-mato-grossense é de natureza e havia também a necessidade de manter o comprometimento de interferência mínima no meio ambiente. O processo de reabertura foi feito de forma consciente, tanto pelo Governo do Estado, quanto pela iniciativa privada, que opera com capacidade reduzida de atrativos, hotéis e serviços. Agora o destino MS estampa também o selo internacional "Safe Travels”.

 A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) participa, desde o dia 15 de setembro, do "Shopping de Viagens Agaxtur 2020".

O evento, que ocorre em formato digital, acontece até 15 de outubro e foi desenvolvido com o intuito de promover o destino e estabelecer relações comerciais entre os participantes, com atendimento telepresencial, apoio à comercialização e oportunidades de divulgação para agentes de viagem e viajantes.

Segundo Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur MS, as ações virtuais se tornaram uma realidade após as restrições impostas pela pandemia de coronavírus e umas das formas encontradas pela Fundtur MS para continuar o trabalho de aproximação, qualificação e fortalecimento de parcerias para a retomada das atividades. “Participar de ações como “Shopping de Viagens Agaxtur 2020´ é fundamental. A gente continua cumprindo com o papel de apoiar a comercialização, promoção contínua dos nossos destinos para manter sempre o nível de interesse pelos nossos destinos em alta, tanto das agências de viagens quanto dos turistas".

Wendling ressalta que mesmo durante a pandemia essas ações não pararam. “Já fizemos muita qualificação de forma online e essa ação agora vai auxiliar, inclusive, no fomento às vendas de pacotes turísticos de MS em parceria com a operadora. Esperamos que os resultados sejam de curto e médio prazos, já que o feirão tem o objetivo de, além de promover, estimular a comercialização de pacotes. Isso auxilia no fomento do setor nessa retomada de atividades”.

Além das diversas ações nas mídias da operadora (site, e-mail, marketing, mídias sociais, folhetos digitais, lives, ação com influencers, spots de rádio), a Fundtur faz treinamentos sobre os destinos Pantanal e Bonito/Serra da Bodoquena para agentes de viagens durante o evento. Há ainda espaços para eventos, ações culturais, ativações, apresentação de vídeos promocionais para o público participante, reuniões abertas para o grande público ou para uma audiência selecionada.

Aldo Leone Filho, CEO da Agaxtur, diz que Mato Grosso do Sul é um dos grandes destaques do evento. “É um prazer muito grande ter o MS no evento. Bonito, um dos lugares mais lindos desse país, e o Pantanal, juntos com a gente em mais essa edição do Shopping de Viagens, tenho certeza que vai ser um grande sucesso de vendas no Brasil inteiro nessa retomada do turismo”, exalta.

A gerente de Mercado da Fundtur MS, Karla Cavalcanti, explica que esta é a segunda fase na promoção digital após o início da pandemia. “Começamos com treinamentos para manter o destino em evidência institucionalmente, mas agora, com melhor organização dos destinos, normas e protocolos implementados e turistas sinalizando intenção de compras, o mercado do turismo já busca seu retorno. O relacionamento que Mato Grosso do Sul tem construído com o trade emissor permitiu que estivéssemos presentes em ambas as fases, entregando a presença e conteúdo de acordo com o momento”.

 O turismo em Bonito (MS) retornou no dia 1º de julho, após quase quatro meses fechado devido a pandemia do novo coronavírus (covid-19). Desde então, recebge viajantes de diversas localidades, ávidos para descansar e sentir toda exuberância da natureza.

Nesta quinta-feira (17) o portal Campo Grande News compartilhou um relato de três amigas fizeram ao conhecer o destino de ecoturismo brasileiro n último fim de semana.

Flávia Verruck e Larissa Couto Miranda, influencers do @MenuCG, e a irmã da Larissa, Laise Couto Miranda decidiram dar um tempo na reclusão em casa e viajaram de carro para curtir as belezas naturais de Jardim e Bonito.

Um dos atrativos vistados foi a Lagoa Misteriosa , passeio de flutuação e mergulho com cilindro. Flávia relata que fizeram a flutuação no local. " Fizemos flutuação com snorkel e usamos máscaras da pandemia na trilha de acesso para a Lagoa Misteriosa, um lugar incrível, surreal que até parece uma passagem para outro mundo. No receptivo da Lagoa eles passam álcool em gel nas mãos dos visitantes, antes e depois do passeio” , disse.

Larissa acrescentou: " Na Lagoa Misteriosa recebemos o nosso equipamento de flutuação em uma embalagem individual previamente higienizada, e posso dizer que foi uma experiência incrível".

Além de compartilhar informações sobre os cuidados adotados no atrativo, as amigas relatam ainda a experiência no hotel que se hospedaram e também nos restaurantes. Leia aqui a matéria na íntegra!

 Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde de Bonito (MS) nesta sexta-feira (18), há 477 casos confirmados de Covid-19 no município, sendo que 446 já estão recuperados.

Ainda segundo o boletim, 1.680 casos foram notificados, 1.175 descartados, 24 pessoas estão em isolamento domiciliar, 02 internados em investigação, 01 pessoa internada em Bonito, 28 casos estão em investigação e foi registrado 06 óbitos.

As medidas epidemiológicas protocolares recomendadas pelo Ministério da Saúde estão sendo adotadas de acordo com a gravidade do caso, sendo elas isolamento domiciliar ou a internação dos casos graves.

Devido ao aumento de número de casos em investigação no Estado, o laboratório que realiza a análise dos exames estendeu o prazo de liberação dos resultados.

As recomendações de prevenção à Covid-19 são as seguintes:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha uma distância mínima de cerca de 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.
  • Higienize com frequência o celular e os brinquedos das crianças.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas. Se puder, fique em casa.
  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, e fique em casa até melhorar.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Utilize máscaras caseiras ou artesanais feitas de tecido em situações de saída de sua residência.

 Em setembro de 2019, a Estância Mimosa Ecoturismo , passeio de cachoeiras em Bonito (MS), iniciou a parceria com o Instituto Arara Azul e, por meio dela, 10 ninhos artificiais foram instalados em diferentes locais.

O objetivo da parceria é de que os ninhos sejam utilizados como abrigo tanto para as araras azuis (Anodorhynchus hyacinthinus), bem como de outras como a arara-vermelha e a arara-canindé, além de auxiliar na reprodução das espécies.

Na ocasião, 4 ninhos foram instalados na área da Estância Mimosa e também às margens da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN. Em outubro foram instalados mais 4 e em novembro de 2019, mais 2 ninhos.

O Instituto Arara Azul compartilhou um relatório sobre as ações e resultados em 1 ano de parceria. Entre os ninhos instalados, destaca-se o "Ninho 2322", o mais explorado pelas araras azuis no atrativo. "As aves foram fotografadas várias vezes, entrando e saindo do ninho. Entretanto, neste período reprodutivo ainda não ocuparam o local para se reproduzir, mas foi um bom sinal de que as araras da região já encontraram os ninhos e, possivelmente, em anos posteriores poderão ocupar algumas das caixas instaladas".

Luiza Coelho, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Rio da Prata, revela a satisfação em somar esforços em prol da natureza. " Ficamos emocionados quando vemos um trabalho tão difícil e de longo prazo como este do Instituto Arara Azul e do Instituto Arte do Fazer, ações realmente feitas com carinho, amor e dedicação para com uma espécie tão magnífica como a Arara Azul. E o mais legal é ver que os frutos foram colhidos e continuarão sendo. A Estância Mimosa tem registrado aparições de Arara azul, e elas já estão aprendendo a usar os ninhos artificiais. Ficamos muito satisfeitos em contribuir com a natureza, este é o propósito do nosso ecoturismo. Ajudar a natureza a ficar cada vez mais forte e bonita".

Thyago Sabino, gerente do atrativo, celebra também a parceria. "Quando fomos atrás do projeto, visando a parceria, tínhamos como objetivo de que a Estância Mimosa também fosse uma residência permanente dessas espécies, das araras em específico. Nossa ideia era oferecer condição ideal no ambiente. Depois de instalados os ninhos, com quase 1 ano de monitoramento, concluímos que estávamos certos a respeito de tudo que pensávamos: a Estância Mimosa é uma área com grande potencial para que essas espécies vivam bem".

Além da Estância Mimosa, o Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa , integrantes do Grupo Rio da Prata localizados em Jardim (MS), mantém a parceria com o projeto Arara Azul, desde fevereiro de 2012 quando foram instalados os primeiros ninhos artificiais nas dependências das fazendas.

 Nesta terça-feira (15), a WTM Latin America promoverá o webinar “Turismo LGBTI+: Inovação e Boas Práticas”. Durante o encontro, serão tratados alguns dos temas previstos para o Fórum Virtual de Turismo LGBT do Brasil, promovido pela Editora Via entre os dias 23 e 27 de novembro. A pré-inscrição deve ser realizada neste link .

O webinar contará com a participação de Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil; Maria Catalina Galvis, assessora de Turismo Pro Colômbia Brasil; e Jorge Souza, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios na Orinter Tour & Travel. A mediação será feita por Alex Bernardes, diretor da revista Via G, pertencente à Editora Via.

O bate-papo se propõe a abordar a comunidade LGBTI+ e a representatividade do público para o mercado de turismo global. Temas como perfil dos viajantes, inovação em serviços, atendimento ao público da melhor idade e Mice são alguns dos assuntos previstos. Cases de sucesso também serão apresentados pelo destino Colômbia e pela operadora Orinter.

“O tema diversidade está na pauta da WTM Latin America. O público LGBTI+ é um consumidor potencial de produtos e serviços da indústria turística e uma alavanca importante para a retomada. Discutir como aprimorar experiências é essencial para melhorarmos a cadeia como um todo”, destaca Luciane Leite, diretora da WTM Latin America.