Notícias de Bonito MS
Desculpe, não foi possível encontrar resultados para sua busca.
Você também pode gostar de...
Passeios em parques, trilhas, praias e cavernas, de forma sustentável e consciente, sem agredir o meio ambiente e incentivando a geração de renda local caracterizam o turismo ecológico ou ecoturismo.
A sustentabilidade dessas ações do viajante junto à natureza marcou as comemorações do Dia Nacional do Turismo Ecológico, no dia 1º de março. Considerado como a tendência para as próximas décadas, o turismo ecológico recebe o apoio do Ministério do Meio Ambiente que, em parceria com o Ministério do Turismo, pontuam uma série de ações em favor do turismo ecológico, por meio da campanha Passaporte Verde.
Trata-se de um guia, disponível na maioria dos pontos turísticos e rede hoteleira do país, com detalhes, informações e orientações sobre o turismo sustentável, resultado de da força-tarefa internacional para o desenvolvimento da atividade.
No Brasil, a campanha é coordenada pelos dois ministérios, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
Vanguarda
Proprietário de uma pousada em Paraty (RJ), município escolhido como cidade-piloto da Campanha Passaporte Verde por contar com inúmeros atrativos naturais, diversificado calendário cultural, educacional e gastronômico, Nelson Frateschi conta como o seu estabelecimento hoteleiro adota práticas sustentáveis.
“Com ações de tratamento de água, racionamento de energia, sistema de ventilação natural e sauna com funcionamento a lenha já conseguimos nos alinhas as práticas sustentáveis”, detalha. Segundo ele, a pousada participa, ainda, do sistema de compensação de carbono desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) na região.
Com a proximidade de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo e Copa das Confederações, o hoteleiro alerta para a necessidade de disseminação das práticas de turismo sustentável.
“Turistas de todo o mundo vem conhecer o nosso país, imagino que, uma forma de incentivar com que mais pousadas, não só aqui, mas em todo o Brasil comecem a adotar mais seriamente os princípios de sustentabilidade seria uma classificação para ações sustentáveis”, explica.
Além de um item específico na avaliação dos serviços hoteleiros feitos pelos órgãos de turismo específicos para sustentabilidade, será necessária a adoção de políticas e posturas no sentido de dotar o município de produtos e serviços compatíveis com a proposta de turismo sustentável, como incentivo ao ecoturismo e melhoria dos sistemas de água e luz.
Cuidados
As práticas do turista sustentável vão desde o planejamento até o meio de transporte utilizado na viagem.
“Ao escolher seu destino, o viajante deve certificar-se que o local oferece meios de transporte, acomodações e tratamento de lixo e esgoto adequados”, destaca o gerente de Projetos da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) do Ministério do Meio Ambiente, Allan Milhomens.
Para isso, deve preferir acomodações que tenham equipamentos eficientes e que permitam o uso racional da energia e da água e priorize o serviço de guias e condutores integrantes das comunidades locais. Além da preocupação com as emissões de gás carbônico dos meios de transporte que utiliza.
Após escolher o destino, o turista deve buscar informações sobre a região a ser visitada, cultura e tradição do seu povo, o que garantirá uma melhor convivência durante a sua permanência no local.
Outra sugestão é buscar conhecer as Unidades de Conservação que permitem visitação, como parques, áreas de proteção ambiental, reservas de desenvolvimento sustentável, reservas particulares, entre outras. O coordenador da SEDR destaca o interesse pelo contato com ambientes naturais favorece o trabalho de conservação desses espaços.
A atriz Lucélia Santos está em Bonito (MS) passeando e realizando passeios na região, ela chegou no sábado (2) e pretende ficar até o dia (7).
Lucélia esteve ontem no passeio de flutuação Recanto Ecológico Rio da Prata e disse que achou incrível a experiência vivenciada no passeio e irá indicar para amigos e parentes.
A atriz também visitou o passeio Estância Mimosa, Buraco da Araras e Boca da Onça.
Lucélia Santos ficou famosa pelo trabalho em Escrava Isaura, novela da TV Globo na década de 1970 que foi sucesso nacional e internacional, sendo exibida na Rússia, Polônia e China.
Turistas do mundo inteiro viajam ao destino para conferir o título. E percorrer, agora, as estradas que dão acesso às maravilhas naturais da região ficou mais fácil.
Foi lançada no mês de fevereiro a nova edição do mapa turístico de Bonito e Região. O material traz a localização dos principais passeios, dos hotéis e pousadas, restaurantes, atrativos urbanos, operadoras de mergulho e também endereços de locais de utilidade pública. Tudo para manter o visitante bem informado sobre opções do que fazer na cidade e de como chegar aos atrativos.
Idealizado e produzido pelo Grupo Rio da Prata, responsável pelos atrativos Estância Mimosa Ecoturismo, em Bonito; e pelo Recanto Ecológico Rio da Prata e Lagoa Misteriosa, ambos em Jardim; o mapa traz também informações sobre as atividades oferecidas nos passeios como trilhas e cachoeiras, flutuação em águas cristalinas, mergulho com cilindro, passeio a cavalo e observação de aves.
“Pensamos em elaborar um material de divulgação que fosse útil para o visitante, então unimos as informações dos nossos passeios a um mapa turístico da região e da cidade de Bonito”, revela Simone Coelho, proprietária dos atrativos.
A primeira versão da publicação do mapa foi feita em 2007, nos idiomas português e inglês, assim como o modelo 2013. Esse novo layout foi produzido pela agência Paiol Propaganda, localizada em Campo Grande (MS).
O material é entregue para agências e operadoras de turismo, no Centro de Informações Turísticas do Aeroporto de Campo Grande, assim como distribuído em feiras e eventos nacionais do segmento, com o objetivo de apoiar a divulgação do destino nas ações promocionais na qual o Estado de Mato Grosso do Sul e o trade turístico participam.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: atendimento@gruporiodaprata.com.br.
O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli inaugurou oficialmente nesta sexta-feira (22), os 69,52 quilômetros de asfalto na Rodovia MS-178 entre Bonito e Bodoquena, obra que custou 75 milhões de reais.
Além do governador do estado, a cerimônia que teve início após as 11h da manhã e terminou por volta das 12h30min no trevo que se inicia a rodovia no município de Bonito, contou com a presença do Ministro do Turismo, Gastão Vieira, do prefeito interino de Bonito, Josmail Rodrigues, prefeitos convidados de municípios vizinhos, deputados e outros políticos.
Em um discurso emocionado o governador André Puccinelli recebeu o título de cidadão bonitense, destacou os 11 títulos que a cidade de Bonito ganhou como melhor destino de ecoturismo do Brasil e disse sentir muito orgulho do estado de Mato Grosso do Sul.
Puccinelli afirmou que antes do término do seu governo ele ainda pretende inaugurar outra obra importante na região que é a pavimentação asfáltica da Estrada do Curê, prolongamento da MS-178 entre Bonito e Jardim.